Bom pessoal, desculpem por que vai ser um post longo, mas devo colocar as coisas em pratos limpos antes de mais nada.
Primeiramente tenho que pedir desculpas a galera aqui pela ausência do fórum nos últimos meses, quase um ano já que não consigo participar ativamente como antes.. Eu costumava compartilhar o WIP de conversões que fazia quase que semanalmente, depois eram testes com o pessoal daqui, feedbacks, melhoramentos, eventos.. Então pra quem me conhece a mais tempo, entende obviamente o por que de não estar mais trazendo tanto conteúdo pra gente testar né! rs
Desde ano passado eu deixei conversões totalmente ao terceiro plano, sendo que minha meta é ir aos pouquinhos deixando-a completamente de lado. Não a nego nem tenho nada contra, afinal, apesar de todos os males, foram com modelos convertidos que eu entrei nessa, foi com eles que eu aprendi, e de nada posso me arrepender. Mas à medida que fui aprendendo, a galera percebeu, que eu comecei a mesclar criação e conversão em um único mod, e à medida que fui aprendendo de fato a 'criar' coisas, fui deixando isso tomar conta e hoje tenho muito mais prazer em ter algo 100% de minha autoria do que investir tempo e energia elétrica, física e mental em conversões, especialmente as irregulares.
Hoje na questão de modding, por estar trabalhando mais na criação de conteúdo "Scratch", dá ao motivo de não estar postando tanto conteúdo aqui e no Blog quanto antes... mas acreditem, o nível de trabalho só aumentou, assim como as horas gastas, embora vocês vejam menos disso, afinal... grandes criações pra uma só pessoa, na maioria dos projetos, é quase impensável por aí, inviável na maioria dos casos. Mas ainda sim pego alguns projetinhos de conversão, ainda mais quando estou ajudando alguém que está tentando botar um modelo no jogo e não consegue ajustar muita coisa. Tem carros que possuem um modelo excelente, mas que precisam apenas de mais um empurrãozinho para ficarem perfeitos, e é esta a 'esquina' que ainda me faz entrar nesse tipo de projeto que não é scratch.
Bom, agora faltando sobre meu atual projeto de Fuji Speedway, que devo lançar a primeira BETA hoje:
Sei que tem gente por aí, não só daqui, mas do Brasil e do mundo todo, que vai cair de mala e cuia nessa pista e acabar me criticando, vai achar o trabalho porcaria, vai dizer 'que isso e aquilo da pista de fulano é melhor'... pelo simples fato de não entenderem minhas pretensões com o projeto, o atual nível que se encontra, as limitações do meu conhecimento sobre modelagem para jogos, e principalmente, muitos não veem que o trampo todo é de uma só pessoa, e não o trabalho de um grupo como alguns que tem por aí.
Assim, pelo menos pros BRs, eu quero deixar claro estes detalhes, antes que se decepcionem ou comecem a colocar críticas que não vão ajudar em nada na evolução da coisa (E possivelmente só me desmotivando, né? rs) .. vamos começar:
1 - Pretendo, na criação da pista, desenhar não apenas o circuito principal de Fuji, mas sim, o complexo inteiro incluindo as duas pistas de Drift existentes no complexo. Assim, boa parte do tempo consumido na criação deste circuito está sendo na modelagem de terreno e vias de acesso dentro do complexo. Como é algo que eu só irei detalhar quando o circuito principal estiver pronto, toda essa área interna e externa da pista estão inacabadas, nem mesmo coloquei texturas nelas ainda.. e pra não ficar tão feio, deixei lá um bitmap tirado diretamente do Google Maps.
2 - Para o lançamento de um possível BETA, eu foquei apenas em deixar "jogável" a parte interna do circuito, onde você de fato está pilotando. De guardrail a guardrail, é ali que está concentrado 85% do tempo investido em todo o projeto, na sua fase atual. Por este motivo, vocês verão prédios inacabados, sendo que alguns ainda nem tiveram o seu esqueleto básico modelados... ausência de "população" na pista, ausência de barreira de pneus, ausência de várias cercas e detalhamento de cercas como portões, piquetes e travessas.. ausência de alguns muros, ausência de postes de iluminação, de placas, de objetos no geral.... e principalmente, a ausência completa de vegetação. Eu até tentei incluir isso, mas houve a necessidade de trabalhar em algo de muito maior importância nesta pista ontem (A re-modelagem de todo o primeiro setor - Pista, Zebras, Áreas de Escape, Grama, Guardrail e Cercas, tudo foi refeito ONTEM!), por causa de pequenas divergências com a pista na vida real - falha minha.
Então não esperem ver tudo que uma pista deve ter. É WIP, É BETA, paciência é preciso pra todos que querem curtir o conteúdo... principalmente pra quem está criando. "Um passo de cada vez".
3 - Eu sou um
leigo em modelagem tridimensional. Sei fazer algumas coisas sim, mas tudo que aprendi com o tempo, foi dando murro em ponta de faca desde que o Assetto Corsa estava em Early Access.. não tenho cursos, não tenho prática com todos os recursos do programa, ainda estou aprendendo a lidar com as ferramentas básicas.. então não esperem perfeição, de forma alguma, pois simplesmente eu não consigo por em prática tudo que quero. São processos complexos que na maioria das vezes levam dias pra fazer algumas coisas bem simples, então se eu tenho que ter paciência pra isso, peço a quem quer utilizar o meu mod para que também tenha.. e tolerância acima de tudo.
4 - Trabalho SOZINHO nessa pista, desde sempre! Eu até cheguei a pedir ajuda de outros conhecedores lá no fórum do AC, mas ou não conheciam a pista, ou já estavam engajados em projetos de outros grupos ou pessoais. Como eu já estava "atrasado" com isso, decidi enfrentar o trabalho por conta e risco. Hoje mais da metade da coisa está a ser feita provavelmente por conta disso.. quando são dois, ou mais, cada um trabalha em uma coisa (Edifícios, Vegetação, Pista, Ambientação, etc) .. e obviamente que já estaria bem mais avançado, mas não é o caso... ainda mais pra quando não tem verba nenhuma envolvida, logo, muita gente não trabalha de graça por aí.
Em fim, quero que saibam também que Fuji Speedway, desde tempos históricos, é uma das pistas qual sempre admirei, e qual sempre conheci muito pouco. O único contato em jogos que tive nela, foi no bom e velho Gran Turismo 4, e bom.. já é um joguinho bem datado. Então isso aqui é um sonho em construção, por este motivo, peço um pouco de respeito pelo projeto... muita gente vem me falar, na cara dura, que "Fuji não presta", "Deveria estar fazendo outra pista", bla bla bla, sem ver os motivos por trás disso que realmente me motivam a estar trabalhando em cima deste circuito. NÃO é por mera ocasião.
Bom JDM Pack pra vocês... e Fuji BETA libero hoje à noite, com certeza!
Algumas imagens do trabalho, no 3Ds ... e no jogo:
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