[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA


será que está bugado?
achei a latencia muito baixa para a noruega

ygZLCpb.jpg
 

só por curiosidade, a média da velocidade na sua cidade...
aqui deu 13 Mbps...e não duvido desse numero.
bisonho esse medidor, me coloco pra fazer um teste num provedor local do rj, download não passou de 5Mb já o upload foi no máximo a 20Mb.

fiz os testes umas 5x ate pegar um servidor, que detalhe todos são de provedores regionais, que é aqui de BH e que realmente bateu os 250Mb que costuma dar com a conexão aqui no download.

a segundo esse site, a velocidade media é de 22Mb por aqui, meio que wtf.
só entrar no site da anatel: https://www.anatel.gov.br/paineis/acessos/velocidade-contratada-banda-larga-fixa
e selecionar a cidade, a media de velocidade contratada aqui em BH é de 77Mb, sendo que as velocidades mais assinadas na cidade em ordem são 120Mb, 35Mb e 240Mb da Claro e depois vem 15Mb oi, 15Mb claro, 15Mb vivo, 200Mb oi, 50Mb vivo, e por ae vai.
 
bisonho esse medidor, me coloco pra fazer um teste num provedor local do rj, download não passou de 5Mb já o upload foi no máximo a 20Mb.

fiz os testes umas 5x ate pegar um servidor, que detalhe todos são de provedores regionais, que é aqui de BH e que realmente bateu os 250Mb que costuma dar com a conexão aqui no download.

:bwahaha:

e a latencia na Azure, como está?
 
dei edit no poste la.

do azure deu a mesma coisa que na tua imagem praticamente, variação de 5ms pra mais ou menos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@capa_da_gaita esse teste de latencia no azure é melhor: https://www.azurespeed.com/Azure/Latency
da pra selecionar o pais exato que vc quer pingar.
image.png
já conhecia
po que me chamou a atenção foi a latencia para a noruega, me fez imaginar se não haveria uma cabo submarino novo em uso pela embratel
 
Qual a versão do firmware? Esse modem tinha um bug no modo bridge na versão 1.00.46, que ficava em bootloop quando reiniciava :haha:

Recentemente atualizaram pra 1.00.60 e além de ter resolvido o bug, a tela de configuração ficou bem mais rápida.

  • Tecnologia
    Docsis 3.1
  • Versão do hardware
    CG3000 Rev:V1.2
  • Versão do software
    1.00.46
 
já conhecia
po que me chamou a atenção foi a latencia para a noruega, me fez imaginar se não haveria uma cabo submarino novo em uso pela embratel
nem se tivesse, o tempo que a luz leva dentro de um cabo submarino saindo de fortaleza ate costa de portugal é o mesmo tempo que leva pra chagar la no usa de ~80ms.
é fisicamente impossivel ter um ping desses.

é algum erro nesse site que vc mandou, pode ate ser que ele testou no sv aqui do Brasil da azure e reportou o nome errado.
 
nem se tivesse, o tempo que a luz leva dentro de um cabo submarino saindo de fortaleza ate costa de portugal é o mesmo tempo que leva pra chagar la no usa de ~80ms.
é fisicamente impossivel ter um ping desses.

é algum erro nesse site que vc mandou, pode ate ser que ele testou no sv aqui do Brasil da azure e reportou o nome errado.
bem provavel

agora sobre o site da anatel q vc enviou...ali podemos ver a realidade.

mesmo em cidades com Oi fibra, que é queridinha do povo, (e meu desejo) a claro ainda tem muitos assinantes com planos de 35 Mbps e 120 Mbps. Ex: Caxias do Sul RS com 500mil hab e Porto Alegre, 1 milhao de hab.
Em Sao paulo capital, empate tecnico entre claro coaxial 120 e vivo fibra 100.

plano de 600 Mbps ainda é raridade, ou seja, muito distante da massa, do povo, que é o publico que injeta dinheiro nas operadoras.
 
  • Curtir
Reações: HFS
ae vou ter que discordar de vc sobre BH.

moro aqui na cidade e ando por ela toda, e sim a net tem a maior cobertura, perdendo apenas para o dsl da oi =p, vc tem disponibilidade de serviço praticamente na cidade inteira.
tirando areas de risco, ela levou a rede HFC pra tudo quanto é lugar aqui na cidade.

vc pode esta falando da divisa da cidade com contagem, ibirite e ribeirão das neves, tirando contagem que recebeu a rede HFC la pra 2015 ate 2018(não lembro o ano certo), na divisa com as outras duas cidades realmente não tem cobertura aonde não é oficialmente BH.

a net nunca viu MG como mercado importante, tanto é que a rede deles aqui era da antiga operadora multicanal(não me recordo se ela foi comprada ou fundou com a net la nos anos 90 inicio 2000), por isso que não a cobertura de HFC das antigas aqui, se vc comparar com o estado de SP, lá sim eles levaram a rede para os municípios fora da região metropolitana.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


usa o imgbb :safadao:
sa porrarcaria de imgur simplesmente da limit rate nas imagens carregadas a partir daqui do forum.
A Multicanal foi comprada pela NET.
Essa aquisição ocorreu na época que a NET ainda fazia parte das Organizações Globo.
 
Bom dia Pessoal,

Qual a diferença em deixar o Modem Claro em Bridge ou não?
No meu caso, conecto o cabo de rede do Modem Claro na Porta Wan do meu roteador e desabilito o wi-fi do modem claro, seria necessário ainda colocar em Bridge?
 
Bom dia Pessoal,

Qual a diferença em deixar o Modem Claro em Bridge ou não?
No meu caso, conecto o cabo de rede do Modem Claro na Porta Wan do meu roteador e desabilito o wi-fi do modem claro, seria necessário ainda colocar em Bridge?
Sim.
 
Conheço muitos bairros de Belo Horizonte, por exemplo, que nunca viram coaxial da NET/Claro. Estou dando este exemplo de BH por ser uma cidade que conheço bem (e muita gente aqui do fórum tb) e tem NET desde mil novecentos e guaraná com rolha. E mesmo assim o coaxial não chegou desse jeito a todo canto.

O que dizer então das centenas de municípios com população bem considerável que nunca viram nem o cheiro do HFC da NET/Claro na vida? Sem sair de MG, já me lembro de Montes Claros (mais de 400 mil hab.), Divinópolis (240 mil), Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre...

Juiz de Fora, com só quase 600 mil habitantes, só teve uma pequena zona da cidade coberta com o coaxial da então NET. Certamente, hoje, tem mais HPs em FTTH lá que HPs em HFC.

Até na "pequena" cidade onde moro, com seus 80 mil habitantes, nunca vimos HFC da Claro. No entanto, tem fibra da ATC (que aluga pra Vivo) pra todo lado. Barbacena, Ubá, Itaúna, Conselheiro Lafaiete, Patos de Minas, Paracatu, dentre outras, são outros exemplos exatamente iguais aos da minha cidade (e são maiores até).

Então, sem paixões, temos que nos ater aos fatos. E o fato é que não tem tanto coaxial em toda parte como a galera aí acha não. Essa galera certamente só conhece as grandes metrópoles e grandes cidades onde a então NET lançou rede HFC primeiro.

Mais fatos, e vindos das próprias operadoras:


"Durante teleconferência de resultados financeiros do grupo mexicano nesta quarta-feira, 25, o CFO da companhia, Carlos García Moreno, afirmou que a Net ainda não mudará a estratégia para o segmento de ultra banda larga fixa – ou seja, com velocidades acima de 34 Mbps. (...) Segundo o executivo, a companhia já conta com 27 milhões de homes-passed no Brasil com a tecnologia, mas que nas novas cidades haverá a consideração sobre qual será a última milha."

27 milhões de HPs em HFC, portanto, em meados de 2018. E, fazendo as contas, na época, a NET tinha 8,8 milhões de homes connected. Faz sentido uma relação HPs/HCs de 3/1. O número bate bem com o praticado no mercado. Raro achar redes de grandes operadoras com ocupação maior. E ocupação muito menor não é lucrativo (muito dinheiro empatado em ativo imobilizado). No mínimo, podemos encontrar casos de relação HPs/HCs de 4/1.


"De acordo com o CEO da operadora, Christian Gebara, essa foi a maior adição trimestral de HPs desde o início da execução do plano de fibra. Ao todo, a Vivo soma 11,7 milhões de HPs, sendo que 22,7% delas são homes-connected (taxa de adoção efetiva)."


"Atualmente com 7,5 milhões de homes passed, a meta da Oi multiplicar essa capacidade com a InfraCo já separada e atuando com maior capacidade de investimento e de operação, chegando em 2024 com entre 32 e 34 milhões de homes passed."

Portanto, essa "abrangência do HFC da NET/Claro (...) MUITAS vezes maior do que uma Vivo Fibra ou Oi Fibra da vida" não chega nem ao triplo da Vivo Fibra sozinha.
sou de Montes Claros e aqui realmente nunca teve hfc da claro,ainda bem kk,eles chegaram com ftth aqui se n me engano ano retrasado,msm coisa da vivo com estrutura da atc e oi fibra,quando as grandes chegaram as pequenas já tinham praticamente cobertura em 100% da cidade com ftth,hj ainda a maioria da cidade usa os pequenos, até pq os planos são mais em conta, só acho que vale a pena mudar pra um provedor grande aqui se for pegar algum combo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


só por curiosidade, a média da velocidade na sua cidade...
aqui deu 13 Mbps...e não duvido desse numero.
aQkA4iy.png
 
Última edição:
Putz, pedi a troca por um modem 3.1 e instalaram um tc7337 aqui '-'

Pior que eu troquei ideia com o cara e ele disse que tá difícil a Net soltar modem 3.1.... será que reclamando na Anatel eles trocam por um 3.1?
E qual era o seu antigo modem?

Falaram que o @dudu1505 está com saudades do TC7337.
 
Putz, pedi a troca por um modem 3.1 e instalaram um tc7337 aqui '-'

Pior que eu troquei ideia com o cara e ele disse que tá difícil a Net soltar modem 3.1.... será que reclamando na Anatel eles trocam por um 3.1?
Projeto microwave nele
 
E qual era o seu antigo modem?

Falaram que o @dudu1505 está com saudades do TC7337.
:rip::rip::rip::rip::rip:

ce ta loco meu parça?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Putz, pedi a troca por um modem 3.1 e instalaram um tc7337 aqui '-'

Pior que eu troquei ideia com o cara e ele disse que tá difícil a Net soltar modem 3.1.... será que reclamando na Anatel eles trocam por um 3.1?
meus pêsames, só recomendo vc pedir pra trocarem de novo ou meter projeto micro wave na parada.

ninguém merece esse modelo ae.
 
E o Motorola svg6582, é dos bons?
Esse é bom, mas já é antigo, é da primeira leva DOCSIS 3.0 da Claro, lá do lançamento do plano de 120mbps.
 
:rip::rip::rip::rip::rip:

ce ta loco meu parça?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


meus pêsames, só recomendo vc pedir pra trocarem de novo ou meter projeto micro wave na parada.

ninguém merece esse modelo ae.


Vou esperar até quarta q vem e fazer isso, quantos segundos no micro?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo