[TÓPICO DEDICADO] Atenuação, SNR e Outros sinais - Analise seu sinal de internet

Boa noite, viabiliza Vivo 25Mb (na mudança pra VDSL2+)? Segundo a Vivo, estou a 1Km do armário, mas acredito estar em 800m.

Modo Adsl ADSL2+
Modo de canal Interleave
Velocidade de Upstream 1139 kbps
Velocidade de Downstream 12799 kbps
Upstream Alcançável 1136 kbps
Downstream Alcançável 21288 kbps
Atenuação de Downstream 14
Atenuação de Upstream 13
Margem SNR de Downstream 15.9
Margem SNR de Upstream 5.9
Potência de saída de Upstream 11.5
Potência de saída de Downstream 13.5

2 anos atrás sofri com um problema: passei 3 meses com quedas na conexão de 15Mb. Todos os dias (tinha esperança todos os dias de melhora, coitado) a internet caía às 17:00, passavam-se 2 minutos, voltava, e caía novamente 17:10, e assim persistia até próximo das 2:00, quando estabilizava. Vieram 4 técnicos da GVT (na época), e só o último soube me ajudar com o problema. A solução era bem simples, reduzir para 10Mb. Nesses 2 anos, já trocaram toda a fiação externa (e a tomada de telefone) pelo menos 2 vezes em virtude de problemas técnicos.
Será que nessas trocas de fiação já tornou ser possível trabalhar com essa velocidade?
Obs.: durante o dia o "Downstream Alcançável" fica pouco mais de 17k, enquanto à noite, 21k.

Essa era a "solução" desse lixo da GVT, ao invés de reduzir distância de armários, usar cabo FEB (provavelmente usaram FE nisso), Interleaving para transmissão de dados, usar VDSL para 15 Mb,msimplesmente empurravam downgrade.

Acredito que há uma chance dos 25 Mb aí funcionar melhor do que 15 Mb, em função de ser em VDSL.

Inclusive seu upstream nem está sincronizando direito (e nunca vai sincronizar porque as antas resolveram empurrar o negócio pra Annex A).
 
Gente minha oi velox aqui tá instável, tá dando umas quedas, instalei hoje 25mb e tô vendo aqui uma variação grande na noise margen tá ficando assim:
Up 12/14 down
Up 12/8 down
Up 11/1 down
Up 12/4 down
Up 13/ 10 down
De 5 em 5 segundo tá variando bastante, o que pode ser?antes ficava estável em up12/9down
 
Gente minha oi velox aqui tá instável, tá dando umas quedas, instalei hoje 25mb e tô vendo aqui uma variação grande na noise margen tá ficando assim:
Up 12/14 down
Up 12/8 down
Up 11/1 down
Up 12/4 down
Up 13/ 10 down
De 5 em 5 segundo tá variando bastante, o que pode ser?antes ficava estável em up12/9down

Está chovendo aí na sua região?

Pode ser que a caixa TAR esteja aberta, e a chuva causa essa oscilação do sinal xDSL.
 
Essa era a "solução" desse lixo da GVT, ao invés de reduzir distância de armários, usar cabo FEB (provavelmente usaram FE nisso), Interleaving para transmissão de dados, usar VDSL para 15 Mb,msimplesmente empurravam downgrade.

Acredito que há uma chance dos 25 Mb aí funcionar melhor do que 15 Mb, em função de ser em VDSL.

Inclusive seu upstream nem está sincronizando direito (e nunca vai sincronizar porque as antas resolveram empurrar o negócio pra Annex A).
Obrigado amigo, liguei agora há pouco e me informaram que no processo, o técnico virá aqui e verificará a rede se bate direitinho. Nesse problema que você citou do upstream pode vir a ser um problema, ou resolverá na troca para VDSL2+? Grato.
 
boa noite, consigo aumentar para 50mb aqui?

Adsl Line Status SHOWTIME.L0
Adsl Mode G992.5
Up Stream 1060 kbps
Down Stream 17662 kbps
Attenuation Down Stream 4
Attenuation Up Stream 7
SNR Margin Down Stream 12.5
SNR Margin Up Stream 6.3
 
Estava reparando nos profiles dos planos ADSL2+ da Vivo/GVT.

Interessante como, no caso do plano de 15 Mb, os modems sincronizam com 600 Kbps a mais do que os 15 Mb da Oi, por isso a Vivo consegue entregar o contratado com folga, e a Oi não.

Profile de 15 Mb da Vivo/GVT: 17662 kbps; profile dos 15Mb da Oi: 16959 Kbps.
 
Estava reparando nos profiles dos planos ADSL2+ da Vivo/GVT.

Interessante como, no caso do plano de 15 Mb, os modems sincronizam com 600 Kbps a mais do que os 15 Mb da Oi, por isso a Vivo consegue entregar o contratado com folga, e a Oi não.

Profile de 15 Mb da Vivo/GVT: 17662 kbps; profile dos 15Mb da Oi: 16959 Kbps.

O valor de referência é 17664. Aqui eu tenho sincronizado a 17658.

Agora se por um lado o downstream tem um sincronismo maior, desde que trocaram de Annex M para Annex A o upstream ficou na corda bamba.. A configuração era para sincronizar em 1280. Mas com Annex A na maioria das linhas esse valor não é o alcançado. Aqui mesmo está sincronizado a 1197, e no momento o SNRM está em 5.9 dB. Você vê que o do colega acima está até pior, só 1060.

Ainda dá 1 Mbps no SpeedTest, mas no Simet fica um pouco abaixo, perto de 0.95.
 
O valor de referência é 17664. Aqui eu tenho sincronizado a 17658.

Agora se por um lado o downstream tem um sincronismo maior, desde que trocaram de Annex M para Annex A o upstream ficou na corda bamba.. A configuração era para sincronizar em 1280. Mas com Annex A na maioria das linhas esse valor não é o alcançado. Aqui mesmo está sincronizado a 1197, e no momento o SNRM está em 5.9 dB. Você vê que o do colega acima está até pior, só 1060.

Ainda dá 1 Mbps no SpeedTest, mas no Simet fica um pouco abaixo, perto de 0.95.

Parece que a Oi configurou profiles mais corretos nos planos VDSL2, que, pelo menos com base no que vejo aqui no fórum, entregam a velocidade contratada com folga.
 
Amigos, bom dia.

Gostaria de tirar uma dúvida a respeito da minha conexão: em anexo, segue os dados de downstream e upstream aqui de casa. Atualmente possuo apenas 1mb de Internet(Muito obrigado, Vivo), porém levando em consideração a tabela de cálculo para upgrade da minha velocidade, acredito que chega 4mb aqui, correto?

Pois bem, eu tenho praticamente a cada 2 dias aumentar minha velocidade e toda vez o atendente repete a mesma frase: "Na sua região só está disponível 1mb de velocidade". Existe alguma outra forma de eu conseguir aumentar a velocidade da minha internet, vale frisar que aqui na minha cidade só tenho a Vivo de internet fixa.
T0MQzrl.jpg
 
Amigos, bom dia.

Gostaria de tirar uma dúvida a respeito da minha conexão: em anexo, segue os dados de downstream e upstream aqui de casa. Atualmente possuo apenas 1mb de Internet(Muito obrigado, Vivo), porém levando em consideração a tabela de cálculo para upgrade da minha velocidade, acredito que chega 4mb aqui, correto?

Pois bem, eu tenho praticamente a cada 2 dias aumentar minha velocidade e toda vez o atendente repete a mesma frase: "Na sua região só está disponível 1mb de velocidade". Existe alguma outra forma de eu conseguir aumentar a velocidade da minha internet, vale frisar que aqui na minha cidade só tenho a Vivo de internet fixa.
T0MQzrl.jpg

Tenta achar as estatísticas de noise margin e attenuation na página do modem e posta um print aqui.

Mas a Vivo ainda disponibiliza plano de 4 Mb? No caso da Oi, por exemplo, não existe, já pula de 2 pra 5 Mb.
 
Tenta achar as estatísticas de noise margin e attenuation na página do modem e posta um print aqui.

Mas a Vivo ainda disponibiliza plano de 4 Mb? No caso da Oi, por exemplo, não existe, já pula de 2 pra 5 Mb.

Estou no trabalho agora, quando voltar pra casa procuro essas configurações e te respondo aqui novamente, amigo.

Sim, pelo que o técnico falou e o que a central falou para mim existe a possibilidade de der upgrade para 4mb.

Outra dúvida, existe alguma forma de eu melhorar o meu Attenuation e o SNR? Digo, acredito que do poste pra fora da minha casa não há nenhuma chance de eu melhorar isso(a não ser que use o famoso jeitinho brasileiro e converse com um técnico), mas do poste pra dentro o que eu posso fazer? Trocar a fiação inteira do telefone e fazer com que ela passe sozinha sem ser juntas com outro fio?

Obrigado pela resposta.
 
Estou no trabalho agora, quando voltar pra casa procuro essas configurações e te respondo aqui novamente, amigo.

Sim, pelo que o técnico falou e o que a central falou para mim existe a possibilidade de der upgrade para 4mb.

Outra dúvida, existe alguma forma de eu melhorar o meu Attenuation e o SNR? Digo, acredito que do poste pra fora da minha casa não há nenhuma chance de eu melhorar isso(a não ser que use o famoso jeitinho brasileiro e converse com um técnico), mas do poste pra dentro o que eu posso fazer? Trocar a fiação inteira do telefone e fazer com que ela passe sozinha sem ser juntas com outro fio?

Obrigado pela resposta.

Fiação velha com emendas e tomadas com contatos oxidados degradam o sinal xDSL.

Você pode colocar uma fiação nova e refazer as conexões das tomadas telefônicas, o que tende a melhorar os parâmetros.

O ideal é colocar um cabo novo lá do poste até o modem sem nenhuma emenda, mas aí teria que "pagar um café" para o técnico da Vivo fazer esse serviço por fora.
 
Fiação velha com emendas e tomadas com contatos oxidados degradam o sinal xDSL.

Você pode colocar uma fiação nova e refazer as conexões das tomadas telefônicas, o que tende a melhorar os parâmetros.

O ideal é colocar um cabo novo lá do poste até o modem sem nenhuma emenda, mas aí teria que "pagar um café" para o técnico da Vivo fazer esse serviço por fora.

Pois bem amigo, segue o restante das informações que você pediu.

Em relação ao attenuation, eu consigo melhorar com um cabeamento novo e/ou pagando um café pro técnico da vivo fazer isso?
IMG_20180126_200144.jpg
 
Pois bem amigo, segue o restante das informações que você pediu.

Em relação ao attenuation, eu consigo melhorar com um cabeamento novo e/ou pagando um café pro técnico da vivo fazer isso?
IMG_20180126_200144.jpg

A atenuação está bastante alta, o que indica uma grande distância entre a sua residência e o DSLAM da Vivo.

O que compensa nessa linha é o noise margin em 28 dB, que é um valor excelente.

Olha, a atenuação em 60 dB não qualifica para 4 Mb, porém pode ser que o modem consiga sincronizar por causa do noise margin elevado. É jogar com a sorte.
 
Boa noite, estou com o problema grande de perda de pacote, já desliguei e liguei modem, fiz flushdns e renew, liguei na central 2 dias seguidos com eles trocando meu "perfil", alguém poderia me dar uma luz? caso precise de mais info é só pedir que forneço agora mesmo, obg desde já. (2mb Vivo, modem Datacom DM2270)




 
Boa noite, estou com o problema grande de perda de pacote, já desliguei e liguei modem, fiz flushdns e renew, liguei na central 2 dias seguidos com eles trocando meu "perfil", alguém poderia me dar uma luz? caso precise de mais info é só pedir que forneço agora mesmo, obg desde já. (2mb Vivo, modem Datacom DM2270)






A atenuação da linha está um pouco acima do aceitável para o plano de 2 Mb, inclusive o modem está sincronizando com profile errado. Você está recebendo aproximadamente 1,5 Mb, não 2 Mb. A quantidade de erros no downstream também está alta.

Seria bom dar uma olhada se não tem oxidação na tomada telefônica e emendas na fiação, porque isso degrada o sinal DSL.
 
Olá amigos, por gentileza, poderiam avaliar os parâmetros da minha conexão?

É um link é de 15 Mb, Oi Velox, que nos últimos 3 dias tem tido quedas constantes.

A luz DSL do Modem TELSEC TS900, desliga e volta a acender dentro de segundos, e a conexão é restabelecida.

Observei que no navegador, ao tentar acessa algum link durante esse momento de desconexão, sou direcionado para a página do wizard da Oi mostra a mensagem: "Falha na conexão do seu Velox. Verifique se os cabos do modem estão conectados corretamente de acordo com o esquema ao lado. Você também pode consultar seu Guia de Instalação" e em abaixo aparecem os campos de login do provedor.

Não existe uma padrão, ora desconecta 5 vezes dentro de 30 minutos, ora passa algumas horas funcionando sem quedas. Peço que avaliem esses dados, e me digam se o problema pode ser na minha rede interna, que por sinal, foi trocada a mais ou menos 15 meses.

Tem chovido por aqui nas ultimas semanas, mas as quedas acontecem até mesmo quando não está chovendo.

JfjkYFx.png
 
Olá amigos, por gentileza, poderiam avaliar os parâmetros da minha conexão?

É um link é de 15 Mb, Oi Velox, que nos últimos 3 dias tem tido quedas constantes.

A luz DSL do Modem TELSEC TS900, desliga e volta a acender dentro de segundos, e a conexão é restabelecida.

Observei que no navegador, ao tentar acessa algum link durante esse momento de desconexão, sou direcionado para a página do wizard da Oi mostra a mensagem: "Falha na conexão do seu Velox. Verifique se os cabos do modem estão conectados corretamente de acordo com o esquema ao lado. Você também pode consultar seu Guia de Instalação" e em abaixo aparecem os campos de login do provedor.

Não existe uma padrão, ora desconecta 5 vezes dentro de 30 minutos, ora passa algumas horas funcionando sem quedas. Peço que avaliem esses dados, e me digam se o problema pode ser na minha rede interna, que por sinal, foi trocada a mais ou menos 15 meses.

Tem chovido por aqui nas ultimas semanas, mas as quedas acontecem até mesmo quando não está chovendo.

JfjkYFx.png

Essa linha está realmente "no limite" para 15 Mb.

O modem está sincronizando com profile errado. O downstream correto do plano de 15 Mb é 16959 Kbps, e no caso dessa linha está em 16323 Kbps.

A fiação aí é muito antiga?
 
Essa linha está realmente "no limite" para 15 Mb.

O modem está sincronizando com profile errado. O downstream correto do plano de 15 Mb é 16959 Kbps, e no caso dessa linha está em 16323 Kbps.

A fiação aí é muito antiga?

Você acha que entrando em contato com a Oi, eles fairam essa mudança do profile?
A fiação interna é bem recente, trocamos no final de 2016. Agora de casa pro poste é bem antiga, no mínimo uns 15 anos.
 
Você acha que entrando em contato com a Oi, eles fairam essa mudança do profile?
A fiação interna é bem recente, trocamos no final de 2016. Agora de casa pro poste é bem antiga, no mínimo uns 15 anos.

Então, amigo, o modem está com profile errado porque o sinal DSL está degradado (atenuação alta + noise margin baixo).

Como você relatou que o problema começou recentemente, acredito que possa ser algum mau contato na caixa TAR lá no poste. Nesse caso você tem que abrir um pedido de reparo na Oi. O técnico resolve isso facilmente.
 
Então, amigo, o modem está com profile errado porque o sinal DSL está degradado (atenuação alta + noise margin baixo).

Como você relatou que o problema começou recentemente, acredito que possa ser algum mau contato na caixa TAR lá no poste. Nesse caso você tem que abrir um pedido de reparo na Oi. O técnico resolve isso facilmente.
Obrigado! Vou abrir o chamado de reparo na central
 
A atenuação está bastante alta, o que indica uma grande distância entre a sua residência e o DSLAM da Vivo.

O que compensa nessa linha é o noise margin em 28 dB, que é um valor excelente.

Olha, a atenuação em 60 dB não qualifica para 4 Mb, porém pode ser que o modem consiga sincronizar por causa do noise margin elevado. É jogar com a sorte.

Então em relação a atenuação não há nada que eu possa fazer, correto? Tenho que morrer com essa Internet e já era, né?

Toda via, muito obrigado pelas suas explicações, além de me explicar sobre os valores me deu uma aula também, agora nenhum técnico me enrola.

[]'s
 
Então em relação a atenuação não há nada que eu possa fazer, correto? Tenho que morrer com essa Internet e já era, né?

Toda via, muito obrigado pelas suas explicações, além de me explicar sobre os valores me deu uma aula também, agora nenhum técnico me enrola.

[]'s

Não tem como fazer milagre, amigo, mas dá pra melhorar, sim!

Normalmente a atenuação cai um pouco com a troca do cabeamento.

O noise margin da sua linha está excelente. Tanto é que o modem indica max rate (velocidade atingível) de quase 7 Mb, mas esse max rate é um cálculo automático que o chip do modem faz tendo como base os parâmetros da linha, então pode ser que na prática a velocidade de 4 Mb não seja suportada, e a internet fique instável.

Tem que testar pra saber como a linha vai se comportar. Manda por 4 Mb. Se o modem sincronizar certinho e ficar estável, você deixa quieto. Se não der certo, volta pra 1 Mb.
 

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