Claro, Embratel e Net acumulam prejuízo no trimestre
Assim como sua controladora mexicana, a América Móvil (AMX) registrou
prejuízo nas operações da Claro, Embratel e Net no Brasil.
Seguindo pelo balanço da entidade Claro Telecom Participações, que
consolida a Embratel Participações (Embrapar), Embratel e Net Serviços
na Claro S.A, a companhia apresentou prejuízo líquido de R$ 1,139 bilhão
no trimestre. Embora ainda negativo, trata-se de uma recuperação de
0,3% na comparação proforma com o mesmo período de 2014.
No entanto, no período de janeiro a setembro, o prejuízo foi de
R$ 3,223 bilhões, mais de oito vezes maior do que no acumulado
de 2014 (quando registrou R$ 391,8 milhões de prejuízo líquido).
A Claro Telecom mostrou receita líquida de R$ 8,414 bilhões
no trimestre e R$ 25,165 bilhões nos nove meses do ano (9M15),
um aumento de 4,4% e 3,8%, respectivamente, no comparativo
proforma. O EBITDA ficou em R$ 2,510 bilhões (aumento de 12,9%)
e R$ 7,464 bilhões (10,6%), respectivamente no 3T15 e 9M15.
A comparação é proforma porque a companhia só realizou a
incorporação das subsidiárias em 31 de dezembro de 2014 e,
por isso, os resultados com a soma de todas as operações
só foram contabilizados a partir de 1º de janeiro de 2015.
A companhia ressalta ainda que no último dia 13 de outubro
aprovou em assembleia geral extraordinária a proposta de
aumento do capital social da companhia, passando de R$ 6,841
bilhões para R$ 7,634 bilhões (aumento de R$ 793 milhões).
Isso foi feito com a emissão de 18.288.796.002 novas ações
ordinárias.
AMX Brasil
De acordo com o balanço financeiro da América Móvil, o total das
receitas cresceu 1,3% e fechou setembro em R$ 9,064 bilhões. Nos
nove meses, o aumento foi de 2,9% e o total de R$ 26,413 bilhões.
A maior parte veio da receita de serviços, que aumentou 1,7% (R$
8,809 bilhões) e 3,3% (R$ 26,253 bilhões) no trimestre e no
acumulado, respectivamente.
De acordo com a empresa, a maior parte do aumento das receitas
de serviços foi por conta de dados móveis (24%), enquanto a banda
larga fixa cresceu 8,9% e a TV paga, 8,1% no comparativo anual.
Já as receitas de voz (tanto em serviço fixo quanto móvel) esta-
bilizaram em relação a outros serviços, ficando em cerca de 34%
do total.
Por sua vez, as receitas fixas continuaram a representar a maior
parte: R$ 6,134 bilhões e R$ 18,150 bilhões, com aumento de 3,7%
e 5,4%. As receitas móveis mostraram queda de 3,3% no trimestre,
total de R$ 2,903 bilhões; e de 1,8% nos três trimestres, total
de R$ 9,022 bilhões. Apesar de ter havido queda na receita de
serviços, com 2,6% (R$ 2,681 bilhões) e 1,2% (R$ 8,126 bilhões)
no trimestre e no acumulado, a maior queda proporcional foi a
das receitas com equipamentos: 10,2% no comparativo com o 3T14,
totalizando R$ 249 milhões. No acumulado dos nove meses, a área
registrou R$ 896 milhões, recuo de 6,2%.
Em lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização
(EBITDA), a América Móvil registrou no Brasil um aumento de
12,4%, totalizando R$ 2,461 bilhões no trimestre, e de 8,9% no
acumulado, totalizando R$ 7,282 bilhões. Isso representa 27,1%
e 26,8% das receitas, respectivamente no trimestre e no período
de janeiro a setembro. A AMX diz que "várias iniciativas de
redução de custos, a integração das três entidades operacionais
no Brasil e a finalização de vários dos trabalhos de investimento
que têm estado em processo por algum tempo estão por trás dos
ganhos no EBTIDA".
Operacional
De acordo com o balanço financeiro, a Claro aumentou a base
brasileira em 1% no comparativo com o terceiro trimestre de 2014,
fechando setembro com 70,353 milhões de acessos móveis. Desses,
16,137 milhões eram de pós-pago, aumento de 6%. Já a base pré-
paga caiu 0,4%, totalizando 54,216 milhões.
Em linhas fixas, que incluem telefone, banda larga e TV paga, a
América Móvil cresceu 3,4% no Brasil. Em setembro, a companhia
possuía 36,766 milhões de unidades geradoras de receita (UGRs).
Os minutos de uso (MOU) caíram 20,2%, ficando em 97 MOU mensais.
A receita média por usuário (ARPU) caiu 14,6% e agora é de R$ 13.
A taxa de fuga dos usuários (churn) aumentou 0,2 ponto percentual
(p.p.) e ficou em 3,5%.
fonte: [Teletime News]