[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Cara, que flood? Vc não é dono do tópico.

Chegou ontem no fórum e vem com os papinhos de "limpeza", de que "antes era bom", Oi?? Só pode falar bem da empresa e da tecnologia?

Acompanho o adrena desde 2005 e já vi um causo parecido com o seu no tópico da Vivo em que o sujeito era fanboy ao extremo do VDSL de 50Mb. Spoiler: deu ruim pra ele no final.
Primeiro que um banimento do meu perfil seria simplesmente um absurdo. Quem deve ser banido é quem toda hora fica nessa conversa fiada FTTH x DOCSIS. É uma vergonha o que acontece aqui. Uma coisa é debater, outra coisa é entupir o tópico de chorume. Não tem 1 página desse tópico que não tenha esse chororo.

Pelo amor de Deus, até quando se posta um speedtest, lá vem mimimi upload, mimimi ping, mimimi FTTH, pqp, se enxergem e parem com essa palhaçada que está ocorrendo aqui.

Eu tô aqui desde 2015, você está desde 2005, isso não quer dizer nada. Se tempo valesse de algo, idosos teriam razão máxima.

Não existe nada sobre fanboy, a questão é que estamos em um tópico da Claro, falando sobre a tecnologia que usa em massa, e aí desenvolvemos assuntos sobre isso. Você quer que eu chegue aqui e fique falando besteiras como você ou alguns falam, entupindo de "FTTH" sem causa nem motivo?
 
Não querem mesmo fazer 240 por R$ 99,99. Depois da negativa na Ouvidoria, parti para a Anatel via Consumidor e hoje me ligaram dizendo que por esse preço era para combos, o que deixei bem claro que não era, conforme o link que eu tinha mandado na reclamação - https://www.claro.com.br/produtosclaro/ofertas-internet-banda-larga_240/

Me ofereceram 2 meses pelo valor, mas é evidente que não aceitei. Vou continuar nos 120 e na primeira oportunidade saio fora, quando Oi, Vivo ou outra chegar com fibra.

Finalizaram no Consumidor dizendo que me telefonaram "para informar que identificamos em sistema a oferta feita em N/A por meio da evidência site, em que contempla o pacote Net Virtua 240 no valor de R$ 99,99 por 2 meses. Assim, informamos que não há valores a serem corrigidos, pois o contrato está dentro das condições ofertadas"
 
Última edição:
em si falando da Claro,

docsis 3.1 já esta sendo aplicado na rede, estão atualizando pra oferecer os 500 e 600Mb na rede HFC, e com o mesmo se aplicar toda a capacidade apenas do 3.1, ele vai competir com as operadoras que ainda vão atualizar o gpon para utilizar o xgpon(10Gb down 2Gb up na fibra pon) basicamente por conseguir a mesma velocidade máxima compartilhada de 10Gb down e 2Gb up.

já o docsis 4.0 é outra conversa, ae realmente ate eu tenho minhas duvidas se vão querer aplicar ele, e esse que é o competidor do xgspon(10Gb down e 10Gb up compartilhados), no caso o docsis 4.0 tem 10Gb down e 6Gb up compartilhado.

infelizmente o pessoal cisma que fibra é o único meio de ter conexão melhor, sendo que o coaxial se equipara igualmente a fibra compartilhada gpon, xgpon e xgspon =p

agora ficar a gente aqui discutindo que rumo a operadora vai tomar é perda de tempo, já foi decidido e a gente só tem que aceitar e caso não aceite o mercado é livre pra se mudar de operadora, novas praças vão receber fibra e aonde tem HFC no momento é atualização pra docsis 3.1

quem sabe quando oi, vivo, tim e os pequenos começarem a brincar com xgspon, a claro vai ficar de novo no dilema: atualizo pro docsis 4.0 ou migro pra fibra, e esse dilema que eu estou interessado, pq o docsis 4.0 é cada aplicação diferente, cada técnica diferente, necessidade de ter rede N+0 e afins, que chega a inviabiliza-lo.
Vai ficar sempre discutindo, chega o 4.0, aí vai ficar a mesma coisa, e no fim, a operadora vai atualizar e já era

Eu simplesmente não consigo entender essa tara do pessoal. Criem um tópico próprio "tecnologias de transmissão de dados fixos" e pronto...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Novas cidades são fibra optica, então não veremos uma expansão maior do cabo coaxial.
e sim o encolhimento.
Ainda deve demorar um pouco para encolher, sobretudo devido as cidades entrantes na Claro Fibra serem pequenas ou médias. Os grandes centros no Brasil já tem presente a rede HFC.
 
Última edição:
Essa disgrama desse modem que botaram agora não tem um modo bridge de fato. Se você faz manualmente, você fica sem conexão no roteador que irá gerenciar a rede e perde acesso ao próprio modem da claro.
Porta que pariu, qual a dificuldade de mandarem um dos dois modelos que citei na reclamação? Os caras parece que só fazem é piorar a situação. :facepalm:
 
Essa disgrama desse modem que botaram agora não tem um modo bridge de fato. Se você faz manualmente, você fica sem conexão no roteador que irá gerenciar a rede e perde acesso ao próprio modem da claro.
Porta que pariu, qual a dificuldade de mandarem um dos dois modelos que citei na reclamação? Os caras parece que só fazem é piorar a situação. :facepalm:

Perde acesso pelo http://192.168.100.1 ? este ip da acesso a todos os modems DOCSIS tanto em router como em modo bridge.
 
Cara, que flood? Vc não é dono do tópico.

Chegou ontem no fórum e vem com os papinhos de "limpeza", de que "antes era bom", Oi?? Só pode falar bem da empresa e da tecnologia?

Acompanho o adrena desde 2005 e já vi um causo parecido com o seu no tópico da Vivo em que o sujeito era fanboy ao extremo do VDSL de 50Mb. Spoiler: deu ruim pra ele no final.
Torrentman? kkk.
 
@KILLME está sabendo se a Claro já liberou 1Gbps por FTTH?
 
@KILLME está sabendo se a Claro já liberou 1Gbps por FTTH?

Ainda não e nem sei se vai hehehe. Eles tão colocando "recomendado" no site para o plano de 500 Mbps, então pode ser que venha coisa nova por aí.

CIINxfs.png
 
Pessoal entrando nesse questão de Fibra x HFC
O que vai determinar essa migração é o Comercial da empresa.
E a palavra chave que vai determinar isso chama-se CUSTO. Pandemia veio como uma luva pra Claro pra ela podar custos pra todo lado. Descredenciou muitos parceiros por causa de problemas devido a vendas errôneas que gera um contencioso muito grande pra eles.
Reduziu equipes de campo, equipes de contact center. Implementação de massiva de IA pra tomada de decisões e resoluções mais simples sem necessidade de atendente.
Hoje um BKO para tratativa nacional ta fazendo trabalho de 5 BKOs e não é pouco serviço.
Então o que vai determinar quando podem um dia planejar e migrar do HFC para FTTH será quando essa relação de custo/rentabilidade não ficar mais interessante pra companhia.
O HFC pode ter um p*** potencial com o 4.0, mas se esse potencial não se refletir em rentabilidade, a companhia não vai pensar 2x em colocar em pratica projeto de migração pra uma rede FTTH.
Isso é fato consumado dentro da empresa. O HFC 4.0 pode ser lindo em laboratório. Mas vida real é outra coisa.
E nem adianta querer comparar com Comcast entre outras operadoras fora do Brasil.
Brasil é uma realidade. Estados Unidos é outra. Europa é outra. Ásia é outra.
Companhia não vai ficar olhando a Comcast ou outras companhias vão colocar 4.0 ou não pra saber se vai a reunião vai ser simples e objetiva: Comercial e Marketing se é viável ou não no cenário que a empresa trabalha.
Empresa que visa lucro é dessa forma. É uma estupida imaturidade achar comercial da empresa vai ficar olhando com olho de entusiasta de tecnologia X, Y ou Z ela vai olhar as coisas com base o que gera lucro pra ela, que tem menor custo.
No final ela quer aquilo que gera lucro "papai" Carlos Slim que é saber dos US$ na conta dela pra ficar disputando com o Bezos, Gates, Buffett entre outros quem tem mais grana na conta corrente pra tocar fogo se quiser.
E finalizando vendo um comentário que dizia que o companhia maior parte dela é HFC então tem que ser debatido é só HFC é outra baita de imaturidade e absurdo quando eu li.
Típico de uma pessoa que carece de amadurecimento pra poder ter convívio social no ambiente virtual, pois aparentemente não gosta de ouvir opiniões divergentes, porém gostando ou não vai sim ouvir criticas a prestadora ao qual até parece que nutre uma paixão.
Agora se quer ouvir somente aquilo que é confortável ao ouvido é melhor criar um clube do bolinha no WhatsApp ou Telegram ou um tópico aqui mesmo no fórum é debater só o que gosta.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ainda não e nem sei se vai hehehe. Eles tão colocando "recomendado" no site para o plano de 500 Mbps, então pode ser que venha coisa nova por aí.

CIINxfs.png

Penso que se chegar lançar 1 Gbps pelo menos num primeiro momento será pra PME.
Mas nem tocam no assunto. Mais agora ir atormentando pra vender combo é todo dia.
As cidades que são fibra ganhou um apelido carinhoso "Nossa Senhora do Virtua" vende banda larga igual água mas combo com TV é osso.
 
image.png



:mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil:


espero mesmo que estejam colocando o docsis 3.1 aqui, pq em 2 fuking semanas já tive mais quedas de sinal do que 2018 ate 2020 somados juntos!

ta FODA!
 
Complicado. Pode até ser vandalismo na Rede.
não ta com cara de vandalismo, o sinal cai fica 5mim fora, volta 1 mim com sinal e cai de novo, mais 5mim fora e fica nesse loop.

agora ficou 20mim assim, na segunda ficou 3h seguidas nesse loop de madrugada.

sem falar que tem hora que o sinal aqui, mas é o cmts que fica off line, ate no escritório que ta a +ou- 6km daqui(ta ligado no mesmo cmts, mas outro node obviamente) tb cai o sinal.
 
ae que esta, docsis 3.1 100% aproveitado e utilizando toda a capacidade consegue competir com 5g mmwave.

o problema de colocar competição com rede móvel aqui no Brasil é, puta dum parto pras operadoras moveis instalarem antenas novas por conta de leis, e 5g mmwave depende quase que de 1 antena POR POSTE na rua pra chegar nesse ponto ae desse speedtest.
se a legislação realmente não mudar, com os municípios deixando as operadoras instalarem mais antenas, esquece de 5g com altas velocidades aqui no Brasil.
Também não é assim de uma antena a cada poste, já conseguiram 1 Giga a uma distância de mais de 6 Km da antena

TIM, Ericsson e Qualcomm batem recorde de velocidade 5G com mmWave em longa distância
 
image.png



:mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil::mil:


espero mesmo que estejam colocando o docsis 3.1 aqui, pq em 2 fuking semanas já tive mais quedas de sinal do que 2018 ate 2020 somados juntos!

ta FODA!

Caramba mano ta zicado ai. mas é na sua casa ou escritorio?
ja taca no consumidor nem paga a fatura desse mes, e segue o jogo.
 
em si falando da Claro,

docsis 3.1 já esta sendo aplicado na rede, estão atualizando pra oferecer os 500 e 600Mb na rede HFC, e com o mesmo se aplicar toda a capacidade apenas do 3.1, ele vai competir com as operadoras que ainda vão atualizar o gpon para utilizar o xgpon(10Gb down 2Gb up na fibra pon) basicamente por conseguir a mesma velocidade máxima compartilhada de 10Gb down e 2Gb up.

já o docsis 4.0 é outra conversa, ae realmente ate eu tenho minhas duvidas se vão querer aplicar ele, e esse que é o competidor do xgspon(10Gb down e 10Gb up compartilhados), no caso o docsis 4.0 tem 10Gb down e 6Gb up compartilhado.

infelizmente o pessoal cisma que fibra é o único meio de ter conexão melhor, sendo que o coaxial se equipara igualmente a fibra compartilhada gpon, xgpon e xgspon =p

agora ficar a gente aqui discutindo que rumo a operadora vai tomar é perda de tempo, já foi decidido e a gente só tem que aceitar e caso não aceite o mercado é livre pra se mudar de operadora, novas praças vão receber fibra e aonde tem HFC no momento é atualização pra docsis 3.1

quem sabe quando oi, vivo, tim e os pequenos começarem a brincar com xgspon, a claro vai ficar de novo no dilema: atualizo pro docsis 4.0 ou migro pra fibra, e esse dilema que eu estou interessado, pq o docsis 4.0 é cada aplicação diferente, cada técnica diferente, necessidade de ter rede N+0 e afins, que chega a inviabiliza-lo.

Mas o DOCSIS 3.1 na Claro não estava sendo implementado apenas no downstream? Porque se não fica que nem a Comcast, que até última vez que consultei oferecia conexão de 1Gbps de download e ridículos 35Mbps de upload.
 
Pessoal entrando nesse questão de Fibra x HFC
O que vai determinar essa migração é o Comercial da empresa.
E a palavra chave que vai determinar isso chama-se CUSTO. Pandemia veio como uma luva pra Claro pra ela podar custos pra todo lado. Descredenciou muitos parceiros por causa de problemas devido a vendas errôneas que gera um contencioso muito grande pra eles.
Reduziu equipes de campo, equipes de contact center. Implementação de massiva de IA pra tomada de decisões e resoluções mais simples sem necessidade de atendente.
Hoje um BKO para tratativa nacional ta fazendo trabalho de 5 BKOs e não é pouco serviço.
Então o que vai determinar quando podem um dia planejar e migrar do HFC para FTTH será quando essa relação de custo/rentabilidade não ficar mais interessante pra companhia.
O HFC pode ter um p*** potencial com o 4.0, mas se esse potencial não se refletir em rentabilidade, a companhia não vai pensar 2x em colocar em pratica projeto de migração pra uma rede FTTH.
Isso é fato consumado dentro da empresa. O HFC 4.0 pode ser lindo em laboratório. Mas vida real é outra coisa.
E nem adianta querer comparar com Comcast entre outras operadoras fora do Brasil.
Brasil é uma realidade. Estados Unidos é outra. Europa é outra. Ásia é outra.
Companhia não vai ficar olhando a Comcast ou outras companhias vão colocar 4.0 ou não pra saber se vai a reunião vai ser simples e objetiva: Comercial e Marketing se é viável ou não no cenário que a empresa trabalha.
Empresa que visa lucro é dessa forma. É uma estupida imaturidade achar comercial da empresa vai ficar olhando com olho de entusiasta de tecnologia X, Y ou Z ela vai olhar as coisas com base o que gera lucro pra ela, que tem menor custo.
No final ela quer aquilo que gera lucro "papai" Carlos Slim que é saber dos US$ na conta dela pra ficar disputando com o Bezos, Gates, Buffett entre outros quem tem mais grana na conta corrente pra tocar fogo se quiser.
E finalizando vendo um comentário que dizia que o companhia maior parte dela é HFC então tem que ser debatido é só HFC é outra baita de imaturidade e absurdo quando eu li.
Típico de uma pessoa que carece de amadurecimento pra poder ter convívio social no ambiente virtual, pois aparentemente não gosta de ouvir opiniões divergentes, porém gostando ou não vai sim ouvir criticas a prestadora ao qual até parece que nutre uma paixão.
Agora se quer ouvir somente aquilo que é confortável ao ouvido é melhor criar um clube do bolinha no WhatsApp ou Telegram ou um tópico aqui mesmo no fórum é debater só o que gosta.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Penso que se chegar lançar 1 Gbps pelo menos num primeiro momento será pra PME.
Mas nem tocam no assunto. Mais agora ir atormentando pra vender combo é todo dia.
As cidades que são fibra ganhou um apelido carinhoso "Nossa Senhora do Virtua" vende banda larga igual água mas combo com TV é osso.

Concordo plenamente com vc. E temos que parar com esse negocio nos EUA é melhor.
EUA para começar vão barrar a HUAWEI na planta de comunicações deles ja é um regresso e estão muito atrasados em relação a Suécia coreia do sul e Japão
Em velocidade e tecnologia, comcast e EUA não é parâmetro para nada.
 
Me ligaram esses dias atrás pra oferecer a tv facil hd, pelo mesmo valor que estou pagando nos 500mb e adicionei + 1 ponto adicional por 25 reais, de cara aceitei, no dia que o técnico veio instalar a tv, não veio com o ponto extra, liguei na claro pra saber se era o mesmo valor que estava pagando, a atendente me informou que não existe esse plano que a tv ia ter um custo adiconal de 69.90, cancelei na hora, essas vendedoras que ligam pra vender pacotes, sempre enganam o consumidor?
 
Também não é assim de uma antena a cada poste, já conseguiram 1 Giga a uma distância de mais de 6 Km da antena

TIM, Ericsson e Qualcomm batem recorde de velocidade 5G com mmWave em longa distância
é 6km de distancia que na própria imagem vc ve, com linha reta sem obstáculos e apenas 1 cliente conectado =p
se quiser um teste na vida real ->


só pegar uma sombra da antena, literalmente tu a 30 metros mas atrás de 1 parede tu perde praticamente todo o 1Gb da conexão.

esse é o poder do 5g mmwave, se tiver em linha reta pra antena tu tem velocidade tope, se tiver 1 obstáculo esquece.

se quiser discutir mais sobre 5g vamos mudar la pro tópico de rede móvel, só quotar e me informar que a gente continua por la.
 
Última edição:
Me ligaram esses dias atrás pra oferecer a tv facil hd, pelo mesmo valor que estou pagando nos 500mb e adicionei + 1 ponto adicional por 25 reais, de cara aceitei, no dia que o técnico veio instalar a tv, não veio com o ponto extra, liguei na claro pra saber se era o mesmo valor que estava pagando, a atendente me informou que não existe esse plano que a tv ia ter um custo adiconal de 69.90, cancelei na hora, essas vendedoras que ligam pra vender pacotes, sempre enganam o consumidor?

Pra um amigo ofercerem um plano de tv com aquele decoder 4K por 12 meses de graça so pagando a internet.
Bastou chegar a primeira conta e ja viu.
 
Mas o DOCSIS 3.1 na Claro não estava sendo implementado apenas no downstream? Porque se não fica que nem a Comcast, que até última vez que consultei oferecia conexão de 1Gbps de download e ridículos 35Mbps de upload.
down e no upstream tb, ate o momento aqui no tópico o user que postou o modem com canal 3.1 no upstream tb: https://adrenaline.com.br/forum/thr...o-net-hfc-fibra-optica.570254/post-1075324969

problema do upstream é que tem que mudar a rede física do hfc, alterar nodes e amplificadores.
a rede esta splitada em 5-45MHz pra upstream e 50MHz pra cima pra downstream, mas a net já atualizou um monte de lugar em sp pra 5-85MHz upstream e 90MHz pra cima downstream.

lembrando que o upstream máximo do docsis 3.1 é com rede splitada em 5-204MHz pra upstream e 258MHz pra cima de downstream.
 
Me ligaram esses dias atrás pra oferecer a tv facil hd, pelo mesmo valor que estou pagando nos 500mb e adicionei + 1 ponto adicional por 25 reais, de cara aceitei, no dia que o técnico veio instalar a tv, não veio com o ponto extra, liguei na claro pra saber se era o mesmo valor que estava pagando, a atendente me informou que não existe esse plano que a tv ia ter um custo adiconal de 69.90, cancelei na hora, essas vendedoras que ligam pra vender pacotes, sempre enganam o consumidor?
Tem uns abençoados que fazem sacanagem demais.
E eles são bem malinhas, tipo liga pro cliente +ou- da segunda quinzena do mês. Ai joga aquela lábia imputa um produto incorreto, só que a primeira fatura vai vir só proporcional cliente pensa que ta ok.
A bomba vem na fatura cheia.
Muitos descredenciamentos se deve a isso.
Ai ela ta ficando mais rigorosa na auditoria de venda pra pegar essas presepada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo