[TÓPICO DEDICADO] Atenuação, SNR e Outros sinais - Analise seu sinal de internet

Bom dia!
tenho internet Vivo de 50Mbps e foi feito uma troca do local de instalação daquela caixinha que fica nos postes, segundo o técnico o local onde estava instalado a minha estava uma bagunça e inclusive um fio de alta tensão encostou no cabeamento que é ligado na minha casa e queimou o cabo, alguem mais entendido pode dar uma olhada no meu print e dar uma analisada nos parâmetros pra ver se está ok.

minha duvida mesmo é no Sinal/Ruída e Atenuação, a taxa máxima que eu recebia anteriormente eram cerca de 57000 Kbps no Download e 9000 no Upload, agora os valores de sinal e atenuação eu esqueci quais eram :(

 
Última edição:
Gente de fato, ta suportando os 10mb certinho ?
https://ibb.co/fVEJdV upei o print ai
fVEJdV
 
Galera, troquei recentemente de modem (aqui é live tim de 50/35), porém pensando que ia melhorar as quedas aqui, me ferrei, continua a mesma coisa.
Deem uma olhada nos meus parâmetros e me dizem o que acham:

 
Semana passada contratei o serviço da Tim Live de 100mbps / 60mbps. O armário da TIM fica ha poucos metros do meu prédio, do lado oposto da rua, entretanto estou tendo problemas pra alcançar o valor contratado de upload.

Não tenho FTTH por enquanto, está tudo em par metálico entre o armário e a minha residência. Antes de chegar no meu apartamento o sinal chega ao DG de telefonia do prédio e só depois sobe.

Ontem, em companhia dos técnicos, botei um modem na minha linha dentro do dg e obtivemos o seguinte resultado:

Qxv3u8H.jpg


20mbps no dg está muito abaixo dos 60 prometidos. Dei uma estudada breve e estou achando esse SNR Margin muito baixo também. Tecnico e supervisor me juraram de pés juntos que 6.7 deveria ser suficiente pra bater ao menos 30mbps de up.

A título de curiosidade, moro no 5o andar e estou pegando 12mbps de up lá em cima. Um amigo do 3o, também cliente TIM, consegue pegar 30 de up, mas o plano dele é mais lento e ele está espetado em uma placa 17a, enquanto que eu estou pendurado em uma 35b.

Alguém poderia me dar uma luz?
 
Pessoal boa tarde tenho oi Velox de 15 megas estou tendo problema de SNR tá ocilando muito tem hora que está 15db e do nada cai para 6db alguém sabe oque pode ser isso ?lembrando cabo FE foi trocado já .
 
Gente de fato, ta suportando os 10mb certinho ?
https://ibb.co/fVEJdV upei o print ai
fVEJdV


Tua atenuação é alta em 35db, mas teu par está em ótimo estado, suportando muito bem a velocidade. Se bobear mesmo com essa atenuação pode rolar uns 15 mega no limite.

Galera, troquei recentemente de modem (aqui é live tim de 50/35), porém pensando que ia melhorar as quedas aqui, me ferrei, continua a mesma coisa.
Deem uma olhada nos meus parâmetros e me dizem o que acham:



Aparentemente estão normais os sinais. SNR de down próximo do limite, o que deve ocorrer é que deve ter uma baixo isolamento na tua rede (interna ou externa) que ocasione fuga de sinal, como perde alguns db's e o SNR está baixo ele acaba derrubando a conexão. O ideal é revisar a tua fiação interna e se não melhorar abrir ocorrência para tratamento da rede.

Semana passada contratei o serviço da Tim Live de 100mbps / 60mbps. O armário da TIM fica ha poucos metros do meu prédio, do lado oposto da rua, entretanto estou tendo problemas pra alcançar o valor contratado de upload.

Não tenho FTTH por enquanto, está tudo em par metálico entre o armário e a minha residência. Antes de chegar no meu apartamento o sinal chega ao DG de telefonia do prédio e só depois sobe.

Ontem, em companhia dos técnicos, botei um modem na minha linha dentro do dg e obtivemos o seguinte resultado:

Qxv3u8H.jpg


20mbps no dg está muito abaixo dos 60 prometidos. Dei uma estudada breve e estou achando esse SNR Margin muito baixo também. Tecnico e supervisor me juraram de pés juntos que 6.7 deveria ser suficiente pra bater ao menos 30mbps de up.

A título de curiosidade, moro no 5o andar e estou pegando 12mbps de up lá em cima. Um amigo do 3o, também cliente TIM, consegue pegar 30 de up, mas o plano dele é mais lento e ele está espetado em uma placa 17a, enquanto que eu estou pendurado em uma 35b.

Alguém poderia me dar uma luz?

Com certeza é problema na porta vdsl. Está em -22.9, complicado mesmo em sincronizar correto assim. Abra novamente ocorrência, mas acione a anatel ou o consumidor .gov junto.
 
Última edição:
Alguém me ajuda entender esses sinais? geralmente tenho ping de 9ms pro google etc porém as vezes minha conexão caí e volto com ping 25 +-
quando a latência fica baixa a internet sincroniza em 4608, essa print é logo depois da internet cair e voltar com latencia mais alta. Os sinais estão ruins?
VIVO Speedy 4mb.
 
Alguém me ajuda entender esses sinais? geralmente tenho ping de 9ms pro google etc porém as vezes minha conexão caí e volto com ping 25 +-
quando a latência fica baixa a internet sincroniza em 4608, essa print é logo depois da internet cair e voltar com latencia mais alta. Os sinais estão ruins?
VIVO Speedy 4mb.


Os sinais estão em ordem para 4 mega. talvez o problema esteja na rota, ou no roteamento. Terá que abrir uma ocorrência dentro da operadora para ratarem, se for rota será demora e desgastante. mas faz parte.
 
Essa oscilação na taxa máxima tem a ver com roteamento então? agora por exemplo já sincronizou em 4608 e to com latência 8~9ms,
 
Essa oscilação na taxa máxima tem a ver com roteamento então? agora por exemplo já sincronizou em 4608 e to com latência 8~9ms,


Isso é o que chamamos de perfil adaptativo. Ou seja, o dslam calcula potência x snr e te manda um perfil que sustente a estabilidade na conexão, pelo menos na teoria. Não teria haver com o roteamento, isso é diferente.

Para ter noção de roteamento faça um tracert por exemplo para o terra.com.br
 
No caso tenho como fazer algo pra essa taxa não abaixar? acho que não é problema de rota mesmo não. tracert pro google
como posso melhorar pra que não perca o sincronismo e volte com latencia mais alta?
 
No caso tenho como fazer algo pra essa taxa não abaixar? acho que não é problema de rota mesmo não. tracert pro google
como posso melhorar pra que não perca o sincronismo e volte com latencia mais alta?


Mas se perde sincronismo o problema pode ser estrutura física. Primeiro revise sua fiação interna...se não melhorar pede para a operadora revisar seu par.
 
Fala galera, tenho uma dúvida aqui, no lugar onde moro (infelizmente) só tem Oi velox, tenho essa internet a 12 anos, comecei com a velocidade de 1Mb, depois passei para 2MB, e posteriormente passei para 5MB, só que começou a ficar muito lenta (muitas pessoas conectadas), liguei na Oi e pedi para aumentar a velocidade para 10Mb e falaram que tinha disponível na minha região, aumentaram e depois de algumas começou a cair direto, ai vieram com a desculpa que não tinha disponível e retornaram a velocidade para 5 Mb, isso faz 5 anos, como tem muita gente conectada na internet preciso de uma velocidade maior, queria saber se meu local consegue realmente uma velocidade maior ou se estou no limbo mesmo, segue o print: http://prntscr.com/lkfbu2
 
Contratei internet da OI 15 mb, a atendente me ligou e disse que só tinha 10mb disponível e eu aceitei.
O técnico veio aqui e na hora de instalar disse que se colocasse 10mb ia cair muito por causa dos parâmetros e instalou a net com 5MB.

Esses parâmetros estão ruins, ou o cara me passou a perna?

1CPLHHN.png
 
Contratei internet da OI 15 mb, a atendente me ligou e disse que só tinha 10mb disponível e eu aceitei.
O técnico veio aqui e na hora de instalar disse que se colocasse 10mb ia cair muito por causa dos parâmetros e instalou a net com 5MB.

Esses parâmetros estão ruins, ou o cara me passou a perna?

1CPLHHN.png

Realmente, com 38 de atenuação e 6,4 de snr ou tu está longe do armário ou te colocaram em um par ruim. Provavelmente está longe mesmo, mas não custa dar uma revisada na tua fiação interna também, as vezes uma tomada ruim ou cabo com baixo isolamento pode causar problemas.

Tu pode também tentar sincronizar em G.dmt, deve deixar o sinal mais estável, e aumentar o SNR.

Fala galera, tenho uma dúvida aqui, no lugar onde moro (infelizmente) só tem Oi velox, tenho essa internet a 12 anos, comecei com a velocidade de 1Mb, depois passei para 2MB, e posteriormente passei para 5MB, só que começou a ficar muito lenta (muitas pessoas conectadas), liguei na Oi e pedi para aumentar a velocidade para 10Mb e falaram que tinha disponível na minha região, aumentaram e depois de algumas começou a cair direto, ai vieram com a desculpa que não tinha disponível e retornaram a velocidade para 5 Mb, isso faz 5 anos, como tem muita gente conectada na internet preciso de uma velocidade maior, queria saber se meu local consegue realmente uma velocidade maior ou se estou no limbo mesmo, segue o print: http://prntscr.com/lkfbu2


Pela imagem era para funcionar 10 no limite.
 
Realmente, com 38 de atenuação e 6,4 de snr ou tu está longe do armário ou te colocaram em um par ruim. Provavelmente está longe mesmo, mas não custa dar uma revisada na tua fiação interna também, as vezes uma tomada ruim ou cabo com baixo isolamento pode causar problemas.

Tu pode também tentar sincronizar em G.dmt, deve deixar o sinal mais estável, e aumentar o SNR.
O cara instalou tudo ontem, lá em casa não tinha fiação Interna então instalou o fio da rua até o meu rack e depois colocou aquele fio cinza com filtro de linha, então está tudo novo do poste até o modem.

O armário fica a uns 300 metros da minha casa.
 
O cara instalou tudo ontem, lá em casa não tinha fiação Interna então instalou o fio da rua até o meu rack e depois colocou aquele fio cinza com filtro de linha, então está tudo novo do poste até o modem.

O armário fica a uns 300 metros da minha casa.

O Dslam? Ou o armário de distribuição de par metálico? Não deve ser o dslam, porque não daria essa atenuação de 38.
 
O Dslam? Ou o armário de distribuição de par metálico? Não deve ser o dslam, porque não daria essa atenuação de 38.
O armário que falei é igual a esse e fica a uns 300 metros da minha casa
http://rextel.siteseguro.ws/imagens/produtos/m/61_2.jpg

Já o poste que ligou o fio, fica em frente a minha casa e tem uma caixa dessa

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/...Sz3x4wkQ897ovvnwiStryHKCRKsMvqc4h-bHuFLl74WT6

O técnico ligou o fio e tem cerca de 15 metros até o filtro de linha do modem.

O que vc me recomenda fazer? Ligar pra oi e pedir para repararem o quê para que eu possa aumentar a velocidade?
 
O armário que falei é igual a esse e fica a uns 300 metros da minha casa
http://rextel.siteseguro.ws/imagens/produtos/m/61_2.jpg

Já o poste que ligou o fio, fica em frente a minha casa e tem uma caixa dessa

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTZLaqSz3x4wkQ897ovvnwiStryHKCRKsMvqc4h-bHuFLl74WT6

O técnico ligou o fio e tem cerca de 15 metros até o filtro de linha do modem.

O que vc me recomenda fazer? Ligar pra oi e pedir para repararem o quê para que eu possa aumentar a velocidade?


Esse armário é apenas de par, não é dslam. O ideal é verificar se não há uma outra TAR de um dslam mais próximo de sua casa, e pedir que troque a tua linha para esse armário mais perto.
 
Ola @Mosqueteirors , obrigado pela pronta resposta no outro Post segue a imagem, espero que agora ela abra rsrsrsrs
Screenshot-2018-11-13-19-46-50-772-com-android-chrome.png

Os parâmetros estão bons.

Talvez essa linha suporte 20 mega, mas é preciso saber se o armário que atende a sua região tem porta VDSL2.

Até 15 mega, a modulação é ADSL2+. De 20 mega pra cima, é preciso que o armário tenha a tecnologia VDSL2.

Se o armário não tiver VDSL disponível, o limite é 15 mega.

Sabe de algum vizinho que tenha mais do que 15 mega com a Oi?
 
Os parâmetros estão bons.

Talvez essa linha suporte 20 mega, mas é preciso saber se o armário que atende a sua região tem porta VDSL2.

Até 15 mega, a modulação é ADSL2+. De 20 mega pra cima, é preciso que o armário tenha a tecnologia VDSL2.

Se o armário não tiver VDSL disponível, o limite é 15 mega.

Sabe de algum vizinho que tenha mais do que 15 mega com a Oi?

Não tenho essa informação de fato, eu jurava que meus sinais eram ruins kkkkk, vou procurar saber se tem armário VDSL2 por lá!, o que tem meu preocupado ultimamente são esses FEC Error, tem dia que que chegam a milhares os outros menos! como no meu condomínio não tenho outras opções de internet, estou preso a Oi, Me parece que a estrutura do prédio é meio precária, pois nem a NET apareceu por lá.
Outra coisa, será que vale a pena eu trocar esse modem por um TPLink? vou ter algum ganho com isso?
Obrigado mais uma vez!
 
Problema que nem sei por onde procurar esse armário da Oi, pode me dar dicas de como acha-lo ? pelo meu sinal vc tem uma ideia de qual a distancia dele pra minha casa?
 
Não tenho essa informação de fato, eu jurava que meus sinais eram ruins kkkkk, vou procurar saber se tem armário VDSL2 por lá!, o que tem meu preocupado ultimamente são esses FEC Error, tem dia que que chegam a milhares os outros menos! como no meu condomínio não tenho outras opções de internet, estou preso a Oi, Me parece que a estrutura do prédio é meio precária, pois nem a NET apareceu por lá.
Outra coisa, será que vale a pena eu trocar esse modem por um TPLink? vou ter algum ganho com isso?
Obrigado mais uma vez!
 
Problema que nem sei por onde procurar esse armário da Oi, pode me dar dicas de como acha-lo ? pelo meu sinal vc tem uma ideia de qual a distancia dele pra minha casa?

É normal a linha ter alguns erros de FEC. Isso só causa problemas quando a taxa de erros é muito alta. No seu caso tá totalmente dentro do aceitável.

Como você comentou no outro tópico que a rede da Oi no condomínio é muito antiga, talvez a troca do cabeamento melhore um pouco os parâmetros.

Eu sinceramente não recomendo modem TP-Link em linhas da Oi, porque eles pegam parâmetros piores do que os modems cedidos pela Oi.

Uma dica boa pra descobrir se existe VDSL na região é você ligar para o televendas e se passar por um novo assinante. Diga que não tem nenhum serviço com a Oi e pergunte qual a viabilidade de Velox para o endereço. Se te falarem que tem 25 mega, por exemplo, então existe armário próximo com VDSL.
 
É normal a linha ter alguns erros de FEC. Isso só causa problemas quando a taxa de erros é muito alta. No seu caso tá totalmente dentro do aceitável.

Como você comentou no outro tópico que a rede da Oi no condomínio é muito antiga, talvez a troca do cabeamento melhore um pouco os parâmetros.

Eu sinceramente não recomendo modem TP-Link em linhas da Oi, porque eles pegam parâmetros piores do que os modems cedidos pela Oi.

Uma dica boa pra descobrir se existe VDSL na região é você ligar para o televendas e se passar por um novo assinante. Diga que não tem nenhum serviço com a Oi e pergunte qual a viabilidade de Velox para o endereço. Se te falarem que tem 25 mega, por exemplo, então existe armário próximo com VDSL.
Boa @Morandini valeu pela dica, vou fazer isso agora!, Vc indica algum modem router que me de alguma melhora na conexão, tanto cabeada como no wi-fi!
 
Boa noite amigos. Gostaria de um auxílio caso seja possível:
- Alguns meses venho tendo diversos problemas quanto a conexão (instabilidade, velocidade chegando é muito abaixo da contratada, etc). Já foi feito troca do cabo que vem "da rua" para minha residência e troca do modem (era um Sagecom e atualmente é um ZTE), além de verificações quanto a configuração da rede (além de outros detalhes, até como SO dos computadores e placa de rede). Atualmente os parâmetros da linha são esses:
Q86Wun9.jpg


Eu imagino, considerando meu limitado conhecimento, que os valores de Line Attenuation estejam bons e o Noise Margin esteja aceitável... ao menos quanto o Down (esse dB inferiores a 6 no Up sempre me deixam com aquele sentimento). O filtro de linha é novo (foi trocado por segurança, assim como o DPS) então fica meus questionamento se esses parâmetro estão normais o suficiente para que a origem dos meus problemas seja algo diferente do "sinal que recebo em minha residência".

Grato pela atenção.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo