• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] Artefatos e Crashs em SLi de 1080 (Não acontece em Single +video)

_Wand_

know-it-all Member
Registrado
Pois bem, pessoal, vou a atualizar a situação atual do problema.

Realmente a placa de som estava interferindo e ainda está, mesmo depois de algumas mudanças, na execução do video do PC.

Como eu havia dito, quando eu colocava a placa de som, as duas GPUs baixavam para 8x, ainda que o 5820k fosse 28 linhas. Na ansiedade de resolver essa questão de artefatos e crashes, peguei um 5930k para aguentar o tranco até o meu 6900 chegar, mas a coisa melhorou mas não ficou perfeita como o esperado.

Agora os artefatos e crashes acontecem com mais frequência quando eu jogo em 2560x1440. Quando estou no surround, em 7680x1440, com menos frequência, mas a 2a GPU trabalhando sempre a 80%.

Sem a placa de som, as duas GPUs ficam em 16x normalmente e próximas dos 100%. Após eu plugar a placa de som, a segunda GPU cai para 8x ( o curioso é que nessa MSI GODLIKE a 2a placa fica como GPU 1 e a 1a, obviamente, fica como GPU 2, e não sei se tem alguma interferência. Acho que não pois a Strix que peguei para testar deus os mesmos artefatos e crashes, ainda que a 1a faça a função de GPU 1).

Uma coisa curiosa, também, foi que, depois que configurei o Surround no Painel de Controle da NVidia, as duas placas rodando em 16x e sem artefatos e crashes, bastou eu plugar a placa de som que o surround se desconfigurou, o SLi desabilitou e, como eu disse acima, a 2a placa caiu para 8x, ou seja, evidenciando que a placa de som está interferindo de alguma forma na configuração de video.

Eu não tive esse tipo de problema com a mesma placa de som numa mobo Rampage V, SLi de 980ti, e com um 5960x.

Vou deixar o esboço dos PCIex da mobo, assim como as devidas orientações do manual. Se alguém conseguir decifrar o que pode estar ocasionando essa queda da velocidade do PCIex e, por conseguinte, os artefatos e crashes, ficarei extremamente agradecido.

As GPUs estão plugadas nos slots 1 e 4, e a placa de som no slot 3.





a8KiEXM.jpg




















Mensagem original do tópico antes dos testes sem placa de som e com o 5820k

Estou enfrentando um problema muito chato. Meus jogos estão apresentando artefatos, quando não dão crash ou coisas do tipo.

Um detalhe. Só acontece em modo SLi. Independente de qual placa eu ponha, e em qual slot, eu não tenho mais o problema quado em Single GPU.

Num primeiro momento achei que fossem as GPUs e as devolvi. Comprei outras duas e o problema persistiu.

Depois me falaram que poderiam ser minha ponte SLi. Comprei a tal HB, e o problema persistiu.

Achei que poderia ser a placa mãe, na comunicação entre os slots PCIex. Comprei uma outra placa mãe e o problema persistiu.

Passei o memtest e as memórias passaram ilesas (teoricamente) Não sei se memórias são capazes de causar isso. São ?

Troquei os cabos PCIex e o problema persistiu.

Vendi meu outro CPU e estou com até que chegue o novo, mas acho que ele não causaria esse tipo de problema, ou causaria ? Trocar ele até que chegue um outro já comprado é dose.

Não sei mais o que eu posso fazer e por isso resolvi suplicar pela ajuda dos amigos de fórum.


Vou deixar uns videos para que possam visualizar melhor o que está ocorrendo na íntegra.

Meu obrigado desde já.


Meu piscando





Arma piscando





Água piscando





Artefatos mais intensos




Artefatos mais intensos

 
Última edição:
E a fonte chegou a testar ?
 
Testou as 2 placas separadamente?
 
Tem o Shadowplay instalado? Tente gravar um video com o Shadowplay ao invés de filmar a tela, só para saber se o video também mostra esses artefatos ou não. Caso não mostre, pode ser algum problema com os cabos dos monitores.
 
Tem o Shadowplay instalado? Tente gravar um video com o Shadowplay ao invés de filmar a tela, só para saber se o video também mostra esses artefatos ou não. Caso não mostre, pode ser algum problema com os cabos dos monitores.

Está desinstalado mas instalo aqui e testo rapidinho.
 
Por isso desisti de SLI, acho muito instável... quando não buga, o ganho de performance as vezes não justifica...
 
Tem o Shadowplay instalado? Tente gravar um video com o Shadowplay ao invés de filmar a tela, só para saber se o video também mostra esses artefatos ou não. Caso não mostre, pode ser algum problema com os cabos dos monitores.
Saiu na gravação do Shadowplay tb, japa.
 
Bem estranho, eu testaria outra fonte em primeiro lugar.

A CPU poderia até causar isso mas seria um defeito muito cabuloso já que é a cpu que controla as lines da pci-e, mas nunca vi em nenhum lugar algum mencionar defeito nisso.

Agora fonte, seria até um defeito comum, quando joga as 2 vgas nela não aguenta apesar de ser uma corsair 1200.

Para vc ter uma ideia, um amigo meu a uns anos atras tinha um 2500k e uma asrock z68, eu tinha um combo igual, derrepente o pc dele começou a reeniciar ou nem ligar, ele testou memoria, vga, cpu e nada, ai ele foi trocou a placa por uma h61 e funcionou de boa, na hora achou que tinha identificado o problema, eu achei estranho e disse que era mais provavel ser fonte, mas ele tentou de tudo na z68 dele, ate lavou com agua e sabão e nada, nisso ficou mais de 1 ano com a h61, um dia resolvi vender meu combo e ele disse que queria a minha z68, levei na casa dele e colocamos no pc, foi ligar, 5 minutos reeniciou, hauahauah, voltei em casa e tirei minha TX650W e batata, funcionou perfeitamente, no fim era a fonte dele, um corsair 850w modular, ela reeniciar com certas placas mãe, talvez alguma coisa a ver com o consumo pelo conector de 8 pinos cpu.
 
Última edição:
Oi, é algum bug do jogo mesmo. E não é exclusivo da nvidia, até então só tinha visto na amd


Bem estranho, eu testaria outra fonte em primeiro lugar.

A CPU poderia até causar isso mas seria um defeito muito cabuloso já que é a cpu que controla as lines da pci-e, mas nunca vi em nenhum lugar algum mencionar defeito nisso.

Agora fonte, seria até um defeito comum, quando joga as 2 vgas nela não aguenta apesar de ser uma corsair 1200.

Para vc ter uma ideia, um amigo meu a uns anos atras tinha um 2500k e uma asrock z68, eu tinha um combo igual, derrepente o pc dele começou a reeniciar ou nem ligar, ele testou memoria, vga, cpu e nada, ai ele foi trocou a placa por uma h61 e funcionou de boa, na hora achou que tinha identificado o problema, eu achei estranho e disse que era mais provavel ser fonte, mas ele tentou de tudo na z68 dele, ate lavou com agua e sabão e nada, nisso ficou mais de 1 ano com a h61, um dia resolvi vender meu combo e ele disse que queria a minha z68, levei na casa dele e colocamos no pc, foi ligar, 5 minutos reeniciou, hauahauah, voltei em casa e tirei minha TX650W e batata, funcionou perfeitamente, no fim era a fonte dele, um corsair 850w modular, ela reeniciar com certas placas mãe, talvez alguma coisa a ver com o consumo pelo conector de 8 pinos cpu.

Pode até ser, amigo, mas o que me tirou um pouco a fonte de questão foi acontecer em Mass Effect 3, como vc poder ver nos videos 4 e 5. Acontece logo no Menu, que não usa 20% das duas. O que acha ?
 
Boa tarde, pessoal.



Estou enfrentando um problema muito chato. Meus jogos estão apresentando artefatos, quando não dão crash ou coisas do tipo.

Um detalhe. Só acontece em modo SLi. Independente de qual placa eu ponha, e em qual slot, eu não tenho mais o problema quado em Single GPU.

Num primeiro momento achei que fossem as GPUs e as devolvi. Comprei outras duas e o problema persistiu.

Depois me falaram que poderiam ser minha ponte SLi. Comprei a tal HB, e o problema persistiu.

Achei que poderia ser a placa mãe, na comunicação entre os slots PCIex. Comprei uma outra placa mãe e o problema persistiu.

Passei o memtest e as memórias passaram ilesas (teoricamente) Não sei se memórias são capazes de causar isso. São ?

Troquei os cabos PCIex e o problema persistiu.

Vendi meu outro CPU e estou com até que chegue o novo, mas acho que ele não causaria esse tipo de problema, ou causaria ? Trocar ele até que chegue um outro já comprado é dose.

Não sei mais o que eu posso fazer e por isso resolvi suplicar pela ajuda dos amigos de fórum.


Vou deixar uns videos para que possam visualizar melhor o que está ocorrendo na íntegra.

Meu obrigado desde já.


Meu piscando





Arma piscando





Água piscando





Artefatos mais intensos




Artefatos mais intensos


Voçe está usando 3 monitores conforme sua assinatura? Se sim testa o SLI em apenas 1 monitor.
 
Saiu na gravação do Shadowplay tb, japa.
Se saiu na gravação então é problema nas placas mesmo, verifique se as placas estão bem conectadas e se a ponte do SLI está instalada corretamente.
 
Pode até ser, amigo, mas o que me tirou um pouco a fonte de questão foi acontecer em Mass Effect 3, como vc poder ver nos videos 4 e 5. Acontece logo no Menu, que não usa 20% das duas. O que acha ?

Eu ainda acho que pode ser problema na alimentação das placas, vc não tem nenhum amigo para emprestar uma fonte para vc?
 
Voçe está usando 3 monitores conforme sua assinatura? Se sim testa o SLI em apenas 1 monitor.
Já testei, amigo. Aliás, o problema se intensificou no Mass Effect 3 com um monitor.
 
Se saiu na gravação então é problema nas placas mesmo, verifique se as placas estão bem conectadas e se a ponte do SLI está instalada corretamente.
Estão sim, japa. Inclusive troquei a ponte sli, também. A questão é que em single GPU, nenhuma das duas apresenta o problema, em nenhum dos slots.
 
Eu ainda acho que pode ser problema na alimentação das placas, vc não tem nenhum amigo para emprestar uma fonte para vc?
Não tenho. E comprar outra, sem ter a certeza é tenso. Vc viu né que no Mass Effect, que nao exige nada das GPUs, dá problemas até mais graves. Por isso que estou quase descartando ela, apesar de ser uma das poucas coisas que sobraram e que não foram trocadas.
 
Tenta isso tb:

Pode ser defeito na ponte SLI ou mau contato dos conectores
das placas com a ponte.

Tente primeiro trocar de posição da ponte SLI de cima para baixo se tiver instalado assim ou de baixo para cima.

Segundo arrumar uma outra ponte SLI para testar.
 
Sim, de ambas as mobos. Uma coisa curiosa é que no GPU Z as duas estão em 8x, sendo que diante do processador que estou no momento, a 1a deveria estar em 16x. Na bios eu só tenho a opção de Gen 1 e Gen 2. A opção Gen 3, que teoricamente deveria ser a 16x, não está aparecendo.
 
Tenta isso tb:

Pode ser defeito na ponte SLI ou mau contato dos conectores
das placas com a ponte.

Tente primeiro trocar de posição da ponte SLI de cima para baixo se tiver instalado assim ou de baixo para cima.

Segundo arrumar uma outra ponte SLI para testar.
Estou duas pontes aqui, uma HB e outra V2 da EVGA. O problema é o mesmo com ambas.
 
acho que pode ser problema de driver da Nvidia, achei um video no youtube de 18 de novembro de um cara com o mesmo problema, ele tb usa sli de 1080 :
 
Posta la no reddit/nvidia quem sabe alguem saiba a soluçao.
 
Caros amigos isso é um bug que saiu na ultima atualização do jogo battlefield 1, todos que tem SLI está com esse problema, recomendo pesquisar um pouco antes de fazer tempestade.. se vc baixar o nvidia inspector e setar o profile de SLI do bf1 para o do Farcry 3 vai perceber que esse bug vai parar, porem fica 50% das placas em uso.. mas faça só para testar mesmo, agr o pq de estar acontecendo no mass3 deve ser o mesmo bug ou sei la..
 
Caros amigos isso é um bug que saiu na ultima atualização do jogo battlefield 1, todos que tem SLI está com esse problema, recomendo pesquisar um pouco antes de fazer tempestade.. se vc baixar o nvidia inspector e setar o profile de SLI do bf1 para o do Farcry 3 vai perceber que esse bug vai parar, porem fica 50% das placas em uso.. mas faça só para testar mesmo, agr o pq de estar acontecendo no mass3 deve ser o mesmo bug ou sei la..

Sim, amigo. Quanto a BF1, para ser algo generalizado no jogo, mas vc viu os videos de Mass Effect 3 ? O 4º e 5º videos, mais precisamente.

Olhe esse outro problema diagnosticado em CS GO, ontem, quando estava fazendo outros testes






Há de fato um problema aqui. Hoje me falaram que poderia ser o 5820k que não tem linhas suficientes para empurrar as duas GPUs e a Placa de Som. De fato, quando eu estava com o 5960x, não tinha problemas, mas era um outro PC e esse é um outro projeto e o 5820k está segurando as pontas até chegar o outro que comprei. Não sei se tem cabimento, mas um amigo me deu essa dica.
 
Sim, amigo. Quanto a BF1, para ser algo generalizado no jogo, mas vc viu os videos de Mass Effect 3 ? O 4º e 5º videos, mais precisamente.

Olhe esse outro problema diagnosticado em CS GO, ontem, quando estava fazendo outros testes






Há de fato um problema aqui. Hoje me falaram que poderia ser o 5820k que não tem linhas suficientes para empurrar as duas GPUs e a Placa de Som. De fato, quando eu estava com o 5960x, não tinha problemas, mas era um outro PC e esse é um outro projeto e o 5820k está segurando as pontas até chegar o outro que comprei. Não sei se tem cabimento, mas um amigo me deu essa dica.

ta estranho mesmo o mass3, acho estranho ser o processador.. tenta deixar as 2 em 8x creio que seja isso... vc parece estar querendo forçar 1 em 16x, o 5820k só tem suporte para 8x nas 2! não é que nem o 5960x!
Edit: agora vi que nem aparece o 16x pra vc.. mas é por causa que não aguenta mesmo, aqui no 4790k e até no meu antigo fx-6300 usava sli com placa de som de boa...
 
Última edição:
ta estranho mesmo o mass3, acho estranho ser o processador.. tenta deixar as 2 em 8x creio que seja isso... vc parece estar querendo forçar 1 em 16x, o 5820k só tem suporte para 8x nas 2! não é que nem o 5960x!
Edit: agora vi que nem aparece o 16x pra vc.. mas é por causa que não aguenta mesmo, aqui no 4790k e até no meu antigo fx-6300 usava sli com placa de som de boa...
O certo seria a 1a em 16x e a 2a em 8x, mas as duas estão em 8. Acho que a placa de som está impedindo isso. Não sei se isso é a causa dos problemas, mas é fato que algo está errado nesse aspecto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo