• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

AW3423DWF ou Samsung G8 Oled?

Snap

know-it-all Member
Registrado
Lindos, namoro esses monitores faz um tempo, principalmente o Alienware, estou na espera de um precinho na Black Friday.



Levantei alguns pontos positivos negativos de cada:



Alienware:

Suporte da Dell (ponto MUITO forte)
PIP (Não devo usar sempre, mas é interessante)
Atualiza Firmware (por isso desconsiderei o DW)
Mais barato
Negativo Alienware:

Tem que fazer gambiarra pra pegar 10bit acima de 100hz
Nao tem HDMI 2.1 (usaria o DP sempre, mas é future proof ter isso)


Samsung:

USB-C (não devo usar muito, mas é útil no geral e daria pra usar no iPad)
10 bit/175 hz
HDMI 2.1
Tizen (usaria MUITO pouco, mas pode ser util um dia)
Negativo da Samsung:

Mini DP e Mini HDMI, totalmente sem sentido.
Bug Sleep no DP (mas por ser HDMI 2.1, daria pra usar ele)
Não tem qualidade do suporte Dell

Eu já vi dezenas de reviews, vi o AW com o novo firmware ficou excelente, mas queria saber da experiência do pessoal se tem algo que não considerei.



E outra coisa, pra quem tem ou ja usou esse painel (igual nos dois monitores), eu usaria ele pra trabalho umas 8hrs por dia, a estrutura dos pixel, incomoda demais? Da pra acostumar ao longo do tempo?
 
Cara, o Samsung tem 1 ano de garantia ? Se for, eu descartaria imediatamente.
Só se tu fosse colocar uma garantia estendida de 3 anos, o que aumentaria bastante o preço.
Com 3 anos de garantia, eu iria no samsumg baseado no site rtings que nao puxa pra ninguem e avalia praticamente todos os modelos existentes no mundo.


 
Cara, o Samsung tem 1 ano de garantia ? Se for, eu descartaria imediatamente.
Só se tu fosse colocar uma garantia estendida de 3 anos, o que aumentaria bastante o preço.
Com 3 anos de garantia, eu iria no samsumg baseado no site rtings que nao puxa pra ninguem e avalia praticamente todos os modelos existentes no mundo.


Eu já li essas Reviews várias vezes.
A do Hardware Unboxed é boa tb, pq eles acompanham o ciclo de vida, e atualizaram a review no DWF com o novo firmware, parece que melhorou bem.

O que você mandou ai é o DW, com Gsync nativo, não quero ele pq nao da pra atualizar firmware, a idea é o DWF que da e tem AMD FreeSync Premium Pro.

Sobre a garantia, me falaram que a Samsung tb da 3 anos pro G8 aqui, mas suporte por suporte o da Dell é outro patamar, e da pra ir renovando...

Se não fosse pelo 10bit/100hz eu estaria 100% fechado com o DWF, mas sei la, tenho medo disso impactar o HDR, vi relatos no reddit que pode dar boa diferença dependendo do jogo.
 
Eu já li essas Reviews várias vezes.
A do Hardware Unboxed é boa tb, pq eles acompanham o ciclo de vida, e atualizaram a review no DWF com o novo firmware, parece que melhorou bem.

O que você mandou ai é o DW, com Gsync nativo, não quero ele pq nao da pra atualizar firmware, a idea é o DWF que da e tem AMD FreeSync Premium Pro.

Sobre a garantia, me falaram que a Samsung tb da 3 anos pro G8 aqui, mas suporte por suporte o da Dell é outro patamar, e da pra ir renovando...

Se não fosse pelo 10bit/100hz eu estaria 100% fechado com o DWF, mas sei la, tenho medo disso impactar o HDR, vi relatos no reddit que pode dar boa diferença dependendo do jogo.

Eu deixei o meu em 8 bits e é lindíssimo o HDR. Peguei o meu por R$ 6.800,00 em 12x pelo whatsapp da dell, nesse patamar de preço a escolha me parece fácil.
 
Eu deixei o meu em 8 bits e é lindíssimo o HDR. Peguei o meu por R$ 6.800,00 em 12x pelo whatsapp da dell, nesse patamar de preço a escolha me parece fácil.
Eu cheguei a ver quando tava 6600 no magalu, mas como você conseguiu esse valor parcelado na Dell?
 
Eu cheguei a ver quando tava 6600 no magalu, mas como você conseguiu esse valor parcelado na Dell?
Consegui pelo whatsapp da dell, diretamente com o vendedor.
 
Tava acho que 10.000,00 quando eu comprei, mas entrei em contato e falei que um colega aqui do fórum tinha conseguido por 6.800 em 12x e ele equiparou a proposta, então acredito que eles tem margem sim.
 
Tem que fazer gambiarra pra pegar 10bit acima de 100hz
Ué, um amigo meu tem o Alienware versão G-Sync e pega 144hz em 10 bit, 120hz em 12 bit.
 
Os dois monitores são impecáveis no geral, com alguns detalhes que você mesmo citou, mas o AW3423DWF é uma escolha bem fácil por causa do seu preço menor (Paguei 6800 comprando via WPP com a Dell - consegui um preço ainda menor com cashback na hora de pagar) e a qualidade do suporte da Dell - tem 3 anos de garantia incluindo um possível problema de Burn in, importantíssimo nesse tipo de tela OLED e dá muita segurança para o consumidor usar uma tela dessa sem grandes preocupações.

Além disso, como já comentaram também, você pode ir renovando a garantia até o limite de cinco anos.

O DWF tem como utilizar os 10bits com 165hz usando o CRU via DP e é coisa de menos de 1 minuto pra ajustar - já fiz o teste e funciona super bem sem nenhum bug (No tópico dos monitores da Dell tem bastante info, inclusive review minha lá e de outros usuários e até informações de como utilizar os 10Bits com 165hz).

Sobre as perguntas, não, a estrutura do pixels não incomoda, vc faz um clean type conforme seu gosto e é bem tranquilo. Sou advogado e trabalho bastante com leitura e escrita, apesar de não ser a minha tela principal pra trabalhar, todas as vezes que uso para tal finalidade ou até para outras em geral é super confortável.

Vou deixar a postagem do meu review que inclusive é uma comparação com a TV C2 de 42 polegadas, caso tenha curiosidade recomendo inclusive que dê uma passada lá para ler as demais páginas (A partir da página 110 tem comentários bem recentes), coloquei bastante informação técnica com outros usuários sobre esse monitor:

Vamos lá então.

Chegou meu AW3423DWF, vou falar do monitor e fazer comparação com a C2 e minha opinião sobre as telas, vou focar mais na imagem pensando em jogos e produtividade.

Não vou falar sobre o áudio (Melhor na TV até pela finalidade) e nem falar tanto das outras funções que uma TV tem e o monitor não, se pensado no uso misto, a TV é uma ganhadora aqui, vocês vão entender isso até o fim da analise.

O produto veio bem embalado e com muito cuidado (Sem dead pixel, sem nenhum detalhe) e é muito bem construído, você percebe que é algo premium, o suporte do monitor achei que tem um pé grande e ocupa muito espaço e pra mim é um ponto fraco, mas você consegue inclinar a tela por 45° pra cima ou/e esquerda e direita - acho que no geral é um suporte robusto e satisfatório mais com esse contra de pegar muito espaço na base - provavelmente a maioria vai optar por uma base própria ou suporte tanto para TV quanto o monitor - o suporte da TV é menor, mas é menos robusto e mais limitado para mover a tela.

Falando da imagem, aqui é onde vou começar a comparação com a C2, principalmente pensando em jogos, o monitor perde em nitidez porque é 1440p ao passo da C2 ser 2160p, mas não senti muito esse aspecto como pensei que ia porque coloquei um filtro CAS e já senti que ficou em um bom nível de novo a sensação de nitidez.

Sem o filtro, é uma terrível sensação de miopia se você tiver acostumado a jogar em 2160p, é do ponto de realmente ser ruim a impressão - evidentemente existe a perda de detalhes em vários objetos (Principalmente em árvores e vegetação onde os detalhes são bem pequenos), mas no geral a sensação de falta de nitidez é o que incomoda mais - um CAS minimiza muito esse problema e deixa uma sensação boa com o monitor ao ponto de 2160p ainda ser melhor, mas ser uma diferença bem mais tolerável.

Agora falando de brilho e cores... Aqui pra mim há um vencedor claro: o AW3423DWF.
As cores ficam notavelmente melhores no monitor, você sente maior profundidade em todas as cores e um tom mais quente na imagem - a C2, por mais que você consiga melhorar bastante mexendo manualmente... ainda não fica no nível do monitor que realmente é uma sensação espetacular.
Detalhe, a C2 faz muito bonito também, o monitor apenas é melhor em um nível de competição já muito alto.

A qualidade da TV é espetacular, mas o monitor está um degrau acima aqui - o QD OLED realmente é melhor que o WOLED nesse aspecto.

Por falar nisso, o HDR é simplesmente impecável, a melhor coisa que já vi. Você sente que as cores são ainda mais profundas por causa do QD OLED e os 1000nits do monitor pra 2% branco faz total diferença na sensação de iluminação e brilho em detalhes dos objetos, coisa que a C2 não faz igual, apesar de muito boa também. No fim, o HDR da C2 é espetacular, mas o do monitor te dá uma sensação um pouco melhor. O ABL também é menos agressivo no monitor e isso tem um impacto positivo na imagem.

Dá pra usar o monitor 24/7 em modo HDR, como a capacidade de HDR é muito boa... fica legal usar no Windows, fica legal em jogos com suporte, enfim, não vejo motivo pra usar SDR nessa tela. É só setar e usar, não precisa de mais nada além disso - Fiz o teste usando o último firmware que corrigiu as cores lavadas do HDR nesse modelo.

A visualização da escrita é muito boa - estou usando o mesmo clean type que uso na C2, achei ambos semelhantes e muito bom pra uso no dia a dia - nada a reclamar. Por falar em escrita, o campo de visão do UW e a resolução maior da TV são belos atrativos para trabalhar, pra quem trabalhar com edição, produção em geral a TV provavelmente é melhor por ter mais ''espaço'', mas é isso, ambos fazem bem seu papel aqui também.

165hz x 120hz em OLED - Os 165hz é superior e é muito nítido isso, em jogos de FPS a sensação de fluidez adicional te da a extrema precisão do quão você precisa mexer o mouse ou não, com 120hz você tem excelente precisão também, mas não é tão perfeita como aqui, inclusive descobri que preciso abaixar um pouquinho, bem de leve, a minha sensibilidade, acho que daqui uma ou duas semanas devo melhorar até uns 10% em precisão por conta do monitor, isso porque minha precisão já é bem alta na TV.

Dito isso, preciso ressaltar uma coisa, a TV também é espetacular com os 120hz, acho que a grande diferença das duas telas para outros painéis é realmente ter um tempo de resposta instantâneo nas cores e preto/branco e não ter ghost por conta do painel OLED.

A diferença entre você ter a percepção cristalina do seu inimigo sem nenhuma poluição na imagem é um diferencial maior que a fluidez no geral - por isso acho que as duas telas são espetaculares para competitivo, sendo o monitor um pouco melhor por conta da fluidez (165hz para 240hz deve ter esse mesmo resultado numa proporção de percepção menor visto que os resultado são decrescente - no fim, a imagem cristalina dos OLEDs aliado a uma boa fluidez é o que faz uma boa diferença).

Minha conclusão, não trocaria os 120hz OLED para mais Hz de nenhum outro painel a não ser um próprio OLED.

O monitor apenas aprimorou um pouco a excelente sensação que já tenho com a C2 porque vai me permitir um micro ajuste ainda melhor.

Sobre o nível de preto, o monitor precisa ser utilizado em locais onde não há fonte direta de iluminação na tela, senão o preto da uma acinzentada de leve, não vou entrar muito a fundo do porquê, já é bem conhecido esse problema e tem bastante informação aqui e na internet em geral, mas o monitor precisa ser usado em ambiente escuro e isso é bem claro, a TV tem mais tolerância para iluminação local mesmo não sendo o forte da tecnologia, pelo menos na C2 o preto profundo continua preto profundo - um ponto fraco do monitor.

Sobre a proporção, 21:9 é simplesmente maravilhoso... Esse campo de visão adicional só não trás mais imersão como te permite ainda ter muita informação do que está rolando em um jogo competitivo, como sou um jogador com um estilo mais cerebral com distribuição de informação, isso vai me trazer benefícios enormes, além da imersão em si. Sinceramente? Por enquanto não vejo desvantagem em usar 21:9 em relação a 16:9, sei que existe alguns problemas com a compatibilidade... mas no que for possível 21:9... é 21:9 sem medo de ser feliz, se for bem implementado e sem distorção, vale muito a pena seja por imersão, seja por informação, ficou bem claro isso.

Sobre os tamanhos das telas, sinceramente? Achei até engraçado quando coloquei uma tela na frente da outra, vejo tanta discussão sobre isso... e no fim achei muito semelhante a C2, o espaço vertical da tela é o que diminui mais se comparado, mas na horizontal achei a diferença menor e ambos bem parecido, na minha opinião, quem usa esse monitor, consegue usar tranquilamente a TV, a exigência visual é muito semelhante, sendo a TV um pouquinho mais.

A única diferença é que na TV você apenas precisa um pouco mais de espaço que o monitor, mas na minha opinião, usar o monitor muito de perto também não é legal, você precisa mexer muito a cabeça para acompanhar as bordas.

Cheguei na conclusão que ambos precisam de adaptação, sendo inclusive semelhante com a C2 - vai de cada um observar a possibilidade do seu ambiente, o monitor é mais fácil por ser um pouco menor, mas não há grande diferença.

CONCLUSÃO

O monitor até ganha no geral pensando como um monitor, mas ele ganhou mais por causa da qualidade de cores e brilho do Quantum Dot, que pra mim é onde o monitor consegue realmente mostrar a que veio se comparado a TV, e os 165hz que é superior aos 120hz apesar de não ser esmagador a diferença, mas notável.

O HDR é melhor no monitor, excepcional na verdade, mas também é excelente na TV.

A TV tem a seu favor os 2160p que é muito superior a 1440p, mas você aplica um filtro de nitidez no monitor e fica show, a produtividade é um pouco melhor na TV ao meu ver.

Quanto ao tamanho das telas, pra mim ambas precisam de uma adaptação e são boas de usar como monitor - pra mim não é um fator determinante de escolha como é para muitos porque realmente achei e exigência parecida.

A TV vai ter um som melhor e tem outras funções como TV que o monitor não tem - a pessoa tem que definir se vai usar somente como monitor ou TV também, tem um impacto na decisão.

No fim, acho que são produtos de qualidade semelhante onde praticamente se complementam, mas a C2 saí perdendo em mais critérios que o AW3423DWF se pensando nesse uso de monitor, ainda assim, faz tudo de forma espetacular e melhor que a maioria das outras telas que já vi, inclusive no uso de monitor.

Sinceramente, o monitor é a escolha mais fácil pra maioria por ser 1440p e utilizar menos hardware, precisa de um pouquinho menos de espaço também, então é mais fácil recomendar ele para as pessoas no geral.
Pra quem tem o perfil misto, pode ir na TV sem medo de ser feliz, principalmente se tiver placa para tankar os 2160p que vai ter praticamente de tudo em excelente qualidade.

No fim, vou ficar com as duas telas, acho que ainda vou usar a C2 para alguns jogos específicos (FIFA, por exemplo, que jogo muito também e é bem melhor numa tela um pouco maior, além das funções de TV), mas vou usar mais o monitor a partir de agora porque jogo mais FPS no geral. Jogos SP, não sei se vou querer os 4K ou aproveitar o HDR que é um tanto melhor por causa do QD OLED do monitor, vai depender de jogo pra jogo e o que se destaca mais... é dificil essa escolha na verdade - o tempo vai decidir isso melhor ou não.

No fim, recomendo a C2 e o monitor de acordo com esses comentários e perspectivas, analisem bem o perfil de vocês e comprem o ideal pra cada um.
Queria realmente chegar no final e falar que um é melhor, mas todos são bons com suas virtudes e seus defeitos, mas produtos de excelente qualidade e acima de muita coisa no mercado.
 
Última edição:
Os dois monitores são impecáveis no geral, com alguns detalhes que você mesmo citou, mas o AW3423DWF é uma escolha bem fácil por causa do seu preço menor (Paguei 6800 comprando via WPP com a Dell - consegui um preço ainda menor com cashback na hora de pagar) e a qualidade do suporte da Dell - tem 3 anos de garantia incluindo um possível problema de Burn in, importantíssimo nesse tipo de tela OLED e dá muita segurança para o consumidor usar uma tela dessa sem grandes preocupações.

Além disso, como já comentaram também, você pode ir renovando a garantia até o limite de cinco anos.

O DWF tem como utilizar os 10bits com 165hz usando o CRU via DP e é coisa de menos de 1 minuto pra ajustar - já fiz o teste e funciona super bem sem nenhum bug (No tópico dos monitores da Dell tem bastante info, inclusive review minha lá e de outros usuários e até informações de como utilizar os 10Bits com 165hz).

Sobre as perguntas, não, a estrutura do pixels não incomoda, vc faz um clean type conforme seu gosto e é bem tranquilo. Sou advogado e trabalho bastante com leitura e escrita, apesar de não ser a minha tela principal pra trabalhar, todas as vezes que uso para tal finalidade ou até para outras em geral é super confortável.

Vou deixar a postagem do meu review que inclusive é uma comparação com a TV C2 de 42 polegadas, caso o autor tenha curiosidade e recomendo inclusive dê uma passada lá para ler as demais páginas (A partir da página 110 tem comentários bem recentes), coloquei bastante informação técnica com outros usuários sobre esse monitor:
Opa, obrigado pela resposta.

Algumas dúvidas:
6800 parcelado? Qual era o preço "normal"? Da pra usar Cashback na compra? Cupom?
Isso do RMA é decisivo em eu preferir o Alienware, Dell é foda nisso.

Eu vi isso do 10bits em 165hz, mas isso nao piora a performance do monitor? (Vi pessoal comentando no reddit) Response time, etc...

Minha maior preocupação nesse painel é o text clarity, sou "chato" com isso, queria saber se da pra acostumar, mas pelo que vi, pessoal se acostuma.

Legal de comparar com a C2 que hoje eu tenho o XB como monitor e uma C9 pra jogos em cima, você pelo que disse achou o AW melhor em imagem, então deve ficar incrível mesmo.
Queria o monitor pra jogar com mouse e teclado e não ter o "peso" do 4K, mesmo com a 4090 alguns jogos sofrem em 4K.

Sobre o HDR, qual a diferença do TrueBlack 400 pro 1000? Nunca entendi isso direito.

Você ja usou o PIP? O que achou?
 
Opa, obrigado pela resposta.

Algumas dúvidas:
6800 parcelado? Qual era o preço "normal"? Da pra usar Cashback na compra? Cupom?
Isso do RMA é decisivo em eu preferir o Alienware, Dell é foda nisso.

Eu vi isso do 10bits em 165hz, mas isso nao piora a performance do monitor? (Vi pessoal comentando no reddit) Response time, etc...

Minha maior preocupação nesse painel é o text clarity, sou "chato" com isso, queria saber se da pra acostumar, mas pelo que vi, pessoal se acostuma.

Legal de comparar com a C2 que hoje eu tenho o XB como monitor e uma C9 pra jogos em cima, você pelo que disse achou o AW melhor em imagem, então deve ficar incrível mesmo.
Queria o monitor pra jogar com mouse e teclado e não ter o "peso" do 4K, mesmo com a 4090 alguns jogos sofrem em 4K.

Sobre o HDR, qual a diferença do TrueBlack 400 pro 1000? Nunca entendi isso direito.

Você ja usou o PIP? O que achou?
Opa, imagina.

6800 poderia ser parcelado ou a vista, foi o limite da margem de negociação que cheguei com o vendedor da Dell. O cashback que eu tinha era para boletos do meu cartão, praticamente paguei o boleto com o cartao pra conseguir ele - é interessante ver senão tem nada parecido com o seu cartão. Se vc se interessar e precisar de ajuda pra negociar, pode me chamar em privado que te passo o ID da compra pra tu negociar esse preço com eles.

Sobre os 10bits e 165hz, essa é uma ótima pergunta. Por muito tempo quando testei esses 10 bits em 165hz eu tinha duas perguntas: Teria algum bug de uso por causa da alocação de banda do DisplayPort pra gerar esses 10bits em 165hz? Teria uma perda de perfomance que afetasse o tempo de resposta da imagem?

Também vi os comentários no Reedit. Infelizmente não existe um conteúdo investigativo sobre isso com dados oficiais e preciso, mas vou te passar a minha impressão dessas perguntas:

A primeira, não... não existe bug e essa é a parte mais confiável que dá pra responder; funciona perfeitamente no cenário mais exigente (Gsync + HDR + 165hz), a segunda, acredito que não existe perda de perfomance... realmente não consegui notar nada anormal como Ghost, overshoot, entre outros... e OLED como você bem deve saber; existe um tempo de resposta instantâneo nas transições de cores e preto/branco, ou seja, qualquer perda de performance provavelmente seria perceptível porque já geraria algo que ''não existe'' em painéis OLED. Cheguei a conclusão que tudo funciona perfeitamente sem prejuízos, apesar de não poder confirmar isso com precisão justamente por não ter um equipamento pra testar isso.

No fim, se vc ficar encanado com isso e resolver usar em 8bits, o 8bits desse monitor utilizar FCR, ou seja, ajuda a simular o espectro de 10bits, o que diminuiria essa perda dos 10 bits. Aqui fiz alguns testes e somente alguns jogos em HDR vi alguma melhoria e te diria que nem é tão essencial, como a tela é Quantum Dot, o volume de cores já é muito bom.

Um exemplo que vou te dá é que a C2 é 12bits, mas como ela é WOLED, seu volume de cores é uns 25%/30% pior.... E vou te falar, se você compara ambos lado a lado, o monitor simplesmente surra em qualidade de cores mesmo em 8bits. No fim, escolhi utilizar em 10bits por não ter conseguido visualizar nenhum problema, mas se vc ficar preocupado e resolver os 8bits +FCR, vai ser tranquilo também e já vai te entregar uma das melhores qualidade de imagem do mercado mesmo em HDR.

Sobre a 4090, tenho uma também... o meu plano era um monitor desses 4K QD OLED e 240hz para casar com ela, mas mudei um pouquinho o conceito justamente porque to vendo a 4090 começar a sofrer pra manter uma taxa de frames muito alta nessa resolução, apesar de ainda ir bem no geral. 2K se você usar junto com CAS em jogos... praticamente diminui bastante a diferença de nitidez pra 4K - ainda vai existir a diferença evidentemente, mas a percepção deixa de ser gritante, e é uma resolução com muito mais folego também. Além disso, depois desse monitor, passei a gostar muito do Ultrawide também, percebi que isso virou algo importante pra mim agora - então esse monitor é um excelente equilíbrio entre qualidade e desempenho - pra ser perfeito ele só precisava ser 240hz+, mas não considero essencial porque a fluidez já é muito boa e ele é OLED, o que garante um desempenho competitivo excepcional.

Sobre o HDR, vou tentar explicar da forma mais simples e até por isso não vou abordar todos os aspectos técnicos, mas basicamente... os 1000 nits desse monitor e até de outros semelhante só funciona em 2% branco.
Como assim?

Imagina o espaço inteiro da tela do monitor com uma imagem branca - isso seria 100% branco.

Quando você utiliza ele no modo True Black, você vai utilizar até 465nits para gerar o brilho no branco do monitor...
Com o modo 1000 nits, isso vai até 1000 nits no máximo - é como se você aumentasse o alcance da taxa de brilho.
Mas de qualquer forma, em 100% branco essas telas QD OLED vão até 250Nits.
Vou te mandar a curva de brilho desses monitores.

eBqKT83.png



Agora vou te explicar a diferença...

Imagina que você está jogando um jogo e existe objetos no cenário com algum brilho... naqueles objetos, se eles forem muito pequeno comparável a 2%, no modo 1000nits você pode atingir esse volume de brilho no objeto... mas isso sempre conforme o tamanho de cobertura do brilho exigido no cenário e conforme essa curva que passei dessa imagem.

Basicamente: Você não usa o modo True Black... porque é a mesma coisa de usar o modo 1000 nits com um limite de brilho mais baixo, ou seja, ele não faz mais sentido. E detalhe, o nível de preto em ambos o modo é a mesma coisa, ou seja, infinito - tô explicando isso porque a nomenclatura do modo da a entender que existe algo especial no preto, mas na verdade é no brilho e isso é mais pra atender uma nomenclatura de padrões do mercado. Antes de lançar um firmware que corrigia o modo 1000 nits, só tava dando pra usar o modo True Black sem distorções de cores/brilho/preto, depois do firmware... é basicamente ligar o modo 1000 nits pra conteúdo HDR e ser feliz.

No fim, os nits de uma tela não é uniforme igual as fabricantes meio que propagam ao vender essas telas, ele é dinâmico conforme a porcentagem de branco.

O que posso dizer sobre isso na pratica é que é muito, muito bonito a imagem... Como o OLED tem um preto infinito, a profundidade de cores é impecável em HDR e com uma capacidade de brilho dessas... vc sente essa curva de brilho no que é apresentado em jogos, fica uma sensação de uma imagem de uma qualidade superior, é dificil até de descrever, mas é um antes e depois - algo extremamente superior a IPS e VA, por exemplo, não é caro atoa.

Particularmente, gosto muito do HDR desse monitor, principalmente em jogos com RT... deixa o trabalho de iluminação ainda melhor com essa curva de brilho.

Sobre o PIP, fiz um teste só pra ver se funciona bem e sim... é muito configurável e impecável, na prática não vou utilizar... mas se precisasse não seria ruim. Como o monitor é UW, ele tem um campo horizontal legal pra isso, dá pra usar muito bem.
 
Última edição:
Opa, imagina.

6800 poderia ser parcelado ou a vista, foi o limite da margem de negociação que cheguei com o vendedor da Dell. O cashback que eu tinha era para boletos do meu cartão, praticamente paguei o boleto com o cartao pra conseguir ele - é interessante ver senão tem nada parecido com o seu cartão. Se vc se interessar e precisar de ajuda pra negociar, pode me chamar em privado que te passo o ID da compra pra tu negociar esse preço com eles.

Sobre os 10bits e 165hz, essa é uma ótima pergunta. Por muito tempo quando testei esses 10 bits em 165hz eu tinha duas perguntas: Teria algum bug de uso por causa da alocação de banda do DisplayPort pra gerar esses 10bits em 165hz? Teria uma perda de perfomance que afetasse o tempo de resposta da imagem?

Também vi os comentários no Reedit. Infelizmente não existe um conteúdo investigativo sobre isso com dados oficiais e preciso, mas vou te passar a minha impressão dessas perguntas:

A primeira, não... não existe bug e essa é a parte mais confiável que dá pra responder; funciona perfeitamente no cenário mais exigente (Gsync + HDR + 165hz), a segunda, acredito que não existe perda de perfomance... realmente não consegui notar nada anormal como Ghost, overshoot, entre outros... e OLED como você bem deve saber; existe um tempo de resposta instantâneo nas transições de cores e preto/branco, ou seja, qualquer perda de performance provavelmente seria perceptível porque já geraria algo que ''não existe'' em painéis OLED. Cheguei a conclusão que tudo funciona perfeitamente sem prejuízos, apesar de não poder confirmar isso com precisão justamente por não ter um equipamento pra testar isso.

No fim, se vc ficar encanado com isso e resolver usar em 8bits, o 8bits desse monitor utilizar FCR, ou seja, ajuda a simular o espectro de 10bits, o que diminuiria essa perda dos 10 bits. Aqui fiz alguns testes e somente alguns jogos em HDR vi alguma melhoria e te diria que nem é tão essencial, como a tela é Quantum Dot, o volume de cores já é muito bom.

Um exemplo que vou te dá é que a C2 é 12bits, mas como ela é WOLED, seu volume de cores é uns 25%/30% pior.... E vou te falar, se você compara ambos lado a lado, o monitor simplesmente surra em qualidade de cores mesmo em 8bits. No fim, escolhi utilizar em 10bits por não ter conseguido visualizar nenhum problema, mas se vc ficar preocupado e resolver os 8bits +FCR, vai ser tranquilo também e já vai te entregar uma das melhores qualidade de imagem do mercado mesmo em HDR.

Sobre a 4090, tenho uma também... o meu plano era um monitor desses 4K QD OLED e 240hz para casar com ela, mas mudei um pouquinho o conceito justamente porque to vendo a 4090 começar a sofrer pra manter uma taxa de frames muito alta nessa resolução, apesar de ainda ir bem no geral. 2K se você usar junto com CAS em jogos... praticamente diminui bastante a diferença de nitidez pra 4K - ainda vai existir a diferença evidentemente, mas a percepção deixa de ser gritante, e é uma resolução com muito mais folego também. Além disso, depois desse monitor, passei a gostar muito do Ultrawide também, percebi que isso virou algo importante pra mim agora - então esse monitor é um excelente equilíbrio entre qualidade e desempenho - pra ser perfeito ele só precisava ser 240hz+, mas não considero essencial porque a fluidez já é muito boa e ele é OLED, o que garante um desempenho competitivo excepcional.

Sobre o HDR, vou tentar explicar da forma mais simples e até por isso não vou abordar todos os aspectos técnicos, mas basicamente... os 1000 nits desse monitor e até de outros semelhante só funciona em 2% branco.
Como assim?

Imagina o espaço inteiro da tela do monitor com uma imagem branca - isso seria 100% branco.

Quando você utiliza ele no modo True Black, você vai utilizar até 465nits para gerar o brilho no branco do monitor...
Com o modo 1000 nits, isso vai até 1000 nits no máximo - é como se você aumentasse o alcance da taxa de brilho.
Mas de qualquer forma, em 100% branco essas telas QD OLED vão até 250Nits.
Vou te mandar a curva de brilho desses monitores.

eBqKT83.png



Agora vou te explicar a diferença...

Imagina que você está jogando um jogo e existe objetos no cenário com algum brilho... naqueles objetos, se eles forem muito pequeno comparável a 2%, no modo 1000nits você pode atingir esse volume de brilho... mas isso sempre conforme o tamanho do brilho exigido no cenário e conforme essa curva que passei dessa imagem.

Basicamente: Você não usa o modo True Black... porque é a mesma coisa de usar o modo 1000nits com um limite de brilho mais baixo, ou seja, ele não faz mais sentido. E detalhe, o nível de preto em ambos o modo é a mesma coisa, ou seja, infinito - tô explicando isso porque a nomenclatura do modo da a entender que existe algo especial no preto, mas na verdade é no brilho e isso é mais pra atender uma nomenclatura de mercado. Antes de lançar um firmware que corrigia o modo 1000 nits, só tava dando pra usar o modo True Black sem distorções, depois do firmware... é basicamente ligar o modo 1000 nits pra conteúdo HDR e ser feliz.

No fim, os nits de uma tela não é uniforme igual as fabricantes meio propagam ao vender essas telas, ele é dinâmico conforme a porcentagem de branco.

O que posso dizer sobre isso na pratica é que é muito, muito bonito a imagem... Como o OLED tem um preto infinito, a profundidade de cores é impecável em HDR e com uma capacidade de brilho dessas... vc sente essa curva de brilho no que é apresentado em jogos, fica uma sensação de uma imagem de uma qualidade superior, é dificil de descrever. Particularmente, gosto muito do HDR desse monitor, principalmente em jogos com RT... deixa o trabalho de iluminação ainda melhor ter essa curva de brilho.

Sobre o PIP, fiz um teste só pra ver se funciona bem e sim... é muito configurável e impecável, na prática não vou utilizar... mas se precisasse não seria ruim. Como o monitor é UW, ele tem um campo horizontal legal pra isso, dá pra usar muito bem.
Vou te mandar PV sobre a negociação, eu quero aproveitar o novembro/Black Friday pra pegar e parcelado seria excelente.

Sobre o 10bits, eu usaria sempre pra jogo offline, pra jogo online (jogo CS) nem tem HDR eu acho, então poderia manter os 8bits sem problema. Isso do monitor ser melhor que uma C2 me impressiona, eu tenho a C9 aqui e ja acho incrivel e vi a C2 na Fast e também achei incrível. E sem contar que esse painel tem tela Glossy, particularmente curto muito.

Você acha que mesmo se sair mais barato o AWF é o caminho em relação ao G8?

Mas obrigado pelas dicas, meu maior medo como falei é o text Clarity, eu sei que vai me incomodar no começo, tomara que eu me acostume a ele.
Da pra colocar ele em suporte Vesa de boa?
 
Última edição:
Vou te mandar PV sobre a negociação, eu quero aproveitar o novembro/Black Friday pra pegar e parcelado seria excelente.

Sobre o 10bits, eu usaria sempre pra jogo offline, pra jogo online (jogo CS) nem tem HDR eu acho, então poderia manter os 8bits sem problema. Isso do monitor ser melhor que uma C2 me impressiona, eu tenho a C9 aqui e ja acho incrivel e vi a C2 na Fast e também achei incrível. E sem contar que esse painel tem tela Glossy, particularmente curto muito.

Você acha que mesmo se sair mais barato o AWF é o caminho em relação ao G8?

Mas obrigado pelas dicas, meu maior medo como falei é o text Clarity, eu sei que vai me incomodar no começo, tomara que eu me acostume a ele.
Da pra colocar ele em suporte Vesa de boa?
Ok, qualquer coisa só me chamar em privado.

Sobre os 8/10bits, então vai te atender tranquilo, é uma tela com muita qualidade de imagem e com muita qualidade competitiva.

Essa diferença da C2 pro AWF também foi surpreendente pra mim porque esperava sentir mais diferença em outros aspectos do que nesse na verdade, mas vou te explicar um pouco o contexto dessa comparação:

Gosto muito da C2, mas queria uma tela mais fluida um pouco pra ter um desempenho competitivo melhor porque também jogo FPS, além dos SP.

Detalhe, os 120hz da C2 já são incríveis porque não tem overshot, nem ghost e o tempo de resposta é instantâneo, isso é uma características tão surreal dos painéis OLEDs que todas as outras telas que tive com 175hz e 240hz não foram capazes de frente a TV mesmo em 120 hz - a imagem cristalina com um tempo de resposta instantâneo compensava a diferença de fluidez e meu desempenho competitivo até melhorou na TV, e olha que eu não tinha monitores tão ruim antes... Então isso só aumentou minha curiosidade de ter uma tela mais fluida em um painel OLED justamente pela experiencia da C2.

OLED pra mim é revolucionário em qualidade de imagem, mas é ainda mais incrível nesse aspecto competitivo quando você começa a comparar com painéis LCD convencionais - e qualquer review técnico de telas evidencia isso muito bem.

Meu maior medo entre a C2 e o DWF era a diferença de resolução porque já tinha feito essa mudança no passado e sempre senti falta do 4K quando fui para 1440p, mas na prática quando você coloca ambas as telas lado a lado... a C2 simplesmente parece ser ''morta'' em cores se comparado ao AWF - isso se dá devido a diferença de painel WOLED e QD-OLED, o WOLED possui um volume de cores menor, menos brilho em 100% branco, um ABL ainda mais agressivo na C2 se comparado ao DWF... a imagem do DWF simplesmente é melhor no conjunto do todo ao ponto da resolução não parecer ser um problema.

Moral da história, o AWF simplesmente entrega uma qualidade de brilho e cores que deixa a C2 no chinelo se você ficar olhando as duas telas ao mesmo tempo... e isso porque a C2 é muito acima de qualquer outro tipo de painel LCD no geral. Quando você usa a tela em HDR, aí que a diferença fica gritante mesmo...

Você nota a diferença de resolução, mas a qualidade de imagem do AWF enche mais os olhos... e aplicar um filtro de nitidez em 1440p também ajudar a diminuir bastante a sensação de miopia em relação a 4K, o que faz o AWF se destacar ainda mais.

Outra coisa que adorei foi o Ultrawide, foi meu primeiro painel assim e só conseguia pensar: Porque já não usava isso antes?
Sei que é muito pessoal, mas gostei bastante e praticamente qualquer jogo de grande produção que lança hoje dá suporte. A Fluidez de 165hz num painel OLED também é coisa de outro mundo se comparado a LCD.

No fim, é como eu disse no Review, a C2 também é de uma qualidade absurda apesar do meu comentário parecer desqualificar muito ela... é simplesmente a melhor coisa que já usei depois de DWF, o negócio é que realmente existe uma diferença perceptível entre eles mesmo sendo painéis de altíssima qualidade por esses aspectos citados.

Sobre o G8 e o DWF, com certeza o DWF vale mais a pena em um preço menor e o motivo é simples: Os dois usam o mesmo painel, a Samsung tem um contrato com a Dell do qual fornece esses painéis pra própria fazer sua tela. E não só isso, você tem um suporte impecável da Dell pra garantia se precisar... o da Samsung, pelo que já vi no fórum, não é ruim, mas não tem a mesma qualidade da Dell e as vezes dá uma enrolada... e não sei se a garantia deles cobrem Burn in como a Dell, o que é fundamental em tela OLED... ou seja, fica muito fácil escolher o Dell.

Vejo três grandes diferenças entre eles a desfavor do DWF que na minha opinião não são tão impactantes, mas vou explicar eles:

175hz x 165hz - irrelevante, diferença muito mínima para ser perceptível.

O G8 tem HDMI 2.1 e o DWF HDMI 2.0 - isso parece uma super desvantagem, mas na minha concepção não é muito porque a finalidade desses monitores realmente é o uso como PC, já explico: o DWF vai poder ser utilizado em até 120hz 1440p, o G8 em 120hz 4K em consoles... só que esse 4K não é real, na verdade é um upscaling visto que o monitor é 1440p... e ai na minha opinião não vale a pena: Você ganha detalhe em troca de perda de nitidez. Na minha experiencia, e já joguei uma época assim, a imagem nativa é sempre melhor no equilíbrio de qualidade mesmo que seja uma resolução menor.

Sem dizer que tanto o G8 como o DWF vai ter barra preta ou esticar a imagem em 16:9 por não ter suporte a UW nos consoles, ou seja... pra mim, quem realmente quer jogar em console em altíssima qualidade precisa de uma TV C2 ou semelhante - lá a demanda fica bem escalonada - você não tem barra e nem estica a imagem em 16:9, você tem 4K real, você tem 120hz que é o máximo dos consoles, ou seja, tudo perfeito para consoles.

Tanto que na minha review destaquei muito que a C2 é uma painel pra uso misto e praticamente oferece quase a melhor qualidade de tudo pensando nisso, o monitor é realmente pra ser utilizado em PC que é onde você realmente consegue usufruir bem desses recursos adicionais que o console não aproveita.

HDMI 2.1 foi feito pra telas 4K, não é o caso desses monitores, ter o recurso não é ruim evidentemente, mas não vejo tanta vantagem prática. Enfim, minha opinião aqui pode divergir do senso comum ou não, mas realmente não vejo grandes vantagens no caso desses monitores - seria mais útil essa largura de banda a mais do HDMI 2.1 pra mais Hz ou mais bits de cor já que eles não são 4K, mas não é o caso desses monitores.

O G8 funciona como uma Smart TV também, o Dell é puramente um monitor - No fim, esse é o ponto que mais vejo vantagem pro G8, mas não considero essencial a ponto de vale a diferença de preço e a diferença de qualidade na garantia.

Em imagem e desempenho, você pode esperar praticamente a mesma coisa, pois o painel utilizado em ambos é idêntico como já tinha falado.

O Text Clarity você pode ficar tranquilo, apesar da fama dos OLEDs com isso, é mais uma fama mesmo... é super tranquilo de usar, principalmente depois de um Clean Type.

O monitor tem suporte Vesa normal, inclusive uma coisa que não gosto no DWF é o tamanho da sua base, ocupa muito espaço. Comprei um ELG FN80 pra utilizar com ele e ficou uma maravilha.
 
Última edição:
Ok, qualquer coisa só me chamar em privado.

Sobre os 8/10bits, então vai te entender tranquilo, é uma tela com muita qualidade de imagem e com muita qualidade competitiva.

Essa diferença da C2 pro AWF também foi surpreendente pra mim porque esperava sentir mais diferença em outros aspectos do que nesse na verdade, mas vou te explicar um pouco o contexto dessa comparação:

Gosto muito da C2, mas queria uma tela mais fluida um pouco pra ter um desempenho competitivo melhor porque também jogo FPS, além dos SP.

Detalhe, os 120hz da C2 já são incríveis porque não tem overshot, nem ghost e o tempo de resposta é instantâneo, isso é uma características tão surreal dos painéis OLEDs que todas as outras telas que tive com 175hz e 240hz não foram capazes de frente a TV mesmo em 120 hz - a imagem cristalina com um tempo de resposta instantâneo compensava a diferença de fluidez e meu desempenho competitivo até melhorou na TV, e olha que eu não tinha monitores tão ruim antes... Então isso só aumentou minha curiosidade de ter uma tela mais fluida em um painel OLED justamente pela experiencia da C2.

OLED pra mim é revolucionário em qualidade de imagem, mas é ainda mais incrível nesse aspecto competitivo quando você começa a comparar com painéis LCD convencionais - e qualquer review técnico de telas evidencia isso muito bem.

Meu maior medo entre a C2 e o DWF era a diferença de resolução porque já tinha feito essa mudança no passado e sempre senti falta do 4K quando fui para 1440p, mas na prática quando você coloca ambas as telas lado a lado... a C2 simplesmente parece ser ''morta'' em cores se comparado ao AWF - isso se dá devido a diferença de painel WOLED e QD-OLED, o WOLED possui um volume de cores menor, menos brilho em 100% branco, um ABL ainda mais agressivo na C2 se comparado ao DWF... a imagem do DWF simplesmente é melhor no conjunto do todo ao ponto da resolução não parecer ser um problema.

Moral da história, o AWF simplesmente entrega uma qualidade de brilho e cores que deixa a C2 no chinelo se você ficar olhando as duas telas ao mesmo tempo... e isso porque a C2 é muito acima de qualquer outro tipo de painel LCD no geral. Quando você usa a tela em HDR, aí que a diferença fica gritante mesmo...

Você nota a diferença de resolução, mas a qualidade de imagem do AWF enche mais os olhos... e aplicar um filtro de nitidez em 1440p também ajudar a diminuir bastante a sensação de miopia em relação a 4K, o que faz o AWF se destacar ainda mais.

Outra coisa que adorei foi o Ultrawide, foi meu primeiro painel assim e só conseguia pensar: Porque já não usava isso antes?
Sei que é muito pessoal, mas gostei bastante e praticamente qualquer jogo de grande produção que lança hoje dá suporte. A Fluidez de 165hz num painel OLED também é coisa de outra mundo se comparado a LCD.

No fim, é como eu disse no Review, a C2 também é de uma qualidade absurda apesar do meu comentário parecer desqualificar muito ela... é simplesmente a melhor coisa que já usei depois de DWF, o negócio é que realmente existe uma diferença perceptível entre eles mesmo sendo painéis de altíssima qualidade por esses aspectos citados.

Sobre o G8 e o DWF, com certeza o DWF vale mais a pena em um preço menor e o motivo é simples: Os dois usam o mesmo painel, a Samsung tem um contrato com a Dell do qual fornece esses painéis pra própria fazer sua tela. E não só isso, você tem um suporte impecável da Dell pra garantia se precisar... o da Samsung, pelo que já vi no fórum, não é ruim, mas não tem a mesma qualidade da Dell e as vezes dá uma enrolada... e não sei se a garantia deles cobrem Burn in como a Dell, o que é fundamental em tela OLED... ou seja, fica muito fácil escolher o Dell.

Vejo três grandes diferenças entre eles a desfavor do DWF que na minha opinião não são tão impactantes, mas vou explicar eles:

175hz x 165hz - irrelevante, diferença muito mínima para ser perceptível.

O G8 tem HDMI 2.1 e o DWF HDMI 2.0 - isso parece uma super desvantagem, mas na minha concepção não é muito porque a finalidade desses monitores realmente é o uso como PC, já explico: o DWF vai poder ser utilizado em até 120hz 1440p, o G8 em 120hz 4K... só que esse 4K não é real, na verdade é um upscaling visto que o monitor é 1440p... e ai na minha opinião não vale a pena: Você ganha detalhe em troca de perda de nitidez. Na minha experiencia, e já joguei uma época assim, a imagem nativa é sempre melhor no equilíbrio de qualidade mesmo que seja uma resolução menor.

Sem dizer que tanto o G8 como o DWF vai ter barra preta por não ter suporte a UW nos consoles, ou seja... pra mim, quem realmente quer jogar em console em altíssima qualidade, precisa de uma C2 - lá a demanda fica bem escalonada - você não tem barra, você tem 4K real, você tem 120hz. Tanto que na minha review destaquei muito que a C2 é uma painel pra uso misto e praticamente oferece quase a melhor qualidade de tudo pensando nisso, o monitor é realmente pra ser utilizado em PC que é onde você realmente consegue usufruir bem desses recursos adicionais que o console não aproveita.

HDMI 2.1 foi feito pra telas 4K, não é o caso desses monitores, ter o recurso não é ruim evidentemente, mas não vejo tanta vantagem prática. Enfim, minha opinião aqui pode divergir do senso comum ou não, mas realmente não vejo grandes vantagens no caso desses monitores - seria mais útil essa largura de banda pra mais Hz ou mais bits de cor, mas não é o caso deles.

O G8 funciona como uma Smart TV também, o Dell é puramente um monitor - No fim, esse é o ponto que mais vejo vantagem pro G8, mas não considero essencial a ponto de vale a diferença de preço.

Em imagem e desempenho, você pode esperar praticamente a mesma coisa, pois o painel utilizado em ambos é idêntico com já tinha falado.

O Text Clarity você pode ficar tranquilo, apesar da fama dos OLEDs com isso, é mais uma fama mesmo... é super tranquilo de usar, principalmente depois de um Clean Type.

O monitor tem suporte Vesa normal, inclusive uma coisa que não gosto no DWF é o tamanho da sua base, ocupa muito espaço. Comprei um ELG FN80 pra utilizar com ele e ficou uma maravilha.
Obrigado, era isso mesmo.

Eu to mais inclinado pro Dell, a questão do suporte faz muita diferença em um monitor com painel OLED, a ideia é colocar garantia estendida o máximo possível pra aproveitar.
Eu vi o G8 no shopping achei ele lindo e tudo, mas prefiro o "appeal" mais neutro do Alienware também.

Eu concordo com você nos 3 pontos, acho que só acrescentaria que o G8 tem USB-C, acho bacana isso, daria pra eu ligar meu iPad, mas não vou morrer sem também e a SmartTV só colocar um chromecast.

Você ja jogou jogo de tiro competitivo? Tipo CSGO/BF/COD? O que achou? o Ultrawide atrapalha nesses casos?
Eu nunca usei pra jogo, e nem pra trabalho, mas imagino que pra trabalhar deve ser bacana a área extra.


Aqui eu to com uma 4090, e eu sei que ela é mais do que esse monitor precisa, mas gosto da ideia de rodar Cyberpunk no Ultra + Path tracing perto dos 165 Hz.
Na minha C9 em 4K a plaquinha sofre...

Sobre a nitidez, não devo sentir muito, eu jogo com a TV em cima do Monitor, logo fico sempre 1,5m longe dela.

PS: COnsegue me explicar isso do ABL, sempre vi nas reviews e nunca entendi, é tipo o monitor abaixando o brilho, certo?
 
Na minha C9 em 4K a plaquinha sofre...

Nunca tentou rodar com DLSS? Tenta um DLSS performance, eu não achei que a imagem ficou ruim, pelo contrário, achei que ficou até um pouco mais limpa do que rodando em QHD com DLDSR. Monitor aqui é 24" 1080P, rodo com DSR 4x, pode ser que no seu caso de QHD nativo seja diferente e fique melhor no monitor mesmo.
 
Obrigado, era isso mesmo.

Eu to mais inclinado pro Dell, a questão do suporte faz muita diferença em um monitor com painel OLED, a ideia é colocar garantia estendida o máximo possível pra aproveitar.
Eu vi o G8 no shopping achei ele lindo e tudo, mas prefiro o "appeal" mais neutro do Alienware também.

Eu concordo com você nos 3 pontos, acho que só acrescentaria que o G8 tem USB-C, acho bacana isso, daria pra eu ligar meu iPad, mas não vou morrer sem também e a SmartTV só colocar um chromecast.

Você ja jogou jogo de tiro competitivo? Tipo CSGO/BF/COD? O que achou? o Ultrawide atrapalha nesses casos?
Eu nunca usei pra jogo, e nem pra trabalho, mas imagino que pra trabalhar deve ser bacana a área extra.


Aqui eu to com uma 4090, e eu sei que ela é mais do que esse monitor precisa, mas gosto da ideia de rodar Cyberpunk no Ultra + Path tracing perto dos 165 Hz.
Na minha C9 em 4K a plaquinha sofre...

Sobre a nitidez, não devo sentir muito, eu jogo com a TV em cima do Monitor, logo fico sempre 1,5m longe dela.

PS: COnsegue me explicar isso do ABL, sempre vi nas reviews e nunca entendi, é tipo o monitor abaixando o brilho, certo?
Imagina!

Sim, penso semelhante a você, ambos monitores são incríveis na verdade, são esses pequenos detalhes que determina a escolha.

Sobre o USB-C, realmente... o monitor tem bastante entrada USB de alta velocidade, mas não um USB-C, qualquer coisa é interessante um cabo adaptado para aproveitar melhor.

Sim, jogo bastante FPS. Sobre os jogos, CS jogo mais raramente apesar de gostar do competitivo dele, BF e Cod jogo mais...
Ultrawide pra mim é caminho sem volta, tinha medo de não conseguir me adaptar... mas achei maravilhoso, vejo muitas pessoas que gosta e outras que não, mas sinceramente: Não consigo ver nada de ruim em UW e olha que tentei ver até pra entender.

Nesses jogos, na minha opinião, faz uma diferença positiva enorme.
Esse monitor na realidade é uma tela de 27 com o campo horizontal aumentado, totalizando os 34, ou seja, o seu campo de visão vertical permanece, mas o campo horizontal aumenta.

Tenho um estilo de jogo muito cerebral apesar de matar bem em FPS, tanto que em FPS tenho mais prazer em dá uma call boa e ver meu time matar e guiar pra vitória do que necessariamente eu mesmo matar um inimigo no jogo... tô comentando isso porque um campo de visão maior te dá uma maior capacidade de ter mais informações do que está acontecendo em um FPS e isso resulta em maior eficiência no desempenho, o legal é que não é grande demais, não afeta sua sensibilidade, nem nada... vc simplesmente tem um campo de visão maior e nesse sentido, gostei muito do aspecto levemente curvado, aumenta esse campo de visão, mas ele fica mais inserido aos seus olhos e te dá mais imersão no jogo por consequencia. Pra jogos SP a experiencia é a mesma, um FIFA, por exemplo, te dá um campo de visão do campo excelente... e tem outros jogos que beneficia também.

Esse monitor com essa qualidade de cores e desempenho, HDR, 21:9 num SP, por exemplo... é uma experiencia única que transforma a qualidade da jogatina.

A sensação quando você volta pra uma tela 16:9 é que a tela simplesmente tá com um zoom ampliado... como se aquilo fosse desnecessário. Inclusive até pra trabalhar tô sentindo falta do 21:9 - e sim, aumenta a produtividade uma tela UW.

Não tenho vontade de ir pra 32:9, acho que o campo de visão ficaria grande até demais (Fica muito show para jogos específicos e perfis de uso únicos), mas tbm não tenho a menor vontade de voltar pra 16:9, 21:9 parece a proporção perfeita.

A minha primeira impressão foi: Por que não usei isso antes?

Detalhe, a C2 tem como simular o 21:9, mas não é a mesma coisa: Você nota as barras pretas mesmo em um OLED com preto profundo e ser flat também tira essa impressão de imersão que passa - dá pra ter um vislumbre, mas não é a mesma coisa.

Nem tudo é flores: Tem a questão dos jogos suportarem UW e isso pode ser um problema a depender do jogo e talvez esse seja o grande ponto que afasta as pessoas, mas te digo o seguinte:

desde que comprei o monitor, deu a coincidência de jogar somente jogos de grande produções, então todos eles suportam 21:9... aliás, a maioria dos jogos lançados hoje suportam, acho que um jogo ou outro é que terá algum problema e talvez você precise um de mod ou um software auxiliar, acho que jogos indies tem mais tendencia a não ser compatível, ou jogos de grande produção mais antigo.

21:9 aparente ser tranquilo para jogos lançados daqui em diante ou produções mais antigas de grande padrão, os outros jogos é que tem algum risco a depender do mesmo.

Sobre a 4090, esse monitor fica bem escalonado para os 165hz, não fica sobrando tanto na verdade se forem jogos atuais. 1440p + 21:9 é uns 20% mais pesado que 1440p16:9, ainda mais leve que 4K, mas não tão leve como o 1440p 16:9.
A placa vai escalonar praticamente 100% para jogos SP e 165hz com tudo no máximo, terão jogos inclusive que ela não vai bater. Já 1440 16:9, tinha um gargalo razoável mesmo usando um processador como o 7800X3D - fica na média de 70/80% de uso da GPU, tanto que esse peso adicional do UW é justamente os 20% médio que faz escalonar os 100%.

No fim, a 4090 entrega exatamente o desempenho necessário para a configuração do monitor, somente em jogos competitivos onde o FPS bate mais alto é que vai ultrapassar essa barreira, tanto que mais hz só será mais útil para esses jogos na verdade.

Sobre a nitidez, seu DPI vai ficar excelente, quase não vai sentir mesmo a diferença por causa da distância.
Usava 1 metro e 10cm pra ter um bom DPI na C2, com essa distancia no monitor vai ficar impecável.

Sobre o ABL, é exatamente isso que você falou... ele é a redução de brilho em cenas com área em branco, principalmente em áreas muito grande, cenas estáticas por exemplo.... Aquela curva de nits que te mostrei, por exemplo, já é projetada pensando nesse equilibrio.

E por quê? O risco do burn in (Retenção de imagem permanente) em painéis OLED, imagina você projetar 100% branco com 1000 nits? Em telas OLEDs isso pode significar um risco de Burn in enorme... por isso curva de nits, a tecnologia OLED terá que evoluir mais pra conseguir entregar mais desempenho no brilho sem esse risco.

Aliás, o único problema do OLED ainda é o brilho e esse risco de burn in, o resto simplesmente já atingiu quase a perfeição, a tecnologia tá avançando pra melhorar, mas ainda não foi 100% resolvido nesse sentido. Tanto que QD OLED deu um pequeno salto em relação ao WOLED nesse aspecto.

O ABL na C2 é muito mais agressivo que no DWF, ou seja, a redução de brilho é mais rápida e mais forte.
A importância da garantia da Dell em um monitor OLED é justamente essa... você usa por 3/4/5 anos sem o medo de ter o problema de Burn In, e claramente o monitor foi projetável pra ter longevidade - ele faz manutenção de pixel se vc usar ele por mais de 4 horas assim que vc desliga e tem outras medidas de segurança.

A C2, vc percebe que ela não tem esse mesmo nível de cuidado, a manutenção é manual e feito as vezes, e sim... algumas tecnologias para reduzir o problema está lá, mas vc percebe que ele tentam compensar isso mais no ABL.
 
Última edição:
Ok, qualquer coisa só me chamar em privado.

Sobre os 8/10bits, então vai te entender tranquilo, é uma tela com muita qualidade de imagem e com muita qualidade competitiva.

Essa diferença da C2 pro AWF também foi surpreendente pra mim porque esperava sentir mais diferença em outros aspectos do que nesse na verdade, mas vou te explicar um pouco o contexto dessa comparação:

Gosto muito da C2, mas queria uma tela mais fluida um pouco pra ter um desempenho competitivo melhor porque também jogo FPS, além dos SP.

Detalhe, os 120hz da C2 já são incríveis porque não tem overshot, nem ghost e o tempo de resposta é instantâneo, isso é uma características tão surreal dos painéis OLEDs que todas as outras telas que tive com 175hz e 240hz não foram capazes de frente a TV mesmo em 120 hz - a imagem cristalina com um tempo de resposta instantâneo compensava a diferença de fluidez e meu desempenho competitivo até melhorou na TV, e olha que eu não tinha monitores tão ruim antes... Então isso só aumentou minha curiosidade de ter uma tela mais fluida em um painel OLED justamente pela experiencia da C2.

OLED pra mim é revolucionário em qualidade de imagem, mas é ainda mais incrível nesse aspecto competitivo quando você começa a comparar com painéis LCD convencionais - e qualquer review técnico de telas evidencia isso muito bem.

Meu maior medo entre a C2 e o DWF era a diferença de resolução porque já tinha feito essa mudança no passado e sempre senti falta do 4K quando fui para 1440p, mas na prática quando você coloca ambas as telas lado a lado... a C2 simplesmente parece ser ''morta'' em cores se comparado ao AWF - isso se dá devido a diferença de painel WOLED e QD-OLED, o WOLED possui um volume de cores menor, menos brilho em 100% branco, um ABL ainda mais agressivo na C2 se comparado ao DWF... a imagem do DWF simplesmente é melhor no conjunto do todo ao ponto da resolução não parecer ser um problema.

Moral da história, o AWF simplesmente entrega uma qualidade de brilho e cores que deixa a C2 no chinelo se você ficar olhando as duas telas ao mesmo tempo... e isso porque a C2 é muito acima de qualquer outro tipo de painel LCD no geral. Quando você usa a tela em HDR, aí que a diferença fica gritante mesmo...

Você nota a diferença de resolução, mas a qualidade de imagem do AWF enche mais os olhos... e aplicar um filtro de nitidez em 1440p também ajudar a diminuir bastante a sensação de miopia em relação a 4K, o que faz o AWF se destacar ainda mais.

Outra coisa que adorei foi o Ultrawide, foi meu primeiro painel assim e só conseguia pensar: Porque já não usava isso antes?
Sei que é muito pessoal, mas gostei bastante e praticamente qualquer jogo de grande produção que lança hoje dá suporte. A Fluidez de 165hz num painel OLED também é coisa de outra mundo se comparado a LCD.

No fim, é como eu disse no Review, a C2 também é de uma qualidade absurda apesar do meu comentário parecer desqualificar muito ela... é simplesmente a melhor coisa que já usei depois de DWF, o negócio é que realmente existe uma diferença perceptível entre eles mesmo sendo painéis de altíssima qualidade por esses aspectos citados.

Sobre o G8 e o DWF, com certeza o DWF vale mais a pena em um preço menor e o motivo é simples: Os dois usam o mesmo painel, a Samsung tem um contrato com a Dell do qual fornece esses painéis pra própria fazer sua tela. E não só isso, você tem um suporte impecável da Dell pra garantia se precisar... o da Samsung, pelo que já vi no fórum, não é ruim, mas não tem a mesma qualidade da Dell e as vezes dá uma enrolada... e não sei se a garantia deles cobrem Burn in como a Dell, o que é fundamental em tela OLED... ou seja, fica muito fácil escolher o Dell.

Vejo três grandes diferenças entre eles a desfavor do DWF que na minha opinião não são tão impactantes, mas vou explicar eles:

175hz x 165hz - irrelevante, diferença muito mínima para ser perceptível.

O G8 tem HDMI 2.1 e o DWF HDMI 2.0 - isso parece uma super desvantagem, mas na minha concepção não é muito porque a finalidade desses monitores realmente é o uso como PC, já explico: o DWF vai poder ser utilizado em até 120hz 1440p, o G8 em 120hz 4K em consoles... só que esse 4K não é real, na verdade é um upscaling visto que o monitor é 1440p... e ai na minha opinião não vale a pena: Você ganha detalhe em troca de perda de nitidez. Na minha experiencia, e já joguei uma época assim, a imagem nativa é sempre melhor no equilíbrio de qualidade mesmo que seja uma resolução menor.

Sem dizer que tanto o G8 como o DWF vai ter barra preta ou esticar a imagem em 16:9 por não ter suporte a UW nos consoles, ou seja... pra mim, quem realmente quer jogar em console em altíssima qualidade precisa de uma TV C2 ou semelhante - lá a demanda fica bem escalonada - você não tem barra e nem estica a imagem em 16:9, você tem 4K real, você tem 120hz que é o máximo dos consoles, ou seja, tudo perfeito para consoles.

Tanto que na minha review destaquei muito que a C2 é uma painel pra uso misto e praticamente oferece quase a melhor qualidade de tudo pensando nisso, o monitor é realmente pra ser utilizado em PC que é onde você realmente consegue usufruir bem desses recursos adicionais que o console não aproveita.

HDMI 2.1 foi feito pra telas 4K, não é o caso desses monitores, ter o recurso não é ruim evidentemente, mas não vejo tanta vantagem prática. Enfim, minha opinião aqui pode divergir do senso comum ou não, mas realmente não vejo grandes vantagens no caso desses monitores - seria mais útil essa largura de banda a mais do HDMI 2.1 pra mais Hz ou mais bits de cor já que eles não são 4K, mas não é o caso desses monitores.

O G8 funciona como uma Smart TV também, o Dell é puramente um monitor - No fim, esse é o ponto que mais vejo vantagem pro G8, mas não considero essencial a ponto de vale a diferença de preço e a diferença de qualidade na garantia.

Em imagem e desempenho, você pode esperar praticamente a mesma coisa, pois o painel utilizado em ambos é idêntico como já tinha falado.

O Text Clarity você pode ficar tranquilo, apesar da fama dos OLEDs com isso, é mais uma fama mesmo... é super tranquilo de usar, principalmente depois de um Clean Type.

O monitor tem suporte Vesa normal, inclusive uma coisa que não gosto no DWF é o tamanho da sua base, ocupa muito espaço. Comprei um ELG FN80 pra utilizar com ele e ficou uma maravilha.
Só pra deixar claro, a Samsung diz explicitamente no contrato de garantia disponível no site deles (o de 3 anos especifico do G8 OLED) que burn-in NÃO está coberto pela garantia. Eu estava entre os dois tbm, mas com essa diferença de garantia a escolha ficou clara.



Se quiserem olhar por conta, os documentos da política de garantia pro G8 ficam em "TV e AV" aqui https://www.samsung.com/br/support/warranty
 
Imagina!

Sim, penso semelhante a você, ambos monitores são incríveis na verdade, são esses pequenos detalhes que determina a escolha.

Sobre o USB-C, realmente... o monitor tem bastante entrada USB de alta velocidade, mas não um USB-C, qualquer coisa é interessante um cabo adaptado para aproveitar melhor.

Sim, jogo bastante FPS. Sobre os jogos, CS jogo mais raramente apesar de gostar do competitivo dele, BF e Cod jogo mais...
Ultrawide pra mim é caminho sem volta, tinha medo de não conseguir me adaptar... mas achei maravilhoso, vejo muitas pessoas que gosta e outras que não, mas sinceramente: Não consigo ver nada de ruim em UW e olha que tentei ver até pra entender.

Nesses jogos, na minha opinião, faz uma diferença positiva enorme.
Esse monitor na realidade é uma tela de 27 com o campo horizontal aumentado, totalizando os 34, ou seja, o seu campo de visão vertical permanece, mas o campo horizontal aumenta.

Tenho um estilo de jogo muito cerebral apesar de matar bem em FPS, tanto que em FPS tenho mais prazer em dá uma call boa e ver meu time matar e guiar pra vitória do que necessariamente eu mesmo matar um inimigo no jogo... tô comentando isso porque um campo de visão maior te dá uma maior capacidade de ter mais informações do que está acontecendo em um FPS e isso resulta em maior eficiência no desempenho, o legal é que não é grande demais, não afeta sua sensibilidade, nem nada... vc simplesmente tem um campo de visão maior e nesse sentido, gostei muito do aspecto levemente curvado, aumenta esse campo de visão, mas ele fica mais inserido aos seus olhos e te dá mais imersão no jogo por consequencia. Pra jogos SP a experiencia é a mesma, um FIFA, por exemplo, te dá um campo de visão do campo excelente... e tem outros jogos que beneficia também.

Esse monitor com essa qualidade de cores e desempenho, HDR, 21:9 num SP, por exemplo... é uma experiencia única que transforma a qualidade da jogatina.

A sensação quando você volta pra uma tela 16:9 é que a tela simplesmente tá com um zoom ampliado... como se aquilo fosse desnecessário. Inclusive até pra trabalhar tô sentindo falta do 21:9 - e sim, aumenta a produtividade uma tela UW.

Não tenho vontade de ir pra 32:9, acho que o campo de visão ficaria grande até demais (Fica muito show para jogos específicos e perfis de uso únicos), mas tbm não tenho a menor vontade de voltar pra 16:9, 21:9 parece a proporção perfeita.

A minha primeira impressão foi: Por que não usei isso antes?

Detalhe, a C2 tem como simular o 21:9, mas não é a mesma coisa: Você nota as barras pretas mesmo em um OLED com preto profundo e ser flat também tira essa impressão de imersão que passa - dá pra ter um vislumbre, mas não é a mesma coisa.

Nem tudo é flores: Tem a questão dos jogos suportarem UW e isso pode ser um problema a depender do jogo e talvez esse seja o grande ponto que afasta as pessoas, mas te digo o seguinte:

desde que comprei o monitor, deu a coincidência de jogar somente jogos de grande produções, então todos eles suportam 21:9... aliás, a maioria dos jogos lançados hoje suportam, acho que um jogo ou outro é que terá algum problema e talvez você precise um de mod ou um software auxiliar, acho que jogos indies tem mais tendencia a não ser compatível, ou jogos de grande produção mais antigo.

21:9 aparente ser tranquilo para jogos lançados daqui em diante ou produções mais antigas de grande padrão, os outros jogos é que tem algum risco a depender do mesmo.

Sobre a 4090, esse monitor fica bem escalonado para os 165hz, não fica sobrando tanto na verdade se forem jogos atuais. 1440p + 21:9 é uns 20% mais pesado que 1440p16:9, ainda mais leve que 4K, mas não tão leve como o 1440p 16:9.
A placa vai escalonar praticamente 100% para jogos SP e 165hz com tudo no máximo, terão jogos inclusive que ela não vai bater. Já 1440 16:9, tinha um gargalo razoável mesmo usando um processador como o 7800X3D - fica na média de 70/80% de uso da GPU, tanto que esse peso adicional do UW é justamente os 20% médio que faz escalonar os 100%.

No fim, a 4090 entrega exatamente o desempenho necessário para a configuração do monitor, somente em jogos competitivos onde o FPS bate mais alto é que vai ultrapassar essa barreira, tanto que mais hz só será mais útil para esses jogos na verdade.

Sobre a nitidez, seu DPI vai ficar excelente, quase não vai sentir mesmo a diferença por causa da distância.
Usava 1 metro e 10cm pra ter um bom DPI na C2, com essa distancia no monitor vai ficar impecável.

Sobre o ABL, é exatamente isso que você falou... ele é a redução de brilho em cenas com área em branco, principalmente em áreas muito grande, cenas estáticas por exemplo.... Aquela curva de nits que te mostrei, por exemplo, já é projetada pensando nesse equilibrio.

E por quê? O risco do burn in (Retenção de imagem permanente) em painéis OLED, imagina você projetar 100% branco com 1000 nits? Em telas OLEDs isso pode significar um risco de Burn in enorme... por isso curva de nits, a tecnologia OLED terá que evoluir mais pra conseguir entregar mais desempenho no brilho sem esse risco.

Aliás, o único problema do OLED ainda é o brilho e esse risco de burn in, o resto simplesmente já atingiu quase a perfeição, a tecnologia tá avançando pra melhorar, mas ainda não foi 100% resolvido nesse sentido. Tanto que QD OLED deu um pequeno salto em relação ao WOLED nesse aspecto.

O ABL na C2 é muito mais agressivo que no DWF, ou seja, a redução de brilho é mais rápida e mais forte.
A importância da garantia da Dell em um monitor OLED é justamente essa... você usa por 3/4/5 anos sem o medo de ter o problema de Burn In, e claramente o monitor foi projetável pra ter longevidade - ele faz manutenção de pixel se vc usar ele por mais de 4 horas assim que vc desliga e tem outras medidas de segurança.

A C2, vc percebe que ela não tem esse mesmo nível de cuidado, a manutenção é manual e feito as vezes, e sim... algumas tecnologias para reduzir o problema está lá, mas vc percebe que ele tentam compensar isso mais no ABL.
Isso do UW deve ser bom pra produtividade e imersão.

Ano passado, eu vi o DW la nos EUA, mas na loja não tava em condições legais, iluminado, no Windows, não sei se tava calibrado, fiquei até com uma sensação "ruim", mas quando vi que ele é Glossy e você falou que é melhor que a C2, fiquei surpreso, como falei tenho a C9 aqui, 55 em cima do PC, é maravilhosa pra jogar, mas pra jogo de tiro é sofrido mirar no controle...
Na Fast Shop até tem o G8 em exposição, mas os gênios da loja não tem o cabo micro pra conectar no PC, entao deixaram passando CNN...

Minha ideia é passar a C9 pra sala e substituir minha LED 4K (tem 8 anos já) e deixar só o monitor no quarto e como eu não jogo futebol, nem corrida, nem luta, imagino que não perco muito saindo da TV e indo pro monitor.

Eu to jogando a exp do Cyberpunk agora, além da 4090 sofrer um pouco, é complicado algumas partes jogar no controle, RDR2 foi a mesma coisa, DOOM 2016 foi foda também...

E eu fico imaginando jogar BF por exemplo em tela OLED, com HDR, UW, deve ser uma experiência única.

E cara, obviamente eu me importo com RMA, risco de Burn In, se eu pegar o AWF vou colocar 5 anos de garantia, mas meio que fod****, aceito o risco pra ter o que uma tela OLED pode proporcionar.

Sobre a 4090 é aquilo, ela é *muito* hoje, mas daqui a pouco sai a geração 5000 e os jogos ficam mais pesados, a 4090 vai ser uma boa placa pra UQHD por um bom tempo.

Link No próximo ano deve sair a segunda linha, mas vai chegar aqui custando uns 15k.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só pra deixar claro, a Samsung diz explicitamente no contrato de garantia disponível no site deles (o de 3 anos especifico do G8 OLED) que burn-in NÃO está coberto pela garantia. Eu estava entre os dois tbm, mas com essa diferença de garantia a escolha ficou clara.



Se quiserem olhar por conta, os documentos da política de garantia pro G8 ficam em "TV e AV" aqui https://www.samsung.com/br/support/warranty

Isso por si só ja faz decidir pelo Alienware, porque eu ja usei o RMA Dell e é excelente, eu duvido que a Samsung chegue perto.

Vou de Alienware mesmo, Samsung só MUITO abaixo no valor.
 
Última edição:
Pessoal,
O monitor hoje ta saindo 6725 sem precisar ir no chat.

Eu tava olhando aqui, eu tenho desconto de estudante, por causa do mestrado eu tenho desconto de estudante, ai pedi pra eles me enviarem os cupons, chegou um de 8% para monitores, e olha o que tem no roda pé:

Os cupons anunciados neste e-mail podem ser utilizados em qualquer canal de atendimento Dell.

Será que rola negociar com o cara e usar o cupom em cima?
 
Dell troca o produto por outro, durante o período da garantia.
Fora da garantia, não oferece reparo e nem peças de reposição.
Uma vez fora da garantia, se der defeito, a orientação da Dell é jogar o produto fora e comprar um novo.

Quanto a Samsung, oferece peças de reposição e assistência técnica fora da garantia?
 
O DWF ta saindo 6448 em 12x hoje, com cupom +cashback.

ACho que chegou minha hora!

Tentei ligar no chat e não conseguem fazer abaixo do valor que está la (7399), só dão 7% de desconto no pix.
 
O DWF ta saindo 6448 em 12x hoje, com cupom +cashback.

ACho que chegou minha hora!

Tentei ligar no chat e não conseguem fazer abaixo do valor que está la (7399), só dão 7% de desconto no pix.

Qual cupom?
 
No meu caso é cupom estudante, é único.
6%.

O cashback é do Meliuz, 7%, só com ele sai 6880 em 12x, não ta ruim também.

Se você tiver email da universidade (ou conhecer alguém que tem) é só solicitar, chega na hora.

Pelo que vi, corporativo também da, não sei quais empresas são parceiras, vale a pena tentar.

 
@GamesBrs comprei :mr2::mr2::mr2:


Deixa eu te perguntar mais duas coisas:

A Dell tinha como data mnais próxima 27/12, alguma chances de chegar antes?

Voce usa o FN80, eu tenho ele aqui, fica de boa?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo