Boa tarde senhores,
Postando pra saber se alguém tem alguma ideia de como me ajudar.
Eu moro em Campinas, meu provedor de internet é a Claro (antiga NET). O modem da Claro ( Thomson DWG874B) está ligado em modo bridge com outro roteador wireless que eu uso normalmente (RT-AC68U).
O problema é que, frequentemente, a internet cai e volta dentro de alguns minutos. O log do roteador mostra a seguinte mensagem toda vez que isso acontece:
Código:
your isp's dhcp does not function properly
Eu já tentei trocar as configurações do roteador pra ao invés de utilizar o "DHCP Query Frequency" de "Aggressive" pra "Normal". Isso melhora um pouco mas ainda não resolve. Já tentei colocar "Extend the TTL value" como "Yes" também.
Com certeza eu estou dentro do CGNAT, já que meu IP externo visto pelo RT-AC68U é
100.64.105.X
Esse IP se manteve constante durante todo o problema. Tem como eu ligar pra Claro e pedir pra resetar esse IP? Seria útil?
As vezes essa mensagem aparece no log do modem da Claro mas em horários distintos de quando a Internet cai.
Código:
DHCP RENEW WARNING - Field invalid in response v4 option
Já tentei trocar o firmware do RT-AC68U pro mais novo (
3.0.0.4.386.40558). Mas o problema começou no (
Versão 3.0.0.4.385.20633). Não testei com um firmware mais antigo mas o problema começou de uns 2 meses pra cá. Vale a pena trocar por um firmware mais antigo? Olhei também a versão não oficial chamada "Merlin", vale a pena testar?
Eu já testei resetar o RT-AC68U também mas sem sucesso. Já resetei o Thompson da Claro também.
Admito que já estou esgotando as possibilidades, eu posso até trocar a Claro caso seja ela o problema. Mas eu queria evitar ter que assinar outro contrato com provedora de Internet já que eles obrigam a ficar pelo menos 1 ano.
Muito obrigado pelo seu tempo!