[TÓPICO DEDICADO] Atenuação, SNR e Outros sinais - Analise seu sinal de internet

Vou ver se faço isso amanha. Depois passo o Feedback. Mas quanto a limitar a velocidade, isso é possível?
Só se o armário estiver muito sobrecarregado, aí pode que você receba menos que o contratado, mas a princípio você tem que se preocupar se ele vai sincronizar direito em 15Mbps.

Boa sorte amigo!
 
Pelo site aqui, aparece que posso pedir 15mb.

Então o problema é deles. A partir do momento que eles dizem é viável 15 Mbps e concluem a instalação, a responsabilidade pelo funcionamento é deles. Se começar a cair, ficar lento, entregar menos do que o contratado, eles têm obrigação de fazer todos os reparos para que opere em 15 Mbps, e não você de aceitar um rebaixamento.
 
Então o problema é deles. A partir do momento que eles dizem é viável 15 Mbps e concluem a instalação, a responsabilidade pelo funcionamento é deles. Se começar a cair, ficar lento, entregar menos do que o contratado, eles têm obrigação de fazer todos os reparos para que opere em 15 Mbps, e não você de aceitar um rebaixamento.
E mais, se instalarem os 15Mbps e não ficar bom, pode pegar um protocolo, entrar na Anatel e reclamar que venderam um pacote que não está chegando o contratado, não precisa especificar que o SNR está baixo e tal, apenas que não está chegando.

Com isso, caso alterem de volta para 10Mbps, terão que dar uns bons meses de desconto na internet por conta da reclamação aberta na Anatel. Outro site bom pra ferrar com eles é o consumidor.gov.br.

Mas acho que com esses sinais citados, o upgrade de 10 para 15Mbps é tranquilo, não vai mudar muita coisa, até porque o preço é o mesmo pelo que disseram, então tá valendo de qualquer forma tentar o up para 15Mbps.
 
Então o problema é deles. A partir do momento que eles dizem é viável 15 Mbps e concluem a instalação, a responsabilidade pelo funcionamento é deles. Se começar a cair, ficar lento, entregar menos do que o contratado, eles têm obrigação de fazer todos os reparos para que opere em 15 Mbps, e não você de aceitar um rebaixamento.
To criando coragem pra iniciar essa troca, mas é complicado, na teoria é isso ai. O problema é que aqui onde moro é tao precário, que de repente prefiro ficar com 10mb direito, do que de repente ter que ficar uma ou mais semanas com 15mb instável. To tentando uma solução mais rápido e menos trabalhosa, tenho um amigo que faz esses UPGRADE VELOX. Vou pedir ele hoje pra jogar pra 15mb e acompanho, se ficar estavel, peço pela oi, caso contrário fico em 10mb mesmo.
 
E mais, se instalarem os 15Mbps e não ficar bom, pode pegar um protocolo, entrar na Anatel e reclamar que venderam um pacote que não está chegando o contratado, não precisa especificar que o SNR está baixo e tal, apenas que não está chegando.

Com isso, caso alterem de volta para 10Mbps, terão que dar uns bons meses de desconto na internet por conta da reclamação aberta na Anatel. Outro site bom pra ferrar com eles é o consumidor.gov.br.

Mas acho que com esses sinais citados, o upgrade de 10 para 15Mbps é tranquilo, não vai mudar muita coisa, até porque o preço é o mesmo pelo que disseram, então tá valendo de qualquer forma tentar o up para 15Mbps.
Então, como disse pro amigo Internet acima, vou fazer o teste com um amigo que faz up, acho menos trabalhoso. Vou ver no que da e posto o Feedback.
 
Amigos, infelizmente estou enfrentando problemas novamente com minha internet, semana passada eu havia entrado em contato com a Vivo para que eles pudessem arrumar minha conexão(Plano de 4Mbps "Speedy" entrando menos de 3Mbps) Acontece que deu certo, o técnico veio até a minha casa pediu para "reconfigurar" e depois disso minha conexão passou a receber 4Mbps, más agora voltou o mesmo problema, meu modem está recebendo apenas 3Mbps novamente, será que se eu entrar em contato com eles novamente, eles voltaram a arrumar o problema, ou o problema está aqui em casa e depois de certo tempo voltarei a receber apenas 3Mbps ?
 
Amigos, infelizmente estou enfrentando problemas novamente com minha internet, semana passada eu havia entrado em contato com a Vivo para que eles pudessem arrumar minha conexão(Plano de 4Mbps "Speedy" entrando menos de 3Mbps) Acontece que deu certo, o técnico veio até a minha casa pediu para "reconfigurar" e depois disso minha conexão passou a receber 4Mbps, más agora voltou o mesmo problema, meu modem está recebendo apenas 3Mbps novamente, será que se eu entrar em contato com eles novamente, eles voltaram a arrumar o problema, ou o problema está aqui em casa e depois de certo tempo voltarei a receber apenas 3Mbps ?

Deve haver alguma coisa então (algum cabo ou conector em mau estado) gerando algum tipo de instabilidade temporária. Depois a instabilidade passa, mas por algum bug na porta o negócio não volta a sincronizar na velocidade normal.

Cheque seus cabos e conectores, veja se não tem emendas em estado precário ou oxidadas.

Se tiver telefone, cheque também o microfiltro.
 
Amigos, infelizmente estou enfrentando problemas novamente com minha internet, semana passada eu havia entrado em contato com a Vivo para que eles pudessem arrumar minha conexão(Plano de 4Mbps "Speedy" entrando menos de 3Mbps) Acontece que deu certo, o técnico veio até a minha casa pediu para "reconfigurar" e depois disso minha conexão passou a receber 4Mbps, más agora voltou o mesmo problema, meu modem está recebendo apenas 3Mbps novamente, será que se eu entrar em contato com eles novamente, eles voltaram a arrumar o problema, ou o problema está aqui em casa e depois de certo tempo voltarei a receber apenas 3Mbps ?
Se o seu perfil fica desconfigurando, deve ser por que em algum momento do dia seu snr cai demais ai entra no perfil adaptativo. Sua atenuação de 36db segura os 4Mb sem problemas, aliás eu tinha essa mesma atenuação troquei uma idéa com o técnico que veio aqui ele conseguiu um cabista pra mim. O que você tem que pedir se chama "tratamento de linha" segue um poste meu feito em 2015 mostrando a melhora depois do tratamento de linha. http://adrenaline.uol.com.br/forum/...l-de-internet.407431/page-171#post-1071115567
 
Deve haver alguma coisa então (algum cabo ou conector em mau estado) gerando algum tipo de instabilidade temporária. Depois a instabilidade passa, mas por algum bug na porta o negócio não volta a sincronizar na velocidade normal.

Cheque seus cabos e conectores, veja se não tem emendas em estado precário ou oxidadas.

Se tiver telefone, cheque também o microfiltro.

Se o seu perfil fica desconfigurando, deve ser por que em algum momento do dia seu snr cai demais ai entra no perfil adaptativo. Sua atenuação de 36db segura os 4Mb sem problemas, aliás eu tinha essa mesma atenuação troquei uma idéa com o técnico que veio aqui ele conseguiu um cabista pra mim. O que você tem que pedir se chama "tratamento de linha" segue um poste meu feito em 2015 mostrando a melhora depois do tratamento de linha. http://adrenaline.uol.com.br/forum/...l-de-internet.407431/page-171#post-1071115567

Então amigos, o fio Adsl que está "entrando" no modem, ele vem direto do poste, nao estou utilizando nenhum filtro ou algo do tipo, no caso a "conexão"está assim : Poste>> Fio do telefone>> Tomada da parede>> Cabo adsl>> Modem, será que isso pode estar dando problema?

@ediT: Acabei de colocar um filtro de linha com saida para telefone e modem, e ví que a Atenuação subiu para 37, sendo que anteriormente estava com 33 :john:

Acho que provavelmente deve ser problema na "caixinha" que fica aqui no poste em frente de casa, ela ficava aberta e por conta de muita chuva/sol acabou dando uma boa enferrujada.

O fio que sai do poste e vem pra minha casa é novo.
 
Última edição:
Então amigos, o fio Adsl que está "entrando" no modem, ele vem direto do poste, nao estou utilizando nenhum filtro ou algo do tipo, no caso a "conexão"está assim : Poste>> Fio do telefone>> Tomada da parede>> Cabo adsl>> Modem, será que isso pode estar dando problema?

@ediT: Acabei de colocar um filtro de linha com saida para telefone e modem, e ví que a Atenuação subiu para 37, sendo que anteriormente estava com 33 :john:

Acho que provavelmente deve ser problema na "caixinha" que fica aqui no poste em frente de casa, ela ficava aberta e por conta de muita chuva/sol acabou dando uma boa enferrujada.

O fio que sai do poste e vem pra minha casa é novo.

Caixa TAR aberta é pedir pra dar problema. Tem que consertar isso.
 
Então amigos, o fio Adsl que está "entrando" no modem, ele vem direto do poste, nao estou utilizando nenhum filtro ou algo do tipo, no caso a "conexão"está assim : Poste>> Fio do telefone>> Tomada da parede>> Cabo adsl>> Modem, será que isso pode estar dando problema?

@ediT: Acabei de colocar um filtro de linha com saida para telefone e modem, e ví que a Atenuação subiu para 37, sendo que anteriormente estava com 33 :john:

Acho que provavelmente deve ser problema na "caixinha" que fica aqui no poste em frente de casa, ela ficava aberta e por conta de muita chuva/sol acabou dando uma boa enferrujada.

O fio que sai do poste e vem pra minha casa é novo.
O cabo vindo direto do poste até a tomada do modem sem emendas é o ideal, é assim aqui também. Até aí está tudo muito certo.

Mas o TAR (a caixinha do poste) aberta é um problema ENORME. Quando chove, enferruja tudo as conexões dos cabos dos clientes e isso aumenta muito a atenuação de sinal, derruba SNR, e acaba por cair o link, sincronizando mais baixo que o normal.

Fale para sua operadora ver esse TAR imediatamente. Fale com algum técnico de campo aí mesmo, ou ligue para lá e avise. Diga exatamente o endereço, em frente a casa número tal, etc e peça que arrumem e lacrem a caixa.

A uns 8 meses um técnico da Vivo andou mexendo no TAR que estou conectado e esqueceu ela aberta. Era verão, por sorte e não tinha chovido. Estava passando de carro, vi e parei no armário para falar com alguém da Vivo.

Encontrei um dos técnicos que era meu conhecido, tinha vindo aqui trocar um modem em 2013. Falei para ele do TAR e ele me agradeceu por ter avisado, pegou o carro e rapidamente foi lá, conferiu tudo no TAR e fechou bem.

Se eu não tivesse visto e fosse época de inverno com chuva e umidade, ia ferrar minha conexão e a de mais uns 6~7 assinantes que estão pendurados no mesmo TAR.

Boa sorte amigo, espero ter ajudado! Depois conte o que deu aí.
 
Bom dia galera, há alguns dias postei aqui pensando numa troca dos meus 10mb para 15. Mas como minha atenuação era em média 29.7˜30.5, ficava muito alta para 15mb. O snr sempre acima de 19. Pois bem, pedi um amigo para fazer o up pra mim. Não sei por que, mas pegou 20mb. Obviamente o SNR foi lá embaixo (6.6) porém minha atenuação caiu para 29.0. Mas notei instabilidade, e resolvi mexer nas modulações, e ai que vai minhas duas perguntas. Por que que em G.DMT por exemplo, minha velocidade fica 10mb mas a atenuação cai pra 26. Notei que quando mexo nas modulações minha atenuação cai, estava setado para auto sincronismo, mas atenuação não seria a distancia do cliente até o armário?! Como esta reduziu tanto assim mexendo na modulação? E outra, gostaria de saber se eu consigo setar no modem pra ele receber apenas os 15mb, ao invés dos 20. Pois vi que os 15 vai ficar estável (aparentemente).
 
Última edição:
Bom dia galera, há alguns dias postei aqui pensando numa troca dos meus 10mb para 15. Mas como minha atenuação era em média 29.7˜30.5, ficava muito alta para 15mb. O snr sempre acima de 19. Pois bem, pedi um amigo para fazer o up pra mim. Não sei por que, mas pegou 20mb. Obviamente o SNR foi lá embaixo (6.6) porém minha atenuação caiu para 29.0. Mas notei instabilidade, e resolvi mexer nas modulações, e ai que vai minhas duas perguntas. Por que que em G.DMT por exemplo, minha velocidade fica 10mb mas a atenuação cai pra 26. Notei que quando mexo nas modulações minha atenuação cai, estava setado para auto sincronismo, mas atenuação não seria a distancia do cliente até o armário?! Como esta reduziu tanto assim mexendo na modulação? E outra, gostaria de saber se eu consigo setar no modem pra ele receber apenas os 15mb, ao invés dos 20. Pois vi que os 15 vai ficar estável (aparentemente).
Fazer ele sincronizar em 15Mbps apenas só alterando no armário, não tem como alterar isso no modem apenas.
 
Fazer ele sincronizar em 15Mbps apenas só alterando no armário, não tem como alterar isso no modem apenas.
Entendi, e quanto a atenuação diminuir tanto assim? Em G.DMT minha atenuação foi de 30.2 para 26. E quanto ao UP, vou ver se esse meu amigo estabiliza em 15mb.
 
Entendi, e quanto a atenuação diminuir tanto assim? Em G.DMT minha atenuação foi de 30.2 para 26. E quanto ao UP, vou ver se esse meu amigo estabiliza em 15mb.
Só pelo fato dele estar em g.dmt eu imagino que já altere a leitura do modem dos sinais de atenuação, SNR, etc... mas no seu caso acho que o ideal é deixar em ADSL2+ mesmo, principalmente quando setar o link em 15Mbps.
 
Só pelo fato dele estar em g.dmt eu imagino que já altere a leitura do modem dos sinais de atenuação, SNR, etc... mas no seu caso acho que o ideal é deixar em ADSL2+ mesmo, principalmente quando setar o link em 15Mbps.
É, em adsl2+ os valores ficam mais equilibrados. mesmo com atenuação um pouco mais alta. Vou ver como vai ficar com os 15MB.
 
Caixa TAR aberta é pedir pra dar problema. Tem que consertar isso.

O cabo vindo direto do poste até a tomada do modem sem emendas é o ideal, é assim aqui também. Até aí está tudo muito certo.

Mas o TAR (a caixinha do poste) aberta é um problema ENORME. Quando chove, enferruja tudo as conexões dos cabos dos clientes e isso aumenta muito a atenuação de sinal, derruba SNR, e acaba por cair o link, sincronizando mais baixo que o normal.

Fale para sua operadora ver esse TAR imediatamente. Fale com algum técnico de campo aí mesmo, ou ligue para lá e avise. Diga exatamente o endereço, em frente a casa número tal, etc e peça que arrumem e lacrem a caixa.

A uns 8 meses um técnico da Vivo andou mexendo no TAR que estou conectado e esqueceu ela aberta. Era verão, por sorte e não tinha chovido. Estava passando de carro, vi e parei no armário para falar com alguém da Vivo.

Encontrei um dos técnicos que era meu conhecido, tinha vindo aqui trocar um modem em 2013. Falei para ele do TAR e ele me agradeceu por ter avisado, pegou o carro e rapidamente foi lá, conferiu tudo no TAR e fechou bem.

Se eu não tivesse visto e fosse época de inverno com chuva e umidade, ia ferrar minha conexão e a de mais uns 6~7 assinantes que estão pendurados no mesmo TAR.

Boa sorte amigo, espero ter ajudado! Depois conte o que deu aí.
Tá tudo certo então amigos, estarei entrando em contato com eles hoje, quando resolverem este problema, eu volto aqui no Fórum
 
Pessoal, pelo que vi pelas tabelas a minha linha da VIVO suporta até 10mb. Hoje utilizo plano de 8mb, será que consigo subir pra 10mb? Obrigado.
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W8mIo10.png

alguém sabe me dizer o quão ruim é isso? ta caindo direto
 
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alguém sabe me dizer o quão ruim é isso? ta caindo direto
Atenuação altíssima (problema no cabeamento ou distância muito grande do armário) e consequentemente SNR (sinal ruído baixo) deixam tua conexão instável mesmo com 2Mbps.

No seu caso seria interessante chamar o suporte técnico, ver de trocar seu cabeamento (antes funcionava bem sem cair??), de repente trocar de porta no armário e tal e ver se estabiliza.

Como é um link bem lento (2Mbps), provavelmente trocando o cabeamento externo, tomadas e filtros da sua casa, já resolvam o problema. A atenuação vai diminuir e o SNR sobe um pouco e provavelmente fica conectado sem cair.

Mas ligue na operadora, explique o problema e peça a visita técnica e mostre estas estatísticas ao técnico que for aí e sugira uma troca de cabeamento externo pelo menos (o ideal era trocar o interno tbm), tomadas e filtros novos.

Boa sorte, depois volte para contar como foi.
 
Atenuação altíssima (problema no cabeamento ou distância muito grande do armário) e consequentemente SNR (sinal ruído baixo) deixam tua conexão instável mesmo com 2Mbps.

No seu caso seria interessante chamar o suporte técnico, ver de trocar seu cabeamento (antes funcionava bem sem cair??), de repente trocar de porta no armário e tal e ver se estabiliza.

Como é um link bem lento (2Mbps), provavelmente trocando o cabeamento externo, tomadas e filtros da sua casa, já resolvam o problema. A atenuação vai diminuir e o SNR sobe um pouco e provavelmente fica conectado sem cair.

Mas ligue na operadora, explique o problema e peça a visita técnica e mostre estas estatísticas ao técnico que for aí e sugira uma troca de cabeamento externo pelo menos (o ideal era trocar o interno tbm), tomadas e filtros novos.

Boa sorte, depois volte para contar como foi.

depois que você citou filtros me toquei que poderia ser isso, tinha um filtro de má qualidade no telefone, tirei ele e agora ficou assim:
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