[TÓPICO DEDICADO] Atenuação, SNR e Outros sinais - Analise seu sinal de internet

Esses parâmetros de atenuação e SNR estão prontos para receber 15 Mb?
9DsNL-bGT6mC8gvGAvdw2w.png
 
Esses parâmetros de atenuação e SNR estão prontos para receber 15 Mb?
9DsNL-bGT6mC8gvGAvdw2w.png

Embora tua atenuação esteja alta, eu arriscaria, a tendência é que teu SNR caia bastante, para uns 6..7, porém teu par parece ser bom, o que sugere estabilidade.
 
Boa noite.

Eu tenho 120MB da net e nunca tive problemas, sempre deu mais de 120MB nos testes.

Porem, de uns dias pra cá fica variando entre 10 - 30mb em todos sites de teste (exceto no site que a NET pede pra testar a conexão).

Eu já passei do limite da franquia de consumo, não sei se estão reduzindo minha internet.

Poderia analisar meu sinal?

Muito obrigado.

GeHVOvi.png


7024792565.png
 
Boa tarde a todos.

Sou novo aqui no fórum.
Estou com um problema com a minha internet (Net Virtua) e gostaria de contar com o conhecimento de vocês.

Tenho um plano de 15MB (download) e 2MB (upload).

No geral o sinal TX, RX e SNR DS estão bons e estáveis.
A minha velocidade de download é excelente, sempre no máximo.

O problema é somente quanto ao SNR UP que fica oscilando constantemente.
E quando ele fica baixo minha velocidade de upload é praticamente 0.

Para demonstrar como está oscilando o SNR UP, vejam abaixo os testes realizados em um período de aproximadamente 2 horas.



Teste.png




Já fiz vários testes colocando SPLIT, TAP, Atenuador, mas continua oscilando o SNR UP.
Os demais ficam sempre estáveis.

Alguém pode me ajudar a entender por que o SNR UP está oscilando tanto? O que posso fazer para melhorar isso?
 
Última edição:
O que vocês acham da minha conexão? Sou de Manaus - AM e aqui o ping é terrível! Em média 150ms, agora como que compete com o resto do Brasil?



CkZ6cx2.png
 
Boa tarde a todos.

Sou novo aqui no fórum.
Estou com um problema com a minha internet (Net Virtua) e gostaria de contar com o conhecimento de vocês.

Tenho um plano de 15MB (download) e 2MB (upload).

No geral o sinal TX, RX e SNR DS estão bons e estáveis.
A minha velocidade de download é excelente, sempre no máximo.

O problema é somente quanto ao SNR UP que fica oscilando constantemente.
E quando ele fica baixo minha velocidade de upload é praticamente 0.

Para demonstrar como está oscilando o SNR UP, vejam abaixo os testes realizados em um período de aproximadamente 2 horas.



Teste.png




Já fiz vários testes colocando SPLIT, TAP, Atenuador, mas continua oscilando o SNR UP.
Os demais ficam sempre estáveis.

Alguém pode me ajudar a entender por que o SNR UP está oscilando tanto? O que posso fazer para melhorar isso?

Isso deve ser algum problema externo.

O que vocês acham da minha conexão? Sou de Manaus - AM e aqui o ping é terrível! Em média 150ms, agora como que compete com o resto do Brasil?



CkZ6cx2.png

O sinal está bom, o seu problema aí deve ser de rota dos pacotes.

Boa noite.

Eu tenho 120MB da net e nunca tive problemas, sempre deu mais de 120MB nos testes.

Porem, de uns dias pra cá fica variando entre 10 - 30mb em todos sites de teste (exceto no site que a NET pede pra testar a conexão).

Eu já passei do limite da franquia de consumo, não sei se estão reduzindo minha internet.

Poderia analisar meu sinal?

Muito obrigado.

GeHVOvi.png


7024792565.png

O sinal aí está OK, a NET deve estar fazendo algum controle de tráfego ou então há uma saturação no backbone da sua região
 
O sinal aí está OK, a NET deve estar fazendo algum controle de tráfego ou então há uma saturação no backbone da sua região


No período da tarde a internet tá do jeito que falei, de madrugada normaliza um pouco.

Durante o dia o SNR UP fica variando entre 30-33 e a noite ficando +o- em 24, os cara da net já trocaram até o modem e mudaram os cabos dentro de casa.

Eles falaram que a rede tá com problema, dizem que vai vir o cara da rede no outro dia e ninguém aparece. Duas vezes já :/
 
No período da tarde a internet tá do jeito que falei, de madrugada normaliza um pouco.

Durante o dia o SNR UP fica variando entre 30-33 e a noite ficando +o- em 24, os cara da net já trocaram até o modem e mudaram os cabos dentro de casa.

Eles falaram que a rede tá com problema, dizem que vai vir o cara da rede no outro dia e ninguém aparece. Duas vezes já :/

24 dB de SNR UP realmente é um valor inadequado.

A propósito, o Receive Power está normal? E qual é o site que a NET indica para testar a velocidade?
 
24 dB de SNR UP realmente é um valor inadequado.

A propósito, o Receive Power está normal? E qual é o site que a NET indica para testar a velocidade?

Os valores que está agora são esses:

Sinal TX
Sinal RX
SNR DS
SNR UP

Receive Power

53.0
0.5
40.9
27.0
0.0


Os sites que o técnico usou foi o https://www.nperf.com, virtua.speedtestcustom.com (esse aqui sempre mostra o valor certo, mas deve ser pq é o servidor da net) e o http://www.brasilbandalarga.com.br/bbl/speedtest (as vezes chegava no valor correto, porem tinha vezes que chegava a mostrar 80mb de upload sendo que plano 120/10, então nesse não tem confiar).

Da uma olhada nos sinais do novo modem, é normal mostrar docsis 2.0, sendo que o modem novo é um TG1692A?

vMoW6Uh.png
 
Os valores que está agora são esses:

Sinal TX
Sinal RX
SNR DS
SNR UP

Receive Power

53.0
0.5
40.9
27.0
0.0

TX está acima do normal também. Interessante notar que o TX é relacionado ao up, mas o seu problema aparece no down... Esquisito.



Os sites que o técnico usou foi o https://www.nperf.com, virtua.speedtestcustom.com (esse aqui sempre mostra o valor certo, mas deve ser pq é o servidor da net) e o http://www.brasilbandalarga.com.br/bbl/speedtest (as vezes chegava no valor correto, porem tinha vezes que chegava a mostrar 80mb de upload sendo que plano 120/10, então nesse não tem confiar).

Engraçado, nunca tive problemas com o Brasil Banda Larga. O que nunca funcionou pra mim é o nPerf.

Tente o do simet.nic.br


Da uma olhada nos sinais do novo modem, é normal mostrar docsis 2.0, sendo que o modem novo é um TG1692A?

vMoW6Uh.png


Sim, é normal. DOCSIS 3.0 nada mais é do que a agregação de canais DOCSIS 2.0 + suporte para IPv6.
 
No SIMET eu fiz alguns testes e até mostrei, mas simplesmente ignoram e falam que não é confiável.

Teste agora com ipv6 na rede de florianopolis:

gq2Sv4T.png



Teste agora na rede do rio de janeiro:

3AK1fP2.png



Teste ontem a noite:

DJx1bbq.png



Será que pode ser algum problema de rota ou algo do tipo?

Testei aqui no speedtest também e no servidor do rio de janeiro deu a velocidade correta, no servidor de floripa e de sp não ta passando de 30mb.
 
Última edição:
No SIMET eu fiz alguns testes e até mostrei, mas simplesmente ignoram e falam que não é confiável.

Teste agora com ipv6 na rede de florianopolis:

gq2Sv4T.png



Teste agora na rede do rio de janeiro:

3AK1fP2.png



Teste ontem a noite:

DJx1bbq.png



Será que pode ser algum problema de rota ou algo do tipo?

Testei aqui no speedtest também e no servidor do rio de janeiro deu a velocidade correta, no servidor de floripa e de sp não ta passando de 30mb.

Simet é ligado nos PTTs. Pra mim é o melhor dos medidores. Pelo visto algumas das rotas aí não andam muito boas.
 
Simet é ligado nos PTTs. Pra mim é o melhor dos medidores. Pelo visto algumas das rotas aí não andam muito boas.

É, deve ser, alguns jogos também começaram a perder pacote.

Vou fazer mais uns testes amanhã e tentar explicar caso continue assim.

Muito obrigado e uma boa noite.
 
Tenho 10 MB de OI VELOX [TPlink W9970], SNR ficava em 8 e Atenuação em 32.3 , um técnico da velox disse que mexeria na minha porta e trocaria o modem deles para huawei/alcatel que talvez melhora-se , depois vieram uns técnicos na vila e trocaram a caixa das linhas telefônicas dos moradores , agora meus parâmetros foram para SNR 6 e Atenuação 38 , sei que estou longe do DSLAM mas queria uma alternativa para melhorar os parâmetros. Colocando cabo FEB nos 70 metros da vila ajudaria ? fiação toda nova ,filtros OK .
 
Boa tarde pessoal o que acha desses sinais da velox 15 mb
GRATO pela ajuda.


Conexão DSL

bull__md.gif
Informações sobre a conexão
spacer.gif

Tempo de funcionamento: 2 dias, 19:58:54
spacer.gif

Modulação: G.992.5 annex A
spacer.gif

Largura de banda (ativa/inativa) [kbps/kbps]: 1.150 / 16.957
spacer.gif

Dados transferidos (enviados/recebidos) [KB/KB]: 0,00 / 0,00
spacer.gif

Alimentação de saída (ativa/inativa) [dBm]: 11,5 / 18,5
spacer.gif

Atenuação de linha (ativa/inativa) [dB]: 14,0 / 24,0
spacer.gif

Margem SN (ativa/inativa) [dB]: 8,0 / 7,0
spacer.gif

ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / BDCM
spacer.gif

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
spacer.gif

Perda de sinal (local/remoto): 2 / 0
spacer.gif

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
spacer.gif

Perda de conexão (remota): 0
spacer.gif

Erro em segundos (local/remoto): 48.480 / 0
spacer.gif

Erros de FEC (ativo/inativo): 4.340 / 150.565.430
spacer.gif

Erros de CRC (ativo/inativo): 268 / 1.876
spacer.gif

Erros de HEC (ativo/inativo): 1.160 / 1.132
 
Boa tarde pessoal o que acha desses sinais da velox 15 mb
GRATO pela ajuda.


Conexão DSL

bull__md.gif
Informações sobre a conexão
spacer.gif

Tempo de funcionamento: 2 dias, 19:58:54
spacer.gif

Modulação: G.992.5 annex A
spacer.gif

Largura de banda (ativa/inativa) [kbps/kbps]: 1.150 / 16.957
spacer.gif

Dados transferidos (enviados/recebidos) [KB/KB]: 0,00 / 0,00
spacer.gif

Alimentação de saída (ativa/inativa) [dBm]: 11,5 / 18,5
spacer.gif

Atenuação de linha (ativa/inativa) [dB]: 14,0 / 24,0
spacer.gif

Margem SN (ativa/inativa) [dB]: 8,0 / 7,0
spacer.gif

ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / BDCM
spacer.gif

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
spacer.gif

Perda de sinal (local/remoto): 2 / 0
spacer.gif

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
spacer.gif

Perda de conexão (remota): 0
spacer.gif

Erro em segundos (local/remoto): 48.480 / 0
spacer.gif

Erros de FEC (ativo/inativo): 4.340 / 150.565.430
spacer.gif

Erros de CRC (ativo/inativo): 268 / 1.876
spacer.gif

Erros de HEC (ativo/inativo): 1.160 / 1.132

Essa linha está no limite com 15 Mb.

Qualquer degradação de sinal vai derrubar o sincronismo.

A taxa de erros na linha está bastante alta.
 
Tem algo que possa ser feito?

A atenuação da linha está boa, o que indica que você está relativamente próximo ao DSLAM da Oi.

O que precisa ser melhorado é o SNR margin, que tende a subir um pouco com troca do cabeamento, eliminação de emendas, troca das tomadas telefônicas.
 
A atenuação da linha está boa, o que indica que você está relativamente próximo ao DSLAM da Oi.

O que precisa ser melhorado é o SNR margin, que tende a subir um pouco com troca do cabeamento, eliminação de emendas, troca das tomadas telefônicas.
Vou estar colocando modem na 1 ponto e ver se melhora aí depois eu dou uma jeito para passar pro meu quarto.
 
Vou estar colocando modem na 1 ponto e ver se melhora aí depois eu dou uma jeito para passar pro meu quarto.

Sim, os parâmetros xDSL normalmente são melhores no ponto principal.

No seu caso é preciso apenas subir um pouco o SNR pra que a internet rode lisinha.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo