[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga BRISANET - FIBRA ÓPTICA

É, coloquei o C6 aqui, mas a velocidade no 5GHz fica em 170Mbps e no 2,4GHz oscilando entre 20Mbps e 40Mps (no máximo). É normal isso? É assim mesmo? Não vi ganho significativo em relação ao que estava, da Brisa. O C6 não tem jeito de configurar pra ficar como deve ser? Pq acho que deveria pelo menos chegar perto dos 200 no 2,4 e dos 300 no 5Ghz, não? Tô pensando em devolver (na Amazon) e pegar um RT-AC59U da Asus, que eu já vi gente recomendando em outro tópico específico de roteadores. Peguei o C6 por ver vídeos falando até bem dele, mas só depois que lembrei de pesquisar aqui - e mais da metade do pessoal condena ele - uns poucos dizem que deu tudo certo e ele entrega tudo ok nas velocidades. É possível que o problema seja com a Brisa? Contectado no cabo tá tudo ok - tenho dois computadores e um DVR aqui no cabo, e os computadores a velocidade bate os 450 fácil. Mas no Wi-Fi fica como eu disse. Tá certo que são 4 celulares, uma Alexa e duas TVs via Wi-Fi, e aí eu faço uma pergunta de noob: pode ser isso, a quantidade de equipamentos na rede Wi-fi? Se for, nem adianta devolver e trocar, né? Mas quando testei apenas os celulares estavam utilizando a rede no momento, e o restante estava desligado. Se alguém puder dar uma opinião, agradeço!
Acontece o mesmo comigo no asus rtac-59u, no primeiro dia chegava os 400mbs no wifi no segundo dia não passa de 200mbps, não sei qual é a macumba que eles fizeram mais realmente afeta o wifi.
 
Acontece o mesmo comigo no asus rtac-59u, no primeiro dia chegava os 400mbs no wifi no segundo dia não passa de 200mbps, não sei qual é a macumba que eles fizeram mais realmente afeta o wifi.
Testei aqui e não tem jeito - tô achando que ou são os roteadores da TP-Link (todos, pq o que veio com a Brisanet também é TP-Link) ou é a própria Brisa. Ontem à noite resetei pras configurações de fábrica e fui testando e, o melhor que consegui, foi 170-200(down)/90-100(up) em 5GHz e 25-30(down)/30-40(up) em 2,4GHz. estava pensando em investir em um roteador diferente (melhor(?)) mas não sei se vale à pena, porque pode ser, inclusive, o local onde fica o roteador (é central, mas fica em um "hall", e pra qualquer canto da casa, a partir desse hall, tem paredes pra atravessar). Depois vou testar ele em outro local. Tenho até o dia 12/03 pra, quem sabe, devolver o roteador pela Amazon - vou testar ele e, se não fizer diferença, volto como da Brisa (é um tal de TP-Link BSN1200 - mas já procurei e não achei nada sobre esse modelo, e talvez seja apenas uma "personalização" da Brisa, mas até na caixa vem esse nome).
 
Pessoal, a BRISANET chegou na minha rua (moro em Fortaleza), to muito tentado a assinar, porém queria saber de umas informações. Agradeço muito quem puder responder!
1) É possível colocar em bridge a ONU deles? Possuo um roteador TP-LINK Archer C7 e quero ficar usando ele, já que é um roteador muito bom.
2) Entrega IPV6 em bridge?
3) É CGNAT no IPV4? Se sim, é possível abrir portas?
4) Entregam a velocidade contratada para servidores sul-sudeste?
5) Pra quem joga... ela tem boas rotas?
 
1 - Sim, mais vai aumentar a latência.
2 - Até o momento não.
3 - É Cgnat, acredito que só vão abrir as portas se comprar um ip fixo custa R$50,00 mais não tenho certeza que só dê pra abrir com ip fixo.
4 - Geralmente não, mais mesmo assim consiga velocidades boas, tipo uns 50%, no upload pode ser pior.
5 - Tem muitas rotas diferentes, pelo menos aqui, o que é bom, se tiver em modo roteador, se for em bridge a latência acaba aumentando o que prejudica.
 
1 - Sim, mais vai aumentar a latência.
2 - Até o momento não.
3 - É Cgnat, acredito que só vão abrir as portas se comprar um ip fixo custa R$50,00 mais não tenho certeza que só dê pra abrir com ip fixo.
4 - Geralmente não, mais mesmo assim consiga velocidades boas, tipo uns 50%, no upload pode ser pior.
5 - Tem muitas rotas diferentes, pelo menos aqui, o que é bom, se tiver em modo roteador, se for em bridge a latência acaba aumentando o que prejudica.
Muito obrigado pela resposta! Sendo assim devo continuar com o meu atual provedor mesmo.
 
Pessoal, assinei a Brisanet faz uns dias, e instalaram o roteador TPLINK EC230-G1, aquele preto. Só que como vocês sabem, ele é todo bloqueado.

Vi algumas páginas atrás que tem um processo de desbloqueio usando o firmware da TP-Link, mas para esse modelo específico não achei o arquivo pra baixar. Alguém tentou fazer esse procedimento pra esse roteador? Não consigo nem fazer uma reserva de endereço para funcionar o OpenMediaVault aqui na rede.

Também estou enfrentando uns problemas no alcance do Wi-fi, por exemplo, no quarto ao lado do roteador, fiz um teste e tava batendo menos de 1mb no download, porém mais de 50 no upload (não sei se ele tava conectando no 2.4 ou 5GHz). Quando testo no celular, no mesmo cômodo do roteador, já consegui bater 480mb de download. Alguém já passou por isso?
 
Solicitei a troca do ONU Fiberhome AN5506 04-FA ai, hoje eles vieram colocar o TP-Link AC1350 (EC230-G1) junto com o ONU Fiberhome AN5506-04-FG, melhorou a latencia para o 8.8.8.8 que antes era 62ms agora tá 53ms~51ms, ai blz fui fazer um teste no SpeedTest para o servidor da Brisanet, meu Plano é de 100MB.

 
Última edição:
Pessoal, a BRISANET chegou na minha rua (moro em Fortaleza), to muito tentado a assinar, porém queria saber de umas informações. Agradeço muito quem puder responder!
1) É possível colocar em bridge a ONU deles? Possuo um roteador TP-LINK Archer C7 e quero ficar usando ele, já que é um roteador muito bom.
2) Entrega IPV6 em bridge?
3) É CGNAT no IPV4? Se sim, é possível abrir portas?
4) Entregam a velocidade contratada para servidores sul-sudeste?
5) Pra quem joga... ela tem boas rotas?
1-Não precisa por em bridge, é só tirar o roteador deles e colocar o seu (fica igual bridge, vc vai receber o ip do cgnat direto no seu roteador.)
2-IPv6 em bridge n tem, mas fazendo o que disse acima vc certamente terá, eu tenho.
3-Cgnat sim, upnp apenas.
4-Eu possuo 1Gb apesar de speedtest.net n bater mais de 500~600mb eu consigo baixar de qlqr lugar a 100MB~110MB/s (800Megabits ~ 880Megabits).
5-Eu não tenho qualquer problema de rotas (setup atual, tirando o roteador deles e colocando o meu proprio).

A Brisanet infelizmente cagou pro bridge em si, entretanto a onu em si praticamente ja está em bridge pois quem faz o roteamento é o tplink deles (nesse caso, a onu parece se autenticar via IPoE sem NAT), isto é, voce tira o tplink e poe o seu e fica como se fosse bridge.
PS: Se precisar de ipv4 válido, fuja! Eles condicionam a entrega do ipv4 à o status bridge no sistema deles, com isso, rotas ficam muito ruins e vc tera que discar o PPPoE.

Atualmente tenho 1Gb/200Mb com cgnat mesmo, por enquanto, tudo ok.

Segue gostinho do download de ontem>

Ya0Llch.jpg

DM6pnP6.jpg


CGNAT com NAT Open no COD Modern Warfare
thUrhXV.png


PS²: Se a Oi aparecer com Oi fibra e meu contrato ja tiver acabado eu preferiria 1Gb da Oi, a Oi parece-me ser bem superior. Sou cliente da Oi fibra mas não na minha casa.

PS³: Agora que fui ver, o IPv6 sumiu. :apelo:

Solicitei a troca do ONU Fiberhome AN5506 04-FA ai, hoje eles vieram colocar o TP-Link AC1350 junto com o ONU Fiberhome AN5506-04-FG, melhorou a latencia para o 8.8.8.8 que antes era 62ms agora tá 53ms~51ms, ai blz fui fazer um teste no SpeedTest para o servidor da Brisanet, meu Plano é de 100MB.

Na hora que começa a doer o bolso, eles vão começando a melhorar o setup com esses tplinks bugados e ridículos.
 
Última edição:
@werlitong teu roteador é um Mikrotik não é? Com a tua configuração atual você já conseguiu confirmar se está usando o IPoE mesmo? Verificando os logs quando reinicia a conexão ou algo assim.
 
@werlitong teu roteador é um Mikrotik não é? Com a tua configuração atual você já conseguiu confirmar se está usando o IPoE mesmo? Verificando os logs quando reinicia a conexão ou algo assim.
Eu tenho mikrotik mas atualmente uso Unifi security gateway. Não cheguei ver logs, mas a onu AN5506-02-B de fato em router entrega um ip do cgnat na lan 1. Duvido muito esta onu discar pppoe e ainda bater 1gb de banda. Logo meu palpite seria IPoE.
 
Eu tenho mikrotik mas atualmente uso Unifi security gateway. Não cheguei ver logs, mas a onu AN5506-02-B de fato em router entrega um ip do cgnat na lan 1. Duvido muito esta onu discar pppoe e ainda bater 1gb de banda. Logo meu palpite seria IPoE.
Entendi. Então é o Unifi que que controla a rede? Tu já fez alguma configuração pra ver?

Eu me lembrei que é a ONU que autentica na OLT, então nem teria como ver nos logs do roteador sobre o IPoE.
 
Entendi. Então é o Unifi que que controla a rede? Tu já fez alguma configuração pra ver?

Eu me lembrei que é a ONU que autentica na OLT, então nem teria como ver nos logs do roteador sobre o IPoE.
Sim, unifi que controla a rede e que faz o nat, como também poderia ser mikrotik, asus... quqleur outro router.
 
1-Não precisa por em bridge, é só tirar o roteador deles e colocar o seu (fica igual bridge, vc vai receber o ip do cgnat direto no seu roteador.)
2-IPv6 em bridge n tem, mas fazendo o que disse acima vc certamente terá, eu tenho.
3-Cgnat sim, upnp apenas.
4-Eu possuo 1Gb apesar de speedtest.net n bater mais de 500~600mb eu consigo baixar de qlqr lugar a 100MB~110MB/s (800Megabits ~ 880Megabits).
5-Eu não tenho qualquer problema de rotas (setup atual, tirando o roteador deles e colocando o meu proprio).

A Brisanet infelizmente cagou pro bridge em si, entretanto a onu em si praticamente ja está em bridge pois quem faz o roteamento é o tplink deles (nesse caso, a onu parece se autenticar via IPoE sem NAT), isto é, voce tira o tplink e poe o seu e fica como se fosse bridge.
PS: Se precisar de ipv4 válido, fuja! Eles condicionam a entrega do ipv4 à o status bridge no sistema deles, com isso, rotas ficam muito ruins e vc tera que discar o PPPoE.

Atualmente tenho 1Gb/200Mb com cgnat mesmo, por enquanto, tudo ok.

Segue gostinho do download de ontem>

Ya0Llch.jpg

DM6pnP6.jpg


CGNAT com NAT Open no COD Modern Warfare
thUrhXV.png


PS²: Se a Oi aparecer com Oi fibra e meu contrato ja tiver acabado eu preferiria 1Gb da Oi, a Oi parece-me ser bem superior. Sou cliente da Oi fibra mas não na minha casa.

PS³: Agora que fui ver, o IPv6 sumiu. :apelo:


Na hora que começa a doer o bolso, eles vão começando a melhorar o setup com esses tplinks bugados e ridículos.

Nossa que legal! Mas fica em bridge mesmo, tipo a ONU não acrescenta nenhum salto a mais na rede? Poderia postar um tracert pro Google, por exemplo?
Como seria a configuração do meu roteador? A config na WAN fica em dinâmico?
Mas tipo, sem IPV6 não rola pra mim, ficar em CGNAT e sem IPV6 é muito ruim.
 
Também depende da ONU que for receber, se for a que tem wi-fi realmente vai ficar ruim a latência em modo bridge, se for a que vem apenas a ONU quadradinha sem wi-fi, junto com o tplink aí já é melhor...
 
Pensei que ia voltar os 115mb normal, mas ainda tá bugado kk

9lby49n.jpg
Não vai chegar nunca 1Gb, a ONU tem que ter porta de 2.5Gb e a porta do computador também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem que bater 125MB/s.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pela lei tem que ser no mínimo 100MB/s aí na tua rede de 1Gb.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A me lembrei agora teu plano é o de 100Mb né? Kkkkkk e tá recebendo 1Gb, rapaz não existe almoço grátis, melhor ver qual realmente tá teu plano.
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A me lembrei agora teu plano é o de 100Mb né? Kkkkkk e tá recebendo 1Gb, rapaz não existe almoço grátis, melhor ver qual realmente tá teu plano.
Digitei errado, desculpa. O normal que eu tinha era 13,5MB/s na steam, deste ontem que tá nessa faixa de 80MB/s

No contrato tá normal, 100Megas normal

Já no celular pela rede 5.8 tenho esse resultado:
 
Última edição:
É, coloquei o C6 aqui, mas a velocidade no 5GHz fica em 170Mbps e no 2,4GHz oscilando entre 20Mbps e 40Mps (no máximo). É normal isso? É assim mesmo? Não vi ganho significativo em relação ao que estava, da Brisa. O C6 não tem jeito de configurar pra ficar como deve ser? Pq acho que deveria pelo menos chegar perto dos 200 no 2,4 e dos 300 no 5Ghz, não? Tô pensando em devolver (na Amazon) e pegar um RT-AC59U da Asus, que eu já vi gente recomendando em outro tópico específico de roteadores. Peguei o C6 por ver vídeos falando até bem dele, mas só depois que lembrei de pesquisar aqui - e mais da metade do pessoal condena ele - uns poucos dizem que deu tudo certo e ele entrega tudo ok nas velocidades. É possível que o problema seja com a Brisa? Contectado no cabo tá tudo ok - tenho dois computadores e um DVR aqui no cabo, e os computadores a velocidade bate os 450 fácil. Mas no Wi-Fi fica como eu disse. Tá certo que são 4 celulares, uma Alexa e duas TVs via Wi-Fi, e aí eu faço uma pergunta de noob: pode ser isso, a quantidade de equipamentos na rede Wi-fi? Se for, nem adianta devolver e trocar, né? Mas quando testei apenas os celulares estavam utilizando a rede no momento, e o restante estava desligado. Se alguém puder dar uma opinião, agradeço!
Aconselho o Xiaomi AX6. Esse Asus não chega aos pés dele. Olha essa comparação do membro tecpix do outro tópico.

Platform
Brand • Model • RevASUS RT-AC59U A1Redmi AX6
CPU1Qualcomm QCN5502Qualcomm IPQ8071A
CPU1 Speed775 MHz1 GHz ( 4 cores )
Flash1 ChipBrand? Model?Winbond W29N02GZSIBA
Flash1 Size16 MiB256 MiB
RAM1 Size128 MiB512 MiB
RAM1 ChipBrand? Model?EtronTech EM6HE16EWAKG-10H
ETH chip1Qualcomm QCN5502Qualcomm IPQ8071A
SwitchQualcomm Atheros QCA8337Qualcomm Atheros QCA8075
Ethernet Port Count1-1GbE-WAN,1-1GbE-WAN,
4-1GbE-LAN3-1GbE-LAN
 
Nossa que legal! Mas fica em bridge mesmo, tipo a ONU não acrescenta nenhum salto a mais na rede? Poderia postar um tracert pro Google, por exemplo?
Como seria a configuração do meu roteador? A config na WAN fica em dinâmico?
Mas tipo, sem IPV6 não rola pra mim, ficar em CGNAT e sem IPV6 é muito ruim.
Não acrescenta nenhum salto a mais. Config na wan é dinamico sim, IPv6 eu tinha ai sumiu, voltou e sumiu dnv. Segue tracert pro google:
3EDUBT1.png
 
Não acrescenta nenhum salto a mais. Config na wan é dinamico sim, IPv6 eu tinha ai sumiu, voltou e sumiu dnv. Segue tracert pro google:
3EDUBT1.png
aqui tbm é assim, ipv6 q eu tinha vai e volta, faz 1 semana sem ipv6 ate o momento. Fora isso, tudo em ordem., em navegação, baixar arquivos, em game ( ping bom pra minha regiao Fortaleza/CE 46/47ms )
 
entretanto a onu em si praticamente ja está em bridge pois quem faz o roteamento é o tplink deles (nesse caso, a onu parece se autenticar via IPoE sem NAT), isto é, voce tira o tplink e poe o seu e fica como se fosse bridge.

Independente de ser via PPoE ou IPoE, a conexão via essa ONT pequena (não lembro o modelo agora)+ TP-Link continua se dando via router (DHCP) e não bridge. Mesmo o datacenter informando que essa ONT se encontra em BRIDGE, ela continua discando. Instalaram uma vez aqui e eu pude comprovar isso, pois o mikrotik não discava e ficava funcionando apenas como um switch.

Eu não sei o que carvalhos aquele povo fez pra essa ONT em específico não funcionar em bridge no sistema deles, pois se você checar as specs dela, consta que ela opera tanto em router como em bridge.

Não acrescenta nenhum salto a mais. Config na wan é dinamico sim, IPv6 eu tinha ai sumiu, voltou e sumiu dnv. Segue tracert pro google:
3EDUBT1.png

Como falei, tá em DHCP e não em bridge e na brisa é fácil de saber isso, bastando apenas observar o aumento considerável de latência nos primeiros saltos.

PS³: Agora que fui ver, o IPv6 sumiu. :apelo:

Aqui quando instalaram ela junto com o TP-Link, o IPv6 também sumiu. É questão de entrar em contato e solicitar pra habilitarem novamente.
 
Entrei em contato para alterar o modo de operação da onu, e conversei sobre as vulnerabilidades com o técnico, ele pegou o site das vulnerabilidades e vai passar para os "Superior", vamos aguardar, segundo ele as ONU tem um dia que são atualizadas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

400/80
 
Última edição:
Não acrescenta nenhum salto a mais. Config na wan é dinamico sim, IPv6 eu tinha ai sumiu, voltou e sumiu dnv. Segue tracert pro google:
3EDUBT1.png
Ficou um pouco mais alto que aqui mas nada muito relevante. Liguei pra Brisa e eles falaram que ainda não em fase cabeamento, quando lançarem o serviço aqui, vou analisar se mudo pra eles. Obg!!!
 
Entrei em contato para alterar o modo de operação da onu, e conversei sobre as vulnerabilidades com o técnico, ele pegou o site das vulnerabilidades e vai passar para os "Superior", vamos aguardar, segundo ele as ONU tem um dia que são atualizadas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

400/80
E o ipv6 em bridge, nada ainda?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo