[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Sim claro, fiz confusao. IP no bloco 10.0.0.0/8 jamais poderia ser CGNAT.
nunca diga jamais, pode ser usado sim no cgnat, msm que fuja totalmente da rfc 6598 =p
todos os ips privados podem ser usados no cgnat, infelizmente.
 
nunca diga jamais, pode ser usado sim no cgnat, msm que fuja totalmente da rfc 6598 =p
todos os ips privados podem ser usados no cgnat, infelizmente.
a ANATEL impede isso (e não é viável pra NET também usar IP 10 pra CGNAT, visto que ia encurtar bem o número de ativos que eles poderiam ter na rede)... quem não tá em IP 100.10.x.y, obrigatoriamente precisa de um IPv4 roteável... ou seja, ANATEL e a RFC 6598 estão alinhados
 
O SNR UP voltou a ficar cagado aqui na região depois das 17:30... Estava dando esse problema um tempo atrás, daí parou de acontecer e agora voltou novamente...
w08ibbn.png

6120026441.png
 
O SNR UP voltou a ficar cagado aqui na região depois das 17:30... Estava dando esse problema um tempo atrás, daí parou de acontecer e agora voltou novamente...
w08ibbn.png

6120026441.png
tá MUITO baixo, ele só é bom se acima de 35... isso pode ser um problema no seu cabeamento (tanto cabo velho quanto terminais, e até divisores), no TAP que tá tua saída ou no node que alimenta sua rede... pode ser inclusive no seu modem... pra isso é importante bater o pé e chamar a claro pra uma visita... eles tem atendimento até as 23h, é importante marcar pro horário em que ocorre a situação, e eles conseguem aferir onde exatamente tá tendo essa baixa... mas tá bem pertinho de você o problema, não chega no datacenter não
 
nunca diga jamais, pode ser usado sim no cgnat, msm que fuja totalmente da rfc 6598 =p
todos os ips privados podem ser usados no cgnat, infelizmente.
Pq o ISP faria isso ?
So se eles quiserem cagar toda a rede ne.

Eu acho que seria mais correto afirmar que "Todos os IPs privados podem ser usados pra configuracoes de redes privadas" hahaha.

Todo IP comecando com 10.xxx.xxx.xxx.xxx e pra rede privada.
Mas isso pode mudar no futuro.
 
tá MUITO baixo, ele só é bom se acima de 35... isso pode ser um problema no seu cabeamento (tanto cabo velho quanto terminais, e até divisores), no TAP que tá tua saída ou no node que alimenta sua rede... pode ser inclusive no seu modem... pra isso é importante bater o pé e chamar a claro pra uma visita... eles tem atendimento até as 23h, é importante marcar pro horário em que ocorre a situação, e eles conseguem aferir onde exatamente tá tendo essa baixa... mas tá bem pertinho de você o problema, não chega no datacenter não
Pelo que eu percebi esse problema de nível baixo só ocorre durante o período das 17:30 até umas 19~ Depois disso volta ao normal.
 
Pelo que eu percebi esse problema de nível baixo só ocorre durante o período das 17:30 até umas 19~ Depois disso volta ao normal.
MUITO provavelmente seja algo no node que alimenta tua região (que pode ser um trecho da sua rua ou o bairro todo, dependendo da densidade ae)... o node que alimenta minha instalação foi trocado ano passado por oscilação de MER e BER, e isso tb deu um ganho nos meus níveis de sinal... mas era isso, horário de pico ficava insuportável as vezes - e as medições do "niveis.virtua" nem chegavam a ficar vermelhas as vezes kkkkk é legal bater o pé pra verificarem teu cabeamento... eles podem trocar 100% se ele for velho (acima de 5 anos se não me engano) sem te cobrar nada, vc chama o técnico e pede pra ele "abrir um refazer" como eles chamam, ele avalia e se for procedente, no dia seguinte tem alguém aí trocando tudo! vale a pena
 
Pelo que eu percebi esse problema de nível baixo só ocorre durante o período das 17:30 até umas 19~ Depois disso volta ao normal.
Mesmo assim. Printa nesses horários e chama visita, vai chegar e vai estar tudo normal, mas mostra os prints.

Muita gente nem reclama e a empresa acaba nem sabendo dos problemas
 
Ate o reddit ta cagado aqui.

3d87a4dd4736d0f5b949df4b346c4e8b.png
Isso já é questão de preferência de tráfego mesmo, apesar que o peer internacional q tá saindo pro reddit tá congestionado sim... rodei o tracert no BLD da Embratel e veja só:

***FIREWALL*** # execute traceroute www.reddit.com
traceroute to www.reddit.com (151.101.93.140), 32 hops max, 3 probe packets per hop, 84 byte packets
from ip address ***IP PUBLICO*** device wan2
1 ***IP PUBLICO*** 0.279 ms 0.210 ms 0.205 ms
2 200.246.192.157 <embratel-T0-4-0-0-344866-uacc02.spomb.embratel.net.br> 2.471 ms 2.322 ms 3.582 ms
3 200.230.130.2 <ebt-H0-3-1-0-agg01.spolp.embratel.net.br> 4.020 ms 4.318 ms 4.071 ms
4 200.208.242.38 <peer-B54-1331-agg01.spolp.embratel.net.br> 113.407 ms 113.241 ms 113.234 ms
5 151.101.93.140 <www.reddit.com> 5.286 ms 5.474 ms 5.487 ms
 
O SNR UP voltou a ficar cagado aqui na região depois das 17:30... Estava dando esse problema um tempo atrás, daí parou de acontecer e agora voltou novamente...
w08ibbn.png

6120026441.png
A internet está lenta ou caindo? Se não estiver, não fique preocupado com speedtest, isso aí vai é te enlouquecer. O SNR UP o mínimo aceitável é 27db.
 
Isso eu sei. Quero saber o uso real.
Uso real mesmo estando normal está com o upload zoado. Igual o cara pagar 240/20, receber 70/5 e no uso estar normal.

Eu tive esse mesmo problema na NET em 2015, praticamente 1 ano pagando 35mb e recebendo 10mb todo dia a noite. No uso era normal, mas eles estavam me entregando abaixo. Isso me deixava furioso, pagar por algo e receber outro, mesmo que o uso esteja normal.
 
Uso real mesmo estando normal está com o upload zoado. Igual o cara pagar 240/20, receber 70/5 e no uso estar normal.

Eu tive esse mesmo problema na NET em 2015, praticamente 1 ano pagando 35mb e recebendo 10mb todo dia a noite. No uso era normal, mas eles estavam me entregando abaixo. Isso me deixava furioso, pagar por algo e receber outro, mesmo que o uso esteja normal.
A questão é que usar speedtest toda hora é loucura, realmente está entregando abaixo do contratado, mas é uma dor de cabeça que a pessoa pode tentar evitar. Medir toda hora faz é criar ansiedade na pessoa kkkk
 
A questão é que usar speedtest toda hora é loucura, realmente está entregando abaixo do contratado, mas é uma dor de cabeça que a pessoa pode tentar evitar. Medir toda hora faz é criar ansiedade na pessoa kkkk

Isso é verdade. Eu tenho esse problema. Principalmente quando instalo. Fico bem pirado no speedtest. Agora tô desencanando um pouco. Kkkkk
 
  • Curtir
Reações: HFS
Pq o ISP faria isso ?
So se eles quiserem cagar toda a rede ne.

Eu acho que seria mais correto afirmar que "Todos os IPs privados podem ser usados pra configuracoes de redes privadas" hahaha.

Todo IP comecando com 10.xxx.xxx.xxx.xxx e pra rede privada.
Mas isso pode mudar no futuro.
pior que fazem, ti dou um exemplo mexei durante 2 anos na rede da prodemge e la os caras usam a porcaria do 10.x.x.x como cgnat, e saindo de provedor semi-estatal para privado, tem vários provedores pequenos que começaram com via radio e migraram pra fibra que ainda usam 10.x.x.x como cgnat.

é que realmente não importa qual ip vai ser usado pra qual finalidade, só de ser ip privado pode ser de qual quer faixa, da pra usar no cgnat :shrug:
é uma puta merda isso, mas é a realidade.
 
Última edição:
Boa noite.

Não sei se é algo comum, li algumas páginas aqui pra tentar achar o mesmo problema. Todo santo dia, a partir das 17:30 mais ou menos, até às 05:00 da manhã a internet fica uma podridão. Oscilando demais e o upload basicamente inexistente. Mudei há 2/3 semanas para 240mb e instalaram um modem novo, Humax. Não culpo a mudança, pois antes com o modem antigo já estava com a mesma situação.

Sinal TX - 43.5
Sinal RX - 3.5
SNR DS - 41.3
SNR UP - 30.7
Receive Power - 0

No teste do speed test, fico com 0.1mb de upload.
 
Última edição:
a ANATEL impede isso (e não é viável pra NET também usar IP 10 pra CGNAT, visto que ia encurtar bem o número de ativos que eles poderiam ter na rede)... quem não tá em IP 100.10.x.y, obrigatoriamente precisa de um IPv4 roteável... ou seja, ANATEL e a RFC 6598 estão alinhados
anatel não impede, eles fazem a regulamentação e apenas isso.
as próprias normas da rfc tem mais poder de impedir algo do que a própria anatel em si =p

na própria rfc deixa claro:
4. Use of Shared CGN Space
Shared Address Space is IPv4 address space designated for Service
Provider use with the purpose of facilitating CGN deployment. Also,
Shared Address Space can be used as additional non-globally routable
space on routing equipment that is able to do address translation
across router interfaces when the addresses are identical on two
different interfaces.

o cgnat pode ser usado com endereços NÃO ROTEAVEIS GLOBALMENTE, nesse balaio de gato entra os 10.0.0.0/8 172.16.0.0/12 e 192.168.0.0/16
acontece que a iana recuperou o bloco 100.64.0.0/10, tornou ele não rotiavel e deixou ele reservado para utilização exclusiva em cgnat, mas não colocaram nada que impede de usar outras faixas para tal.

e ae que entra o problema, cgnat é recomendo utilizar o bloco 100.64.0.0/10, mas não existe nada que impede de usar outros blocos para tal.
 
Isso já é questão de preferência de tráfego mesmo, apesar que o peer internacional q tá saindo pro reddit tá congestionado sim... rodei o tracert no BLD da Embratel e veja só:

***FIREWALL*** # execute traceroute www.reddit.com
traceroute to www.reddit.com (151.101.93.140), 32 hops max, 3 probe packets per hop, 84 byte packets
from ip address ***IP PUBLICO*** device wan2
1 ***IP PUBLICO*** 0.279 ms 0.210 ms 0.205 ms
2 200.246.192.157 <embratel-T0-4-0-0-344866-uacc02.spomb.embratel.net.br> 2.471 ms 2.322 ms 3.582 ms
3 200.230.130.2 <ebt-H0-3-1-0-agg01.spolp.embratel.net.br> 4.020 ms 4.318 ms 4.071 ms
4 200.208.242.38 <peer-B54-1331-agg01.spolp.embratel.net.br> 113.407 ms 113.241 ms 113.234 ms
5 151.101.93.140 <www.reddit.com> 5.286 ms 5.474 ms 5.487 ms
O reddit usa o cdn da fastly q tem presenca no brasil.
eu estou em CGNAT :( começa com 100.60 no meu modem
Ve ai se nao e 100.64
 
A internet está lenta ou caindo? Se não estiver, não fique preocupado com speedtest, isso aí vai é te enlouquecer. O SNR UP o mínimo aceitável é 27db.
A internet tá normal, assistindo vídeo em 4K, baixando torrent tal... Eu só notei o SNR UP abaixo do indicado porque diariamente eu acesso pra verificar como os níveis estão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A questão é que usar speedtest toda hora é loucura, realmente está entregando abaixo do contratado, mas é uma dor de cabeça que a pessoa pode tentar evitar. Medir toda hora faz é criar ansiedade na pessoa kkkk
Realmente, eu faço uns 10 teste no speedtest por dia e fico PUTO quando não chega na velocidade contratada kkkkkkkkkkkkk

Vou parar com isso senão fico maluco
 
Última edição:
A internet tá normal, assistindo vídeo em 4K, baixando torrent tal... Eu só notei o SNR UP abaixo do indicado porque diariamente eu acesso pra verificar como os níveis estão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Realmente, eu faço uns 10 teste no speedtest por dia e fico PUTO quando não chega na velocidade contratada kkkkkkkkkkkkk

Vou parar com isso senão fico maluco

tb tenho esse vício prejudicial para a saúde kkkkk
 
  • Curtir
Reações: HFS

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo