[Portateis] Asus ROG Ally [TÓPICO OFICIAL]

Eu testei e 2 sandik ultra de 400gb e 1tb e ambos funcionaram perfeito, peguei um levar de 1tb e vou testar. Tenho outros de 1 Tb extreme e extreme pro, mas não cheguei a testar.
 
Eu acredito nisso, que seja um problema da peça e não um problema de uso/aquecimento, vi relatos no reddit de gente que usa microsd desde o lançamento, inclusive com jogos pesados, modo turbo e os caramba e não deve nada, assim como teve gente como voce que apenas colocou o microsd e deu problema.

Ainda sobre isso... No fórum da própria Asus eu achei um post onde um usuário falava que sintomas de mal funcionamento semelhantes ocorreram em leitores de cartão SD de notebooks da Apple lançados uns 2 anos atrás, onde o componente em questão era exatamente o mesmo que hoje é usado no Ally. O detalhe é que a Apple conseguiu resolver o problema via software. Obs: tudo isso segundo o tal post, no link abaixo:


Resumindo, mais um indício de que nem a Asus sabe direito ainda o que está acontecendo pois, embora tenham confirmado o aquecimento como causa, é quase certo de que não é tão simples assim. Talvez isso até explique pq eles usaram essa desculpa do aquecimento mas ao mesmo tempo mantiveram o tal "modo turbo" tão marketeado juntamente com as "ventoinhas silenciosas", ou seja, em nenhum momento a Asus fez alterações agressivas via software no sentido de resolver uma questão relativa à aquecimento.

Ou a qualidade da peça é ruim mesmo e apresenta defeito de fabricação em larga escala, ou temos um problema a nível de driver do dispositivo, sendo esta última hipótese mais provável se considerarmos as descobertas do caso da Apple e o fato de que em vários relatos de usuários do Ally, assim como no meu, o leitor funciona normalmente com determinados cartões e com outros não. Desconfio inclusive que uma boa parcela dos usuários do Ally pensam que o leitor está queimado e sequer testam outros cartões de tipos diferentes (ex: um cartão mais lento, A1) ou formatado com um sistema de arquivos diferente.

Ainda estou pesquisando sobre possíveis correções. Por exemplo: ainda não tentei "reparar" possíveis erros nos dados do cartão que está sendo rejeitado, ou mesmo uma nova formatação (vou até verificar qual o sistema de arquivos usado no cartão que está funcionando e tentar usar o mesmo no outro). Por enquanto o que encontrei foram comentários e evidências de que o Windows 11 pode estar por contra própria substituindo o driver fornecido pela Asus, através das atualizações automáticas do Windows Update. E de fato, quando eu troquei o driver padrão do Windows pelo driver fornecido no site oficial de suporte da Asus o sistema passou a se comportar de forma bem diferente: o cartão, embora continuasse sem ser lido, passou a ser detectado pelo sistema, que por usa vez não fica mais lento e travando, ou seja, eu voltei a conseguir usar o Ally normalmente, apenas o Windows Explorer não funcionava pq ficava na tentativa infinita de ler o tal cartão, que provavelmente é um comportamento mais comum quando há alguma incompatibilidade entre o cartão e o leitor, seja por motivos de software ou de hardware.

Então, se alguém aí tiver inconsistências com cartão SD no Ally apesar dos cuidados com a temperatura, minha primeira recomendação é testar com outro cartão (de preferência mais lento) e e, se funcionar, tentar reinstalar o driver do leitor usando o arquivo de instalação disponível no site de suporte da Asus. Porém, provavelmente será necessário desativar as atualizações automáticas do Windows pois parece que por algum motivo ele acaba substituindo depois pelo driver padrão. Não sei exatamente pq essa substituição ocorre, mais talvez seja pq o Windows prioriza sempre o driver mais recente. De qualquer forma o ideal é após a instalação sempre checar no Gerenciador de Dispositivos qual o driver que se encontra instalado.

Enfim, me desculpem o post um pouco grande mas achei que seria interessante deixar tudo registrado, embora não tenhamos aqui ainda nenhum outro relato de mal funcionamento, ao menos não com relação aos consoles vendidos oficialmente no Brasil. Mas, como os gringos pelo visto já estão se movimentando no sentido de iniciar ação judicial coletiva contra a Asus, o que inclusive parece ter pressionado a Asus a começar a custear os consoles e cartões SD danificados (ao menos nos EUA, e mesmo para aqueles que já passaram do prazo de devolução/troca), acredito que toda e qualquer informação que reunirmos poderá ser importante futuramente no sentido de justificar/fundamentar ou não uma ação semelhante por parte dos consumidores brasileiros.​
 
Última edição:

Ainda sobre isso... No fórum da própria Asus eu achei um post onde um usuário falava que sintomas de mal funcionamento semelhantes ocorreram em leitores de cartão SD de notebooks da Apple lançados uns 2 anos atrás, onde o componente em questão era exatamente o mesmo que hoje é usado no Ally. O detalhe é que a Apple conseguiu resolver o problema via software. Obs: tudo isso segundo o tal post, no link abaixo:


Resumindo, mais um indício de que nem a Asus sabe direito ainda o que está acontecendo pois, embora tenham confirmado o aquecimento como causa, é quase certo de que não é tão simples assim. Talvez isso até explique pq eles usaram essa desculpa do aquecimento mas ao mesmo tempo mantiveram o tal "modo turbo" tão marketeado juntamente com as "ventoinhas silenciosas", ou seja, em nenhum momento a Asus fez alterações agressivas via software no sentido de resolver uma questão relativa à aquecimento.

Ou a qualidade da peça é ruim mesmo e apresenta defeito de fabricação em larga escala, ou temos um problema a nível de driver do dispositivo, sendo esta última hipótese mais provável se considerarmos as descobertas do caso da Apple e o fato de que em vários relatos de usuários do Ally, assim como no meu, o leitor funciona normalmente com determinados cartões e com outros não. Desconfio inclusive que uma boa parcela dos usuários do Ally pensam que o leitor está queimado e sequer testam outros cartões de tipos diferentes (ex: um cartão mais lento, A1) ou formatado com um sistema de arquivos diferente.

Ainda estou pesquisando sobre possíveis correções. Por exemplo: ainda não tentei "reparar" possíveis erros nos dados do cartão que está sendo rejeitado, ou mesmo uma nova formatação (vou até verificar qual o sistema de arquivos usado no cartão que está funcionando e tentar usar o mesmo no outro). Por enquanto o que encontrei foram comentários e evidências de que o Windows 11 pode estar por contra própria substituindo o driver fornecido pela Asus, através das atualizações automáticas do Windows Update. E de fato, quando eu troquei o driver padrão do Windows pelo driver fornecido no site oficial de suporte da Asus o sistema passou a se comportar de forma bem diferente: o cartão, embora continuasse sem ser lido, passou a ser detectado pelo sistema, que por usa vez não fica mais lento e travando, ou seja, eu voltei a conseguir usar o Ally normalmente, apenas o Windows Explorer não funcionava pq ficava na tentativa infinita de ler o tal cartão, que provavelmente é um comportamento mais comum quando há alguma incompatibilidade entre o cartão e o leitor, seja por motivos de software ou de hardware.

Então, se alguém aí tiver inconsistências com cartão SD no Ally apesar dos cuidados com a temperatura, minha primeira recomendação é testar com outro cartão (de preferência mais lento) e e, se funcionar, tentar reinstalar o driver do leitor usando o arquivo de instalação disponível no site de suporte da Asus. Porém, provavelmente será necessário desativar as atualizações automáticas do Windows pois parece que por algum motivo ele acaba substituindo depois pelo driver padrão. Não sei exatamente pq essa substituição ocorre, mais talvez seja pq o Windows prioriza sempre o driver mais recente. De qualquer forma o ideal é após a instalação sempre checar no Gerenciador de Dispositivos qual o driver que se encontra instalado.

Enfim, me desculpem o post um pouco grande mas achei que seria interessante deixar tudo registrado, embora não tenhamos aqui ainda nenhum outro relato de mal funcionamento, ao menos não com relação aos consoles vendidos oficialmente no Brasil. Mas, como os gringos pelo visto já estão se movimentando no sentido de iniciar ação judicial coletiva contra a Asus, o que inclusive parece ter pressionado a Asus a começar a custear os consoles e cartões SD danificados (ao menos nos EUA, e mesmo para aqueles que já passaram do prazo de devolução/troca), acredito que toda e qualquer informação que reunirmos poderá ser importante futuramente no sentido de justificar/fundamentar ou não uma ação semelhante por parte dos consumidores brasileiros.​
Eu soube desse caso da Apple tb. E sim, tem chance do Windows estar zoando os drivers, ele adora fazer isso. O seu update de drivers está ativado ou desativado? Eu desativo sempre no primeiro dia.
Tem um outro usuário dizendo q Sandisk Extreme realmente dá problema.
 
Eu soube desse caso da Apple tb. E sim, tem chance do Windows estar zoando os drivers, ele adora fazer isso. O seu update de drivers está ativado ou desativado? Eu desativo sempre no primeiro dia.
Tem um outro usuário dizendo q Sandisk Extreme realmente dá problema.
Mas tem também relatos de que esses sintomas de funcionar com um cartão e outro não seria exatamente o leitor começando a pifar. Depois de um tempo ele simplesmente vai morrer de vez.

A verdade é que você encontra todo tipo de perfil de uso e de defeitos/sintomas. Não há um padrão. Por exemplo... Vi um que disse que só usava o Ally nos perfis de 10 e 15W e mesmo assim o leitor dele deu problema. Enquanto isso tem gente dizendo que roda games pesados no modo turbo e via cartão desde o lançamento nos EUA e não teve nada até hoje. Não dá pra saber.

A única coisa que sabemos é que temos no Ally um componente de qualidade ruim, que funciona mal e que tem grandes chances de quebrar. E que isso tudo somado aos erros de projeto da Asus está causando essa situação.

Um dado importante e que não consegui pegar ainda é se os consoles enviados para conserto lá nos EUA estariam apresentando a mesma falha de novo, como muitos estão supondo que irá acontecer. Bem, já se passaram alguns meses desde o início desta onda de leitores quebrados lá nos EUA. Se não apareceu nada do tipo ainda pode ser que a solução encontrada pela Asus realmente resolva. Vai saber...​
 
Meu Ally chegou, agora sem defeito na tela e no touch (anterior tinha) irei testar ao máximo dentro dos 7 dias para ver se aparece algum problema, principalmente esse do microsd, vou instalar emuladores e rdr2. É triste vermos um aparelho tão bom com um problema tão bobo!
 
Mas tem também relatos de que esses sintomas de funcionar com um cartão e outro não seria exatamente o leitor começando a pifar. Depois de um tempo ele simplesmente vai morrer de vez.

A verdade é que você encontra todo tipo de perfil de uso e de defeitos/sintomas. Não há um padrão. Por exemplo... Vi um que disse que só usava o Ally nos perfis de 10 e 15W e mesmo assim o leitor dele deu problema. Enquanto isso tem gente dizendo que roda games pesados no modo turbo e via cartão desde o lançamento nos EUA e não teve nada até hoje. Não dá pra saber.

A única coisa que sabemos é que temos no Ally um componente de qualidade ruim, que funciona mal e que tem grandes chances de quebrar. E que isso tudo somado aos erros de projeto da Asus está causando essa situação.

Um dado importante e que não consegui pegar ainda é se os consoles enviados para conserto lá nos EUA estariam apresentando a mesma falha de novo, como muitos estão supondo que irá acontecer. Bem, já se passaram alguns meses desde o início desta onda de leitores quebrados lá nos EUA. Se não apareceu nada do tipo ainda pode ser que a solução encontrada pela Asus realmente resolva. Vai saber...​
Há relatos no Reddit de voltar a acontecer sim.
 
Pessoal, qual suite de emulador vocês me recomendam? Retroarch ou RetroBat?
 
Cara sou muito azarado Hahaahah. Depois do primeiro Ally defeituoso, decidi comprar outro nessa promo que chegou ontem.

Ansioso, testei logo o que tinha dado defeito, mas estranhei várias coisas:

- A caixa de papelão tinha uma etiqueta azul, a caixa do Ally tinha algum tipo de adesivo que foi retirado, quando tirei a embalagem a vácuo, a caixa estava deslacrada.. o plástico que envolvia o ally estava arranhado, por fim, não tinha o cheirinho de novo, naquele momento imaginei que se tratava de um produto reembalado ou recondicionado, decidi continuar e testar.


- assim que liguei o Ally as fans estavam bem altas, aparentemente em 50%, estranhei muito mas imaginei que seria por estar atualizando todos os drivers. Porém, quando tudo finalizou as fans continuaram altas, mais que o normal, coloquei no modo silencioso, até que realmente ficou silencioso… quando coloquei um jogo a 20w, só em iniciar estava dando 90 graus, até que com 30 minutos de jogatina o jogo travou, depois o console e deu tela preta… depois disso o portátil independentemente do que esteja fazendo, começa com 74 graus no mínimo e as fans bem altas.

Liguei para o Suporte ASUS simplesmente mandaram eu devolver kkkk. Pra mim foi o fim dessa minha saga de ter um portátil Windows, experiência horrível. Espero que não passem por nd que passei.
 
Cara sou muito azarado Hahaahah. Depois do primeiro Ally defeituoso, decidi comprar outro nessa promo que chegou ontem.

Ansioso, testei logo o que tinha dado defeito, mas estranhei várias coisas:

- A caixa de papelão tinha uma etiqueta azul, a caixa do Ally tinha algum tipo de adesivo que foi retirado, quando tirei a embalagem a vácuo, a caixa estava deslacrada.. o plástico que envolvia o ally estava arranhado, por fim, não tinha o cheirinho de novo, naquele momento imaginei que se tratava de um produto reembalado ou recondicionado, decidi continuar e testar.


- assim que liguei o Ally as fans estavam bem altas, aparentemente em 50%, estranhei muito mas imaginei que seria por estar atualizando todos os drivers. Porém, quando tudo finalizou as fans continuaram altas, mais que o normal, coloquei no modo silencioso, até que realmente ficou silencioso… quando coloquei um jogo a 20w, só em iniciar estava dando 90 graus, até que com 30 minutos de jogatina o jogo travou, depois o console e deu tela preta… depois disso o portátil independentemente do que esteja fazendo, começa com 74 graus no mínimo e as fans bem altas.

Liguei para o Suporte ASUS simplesmente mandaram eu devolver kkkk. Pra mim foi o fim dessa minha saga de ter um portátil Windows, experiência horrível. Espero que não passem por nd que passei.

Que pena. Acho que quem compra no lançamento esses produtos novos é meio beta testers. Depois eles vão lançando modelos revisados que vão corrigindo os problemas.
 
Cara sou muito azarado Hahaahah. Depois do primeiro Ally defeituoso, decidi comprar outro nessa promo que chegou ontem.

Ansioso, testei logo o que tinha dado defeito, mas estranhei várias coisas:

- A caixa de papelão tinha uma etiqueta azul, a caixa do Ally tinha algum tipo de adesivo que foi retirado, quando tirei a embalagem a vácuo, a caixa estava deslacrada.. o plástico que envolvia o ally estava arranhado, por fim, não tinha o cheirinho de novo, naquele momento imaginei que se tratava de um produto reembalado ou recondicionado, decidi continuar e testar.


- assim que liguei o Ally as fans estavam bem altas, aparentemente em 50%, estranhei muito mas imaginei que seria por estar atualizando todos os drivers. Porém, quando tudo finalizou as fans continuaram altas, mais que o normal, coloquei no modo silencioso, até que realmente ficou silencioso… quando coloquei um jogo a 20w, só em iniciar estava dando 90 graus, até que com 30 minutos de jogatina o jogo travou, depois o console e deu tela preta… depois disso o portátil independentemente do que esteja fazendo, começa com 74 graus no mínimo e as fans bem altas.

Liguei para o Suporte ASUS simplesmente mandaram eu devolver kkkk. Pra mim foi o fim dessa minha saga de ter um portátil Windows, experiência horrível. Espero que não passem por nd que passei.
Pelo visto era recondicionado mesmo (e muito mal). Lamentável. Por isso que eu estou pensando ainda se aciono a garantia. Não gosto nada da ideia de ter um defeito num aparelho tão caro, mas ao mesmo tempo existe o receio de pegar um pior ainda.
 
Cara sou muito azarado Hahaahah. Depois do primeiro Ally defeituoso, decidi comprar outro nessa promo que chegou ontem.

Ansioso, testei logo o que tinha dado defeito, mas estranhei várias coisas:

- A caixa de papelão tinha uma etiqueta azul, a caixa do Ally tinha algum tipo de adesivo que foi retirado, quando tirei a embalagem a vácuo, a caixa estava deslacrada.. o plástico que envolvia o ally estava arranhado, por fim, não tinha o cheirinho de novo, naquele momento imaginei que se tratava de um produto reembalado ou recondicionado, decidi continuar e testar.


- assim que liguei o Ally as fans estavam bem altas, aparentemente em 50%, estranhei muito mas imaginei que seria por estar atualizando todos os drivers. Porém, quando tudo finalizou as fans continuaram altas, mais que o normal, coloquei no modo silencioso, até que realmente ficou silencioso… quando coloquei um jogo a 20w, só em iniciar estava dando 90 graus, até que com 30 minutos de jogatina o jogo travou, depois o console e deu tela preta… depois disso o portátil independentemente do que esteja fazendo, começa com 74 graus no mínimo e as fans bem altas.

Liguei para o Suporte ASUS simplesmente mandaram eu devolver kkkk. Pra mim foi o fim dessa minha saga de ter um portátil Windows, experiência horrível. Espero que não passem por nd que passei.
Passei por uma situação semelhante com um monitor cardíaco, fiz escândalo até devolverem meu dinheiro.
 
Alguém conseguiu jogar o Alan wake remastered? outra coisa a tela do ally não tem HDR?
 
Alguém conseguiu jogar o Alan wake remastered? outra coisa a tela do ally não tem HDR?
Achei aqui não tem HDR, é Alan wake não funciona mesmo bizarro. E os call of dutys do modern warfare pra frente travam, por causa do driver, zoado isso até o stem deck roda se instalar o Windows....
 
Algumas observações: o FAN 2 é o que fica do lado direito do Ally (do ponto de vista de quem está olhando para a tela). Esse lado não pega a APU (e o SSD também , se não me engano), por isso esquenta bem menos daquele lado, portanto o FAN 2 não precisa ter a mesma curva do FAN 1 (no seu caso o FAN 2 está até com mais rotação do que o 1 em alguns pontos). Pode ser uma curva um pouco mais lenta ou que atinja rotações um pouco menores, pois provavelmente não fará diferença na temperatura, apenas aumentará o barulho e talvez possa até resultar em um consumo um pouco maior da bateria.

Outra coisa... A rotação até 100% não é necessária: com 80% da rotação a temperatura já se mantém por volta de 70º na maioria dos games. Se joga games muito pesados com frequência e com configurações no talo, então pode usar algo entre 80 e 90% que já resolve.

Ainda dentro desse assunto... Parece que já existem aplicativos de terceiros que substituem com sobras o Armoury Crate SE, tanto para configuração das ventoinhas como para outras funções. Infelizmente ainda não testei, mas pelo visto vale a pena.​
 
Última edição:
Algumas observações: o FAN 2 é o que fica do lado direito do Ally (do ponto de vista de quem está olhando para a tela). Esse lado não pega a APU 9 (e o SSD também , se não me engano), por isso esquenta bem menos daquele lado, portanto o FAN 2 não precisa ter a mesma curva do FAN 1 (no seu caso o FAN 2 está até com mais rotação do que o 1 em alguns pontos). Pode ser uma curva um pouco mais lenta ou que atinja rotações um pouco menores, pois provavelmente não fará diferença na temperatura, apenas aumentará o barulho e talvez possa até resultar em um consumo um pouco maior da bateria.

Outra coisa... A rotação até 100% não é necessária: com 80% da rotação a temperatura já se mantém por volta de 70º na maioria dos games. Se joga games muito pesados com frequência e com configurações no talo, então pode usar algo entre 80 e 90% que já resolve.

Ainda dentro desse assunto... Parece que já existem aplicativos de terceiros que substituem com sobras o Armoury Crate SE, tanto para configuração das ventoinhas como para outras funções. Infelizmente ainda não testei, mas pelo visto vale a pena.​
Falam bem desse

Hand-Helds.​

Aqui ninguém joga call of duty pra dizer as configurações ou se é o driver de video que faz o jogo travar?
 
Aqui ninguém joga call of duty pra dizer as configurações ou se é o driver de video que faz o jogo travar?

Tem um site em inglês que posta configurações de jogos para o Ally, dá uma olhada nele: https://rogallylife.com/

Além disso, tem um site que aceita pedido de configuração de jogos para ROG Ally, Steam Deck etc: https://pcgamerportatil.com/

Seria mais fácil o pessoal aqui ajudar se você informar qual Call of Duty específico você está tentando jogar, pois são muitos.
 
Tem um site em inglês que posta configurações de jogos para o Ally, dá uma olhada nele: https://rogallylife.com/

Além disso, tem um site que aceita pedido de configuração de jogos para ROG Ally, Steam Deck etc: https://pcgamerportatil.com/

Seria mais fácil o pessoal aqui ajudar se você informar qual Call of Duty específico você está tentando jogar, pois são muitos.
Amigo pelo que pesquisei na internet é normal travar, qualquer um modern warfare 2019, black ops cold war, vanguard ou modern warfare 2, depois de um tempo no jogo ele congela.
 
Amigo pelo que pesquisei na internet é normal travar, qualquer um modern warfare 2019, black ops cold war, vanguard ou modern warfare 2, depois de um tempo no jogo ele congela.
Normal, normal mesmo... não é, né? Se trava é pq tem algo errado.
Muitos usuários por aí vieram dos consoles, não estão acostumados a configurar hardware/software e por isso pode acabar virando senso comum que é "normal" travar.

A primeira coisa é verificar se está tudo atualizado mesmo: MyAsus, Armoury Crate SE, Apps da Loja do Windows e depois o Windows Update. Eu faço nesta ordem.

Desligar os serviços de Máquina Virtual e o de Integridade da Memória. Ambos vêm ativados por padrão no Windows 11 e consomem recursos do sistema. A própria Microsoft recomenda desligá-los para otimizar o desempenho de jogos.

Outra coisa... Essa característica de travar "depois de um tempo" a primeira suspeita minha seria de aquecimento, aí é verificar qual a temperatura do sistema no momento em que trava. Se passar de 75° é bom ajustar o perfil de uso e a curva das ventoinhas.

Não sei se é o caso dos jogos da série COD mas alguns títulos podem demandar muita memória de vídeo dependendo da configuração dos gráficos do game. Tenta aumentar de 4GB pra 5 ou 6GB e testa. Hoje dá pra fazer isso pelo Armoury Crate mesmo, mas precisa reiniciar o sistema.

Não sei se essas dicas resolverão seu problema mas no mínimo vão ajudar a melhorar o desempenho em geral.​
 
Última edição:
Normal, normal mesmo... não é, né? Se trava é pq tem algo errado.
Muita usuários por aí vieram dos consoles, não estão acostumados a configurar hardware/software e por isso pode acabar virando senso comum que é "normal" travar.

A primeira coisa é verificar se está tudo atualizado mesmo: MyAsus, Armoury Crate SE, Apps da Loja do Windows e depois o Windows Update. Eu faço nesta ordem.

Desligar os serviços de Máquina Virtual e o de Integridade da Memória. Ambos vêm ativados por padrão no Windows 11 e consomem recursos do sistema. A própria Microsoft recomenda desligá-los para otimizar o desempenho de jogos.

Outra coisa... Essa característica de travar "depois de um tempo" a primeira suspeita minha seria de aquecimento, aí é verificar qual a temperatura do sistema no momento em que trava. Se passar de 75° é bom ajustar o perfil de uso e a curva das ventoinhas.

Não sei se é o caso dos jogos da série COD mas alguns títulos podem demandar muita memória de vídeo dependendo da configuração dos gráficos do game. Tenta aumentar de 4GB pra 5 ou 6GB e testa. Hoje dá pra fazer isso pelo Armoury Crate mesmo, mas precisa reiniciar o sistema.

Não sei se essas dicas resolverão seu problema mas no mínimo vão ajudar a melhorar o desempenho em geral.​

Tirando a parte de desabilitar os serviços já fiz de tudo, memoria em 8G, 6GB e Auto. Temperatura não é.

Parece ser um caso parecido com Alan wake remastered que não funciona no ally.
 
Tirando a parte de desabilitar os serviços já fiz de tudo, memoria em 8G, 6GB e Auto. Temperatura não é.

Parece ser um caso parecido com Alan wake remastered que não funciona no ally.
Se fizer tudo e continua travando então é coisa de driver de vídeo mesmo, pq não são jogos pesados...
Sendo assim, temos mais uma propaganda enganosa, já que eles dizem que jogaremos todos os nossos jogos, originando até o nome do console "ALLYourgames". kkkkkk

E por falar em propagada enganosa... Não sei se vocês já viram mas parece que os problemas com o leitor de cartão SD não impediram a Asus de levar adiante o lançamendo da versão Z1 normal, mais barata. Inclusive continuam marketeando como uma das features principais dele o leitor SD ultra-rápido, padrão UHS-II e tals. :limo:

No final... Além de me sentir um trouxa por pagar por algo que não funciona, vou me dar ao direito de criar expectativas por uma solução definitiva. Vai que entre um lançamento e outro eles tenham resolvido essa bagunça e quem sabe assim nós da versão Z1 Extreme também poderemos ter algo funcional futuramente?
 

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