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(...) pra aquilo THACO e etc..
Lembro que eram 5 cds. Eu tinha os originais mas acho que joguei fora.
(...) ele parece mais um jogo de combate tático com história do que RPG mesmo. Eu diria que seu "fator roleplaying" é fraquíssimo: os diálogos são todos "estáticos" ( as escolhas dão no mesmo resultado; os atributos do personagem não influenciam em nada a possibilidade de escolhas e o outcome dessas), e praticamente não existe escolhas com consequencias relevantes que afetem o mundo de jogo (...) O jogo consiste numa string de combates (chatos, diga-se ) amarrados por uma história central (totalmente linear, aliás). (...) Esse Baldurs Gate 1 também é assim ?
Os meus estão aqui... 5CDs em cases brancos originais! :yes:
O único problema que estão dentra de uma caixa de papelão, em cima de algum guarda roupa que leva à Nárnia...
O que hoje é trivial em um RPG para PC, era inédito no final da década de 90 do século passado. Baldur´s Gate, juntamente com Fallout, foram os 'pais' de todos esses jogos que você citou, e serviram de base para toda um revolução no mundo dos games.
Baldur´s Gate foi um marco para os jogos de CRPG. Claro que ele tinha seus defeitos, mas para um jogo da magnitude que ele possuia, eram irrelevantes. Você consegue imaginar o que era um RPG eletrônico vindo em cinco cds em 1998, comparado aos 8 disquetes de 5.1/4? E some-se a isso tudo, ele ser baseado em um sistem de RPG pnp que, simplesmente, é o melhor inventado até hoje (isso na minha opnião e na de milhões de jogadores pelo mundo afora) - Dungeon & Dragons.
O que gosto muito de falar é que um jogo é marcante ou não. E não se é bom ou não. O jogo ser bom ou não depende de vários aspectos pessoais do user. O jogo ser marcante ou não, independe disso. BG marcou uma época, além de abrir o caminho para uma nova era.
E respondendo à sua missiva: sim, o BG 1 é exatamente desta forma que você citou. Um jogo que consiste numa string de combates chatos, amarrados por uma história central totalmente linear e sem graça.
Combates chatos? E desde quando enfrentar Firkraag, Kangaxx e cia é algo chato?
Mano, se todos os combates fossem "chatos" como em BG, todo jogo seria perfeito!
Fora mods como BG Tactics e Solaufein (que tem um **** combate vampiresco durante a storyline da Bodhi)... mas, cada um é cada né :\
edit:
Eita, parece que o Balduran entrou em contato com esse estúdio aí; o rumor é que vai rolar a tradução do Nasher (ou o suporte, sei lá).
Só eu que achei Baldurs Gate 2 uma bosta fumegante ?
Todo mundo falava quer era o melhor RPG de todos os tempos e tal, mas quando peguei pra jogar... ele parece mais um jogo de combate tático com história do que RPG mesmo. Eu diria que seu "fator roleplaying" é fraquíssimo: os diálogos são todos "estáticos" ( as escolhas dão no mesmo resultado; os atributos do personagem não influenciam em nada a possibilidade de escolhas e o outcome dessas), e praticamente não existe escolhas com consequencias relevantes que afetem o mundo de jogo, como acontece nos Fallouts, PLanescape, Arcanum, Bloodlines, etc. O jogo consiste numa string de combates (chatos, diga-se ) amarrados por uma história central (totalmente linear, aliás). Qual a graça disso ?
Esse Baldurs Gate 1 também é assim ?
Eu ate achei boa parte dos combates em BG 1 um pouco chatos, nao tanto pelo sistema, mas pela maioria dos encontros, que eram repetitivos, com pouca tática envolvida. A party encontrava um bando de gnolls ou kobolds, explorando mais o cenario ocorria respawn do mesmo tipo de inimigos.
Ja acho que BG 2 melhorou muito nesse aspecto. Os inimigos sao mais balanceados e variados, os cenarios sao mais legais de se explorar no contexto das quests, etc.
Acho que lembro de um tópico seu em que vc descia a lenha em qualquer jogo baseado em D&D. Entao acho que o problema pra vc nao ta em BG, mas em qualquer RPG com ênfase desmedida em combates. Quem esperava um RPG D&D teve amplamente o que queria. Sobre combate ser chato, isso é bem pessoal.
Sobre Torment, acho que esse jogo foi muito mais aclamado pela historia (que é linear), personagens, diálogos inteligentes (anos luz à frente de qualquer coisa que Bioware e bethesda fizeram até hoje), ótima atmosfera e caracterização de cenário do que por quests (algumas muito simples) ou diálogos de múltipla solução (o que também é muito bem vindo). Acho que muitos RPGs dessa época fazem muito bem o que propõem.
Mas se eu fosse vc, ficaria de olho nisso aqui:
Age of Decadence
pelo que acompanhei nos fóruns, esse jogo atende a todos os requisitos que vc citou
E Demo ja deve ser lançada ate semana que vem.
Sim, sim. NWN é o mesmo sistema (forma de dano, forma de defesa, magias, ou seja, as regras) do BG.
O sistema D&D é um pouco complicado no começo; eu nunca joguei RPG de mesa ( ) e apanhei pra aprender, mas sinceramente, depois que entendi, achei o sistema mais fantástico já criado! Agora, pra mim, esses RPGs com "life e mana" já não prestam mais.
E olha que eu comecei com o NWN; Baldur's Gate mesmo sendo mais antigo e clássico, só vim jogar lá pro começo de 2011!
Tenho backup exclusivo para a série BG (ok, tem Fallout 1 e 2 também) e mods recomendados. Garanto que assim que começar a jogar, não vai querer mais parar!
Pra aproveitar realmente o jogo (BG), necessariamente eu teria que dar uma lida em algum livro de AD&D?
Rapaz, sabe que eu vi um video aqui agora e fiquei na vontade de jogar o BG 2 ?
Embora eu não tenha gostado do Neverwinter Nights 1, nesse BG 2 achei muito massa controlar varios personagens (pelo menos vendo os videos).
Acho que, dependendo do preço, vou dar uma chance para esse novo que vai lançar...
Unn... Interessante. Eu joguei NWN Platinum e gostei do jogo. Só que eu nunca joguei D&D ou AD&D. Fui iniciado no RPG de mesa com GURPS e Vampiro a Máscara. Então eu não entendia direito quais eram as regras, sem contar que aquele jogo tem umas 2000 classes, tem deidades que afetam os bonus, tem o background... Então fiquei bem perdido no começo. Daí meu PC deu pau e eu perdi o save e desanimei de começar denovo. Mas em termos de RPG, eu até agora não vi nenhum tão completo. O que eu não gostei muito foi aquela movimentação travada dos personagens, mas eu estava jogando com visão de 3º pessoa, talvez mudando pra visão de cima melhore.
Pra aproveitar realmente o jogo (BG), necessariamente eu teria que dar uma lida em algum livro de AD&D? De qualquer forma estou ansioso pra ver o jogo. Se ele realmente é a experiência mais próxima do RPG de mesa, com certeza vai ser bem interessante.
Lembrando que dá pra ajustar a câmera com o mouse.
Peguei o jogo, instalei, comecei, a primeira sala que ele dizia era na dungeon, logo quando sai da prisão e tem uma sala redonda soltando raios... Fui correndo e desliguei os raios kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Desde então não parei de jogar até zerar!
Não necessariamente.
Tanto Baldur's Gate como Neverwinter Nights se passam em Forgotten Realms, que é um suplemento pro sistema D&D. Eu leio porque gosto da ambientação, mas não é necessário.
Lembrando que dá pra ajustar a câmera com o mouse.
NWN 1 e 2? Bom, de cabeça eu lembro que graficamente o NWN2 é bem superior ao NWN1, BEM superior mesmo. O gameplay do NWN2 tem algumas diferenças também. No 2 você joga com 4 ou mais companions na party, todos controláveis, no 1 você só joga com um membro controlável e um ajudante não controlável (vc só faz dar algumas ordens). A história do 2 é muito boa, mas a do 1 é melhor ainda. O 2 é zilhões de vezes mais bugado que o 1.Edit: Agora que eu tava vendo que não coloquei que estava falando do NWN2 nos outros posts.
O 1 eu não conheço... A diferença é muito grande entre eles?
Excelente iniciativa. Uma coisa que me chateava no NWN era justamente esse esquema de não ter party. Você pode ter um henchman, além do summon e familiar (se for classe arcana), mas com mods era possível botar mais de um - criado por você, ainda por cima!
Entretanto, nunca era possível controlá-los, escolher a distribuição de pontos e etc... Mas o NWN 2 já é possível andar com party!
BG é melhor nesse sentido...
Lembrando que dá pra ajustar a câmera com o mouse.
Não entendi. Todo RPG é assim, você só assiste seu char executar os comandos que você inseriu.O combate em NWN 1 era muito ruim por causa disso, ate pior que muitos MMOs, ja que vc apenas assistia a animação de seu char atacando, e mais nada, a nao ser quando se usava algum feitiço ou poção.
Não entendi. Todo RPG é assim, você só assiste seu char executar os comandos que você inseriu.