[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Atualmente utilizo Vivo telefone + 50MB de internet e Sky como tv a cabo, estou estudando mudar para Net, cancelaria os serviços e contrataria tudo novo. Já me informei e não possuo fidelidade com a Vivo e Sky.
Como está o serviço de internet da Net? É o que mais vou utilizar. Voltei algumas páginas e vi alguns relatos de queda de download/upload e problemas de atendimento que me deixaram um pouco alarmada.

Obrigada pessoal!
 
Atualmente utilizo Vivo telefone + 50MB de internet e Sky como tv a cabo, estou estudando mudar para Net, cancelaria os serviços e contrataria tudo novo. Já me informei e não possuo fidelidade com a Vivo e Sky.
Como está o serviço de internet da Net? É o que mais vou utilizar. Voltei algumas páginas e vi alguns relatos de queda de download/upload e problemas de atendimento que me deixaram um pouco alarmada.

Obrigada pessoal!
Os 50mb da Vivo estão te atendendo? Vc tem problemas de quedas ou lentidão?

Eu não mudaria, a não ser que seja para NET Fibra.

Não estou tendo uma boa experiência com a qualidade de serviço da NET...
 
Última edição:
Os atendentes da MERD, especialmente da ouvidoria, são fortemente treinados pra nos irritar e sacanear. O motto deles é NUNCA resolver NADA q seja pedido.
 
Consegui renovar meu desconto com a NET. 120Mb + Ilimitado Brasil Total => R$ 99 e R$ 20, respectivamente. Ainda ganhei um abatimento de R$ 20 no fixo.
Utilizei aquele chat Pré-Anatel deles e, em 10 minutos, já tinha feito o que eu queria. Sou cliente há 5 anos, e o atendente nem questionou nada. Só falei que gostaria de ver o que ele poderia oferecer de descontos por mais 12 meses. A conta saiu de R$ 179,90 (pois minha promoção anterior acabou mês passado), para R$ 119,90.

Pode ser que meu tempo de casa tenha influenciado nesse desconto, e que nem todo mundo irá consegui-lo.

Pra quem estiver enfrentando problemas com o atendimento padrão (ou não conseguir redução nos valores de primeira), tente o Pré-Anatel. Nas 3 vezes em que precisei, o atendimento foi rápido e excelente (ao menos pra mim). O link é o mesmo informado anteriormente pelo @H1vltg3.

Você vai conseguir renovar esse valor de R$104 por no máximo 6 meses.

Pelo Pré Anatel você consegue essa renovação.
 
Hoje me deparei com algo estranho e queria entender, fui dar um tracert no DNS da google (8.8.8.8) e algo estranho apareceu após o ping com meu roteador, apareceu outro IP LAN (10.11.0.1), como se eu estivesse em uma sub-rede, mas não estou, estou conectado diretamente ao modem que está conectado ao cabo coaxial da NET, se alguém souber do que se trata, poderia me explicar? Desde já, grato.

Rastreando a rota para dns.google [8.8.8.8] com no máximo 30 saltos: 1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.0.1 2 23 ms 22 ms 22 ms 10.11.0.1 3 30 ms 29 ms 23 ms --------.virtua.com.br [---.---.---.---] 4 23 ms 23 ms 24 ms --------.virtua.com.br [---.---.---.---] 5 23 ms 21 ms 23 ms embratel-H0-3-1-0-4003-agg01.cslnet.embratel.net.br [189.23.36.1] 6 42 ms 45 ms 47 ms 200.230.29.225 7 47 ms 47 ms 47 ms ebt-B1521-tcore01.ctamr.embratel.net.br [200.230.252.230] 8 49 ms 86 ms 46 ms ebt-B1421-tcore01.spo.embratel.net.br [200.230.231.62] 9 43 ms 46 ms 47 ms ebt-B12-tcore01.spoph.embratel.net.br [200.230.158.29] 10 44 ms 42 ms 46 ms ebt-H0-5-0-0-agg01.spolp.embratel.net.br [200.230.130.20] 11 45 ms 47 ms 44 ms 74.125.32.178 12 144 ms 124 ms 45 ms 74.125.243.65 13 42 ms 43 ms 44 ms 108.170.225.157 14 44 ms 43 ms 50 ms dns.google [8.8.8.8] Rastreamento concluído.
 
Hoje me deparei com algo estranho e queria entender, fui dar um tracert no DNS da google (8.8.8.8) e algo estranho apareceu após o ping com meu roteador, apareceu outro IP LAN (10.11.0.1), como se eu estivesse em uma sub-rede, mas não estou, estou conectado diretamente ao modem que está conectado ao cabo coaxial da NET, se alguém souber do que se trata, poderia me explicar? Desde já, grato.

Rastreando a rota para dns.google [8.8.8.8] com no máximo 30 saltos: 1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.0.1 2 23 ms 22 ms 22 ms 10.11.0.1 3 30 ms 29 ms 23 ms --------.virtua.com.br [---.---.---.---] 4 23 ms 23 ms 24 ms --------.virtua.com.br [---.---.---.---] 5 23 ms 21 ms 23 ms embratel-H0-3-1-0-4003-agg01.cslnet.embratel.net.br [189.23.36.1] 6 42 ms 45 ms 47 ms 200.230.29.225 7 47 ms 47 ms 47 ms ebt-B1521-tcore01.ctamr.embratel.net.br [200.230.252.230] 8 49 ms 86 ms 46 ms ebt-B1421-tcore01.spo.embratel.net.br [200.230.231.62] 9 43 ms 46 ms 47 ms ebt-B12-tcore01.spoph.embratel.net.br [200.230.158.29] 10 44 ms 42 ms 46 ms ebt-H0-5-0-0-agg01.spolp.embratel.net.br [200.230.130.20] 11 45 ms 47 ms 44 ms 74.125.32.178 12 144 ms 124 ms 45 ms 74.125.243.65 13 42 ms 43 ms 44 ms 108.170.225.157 14 44 ms 43 ms 50 ms dns.google [8.8.8.8] Rastreamento concluído.

Aqui aparece isso também, utilizo o meu em modo bridge com um Archer C6.

Código:
Rastreando a rota para dns.google [8.8.8.8]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.50.1
  2     8 ms     7 ms     7 ms  10.18.0.1
  3     7 ms     7 ms     6 ms  bb24c0e0.virtua.com.br [187.36.192.224]
  4    15 ms    14 ms    15 ms  embratel-t0-4-0-5-uacc03.rjo.embratel.net.br [201.73.3.61]
  5    22 ms    23 ms    23 ms  ebt-h1-9-0-1-tcore01.rjoen.embratel.net.br [200.244.216.87]
  6    15 ms    15 ms    16 ms  200.244.19.62
  7    14 ms    15 ms    16 ms  peer-b54-agg02.rjoen.embratel.net.br [200.242.4.2]
  8     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  9    15 ms    15 ms    16 ms  dns.google [8.8.8.8]

Rastreamento concluído.
 
Hoje me deparei com algo estranho e queria entender, fui dar um tracert no DNS da google (8.8.8.8) e algo estranho apareceu após o ping com meu roteador, apareceu outro IP LAN (10.11.0.1), como se eu estivesse em uma sub-rede, mas não estou, estou conectado diretamente ao modem que está conectado ao cabo coaxial da NET, se alguém souber do que se trata, poderia me explicar? Desde já, grato.

Rastreando a rota para dns.google [8.8.8.8] com no máximo 30 saltos: 1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.0.1 2 23 ms 22 ms 22 ms 10.11.0.1 3 30 ms 29 ms 23 ms --------.virtua.com.br [---.---.---.---] 4 23 ms 23 ms 24 ms --------.virtua.com.br [---.---.---.---] 5 23 ms 21 ms 23 ms embratel-H0-3-1-0-4003-agg01.cslnet.embratel.net.br [189.23.36.1] 6 42 ms 45 ms 47 ms 200.230.29.225 7 47 ms 47 ms 47 ms ebt-B1521-tcore01.ctamr.embratel.net.br [200.230.252.230] 8 49 ms 86 ms 46 ms ebt-B1421-tcore01.spo.embratel.net.br [200.230.231.62] 9 43 ms 46 ms 47 ms ebt-B12-tcore01.spoph.embratel.net.br [200.230.158.29] 10 44 ms 42 ms 46 ms ebt-H0-5-0-0-agg01.spolp.embratel.net.br [200.230.130.20] 11 45 ms 47 ms 44 ms 74.125.32.178 12 144 ms 124 ms 45 ms 74.125.243.65 13 42 ms 43 ms 44 ms 108.170.225.157 14 44 ms 43 ms 50 ms dns.google [8.8.8.8] Rastreamento concluído.

Eu percebi isso tbm. Só que o meu começa com 100.*.

Eu acho que estão tirando o IP público dos gateways.


Código:
C:\Windows\system32>tracert 8.8.8.8

Tracing route to dns.google [8.8.8.8]
over a maximum of 30 hops:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  router.lan [192.168.0.1]
  2     9 ms     5 ms     7 ms  100.71.128.1
  3     6 ms     6 ms     6 ms  bd229829.virtua.com.br [189.34.152.41]
  4    12 ms    13 ms    13 ms  embratel-t0-2-0-1-4003-uacc01.spolp.embratel.net.br [201.64.169.49]
  5    18 ms    18 ms    18 ms  ebt-h0-7-0-0-tcore01.spolp.embratel.net.br [200.230.1.246]
  6    16 ms    21 ms    22 ms  ebt-b11-tcore01.spoph.embratel.net.br [200.230.0.6]
  7    15 ms    15 ms    16 ms  ebt-h0-4-0-1-agg01.spolp.embratel.net.br [200.230.130.22]
  8    13 ms    13 ms    13 ms  74.125.32.178
  9    14 ms    15 ms    19 ms  108.170.245.129
 10    15 ms    15 ms    15 ms  172.253.71.29
 11    13 ms    13 ms    14 ms  dns.google [8.8.8.8]

Trace complete.
 
Tem como colocar sim, use o login: telecomadmin senha: admintelecom

1.
System Tools > Configuration File > e clica no botão Download Configuration File para baixar as configurações caso dê merda.
2. LAN > LAN Port Work Mode e dê um check na porta que você quer usar para ligar o seu roteador e clique em apply.
3. WAN > WAN Configuration > clique em 2_INTERNET_B_VID_11, em WAN Mode selecione a opção Bridge WAN, na opção Binding Options selecione a porta que você escolheu no outro menu passado para conectar o roteador e clique em apply.
4. Só conectar a porta WAN do seu roteador na porta que escolheu na configuração e configurar o seu roteador para receber IP via DHCP. Se quiser pode desativar o WIFI no Huawei.
Obrigado
Deu certinho.
 
é possível a NET aumentar a internet dela sem usar a tecnologia da Fibra?
como a vivo não conseguiu instalar vivo Fibra no meu prédio, fiquei refém da NET e atualmente uso 240/20 e pago 99 reais.
 
é possível a NET aumentar a internet dela sem usar a tecnologia da Fibra?
como a vivo não conseguiu instalar vivo Fibra no meu prédio, fiquei refém da NET e atualmente uso 240/20 e pago 99 reais.
Aqui a gente paga 150 pelos 240mb :c
 
é possível a NET aumentar a internet dela sem usar a tecnologia da Fibra?
como a vivo não conseguiu instalar vivo Fibra no meu prédio, fiquei refém da NET e atualmente uso 240/20 e pago 99 reais.

É possível fazendo upgrade na rede paa docsis 3.1. Há algumas áreas que já foi feito este upgrade e o usuário tem 500 dow e 25 de up.

Abaixo temos um usuário que assinou...


O melhor seria ela atualizar para a docsis 3.1 Full Duplex pois assim poderíamos ter upload decente em HFC.
 
Aqui a gente paga 150 pelos 240mb :c
Aqui é esse valor pq ninha esposa tem linha móvel da claro e dei aquela chorada para manter a internet de 240mb pelo preço da 120
É possível fazendo upgrade na rede paa docsis 3.1. Há algumas áreas que já foi feito este upgrade e o usuário tem 500 dow e 25 de up.

Abaixo temos um usuário que assinou...


O melhor seria ela atualizar para a docsis 3.1 Full Duplex pois assim poderíamos ter upload decente em HFC.
Bom saber que é possível aumentar ainda, foda que na NET eu tenho perda de pacote
 
Última edição:
Os 50mb da Vivo estão te atendendo? Vc tem problemas de quedas ou lentidão?

Eu não mudaria, a não ser que seja para NET Fibra.

Não estou tendo uma boa experiência com a qualidade de serviço da NET...
Estão atendendo, mas aqui é só 2.4GHz. No notebook ligado via a cabo recebo os 50mb certinho, no Wi-Fi recebo 20, 25 no máximo. Queria melhorar isso, acho que vou acabar colocando o modem/roteador em modo bridge e comprar um roteador Gigabit, vai que futuramente aumento a Internet, já vou ter um roteador que suporte 5GHz.
Há alguma possibilidade de melhorar a velocidade da Internet no Wi-Fi mesmo sendo 2.4GHz?
 
Com um modem padrão da vida coloquei um repetidor 750 mbps tp-link re200 na casa de um parente e melhorou muito o sinal tanto 2.4ghz quanto o 5ghz. A conexão do notebook que tem 5ghz umentou 10mb/s em relação a conexão direta pelo wifi do modem.
 
Novela chegando ao fim.

Eu tava só esperando a atendente fechar outra vez a reclamação sem me ligar, qd hoje um atendente me liga. Ligação péssima, muito ruído, dificílimo de entender oq ele falava.

Surpreendentemente, ele disse q o tecnico entrou em contato coa equipe do datacenter. Bom, inqt ele tava aqui com certeza num foi, e nem falou nada sobre ter entrado em contato antes de vir. E o atendente num soube dizer qd esse suposto contato ocorreu.

Ele disse q a resposta do datacenter é q "a NET usa um padrão de 64bit". Ele não quis dizer qual padrão é esse. Eu citei q já falou seguir "padrões" NIC.br e Anatel, q na verdade são recomendações, e estão dentro do padrão. Ele gostou do q eu disse, q são recomendações, e expliquei q exatamente por ser recomendações eles num são padrões, e é o padrão da IETF q deve ser seguido.

Ele foi educado, não disse como outros q cancelaria o contrato se eu quisesse ou perguntou se num teria outro provedor pra eu trocar.

Eu expliquei novamente tudo sobre Internet ser uma rede mundial, todos devem seguir o padrão pra se comunicarem e tudo mais. Ele disse q é é esse "padrão" próprio q ela segue mesmo. Perguntei se então, se a NET segue "um outro padrão", e se com isso esse IPv6 fora do padrão "oficial" num funcionar, oq eu devo fazer. Ele não soube oq dizer, eu perguntei se então eu devia desativar o IPv6 e ficar no IPv4.

Ele respondeu q se o IPv4 me atende e essa solução resolve, q poderia ser.

Então eu disse pra ele q, se ele fechar a reclamação como procedente e dando essa resposta por escrito, ela num resolve o problema mas eu num reabro ela mais. Tb aproveitei pra pedir desculpa por ter registrado reclamação na Anatel e esclareci como sempre q tentei SAC e Ouvid antes.

Meu objetivo com esse cuidado todo é - se eles num fornecerem um IPv6 global prefix dentro do padrão - num criar brecha onde eles possam afirmar no futuro q eu aceitei ser improcedente essa solicitação, ou q aceitei receber IPv6 com global prefix /64.

Se eles num seguem o padrão e insistem nessas groselhas, q pelo menos forneçam um IPv4 addr público e único, e assumam de alguma forma q o IPv6 fornecido por eles tá fora do padrão (oq encaixa nessa resposta de "um outro padrão" ou "padrão próprio"). Se no futuro eles tentarem me colocar em NAT e continuarem insistindo em infringir o padrão IETF e recomendações NIC.br e Anatel - na qual, muito provavelmente, eles participaram e se comprometeram a seguir o padrão... -, eu ainda tenha possibilidade de exigir ou um IPv6 100% funcional ou um IPv4 addr público e único.

Se eu tivesse uma grana sobrando, eu teria interesse sim em questionar isso na justiça. Acho q se o advogado conseguisse ser didático e fazer o juiz compreender, a chance de ganhar e obrigar eles a trabalharem direito seria grande. Afinal temos o padrão e as recomendações, e essa resposta de "a NET é uma empresa privada e como tal pode criar padrão próprio ou usar qqr padrão q quiser" é exdrúxula. O serviço é de prestação de acesso à Internet - e não à rede da NET -, e obviamente pra ter acesso à Internet é preciso usar os protocolos da mesma e seguir seus padrões corretamente. Então, seria grande a chance do juiz entender q um protocolo despadronizado caracteriza vício no serviço, segundo o CDC. Imagina se depois disso tudo o juiz mandasse a empresa devolver todas as mensalidades pagas! xD

Anyway, vamos ver se ele fecha corretamente a reclamação, me respondendo com respeito, e terminamos essa peleja!

Hoje me deparei com algo estranho e queria entender, fui dar um tracert no DNS da google (8.8.8.8) e algo estranho apareceu após o ping com meu roteador, apareceu outro IP LAN (10.11.0.1), como se eu estivesse em uma sub-rede, mas não estou, estou conectado diretamente ao modem que está conectado ao cabo coaxial da NET, se alguém souber do que se trata, poderia me explicar? Desde já, grato.

Rastreando a rota para dns.google [8.8.8.8] com no máximo 30 saltos: 1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.0.1 2 23 ms 22 ms 22 ms 10.11.0.1 3 30 ms 29 ms 23 ms --------.virtua.com.br [---.---.---.---] 4 23 ms 23 ms 24 ms --------.virtua.com.br [---.---.---.---] 5 23 ms 21 ms 23 ms embratel-H0-3-1-0-4003-agg01.cslnet.embratel.net.br [189.23.36.1] 6 42 ms 45 ms 47 ms 200.230.29.225 7 47 ms 47 ms 47 ms ebt-B1521-tcore01.ctamr.embratel.net.br [200.230.252.230] 8 49 ms 86 ms 46 ms ebt-B1421-tcore01.spo.embratel.net.br [200.230.231.62] 9 43 ms 46 ms 47 ms ebt-B12-tcore01.spoph.embratel.net.br [200.230.158.29] 10 44 ms 42 ms 46 ms ebt-H0-5-0-0-agg01.spolp.embratel.net.br [200.230.130.20] 11 45 ms 47 ms 44 ms 74.125.32.178 12 144 ms 124 ms 45 ms 74.125.243.65 13 42 ms 43 ms 44 ms 108.170.225.157 14 44 ms 43 ms 50 ms dns.google [8.8.8.8] Rastreamento concluído.

Eu percebi isso tbm. Só que o meu começa com 100.*.

Eu acho que estão tirando o IP público dos gateways.

Aki tb tem isso, num lembro se qd o modem estava em router mode tb era assim. Num sei se é o modem ou se realmente é o gateway (como é mesmo o nome do "server" do HFC?).
 
Hoje me deparei com algo estranho e queria entender, fui dar um tracert no DNS da google (8.8.8.8) e algo estranho apareceu após o ping com meu roteador, apareceu outro IP LAN (10.11.0.1), como se eu estivesse em uma sub-rede, mas não estou, estou conectado diretamente ao modem que está conectado ao cabo coaxial da NET, se alguém souber do que se trata, poderia me explicar? Desde já, grato.

Rastreando a rota para dns.google [8.8.8.8] com no máximo 30 saltos: 1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.0.1 2 23 ms 22 ms 22 ms 10.11.0.1 3 30 ms 29 ms 23 ms --------.virtua.com.br [---.---.---.---] 4 23 ms 23 ms 24 ms --------.virtua.com.br [---.---.---.---] 5 23 ms 21 ms 23 ms embratel-H0-3-1-0-4003-agg01.cslnet.embratel.net.br [189.23.36.1] 6 42 ms 45 ms 47 ms 200.230.29.225 7 47 ms 47 ms 47 ms ebt-B1521-tcore01.ctamr.embratel.net.br [200.230.252.230] 8 49 ms 86 ms 46 ms ebt-B1421-tcore01.spo.embratel.net.br [200.230.231.62] 9 43 ms 46 ms 47 ms ebt-B12-tcore01.spoph.embratel.net.br [200.230.158.29] 10 44 ms 42 ms 46 ms ebt-H0-5-0-0-agg01.spolp.embratel.net.br [200.230.130.20] 11 45 ms 47 ms 44 ms 74.125.32.178 12 144 ms 124 ms 45 ms 74.125.243.65 13 42 ms 43 ms 44 ms 108.170.225.157 14 44 ms 43 ms 50 ms dns.google [8.8.8.8] Rastreamento concluído.
Esse é o ip da produção (cmts), ele sempre vai aparecer no traceroute, tendo ipv4 válido ou não. Ele que faz o roteamento dos emta dentro do datacenter.
 
Atualmente utilizo Vivo telefone + 50MB de internet e Sky como tv a cabo, estou estudando mudar para Net, cancelaria os serviços e contrataria tudo novo. Já me informei e não possuo fidelidade com a Vivo e Sky.
Como está o serviço de internet da Net? É o que mais vou utilizar. Voltei algumas páginas e vi alguns relatos de queda de download/upload e problemas de atendimento que me deixaram um pouco alarmada.


Como qualquer serviço, a qualidade do Virtua varia de regiao para regiao... Onde eu moro (na Zona Sul do Rio de Janeiro) o Virtua é excelente, tenho ha cerca de 15 anos e, com excecao das raras vezes que ocorreram problemas (como a Net mexendo na rede), o normal é eu receber no minimo a velocidade contratada... Portanto, como a qualidade varia de acordo com a regiao, o melhor que voce tem a fazer é procurar se informar como é o Virtua onde voce mora, na sua rua, se possivel no seu predio (caso voce more em um).

E de preferencia se informar com quem sabe do que está falando, porque tem muita gente que mede a velocidade da internet pelo WiFi (usando um dispositivo movel como um celular) e depois sai reclamando que a Net "nao entrega a velocidade contratada"... Aí é dose...

.
 
Pessoal, mais alguém teve o modo bridge do roteador bloqueado pela Claro/net?

Mudei meu plano e um dia depois meu modem da net parou de conectar a Internet em modo bridge, somente funcionando em modo roteador liguei agora pra net e eles confirmaram que ouve uma mudança e eles bloquearam o modo bridge mesmo.
 
Última edição:
Consegui renovar meu desconto com a NET. 120Mb + Ilimitado Brasil Total => R$ 99 e R$ 20, respectivamente. Ainda ganhei um abatimento de R$ 20 no fixo.
Utilizei aquele chat Pré-Anatel deles e, em 10 minutos, já tinha feito o que eu queria. Sou cliente há 5 anos, e o atendente nem questionou nada. Só falei que gostaria de ver o que ele poderia oferecer de descontos por mais 12 meses. A conta saiu de R$ 179,90 (pois minha promoção anterior acabou mês passado), para R$ 119,90.

Pode ser que meu tempo de casa tenha influenciado nesse desconto, e que nem todo mundo irá consegui-lo.

Pra quem estiver enfrentando problemas com o atendimento padrão (ou não conseguir redução nos valores de primeira), tente o Pré-Anatel. Nas 3 vezes em que precisei, o atendimento foi rápido e excelente (ao menos pra mim). O link é o mesmo informado anteriormente pelo @H1vltg3.

Renovei o meu há uma semana..

Virtua 240MB + Telefone (só pago o que uso) por R$110,00
To há 11 anos na NET
 
Eles disseram qual seria o motivo pra tal bloqueio?

Não, a atendente depois de consultar alguém apenas disse que eles mudaram e passaram a bloquear o modo bridge e que ela não podia fazer nada apesar de eu ter pedido pra abrir uma reclamação formal.

Peguei o número do ticket e abri reclamação no consumidor.gov.
 
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