Trump diz que encorajaria a Rússia a “fazer o que quiser” a qualquer país da Otan que não pagar suas contas
(Notícia de fevereiro,mas acho que não rolou por aqui)
O ex-presidente Donald Trump disse que encorajaria a Rússia a fazer “o que quer que diabos eles queiram” a qualquer país membro da OTAN que não cumpra as diretrizes de gastos com defesa, em uma admissão impressionante de que não cumpriria a cláusula de defesa coletiva no cerne da aliança se for reeleito.
“Não, eu não protegeria você”, disse Trump ao ser indagado se cumpriria cláusula de defesa mútua obrigatória do tratado em caso de ataque Russo a um país da OTAN que não cumpriu a cota. “Na verdade, eu os encorajaria a fazerem o que diabos quiserem. Vocês têm que pagar. Têm que pagar suas contas.”
Se ele tivesse dito apenas que "não protegeria", violando a cláusula máxima do tratado, já seria ruim, mas é muito pior quando diz que ENCORAJARIA ataques da Rússia e permitiria qualquer coisa. Ou seja: Não entrou com dinheiro, pode invadir, bombardear, usar armas atômicas, qualquer coisa.
Além disso, não há nenhuma cláusula no tratado que obrigue aos países gastar x% em defesa, o percentual é apenas uma diretriz, não é uma obrigação vinculativa. Mas se um país se recusar a defender um membro atacado, aí estará violando a cláusula máxima.
Lembrando que o tratado foi feito em uma época em que o mundo ocidental todo, inclusive EUA, tinham pavor mortal da URSS comunista tomar a Europa e deixar os EUA isolados no mundo, pois a China também já era comunista
Parece que agora que a Rússia não é mais comunista, os EUA (ou Trump), não dá mais tanta bola para a Rússia dominar a Europa. Agora o inimigo número 1 dos EUA é a China, não a Rússia.
Ex-presidente americano e postulante a candidato presidencial disse que não defenderia Estados-membros que não "pagassem suas contas" com a organização
www.cnnbrasil.com.br