Obrigado, era isso mesmo.
Eu to mais inclinado pro Dell, a questão do suporte faz muita diferença em um monitor com painel OLED, a ideia é colocar garantia estendida o máximo possível pra aproveitar.
Eu vi o G8 no shopping achei ele lindo e tudo, mas prefiro o "appeal" mais neutro do Alienware também.
Eu concordo com você nos 3 pontos, acho que só acrescentaria que o G8 tem USB-C, acho bacana isso, daria pra eu ligar meu iPad, mas não vou morrer sem também e a SmartTV só colocar um chromecast.
Você ja jogou jogo de tiro competitivo? Tipo CSGO/BF/COD? O que achou? o Ultrawide atrapalha nesses casos?
Eu nunca usei pra jogo, e nem pra trabalho, mas imagino que pra trabalhar deve ser bacana a área extra.
Aqui eu to com uma 4090, e eu sei que ela é mais do que esse monitor precisa, mas gosto da ideia de rodar Cyberpunk no Ultra + Path tracing perto dos 165 Hz.
Na minha C9 em 4K a plaquinha sofre...
Sobre a nitidez, não devo sentir muito, eu jogo com a TV em cima do Monitor, logo fico sempre 1,5m longe dela.
PS: COnsegue me explicar isso do ABL, sempre vi nas reviews e nunca entendi, é tipo o monitor abaixando o brilho, certo?
Imagina!
Sim, penso semelhante a você, ambos monitores são incríveis na verdade, são esses pequenos detalhes que determina a escolha.
Sobre o USB-C, realmente... o monitor tem bastante entrada USB de alta velocidade, mas não um USB-C, qualquer coisa é interessante um cabo adaptado para aproveitar melhor.
Sim, jogo bastante FPS. Sobre os jogos, CS jogo mais raramente apesar de gostar do competitivo dele, BF e Cod jogo mais...
Ultrawide pra mim é caminho sem volta, tinha medo de não conseguir me adaptar... mas achei maravilhoso, vejo muitas pessoas que gosta e outras que não, mas sinceramente: Não consigo ver nada de ruim em UW e olha que tentei ver até pra entender.
Nesses jogos, na minha opinião, faz uma diferença positiva enorme.
Esse monitor na realidade é uma tela de 27 com o campo horizontal aumentado, totalizando os 34, ou seja, o seu campo de visão vertical permanece, mas o campo horizontal aumenta.
Tenho um estilo de jogo muito cerebral apesar de matar bem em FPS, tanto que em FPS tenho mais prazer em dá uma call boa e ver meu time matar e guiar pra vitória do que necessariamente eu mesmo matar um inimigo no jogo... tô comentando isso porque um campo de visão maior te dá uma maior capacidade de ter mais informações do que está acontecendo em um FPS e isso resulta em maior eficiência no desempenho, o legal é que não é grande demais, não afeta sua sensibilidade, nem nada... vc simplesmente tem um campo de visão maior e nesse sentido, gostei muito do aspecto levemente curvado, aumenta esse campo de visão, mas ele fica mais inserido aos seus olhos e te dá mais imersão no jogo por consequencia. Pra jogos SP a experiencia é a mesma, um FIFA, por exemplo, te dá um campo de visão do campo excelente... e tem outros jogos que beneficia também.
Esse monitor com essa qualidade de cores e desempenho, HDR, 21:9 num SP, por exemplo... é uma experiencia única que transforma a qualidade da jogatina.
A sensação quando você volta pra uma tela 16:9 é que a tela simplesmente tá com um zoom ampliado... como se aquilo fosse desnecessário. Inclusive até pra trabalhar tô sentindo falta do 21:9 - e sim, aumenta a produtividade uma tela UW.
Não tenho vontade de ir pra 32:9, acho que o campo de visão ficaria grande até demais (Fica muito show para jogos específicos e perfis de uso únicos), mas tbm não tenho a menor vontade de voltar pra 16:9, 21:9 parece a proporção perfeita.
A minha primeira impressão foi: Por que não usei isso antes?
Detalhe, a C2 tem como simular o 21:9, mas não é a mesma coisa: Você nota as barras pretas mesmo em um OLED com preto profundo e ser flat também tira essa impressão de imersão que passa - dá pra ter um vislumbre, mas não é a mesma coisa.
Nem tudo é flores: Tem a questão dos jogos suportarem UW e isso pode ser um problema a depender do jogo e talvez esse seja o grande ponto que afasta as pessoas, mas te digo o seguinte:
desde que comprei o monitor, deu a coincidência de jogar somente jogos de grande produções, então todos eles suportam 21:9... aliás, a maioria dos jogos lançados hoje suportam, acho que um jogo ou outro é que terá algum problema e talvez você precise um de mod ou um software auxiliar, acho que jogos indies tem mais tendencia a não ser compatível, ou jogos de grande produção mais antigo.
21:9 aparente ser tranquilo para jogos lançados daqui em diante ou produções mais antigas de grande padrão, os outros jogos é que tem algum risco a depender do mesmo.
Sobre a 4090, esse monitor fica bem escalonado para os 165hz, não fica sobrando tanto na verdade se forem jogos atuais. 1440p + 21:9 é uns 20% mais pesado que 1440p16:9, ainda mais leve que 4K, mas não tão leve como o 1440p 16:9.
A placa vai escalonar praticamente 100% para jogos SP e 165hz com tudo no máximo, terão jogos inclusive que ela não vai bater. Já 1440 16:9, tinha um gargalo razoável mesmo usando um processador como o 7800X3D - fica na média de 70/80% de uso da GPU, tanto que esse peso adicional do UW é justamente os 20% médio que faz escalonar os 100%.
No fim, a 4090 entrega exatamente o desempenho necessário para a configuração do monitor, somente em jogos competitivos onde o FPS bate mais alto é que vai ultrapassar essa barreira, tanto que mais hz só será mais útil para esses jogos na verdade.
Sobre a nitidez, seu DPI vai ficar excelente, quase não vai sentir mesmo a diferença por causa da distância.
Usava 1 metro e 10cm pra ter um bom DPI na C2, com essa distancia no monitor vai ficar impecável.
Sobre o ABL, é exatamente isso que você falou... ele é a redução de brilho em cenas com área em branco, principalmente em áreas muito grande, cenas estáticas por exemplo.... Aquela curva de nits que te mostrei, por exemplo, já é projetada pensando nesse equilibrio.
E por quê? O risco do burn in (Retenção de imagem permanente) em painéis OLED, imagina você projetar 100% branco com 1000 nits? Em telas OLEDs isso pode significar um risco de Burn in enorme... por isso curva de nits, a tecnologia OLED terá que evoluir mais pra conseguir entregar mais desempenho no brilho sem esse risco.
Aliás, o único problema do OLED ainda é o brilho e esse risco de burn in, o resto simplesmente já atingiu quase a perfeição, a tecnologia tá avançando pra melhorar, mas ainda não foi 100% resolvido nesse sentido. Tanto que QD OLED deu um pequeno salto em relação ao WOLED nesse aspecto.
O ABL na C2 é muito mais agressivo que no DWF, ou seja, a redução de brilho é mais rápida e mais forte.
A importância da garantia da Dell em um monitor OLED é justamente essa... você usa por 3/4/5 anos sem o medo de ter o problema de Burn In, e claramente o monitor foi projetável pra ter longevidade - ele faz manutenção de pixel se vc usar ele por mais de 4 horas assim que vc desliga e tem outras medidas de segurança.
A C2, vc percebe que ela não tem esse mesmo nível de cuidado, a manutenção é manual e feito as vezes, e sim... algumas tecnologias para reduzir o problema está lá, mas vc percebe que ele tentam compensar isso mais no ABL.