• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

ASRock e suas BIOS corrompidas (Intel ME)

É só comprar o chip no mercado livre. A troca leva menos de 1 minuto.
 
Kkk.
Dependendo da placa, nem vale a pena.
 
Por causa das bios beta da Z77 Extreme4, precisei comprar um chip (quem podia regravar ou cobrou o preço e uma MB ou fez corpo mole, ambos sem olhar a placa)

Como é dela chip soquetado, é fácil tirar e foi "barato" comprar um novo e foi plug'n'play (nem MAC perdi).....Custou 50 mangos e uma semana sem o PC (pra essas coisas, Manaus é quase uma ROÇA, por ser longe)

Uma placa mais porcaria pra esse CPU, e com suporte a RAID0 não ficava menos de 250 e seria aquelas retirada de sucata do governo...........

Mas se fosse uma H61 e ter que comprar um CHIP novo..............Pra quem tem noção de como trocar, valeria a pena sim.....
 
Última edição:
Hoje em dia eu uso um Raspberry Pi para regravar BIOS de placa mãe, ele é muito mais rápido para ler e gravar, além de ser compatível com uma lista muito maior de SPIs e permitir que você faça múltiplos dumps para fazer checksum e etc, pode ser DIP8 (como dessa Asrock) ou SOIC8 que é soldado na placa.

A diferença é que no SOIC8, como não dá para remover o SPI eu uso um clip especial como esse aqui:

13153-01.jpg


E ligo de acordo com as instruções dessa página (segunda e terceira imagem): https://wiki.gentoo.org/wiki/Sakaki's_EFI_Install_Guide/Disabling_the_Intel_Management_Engine

No caso basta ligar os pinos 1, 2, 4, 5, 6 e 8. Ignorem o 3 /WP e 7 /HOLD.

Algumas placas mãe como as da Asus que usam SOIC8 tem um header dedicado na placa para você ligar os jumpers, com um multímetro eu consegui identificar a pinagem. Isso facilita a vida da gente pois o clip só segura se a placa mãe estiver na vertical, qualquer força como as dos fios puxando para o lado ou mesmo a gravidade faz que o clipe se solte.

Código:
          NC 0 5 /HOLD (GREEN)
(ORANGE)  DI 1 6 DO    (GREY)
(YELLOW) CLK 2 7 /CS   (WHITE)
(BLACK) GND 3 8 VCC   (RED)
  (BLUE) /WP 4 9 NC

Uma coisa importante que eu nunca falei, é que escrever o BIOS assim direto no SPI zera o seu endereço MAC, isso pode causar alguns problemas no IPv6, mas tem como recuperar o seu endereço MAC original, toda placa mãe vem com ele escrito em algum adesivo colado em cima dos headers RJ45 ou no conector de força principal da placa mãe. No meu caso que a rede é Intel, eu usei um programa chamado eeupdate da própria Intel. Para outros modelos como Realtek, a Asrock disponibiliza uma coletânea de utilitários para reescrever o endereço MAC: http://www.asrock.com/support/download/mactool.asp

Mais uma observação importantíssima, como o Raspberry Pi só tem saídas de 3.3v e 5.0v, alguns SPI mais novos como os da placas da Gigabyte usam SPIs que funcionam com 1.8v, se você ligá-los no 3.3v você irá queimá-lo, e não adianta usar um conversor de tensão para baixar o 5v ou 3.3v para 1.8v que não irá funcionar, pois como a interface é serial, é necessário um conversor lógico de no mínimo 4 canais para pegar os 3.3v ou 5v (dependendo do range dele) e pegar os 1.8v do SPI como referência para converter toda a lógica para a tensão correta. O bom é que esses conversores são baratos, tenho alguns aqui que eu uso na breadboard do Raspberry Pi. É obrigatório pesquisar as especificações do SPI soldado na placa mãe antes de ligar qualquer coisa.

E por fim, no caso da Asus o BIOS baixado na página oficial do produto precisa ser editado, ele parece vir encapsulado em um outro formato que é incompatível com flash direto, é preciso usar um programa chamado AMI Flasher utility para removê-lo e poder utilizar binário.
 
Última edição:
Agradeço ao usuário Gacrux por este método descomplicado de restauração de BIOS.

Hoje eu restaurei a minha Z77 Pro4-M da ASRock, uma velha guerreira que começou a apresentar todos os sintomas de corrupção de ME citados no tópico... através do seu método, consegui o meu OC e os meus 4x 4 GB de memória de volta em menos de 30 minutos, nem o endereço físico da placa de rede foi perdido.
 
Última edição:
Após vários anos usando a Z77 Extreme 4 me ocorreu o problema relatado nesse tópico, e após ler tudo fico com a impressão que a solução não é simples, ao menos pra mim.

Os problemas aqui são:
- Tenho 4 pentes de memória, e apenas 2 são reconhecidos pela BIOS. Antes funcionava todos normalmente.
- Tinha OC de 4,5ghz no meu i5 2500k, agora está com 3,3ghz.
- A tecnologia "Turbo boost" da Intel está ativada na BIOS e não consigo desativar, antes isso ficava desabilitado para rodar fixo com 4,5ghz

Aos mais entendidos, será que é possível resolver esse problema via software? Ou só trocando o chip conforme relatado por outros users acima?
 
A solução mais fácil é comprar uma BIOS gravada no Mercado Livre, eu fiz isso. Só tem que enviar o código que ficar escrito na BIOS certinha para o vendedor.
 
boas! alguém ja conseguiu resolver esse problema dessa placa mae? aqui congela em todas etapas, funciona quando quer, ja testei todas as bios do site do fabricante. revirei a internet. atras de uma soluçao, esta a um ano fazendo isso, ja testei tudo.
 
Conforme sugerido pelos colegas do tópico, comprei uma BIOS gravada e agora voltou a funcionar normalmente.

Paguei 40 reais no chip e mais uns 20 de frete, ou seja, está barato perto do custo de uma placa mãe nova. Pedi para o vendedor enviar o chip com a versão 2.90 instalada e até o momento nenhum problema, então fica a dica para quem precisar.
 
Atualizando minha situação...

Após 3 dias o chip voltou a apresentar problemas, os mesmos de antes. Ou seja, gastei 60 reais a toa.

Não vou mais gastar nada com o pc atual, acho que são as consequências do longo tempo de uso. Por enquanto vou deixar assim até fazer um upgrade no kit mobo, processador e memórias.
 
comprei o chip novo, ate funcionou por alguns minutos e , voltou a da mil erros..afs que palca
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo