[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Outra questão acerca desse CG3000: não tem uma opção pra colocar direto em bridge. Tem que ir fazendo tudo manualmente pelo o que parece. :mesa:

Se o firmware da Claro para o Kaon CG3000 for semelhante ao do CBN CH8568 (não sei se é o caso), talvez exista a opção de colocar em Bridge seguindo estes passos:

Login > Configurações Avançadas > Menu > Rede > Configurações Básicas > Tipo de Conexão WAN
 
o CG3000 não tem "configuração de WAN" ?
Se o firmware da Claro para o Kaon CG3000 for semelhante ao do CBN CH8568 (não sei se é o caso), talvez exista a opção de colocar em Bridge seguindo estes passos:

Login > Configurações Avançadas > Menu > Rede > Configurações Básicas > Tipo de Conexão WAN
Tem sim, só não tem a configuração pra bridge. Ten que fazer tudo manualmente.
 
se fosse passado, não estaria sendo utilizado e seu protocolo não fosse atualizado

só não vê quem não quer, agora que as outras operadoras se mexeram e ela começou a se mexer tbm, tanto que as grandes ainda tem um leque de velocidades pequeno, Oi e Vivo estão com 500 e 300 respectivamente, e a claro começou a mexer agora com os 500 e 600

3.1 foi finalizado em 2013, parece que é bastante tempo? de fato é, mas as operadoras que adotam HFC demoram para implantar mesmo, sempre foi assim, se vc pegar a Comcast - que é a maior que usa essa tecnologia - em uma boa quantidade de praças ela sempre utilizou DOCSIS 3.0 para entregar altas velocidades, inclusive tem que receba 1000/35 com modems docsis 3.0 lá.

eu não vejo como passado, é claro que usar soluções de fibra otica até a casa do cliente é interessante, mas se voce tem um cabeamento existente que pode entregar a mesma coisa, não faz sentido para a operadora acabar com tudo e entregar fibra por mero capricho. Pessoal aqui do fórum precisa entender que a empresa não vai mexer em algo por puro hype ou por achismos de A ou B que acha que fibra é fibra e ponto e taca fogo no coax.

e o melhor de tudo é saber que o coaxial vai ficar nas instalações por um bom tempo, porque é a tecnologia existente e ponto. Pode colocar mais 10 anos pela frente que ainda estará nas residencias, ou até mais, porque provavelmente o docsis 4.0 estará acessível aos provedores e aí, atualizando novamente, vc volta a equiparar a rede com as soluções de fibra lá na frente, e assim segue o mercado.

CDMA também foi atualizado. Mas não lembro bem que fim teve.

ah sim, não existe mais.

Usei EVDO por bastante tempo para streaming de música no meu smartphone da época. Foi uma das melhores experiências que tive. E nem por isso vingou.

Sua visão é tão distorcida da realidade que parece a máquina de propaganda nazista.
E como dizia Goebbels: uma mentira contada mil vezes, torna-se verdade.
Ainda que no caso seja apenas na sua mente.
 
CDMA também foi atualizado. Mas não lembro bem que fim teve.

ah sim, não existe mais.

Usei EVDO por bastante tempo para streaming de música no meu smartphone da época. Foi uma das melhores experiências que tive. E nem por isso vingou.

Sua visão é tão distorcida da realidade que parece a máquina de propaganda nazista.
E como dizia Goebbels: uma mentira contada mil vezes, torna-se verdade.
Ainda que no caso seja apenas na sua mente.
Cara, "não está só na mente dele", o cabo coaxial da Claro chega em TODO o país praticamente, raras as ruas que não tem cabeamento, que pode facilmente chegar à 500~600Mb/s ou mais.... o protocolo Docsis está constantemente em atualização, já os outros 2 principais players - no caso Oi Fibra e Vivo Fibra... é em lugares escolhidos à dedo, deixando muita gente só na esperança de um dia ter. Já o cabeamento da Claro que a NET usava, cobre boa parte do país, e tem MUITO potencial de chegar à grandes velocidades, exatamente onde os players Vivo e Oi talvez jamais operariam com suas "fibras".
 
@mrhizzo Então o CDMA foi engolido no mercado pelo GSM, assim como o HFC está sendo pelo GPON, só reparar que com excessão da Claro (NET) todas as demais operadora de Cabo estão ou já migraram para o GPON.
Mais é aquilo nem todo mundo consegue ou quer enxergar para que lado o mercado caminha.

CDMA também foi atualizado. Mas não lembro bem que fim teve.

ah sim, não existe mais.

Usei EVDO por bastante tempo para streaming de música no meu smartphone da época. Foi uma das melhores experiências que tive. E nem por isso vingou.

Sua visão é tão distorcida da realidade que parece a máquina de propaganda nazista.
E como dizia Goebbels: uma mentira contada mil vezes, torna-se verdade.
Ainda que no caso seja apenas na sua mente.
 
Tem tutorial na Net ensinando? Pedi pra trocarem meu modem pra um docsis 3.1 e espero que não venha nenhuma bomba e.e
Não sei se tem. Antes tinha pro Humax, aquele 3.0.
 
Cara, "não está só na mente dele", o cabo coaxial da Claro chega em TODO o país praticamente, raras as ruas que não tem cabeamento, que pode facilmente chegar à 500~600Mb/s ou mais.... o protocolo Docsis está constantemente em atualização, já os outros 2 principais players - no caso Oi Fibra e Vivo Fibra... é em lugares escolhidos à dedo, deixando muita gente só na esperança de um dia ter. Já o cabeamento da Claro que a NET usava, cobre boa parte do país, e tem MUITO potencial de chegar à grandes velocidades, exatamente onde os players Vivo e Oi talvez jamais operariam com suas "fibras".

A cobertura do coaxial é realmente impressionante. Já vi TAP da NET até em área praticamente rural na divisa do município.
 
Muita calma nessa hora, são 206 municípios que tem HFC. O Brasil tem 5568 municípios hehehe

Sim cara, note que falei "quase" todas as ruas. É ÓBVIO que alguns lugares não vai ter. Mas você tem que concordar comigo que a abrangência do HFC da NET/Claro é MUITAS vezes maior do que uma Vivo Fibra ou Oi Fibra da vida. Esse é o ponto da questão.
A cobertura do coaxial é realmente impressionante. Já vi TAP da NET até em área praticamente rural na divisa do município.

Exato.
 
@mrhizzo Então o CDMA foi engolido no mercado pelo GSM, assim como o HFC está sendo pelo GPON, só reparar que com excessão da Claro (NET) todas as demais operadora de Cabo estão ou já migraram para o GPON.
Mais é aquilo nem todo mundo consegue ou quer enxergar para que lado o mercado caminha.
Basicamente, a grosso modo, de grande só a Claro (NET) que realmente investe no HFC.

Só não consigo entender qual o motivo de querer tanto a migração para fibra? A empresa não vai migrar tão cedo, contente-se ou fique dando risadinhas aí, você não vai mudar o panorama da empresa. E isso vale também para os outros que ficam de graça aqui no fórum.

Chega a poluir o fórum de tanta merda que vocês ficam insistindo. O tópico é da Claro, a estrutura dela é praticamente toda HFC, então discutiremos HFC e um pouco de Claro Fibra. Questionamentos como o seu ou da galera que gosta de causar precisam ser mitigados ou extintos.

@Mosqueteirors precisa passar o facão o quanto antes, tá complicado essa floodagem no tópico.
 
Sim cara, note que falei "quase" todas as ruas. É ÓBVIO que alguns lugares não vai ter. Mas você tem que concordar comigo que a abrangência do HFC da NET/Claro é MUITAS vezes maior do que uma Vivo Fibra ou Oi Fibra da vida. Esse é o ponto da questão.

A cobertura é grande sim, não nego, só me assustei com o "quase todo Brasil" hehehe
 
CDMA também foi atualizado. Mas não lembro bem que fim teve.

ah sim, não existe mais.

Usei EVDO por bastante tempo para streaming de música no meu smartphone da época. Foi uma das melhores experiências que tive. E nem por isso vingou.

Sua visão é tão distorcida da realidade que parece a máquina de propaganda nazista.
E como dizia Goebbels: uma mentira contada mil vezes, torna-se verdade.
Ainda que no caso seja apenas na sua mente.
Só pra situar aqui, é sério que você quis vir com o papinho a lá @Rcarvas com 15 páginas atrás, só pra floodar também?

Fique ciente, uma coisa é querer FTTH, outra coisa é você viabilizar ou trabalhar com o que tem. O protocolo existe, funciona, e é competente. Contente-se também ou fique de papo furado.
 
agora estao comparando evolução de redes móveis com coaxial e fibra.

entao no futuro o meu celular vai conectar via fibra.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Muita calma nessa hora, são 206 municípios que tem HFC. O Brasil tem 5568 municípios hehehe
em que pese, imagino que todas as capitais e cidades grandes tenha rede coaxial da Claro. Milhoes de brasileiros que, conforme dizem, jamais terão acesso a fibra da Claro. :xorinho:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


dinheiro pra investir, TEM.
 
Última edição:
agora estao comparando evolução de redes móveis com coaxial e fibra.

entao no futuro o meu celular vai conectar via fibra.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


em que pese, imagino que todas as capitais e cidades grandes tenha rede coaxial da Claro. Milhoes de brasileiros que, conforme dizem, jamais terão acesso a fibra da Claro. :xorinho:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


dinheiro pra investir, TEM.
Dinheiro tem sim, sem sombra de dúvidas. E daqui pra frente veremos toda a evolução do DOCSIS. Estamos no momento de virada da rede, como foi 2013.

Infelizmente, agora o dito cujo coloca até CDMA na comparação. Seria cômico se não fosse trágico.
 
Estava lendo o quebra pau a discussão sobre HFC vs. FTTH, eu duvido que a Claro vá investir no upgrade da rede coaxial para o DOCSIS 3.1 ou 4.0 mesmo à longo prazo. Não me parece fazer sentido, financeiramente, investir em uma tecnologia antiga, ainda que com margem para evolução, em regiões onde a empresa já tem clientes. Faz mais sentido focar os recursos em uma tecnologia nova para expandir a base de clientes. Torço para estar errado, no entanto.
 
Estava lendo o quebra pau a discussão sobre HFC vs. FTTH, eu duvido que a Claro vá investir no upgrade da rede coaxial para o DOCSIS 3.1 ou 4.0 mesmo à longo prazo. Não me parece fazer sentido, financeiramente, investir em uma tecnologia antiga, ainda que com margem para evolução, em regiões onde a empresa já tem clientes. Faz mais sentido focar os recursos em uma tecnologia nova para expandir a base de clientes. Torço para estar errado, no entanto.
Tente entender UM POUCO sobre a rede HFC Docsis antes de fazer suas conclusões. O cabo coaxial é "antigo", mas extremamente versátil ainda, e tem muita tecnologia que pode ser aplicada à ele para grandes velocidades, interatividade cada vez maior na TV, etc. Mais de 60% dos EUA usam HFC, e você sabe muito bem que americano é exigente. Só por aí você pode tirar uma conclusão que o HFC nem de longe está defasado, à ponto de uma empresa como a Claro deixar de usá-lo. Como disse antes, entenda um pouco mais sobre HFC e DOCSIS. Eu também não entendia muito quando me cadastrei aqui. Mas nunca é tarde para aprender e rever seus conceitos.
 
@Mosqueteirors precisa passar o facão o quanto antes, tá complicado essa floodagem no tópico.

Cara, que flood? Vc não é dono do tópico.

Chegou ontem no fórum e vem com os papinhos de "limpeza", de que "antes era bom", Oi?? Só pode falar bem da empresa e da tecnologia?

Acompanho o adrena desde 2005 e já vi um causo parecido com o seu no tópico da Vivo em que o sujeito era fanboy ao extremo do VDSL de 50Mb. Spoiler: deu ruim pra ele no final.
 
Estava lendo o quebra pau a discussão sobre HFC vs. FTTH, eu duvido que a Claro vá investir no upgrade da rede coaxial para o DOCSIS 3.1 ou 4.0 mesmo à longo prazo. Não me parece fazer sentido, financeiramente, investir em uma tecnologia antiga, ainda que com margem para evolução, em regiões onde a empresa já tem clientes. Faz mais sentido focar os recursos em uma tecnologia nova para expandir a base de clientes. Torço para estar errado, no entanto.
em si falando da Claro,

docsis 3.1 já esta sendo aplicado na rede, estão atualizando pra oferecer os 500 e 600Mb na rede HFC, e com o mesmo se aplicar toda a capacidade apenas do 3.1, ele vai competir com as operadoras que ainda vão atualizar o gpon para utilizar o xgpon(10Gb down 2Gb up na fibra pon) basicamente por conseguir a mesma velocidade máxima compartilhada de 10Gb down e 2Gb up.

já o docsis 4.0 é outra conversa, ae realmente ate eu tenho minhas duvidas se vão querer aplicar ele, e esse que é o competidor do xgspon(10Gb down e 10Gb up compartilhados), no caso o docsis 4.0 tem 10Gb down e 6Gb up compartilhado.

infelizmente o pessoal cisma que fibra é o único meio de ter conexão melhor, sendo que o coaxial se equipara igualmente a fibra compartilhada gpon, xgpon e xgspon =p

agora ficar a gente aqui discutindo que rumo a operadora vai tomar é perda de tempo, já foi decidido e a gente só tem que aceitar e caso não aceite o mercado é livre pra se mudar de operadora, novas praças vão receber fibra e aonde tem HFC no momento é atualização pra docsis 3.1

quem sabe quando oi, vivo, tim e os pequenos começarem a brincar com xgspon, a claro vai ficar de novo no dilema: atualizo pro docsis 4.0 ou migro pra fibra, e esse dilema que eu estou interessado, pq o docsis 4.0 é cada aplicação diferente, cada técnica diferente, necessidade de ter rede N+0 e afins, que chega a inviabiliza-lo.
 
A grande questão para todas operadoras é; Se adequar as exigências do momento que o mercado dita. ao meu ver, entramos na era da ultra velocidade. Conexões acima de 300mbps serão o grande carro chefe das vendas de qualquer empresa. Pois bem.... O Docsis- HFC supre essa demanda de mercado? SIM, desde que seja feito o upgrade para o 3.1
Enfim, toda rede da claro pode ser atualizada e tranquilamente competirá com o FTTH. Neste cenário, nao existe o porque arrancar todo coaxial e migrar pra FTTH.
A questão é financeira. Apenas isso. Nenhuma empresa seria louca se perder uma rede de bilhoes, com um triplo pay já consolidado (excelente ticket por cliente)

Agora quando o mercado estiver maduro, a ponto do padrao do Xgpon for absoluto, seria a hora da Claro inovar...

OBS: vejo muita gente questionando o baixo UP, e por isso desmerecendo a estrutura HFC. Eu trabalho com edição de vídeo e concordo que um up de 20mbps é insuficiente. Por isso tenho no escritorio uma local FTTH com 350mbps de up.
Já os outros 80% dos assinantes utilizam massivamente o download, neste contexto a conexão atende perfeitamente.

O país é grande, as pessoas tem utilizações diferentes... FTTH é top? é sim. Mas HFC supre, principalmente onde as teles nao investem em fibra.
 
Estava lendo o quebra pau a discussão sobre HFC vs. FTTH, eu duvido que a Claro vá investir no upgrade da rede coaxial para o DOCSIS 3.1 ou 4.0 mesmo à longo prazo. Não me parece fazer sentido, financeiramente, investir em uma tecnologia antiga, ainda que com margem para evolução, em regiões onde a empresa já tem clientes. Faz mais sentido focar os recursos em uma tecnologia nova para expandir a base de clientes. Torço para estar errado, no entanto.
Pior que ela já está há um tempo distribuindo modems 3.1 em massa, eu mesmo já tenho um sem nem ter canal ofdm, dificilmente vão desistir do docsis 3.1 e jogar esses modems todos no lixo. Acho arriscado continuar no docsis, especialmente por causa do 5G que consequentemente vai acabar puxando a popularização do ng pon2, vejo notícias de operadoras investindo no ng pon2 por causa do 5G. Vamos ver se o docsis 3.1 vai conseguir competir pelo menos com o 5G:

 
Pior que ela já está há um tempo distribuindo modems 3.1 em massa, eu mesmo já tenho um sem nem ter canal ofdm, dificilmente vão desistir do docsis 3.1 e jogar esses modems todos no lixo. Acho arriscado continuar no docsis, especialmente por causa do 5G que consequentemente vai acabar puxando a popularização do ng pon2, vejo notícias de operadoras investindo no ng pon2 por causa do 5G. Vamos ver se o docsis 3.1 vai conseguir competir pelo menos com o 5G:


ae que esta, docsis 3.1 100% aproveitado e utilizando toda a capacidade consegue competir com 5g mmwave.

o problema de colocar competição com rede móvel aqui no Brasil é, puta dum parto pras operadoras moveis instalarem antenas novas por conta de leis, e 5g mmwave depende quase que de 1 antena POR POSTE na rua pra chegar nesse ponto ae desse speedtest.
se a legislação realmente não mudar, com os municípios deixando as operadoras instalarem mais antenas, esquece de 5g com altas velocidades aqui no Brasil.
 
Pior que ela já está há um tempo distribuindo modems 3.1 em massa, eu mesmo já tenho um sem nem ter canal ofdm, dificilmente vão desistir do docsis 3.1 e jogar esses modems todos no lixo. Acho arriscado continuar no docsis, especialmente por causa do 5G que consequentemente vai acabar puxando a popularização do ng pon2, vejo notícias de operadoras investindo no ng pon2 por causa do 5G. Vamos ver se o docsis 3.1 vai conseguir competir pelo menos com o 5G:


Se DOCSIS o pessoal já acha mimimi de caro, 5G mmwave então hahahaha
 
Starlink, a new Hope... :)

(...)O programa beta público da Starlink foi lançado em outubro de 2020, com promessa de conexão de até 150 Mb/s e latência entre 20 ms e 40 ms. Para usar, é necessário adquirir um kit com equipamento (antena e roteador) que custa US$ 499.

Mas os planos de Elon Musk vão bem mais além: o objetivo, a médio prazo, é que a internet da Starlink chegue a 1 Gb/s e, a longo prazo, a impressionantes 10 Gb/s. Atualmente, o serviço conta com 10 mil usuários, mas estima-se que sejam necessários ao menos 3 milhões de assinantes para tornar o negócio lucrativo.(...)


 
Cara, "não está só na mente dele", o cabo coaxial da Claro chega em TODO o país praticamente, raras as ruas que não tem cabeamento, que pode facilmente chegar à 500~600Mb/s ou mais.... o protocolo Docsis está constantemente em atualização, já os outros 2 principais players - no caso Oi Fibra e Vivo Fibra... é em lugares escolhidos à dedo, deixando muita gente só na esperança de um dia ter. Já o cabeamento da Claro que a NET usava, cobre boa parte do país, e tem MUITO potencial de chegar à grandes velocidades, exatamente onde os players Vivo e Oi talvez jamais operariam com suas "fibras".

Novas cidades são fibra optica, então não veremos uma expansão maior do cabo coaxial.
e sim o encolhimento.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo