A da Ferrari foi por muito tempo também da EA, com a série Need for Speed 2, 3 e High Stakes, só não lembro o ano disso tudo. Depois por um tempo, uma empresa contratada especialmente pela Ferrari criou alguns jogos da marca, como o Ferrari Challenge (Ps2), no exterior haviam simuladores com movimentos hidráulico no banco e apenas carros da Ferrari no lineup do jogo (vou pesquisar o nome, aqui no Brasil, eu vi em um shopping de Londrina/PR essa máquina em meados de 2005). Logo após o lançamento do primeiro Forza Motorsport (para o Xbox), a Turn10 com a Microsoft conseguiram um contrato para licenciar os carros da Maranello por alguns anos a mais. Essa informação inclusive estava no fórum oficial da Turn10 nos tópicos do primeiro jogo comemorando que a Ferrari ficaria para os próximos jogos da Turn 10....Voltando um pouco no tempo, como a Ferrari tinha contratado essa empresa para fazer alguns jogos da marca bem no ano onde a série Gran Turismo estava fazendo sucesso, eles não licenciaram para a Polyphony Digital...por isso só a partir do Gran Turismo 5 que o cavalilho apareceu no game. A mesma coisa aconteceu com a Lamborghini, só que a EA tinha os direito privilegiado, e também esse é outro motivo para que a marca só tivesse aparecido depois em Gran Turismo 5. Já a Turn 10, pagou para a EA e para a Lamborghini (ou seja pagou 2x) pelo licenciamento para ter os carros já no Forza Motorsport 2.
E toda essa questão de licenciamento recai também em outra questão: porque os carros não destroem 100% nos simuladores que contam com licenciamento? Porque para licenciar um carro, as empresas que criam o jogo sã obrigadas a aceitar certos termos de dano máximo no carro. Nos primeiros GT e Forza (estou falando de console pois vivi muito mais nesse mundo do que PC, a qual estou me inserindo agora...uns 8 meses apenas, mas acredito que seja a mesma coisa) você via carros batendo a mais de 200km/h e apenas sujando a lataria ou no máximo caindo um parachoque dianteiro. A tecnologia não ajudava muito na questão de física, sabemos disso, mas hoje temos engines capazes de desenvolver com 90% de realidade como os componentes dos carros reagiriam a uma batida, porém, o contrato ainda impede de haver danos mais severos nos carros.
Tudo bem até ai, mas ai vem outra pergunta: porque nos jogos de Rally sempre houve mais danos visuais do que outros jogos?
Simples: porque o licenciamento não vem da montadora, mas sim, da equipe em si que disponibiliza os dados para criação dos carros, fotos, sons e todo o material.....por isso de uma resistência menor.
Escrevi demais.