[TÓPICO DEDICADO] Atenuação, SNR e Outros sinais - Analise seu sinal de internet

Boa noite
Tenho 15 MB no meu velox e quero subir pra 25 mas a oi diz que não tem viabilidade.

Alguém poderia dar uma olhada nos meus padrões?
t1lZp




Para 25 Mb o DSLAM precisa ser VDSL. Se não for, realmente não vai ter viabilidade.
 
Boa tarde amigos... ontem após uma tempestade repentina enquanto não estava em casa o segundo modem GVT em menos de 60 dias foi pro saco...
Vieram na minha casa e colocaram um D-LINK ...

Gostaria de saber dos mais entendidos do assunto se os parametros ficaram bons com esse novo equipamento.

T1FTy6g.png
 
Boa tarde amigos... ontem após uma tempestade repentina enquanto não estava em casa o segundo modem GVT em menos de 60 dias foi pro saco...
Vieram na minha casa e colocaram um D-LINK ...

Gostaria de saber dos mais entendidos do assunto se os parametros ficaram bons com esse novo equipamento.

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Aparentemente normal, amigo.

Esse SNR em 6 dB está no limite, porque pode causar perda de sincronismo caso o sinal fique degradado em momentos de chuva forte, por exemplo.
 
Aparentemente normal, amigo.

Esse SNR em 6 dB está no limite, porque pode causar perda de sincronismo caso o sinal fique degradado em momentos de chuva forte, por exemplo.

Eita canceira... qual seria um SNR bom para uma rede de 15MB, não tenho opção de maiores velocidades, segundo o técnico hje a partir de 2018 a VIVO iria passar Fibra ótica em toda região noroeste de GYN... estou torcendo pra isso acontecer a no minimo uns 10 anos.
 
Eita canceira... qual seria um SNR bom para uma rede de 15MB, não tenho opção de maiores velocidades, segundo o técnico hje a partir de 2018 a VIVO iria passar Fibra ótica em toda região noroeste de GYN... estou torcendo pra isso acontecer a no minimo uns 10 anos.

O SNR ideal é de no mínimo 9 dB.

Porém, se o cabeamento externo estiver em bom estado de conservação, não há com o que se preocupar, porque o sinal DSL tenderá a se manter estável.
 
Última edição:
O SNR ideal é de no mínimo 9 dB.

Porém, se o cabeamento externo estiver em bom estado de conservação, não há com o que se preocupar, porque o sinal DSL tenderá a se manter estável.

Acho que está tudo filé porque trocaram o cabeamento tempos atrás porque um caminhão arrebentou o fio em uma certa região vieram trocando do ponto até na minha casa um fio bem mais grosso que o normal.

Oremos pra não dar pau !!!!
 
Guys, tenho livetim 50 mb, internet andava caindo mto, SNR, batia 13, caia pra 7, -4 e pronto DSL down, enfim, finalmente tecnico passo, ele so se garantiu que sinal da livetim no poste ou seila estava bom, uma olhadinha nas caixas do condomio, disse que viu 1 problema la, troco algo (nao consegui ver direito) n posso negar que agora "normalizo" mas o sinal ta bom? o Attainable Rate é normal ser alto daquele jeito? Attenuation zerado, etc




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Guys, tenho livetim 50 mb, internet andava caindo mto, SNR, batia 13, caia pra 7, -4 e pronto DSL down, enfim, finalmente tecnico passo, ele so se garantiu que sinal da livetim no poste ou seila estava bom, uma olhadinha nas caixas do condomio, disse que viu 1 problema la, troco algo (nao consegui ver direito) n posso negar que agora "normalizo" mas o sinal ta bom? o Attainable Rate é normal ser alto daquele jeito? Attenuation zerado, etc




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Atenuação zero é bug do firmware do modem. A leitura de Attainable Rate (que é o cálculo da taxa máxima de sincronismo) dele também deve estar bugada. De qualquer seu sinal está bom.
 
Aqui SRN está 19.8/24.3 e Atenuação: 17/7. Minha velocidade é 10 megas e a Oi não libera mais que isso onde eu moro.
 
Aqui SRN está 19.8/24.3 e Atenuação: 17/7. Minha velocidade é 10 megas e a Oi não libera mais que isso onde eu moro.

Com esses parâmetros, sua linha suporta 15 Mbps tranquilamente, amigo.

Provavelmente o DSLAM que atende a sua região está saturado, então travaram sua viabilidade em 10 Mb pra não congestionar ainda mais a rede.
 
Bom dia

Esse é o relato do meu caso:
Eu tenho OI Velox de 10 mb. Em dezembro do ano passado, minha internet simplesmente caiu e não voltou mais. Liguei para OI e expliquei, eles me disseram que sinal estava chegando e era problema no meu modem(tp link td w8951nd). Resetei ele e voltou. No outro dia mesma coisa, caiu, resetei e voltou. No outro dia caiu, resetei e não voltou. Achando que era problema no modem, comprei outro, tp link td w8961nd. Liguei ele e não voltou a internet.
Liguei na OI e eles enviaram um técnico que disse que o problema estava la com eles, que meu telefone foi trocado de aparelho na central e o meu tinha um problema. Ele ligou para central, arrumaram e voltou a internet.
Um mês depois minha internet começou a cair e voltar, gradualmente, no primeiro dia 1 vez, no segundo 3 vezes e assim por diante. Chamei o técnico e ele disse que era problema na fiação. Arrumou e ficou dois dias e voltou a cair.
Chamei outro técnico da OI e ele me disse que todos meus parametros estavam bons, menos o SNR que estava 7.1 sendo que o recomendável é >=9.
Me falou que iria arrumar no dia e que de noite estaria OK.
Realmente melhorou, ficou 3 semanas sem cair, mas no SNR não aumentou nenhum um dia porque comecei a cuidar.
Semana passada para cá voltou a cair, chamei outro técnico e ele mediu, disse que estava baixo e que iria trocar a fiação. Trocou e disse que até o poste que tenho em meu terreno, estava pegando SNR de 12, mas que ele havia testado na metade do fio que sai do meu poste e ja caia para 7. Disse que a parte tinha problemas mas tinha trocado todo o fio (moro a 100 m da caixa que fica na esquina) e estava ok, mas que eu deveria chamar um técnico para trocar a fiação que entrava para dentro de casa, pois achou que o fio pegou muita chuva e deu problemas.
Cheguei em casa e olhei no modem, meu SNR estava 9.8 na quinta, na sexta subiu para 10.1, sabado 9.8 e ontem, domingo caiu para 8.8 o que caiu a internet duas vezes.

Gostaria da ajuda de vcs, pois não sei mais o que fazer, se mando trocar o fio, pois em casa deveria pegar o SNR 7 e não 9 ja que ele testou.
Gostaria de ajuda como proceder porfavor.

Desde ja agradeço.

Esses são os meus parâmetros:

LINE STATE: SHOWTIME
MODULATION: ADSL2 PLUS
ANNEX MODE: ANNEX_M

DOWNSTREAM UPSTREAM
SNR MARGIN 9.4 32.5
LINE ATTENUATION 27.9 17.6
DATA RATE 11295 575
MAX RATE 18688 1911
POWER 18.9 12.7
CRC 10 0

Antes do técnico trocar o fio da rua pega o SNR 6.6.
Depois que trocou ele disse que no poste pega 12, mas que tinha testado no meu patio e que ja caia para 6 o que sinalizava problema na fiação pra dentro da casa, mas como que no modem pega 9.4?

Ele arrumou quinta passada e só caiu até agora duas vezes no domingo e eu verifiquei e o SNR oscilou para 8.8.

O que vcs me sugerem fazer para parar com essas quedas?

* DETALHE: o armário da oi fica na esquina de casa ou seja 100 m e ele me disse que meu telefone esta ligado nele.
 
Bom dia

Esse é o relato do meu caso:
Eu tenho OI Velox de 10 mb. Em dezembro do ano passado, minha internet simplesmente caiu e não voltou mais. Liguei para OI e expliquei, eles me disseram que sinal estava chegando e era problema no meu modem(tp link td w8951nd). Resetei ele e voltou. No outro dia mesma coisa, caiu, resetei e voltou. No outro dia caiu, resetei e não voltou. Achando que era problema no modem, comprei outro, tp link td w8961nd. Liguei ele e não voltou a internet.
Liguei na OI e eles enviaram um técnico que disse que o problema estava la com eles, que meu telefone foi trocado de aparelho na central e o meu tinha um problema. Ele ligou para central, arrumaram e voltou a internet.
Um mês depois minha internet começou a cair e voltar, gradualmente, no primeiro dia 1 vez, no segundo 3 vezes e assim por diante. Chamei o técnico e ele disse que era problema na fiação. Arrumou e ficou dois dias e voltou a cair.
Chamei outro técnico da OI e ele me disse que todos meus parametros estavam bons, menos o SNR que estava 7.1 sendo que o recomendável é >=9.
Me falou que iria arrumar no dia e que de noite estaria OK.
Realmente melhorou, ficou 3 semanas sem cair, mas no SNR não aumentou nenhum um dia porque comecei a cuidar.
Semana passada para cá voltou a cair, chamei outro técnico e ele mediu, disse que estava baixo e que iria trocar a fiação. Trocou e disse que até o poste que tenho em meu terreno, estava pegando SNR de 12, mas que ele havia testado na metade do fio que sai do meu poste e ja caia para 7. Disse que a parte tinha problemas mas tinha trocado todo o fio (moro a 100 m da caixa que fica na esquina) e estava ok, mas que eu deveria chamar um técnico para trocar a fiação que entrava para dentro de casa, pois achou que o fio pegou muita chuva e deu problemas.
Cheguei em casa e olhei no modem, meu SNR estava 9.8 na quinta, na sexta subiu para 10.1, sabado 9.8 e ontem, domingo caiu para 8.8 o que caiu a internet duas vezes.

Gostaria da ajuda de vcs, pois não sei mais o que fazer, se mando trocar o fio, pois em casa deveria pegar o SNR 7 e não 9 ja que ele testou.
Gostaria de ajuda como proceder porfavor.

Desde ja agradeço.

Esses são os meus parâmetros:

LINE STATE: SHOWTIME
MODULATION: ADSL2 PLUS
ANNEX MODE: ANNEX_M

DOWNSTREAM UPSTREAM
SNR MARGIN 9.4 32.5
LINE ATTENUATION 27.9 17.6
DATA RATE 11295 575
MAX RATE 18688 1911
POWER 18.9 12.7
CRC 10 0

Antes do técnico trocar o fio da rua pega o SNR 6.6.
Depois que trocou ele disse que no poste pega 12, mas que tinha testado no meu patio e que ja caia para 6 o que sinalizava problema na fiação pra dentro da casa, mas como que no modem pega 9.4?

Ele arrumou quinta passada e só caiu até agora duas vezes no domingo e eu verifiquei e o SNR oscilou para 8.8.

O que vcs me sugerem fazer para parar com essas quedas?

* DETALHE: o armário da oi fica na esquina de casa ou seja 100 m e ele me disse que meu telefone esta ligado nele.

O técnico chegou a trocar o cabeamento interno também?

Se a linha estiver realmente a apenas 100 m do armário, os parâmetros deveriam estar bem melhores.
 
O técnico chegou a trocar o cabeamento interno também?

Se a linha estiver realmente a apenas 100 m do armário, os parâmetros deveriam estar bem melhores.

Não, o técnico da OI só trocou até o poste que esta no meu terreno. Ele me disse que daí mediu até o poste e ta pegando 12. Mas daí ele cortou o fio que esta dentro do meu terreno e ja caiu para 6, alegando problema interno.
 
Não, o técnico da OI só trocou até o poste que esta no meu terreno. Ele me disse que daí mediu até o poste e ta pegando 12. Mas daí ele cortou o fio que esta dentro do meu terreno e ja caiu para 6, alegando problema interno.

Então nesse caso é melhor "pagar um café" para o técnico trocar o cabeamento interno também.

Se a fiação interna for muito antiga, com emendas e tomadas oxidadas, o sinal xDSL tende a ficar deteriorado.
 
Então nesse caso é melhor "pagar um café" para o técnico trocar o cabeamento interno também.

Se a fiação interna for muito antiga, com emendas e tomadas oxidadas, o sinal xDSL tende a ficar deteriorado.

Faz 5 anos que existe a fiação, foi feita junto com a casa.
Se por acaso eu trocar a fiação e não aumentar o SNR o que posso fazer?
 
Faz 5 anos que existe a fiação, foi feita junto com a casa.
Se por acaso eu trocar a fiação e não aumentar o SNR o que posso fazer?

5 anos não é tanto tempo assim. Não dá pra considerar que essa fiação esteja velha.

Mas como o técnico disse que está dando 12 dB no poste, é sinal de que existe alguma coisa errada com a rede interna. Bem capaz do sinal melhorar com a troca do cabeamento.

Se bem que, com essa atenuação de quase 28 dB, se calcula aproximadamente 2 km de distância entre o DSLAM e a sua residência. Não bate com esses 100 m de distância que o técnico informou.
 
5 anos não é tanto tempo assim. Não dá pra considerar que essa fiação esteja velha.

Mas como o técnico disse que está dando 12 dB no poste, é sinal de que existe alguma coisa errada com a rede interna. Bem capaz do sinal melhorar com a troca do cabeamento.

Se bem que, com essa atenuação de quase 28 dB, se calcula aproximadamente 2 km de distância entre o DSLAM e a sua residência. Não bate com esses 100 m de distância que o técnico informou.

As outras vezes que deram problemas no telefone, ele sempre mexeu no armario que tem na esquina de casa. Se mexeu la, não pode ser em outro né?
 
As outras vezes que deram problemas no telefone, ele sempre mexeu no armario que tem na esquina de casa. Se mexeu la, não pode ser em outro né?

Mas eu estou falando do armário onde fica o DSLAM, não da caixa TAR que fica no poste.

Se o armário realmente estivesse a 100 m, seria possível por 15 Mb na linha e até VDSL2 (25, 35 Mb).

Enfim, se esse armário realmente está a 100 m, então todo o cabeamento está sucateado, porque só assim é possível degradar tanto o sinal DSL numa distância tão curta.
 
Mas eu estou falando do armário onde fica o DSLAM, não da caixa TAR que fica no poste.

Se o armário realmente estivesse a 100 m, seria possível por 15 Mb na linha e até VDSL2 (25, 35 Mb).

Enfim, se esse armário realmente está a 100 m, então todo o cabeamento está sucateado, porque só assim é possível degradar tanto o sinal DSL numa distância tão curta.

Estou falando desse armario

armario-de-distribuicao-telefonica.jpg


Estamos falando da mesma coisa?
 
Isso na foto é um armário de distribuição telefônica, não é o armário onde fica abrigado o DSLAM.

Obrigado pela ajuda.

Update do meu caso:
Chamei o eletricista ele virá hoje.
Não estava muito afim de substituir a fiação interna por causa do custo e do trabalho.
Notei que desde quinta passada quando a OI substituiu os fios do poste, minha internet só caiu duas vezes no domingo.
Baseado nos meus parametros:
LINE STATE: SHOWTIME
MODULATION: ADSL2 PLUS
ANNEX MODE: ANNEX_M

DOWNSTREAM UPSTREAM
SNR MARGIN 9.4 32.5
LINE ATTENUATION 27.9 17.6
DATA RATE 11295 575
MAX RATE 18688 1911
POWER 18.9 12.7
CRC 10 0

Notei que o SNR aumentou para 9.8

Vcs me aconselham a substituir mesmo a fiação interna para não haver mais quedas?
 
Galera, já troquei os filtros de linha aqui em casa, mas o sinal de ruído fica sempre próximo a 6 e 7 db as vezes a internet cai e volta em segundos também, imagino que por esse mesmo motivo. Eu posso pedir uma visita técnica alegando que o sinal de ruído está ruim e solicitar troca do cabeamento sem custos? Acredito que o problema seja no cabeamento entre meu modem e a rua, que já deve ter uns 10 anos.
 
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