[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Bom dia pessoal, essa é a minha primeira vez que estou utilizando Net Vírtua, sempre usei Vivo Fibra 300/150 na casa dos meus pais, agora que me mudei a única disponível na região é a Net Vírtua de 240/20(Triste), instalaram a internet ontem com o HFC, o modem que disponibilizaram foi o Technicolor CGA4233CLB e estou achando a internet horrível, de tempos em tempos a internet para de funcionar do nada e depois volta, tanto no cabo quanto no Wifi(sempre fica ativo), ele está com o ipv6 ativado, não sei o que está acontecendo, só sei que eu esperava mais da net. Alguém poderia me ajudar? Abaixo segue as imagens do modem e do nível de sinal.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Inclusive, esqueci de mencionar, o modem ele está reiniciando o tempo todo. De hora em hora ele apaga tudo de depois volta. Não sei o que fazer :/
acessa 192.168.0.1, login está na etiqueta branca no modem

vá em Conexão RF e tira print dos canais e posta, pode ser que o canal travado está ok, mas os agregados não.

também pode ser os canais Upstream com baixa potencia, atrelados ao SNR UP relativamente baixo. Com alguem gerando ruido, pode abaixar ainda mais e aí o modem perde sincronia
 
Aqui na cidade temos atualmente: Claro/NET (Coaxial), OI (ADSL), Vivo/GVT (ADSL) e duas operadoras regionais de fibra que certamente juntas tem mais de 50% dos assinantes da cidade.

Essa semana flagrei vários técnicos da Vivo nos postes da cidade colocando fibra, e a boatos que a próxima é a OI que vai trocar a ADSL por fibra.

Será que isso vai forçar a Claro/NET a colocar a fibra também? Eles vão perder MUITO mercado, já não tem muito...
 
Quando eu falei sobre BH, foi justamente sobre estas regiões que vc citou. Tenho colegas e amigos que hoje moram espalhados por regiões diferentes de BH. E muitas dessas pessoas, que moram em bairros das regionais Barreiro e Venda Nova ficam ainda dependentes do xDSL de Oi ou Vivo, pq nem HFC nem FTTH chegam lá.

Mas vc pode reler meu post e ver que eu só disse que conheço muitos bairros sem HFC. São "apenas" algumas dezenas. Mas eu tomei o cuidado de não dizer que é a maior parte de BH. BH tem quase 500 bairros. Chutando um número aqui, por exemplo, 50. Pra mim é um número grande pq engloba tranquilo quase 300 mil habitantes. Mas é uma miudeza perto do tamanho de BH.

Então, eu sei que a esmagadora maioria de BH tem cobertura do HFC da Claro. Mas não é 100% da cidade. E tem muita gente sem cobertura. Governador Valadares tem 280 mil habitantes e é uma das 10 maiores cidades do estado, só pra ter um parâmetro de comparação.

E o que eu quis esclarecer com meu post é essa questão de tamanho da rede HFC quando se fala de cobertura nacional. E eu trouxe números que as próprias operadoras divulgaram pra imprensa especializada.

Tem muita gente que mora em metrópoles, que foi onde a então NET começou e expandiu primeiro, e vê HFC por todo canto que acha que no Brasil inteiro é assim. Provavelmente, pessoas que só viveram em metrópoles e só conhecem metrópoles e, sem ter os números que eu trouxe, extrapola seu conhecimento de mundo pra todo mundo. Este post mesmo é um exemplo disso.

Daí que tem gente com essa visão de que "ah, se todo lugar onde eu passo ou conheço tem coaxial da Claro, então a rede tem a mesma capilaridade no Brasil todo". Mas olhando os números concretos, essa impressão de que "a abrangência do HFC da NET/Claro é MUITAS vezes maior do que uma Vivo Fibra ou Oi Fibra da vida" cai por terra. Todos aqui concordamos que a Claro não está mais construindo HPs em HFC há pelo menos 2 anos. Então, ela parou próximo aos 30 milhões de HPs com coaxial. Contando com as HPs construídas em 2020, a Vivo sozinha já chegou aos 14 milhões de HPs em FTTH. Portanto, como eu já disse antes, essa "muitas vezes maior" mal passa de 2 vezes. Isso em números de hoje, hein. E sem contar a Oi Fibra, a Claro Fibra e a TIM Fibra.

Só pra finalizar, e deixar mais informação aqui pra quem se interessa no assunto, seguem mais duas matérias com pontos bem relevantes quanto a isto.


Alguns trechos que destaco:

Em janeiro [de 2019], a companhia passou a instalar fibra até a residência do consumidor por todo o Brasil, em cidades onde a NET (agora marca dentro da Claro) não tinha presença. Hoje, as redes GPON da operadora estão ativadas em 51 cidades, conforme Marcio Carvalho, diretor de marketing da Claro.

Segundo ele, com o piloto
[em Serra Negra, SP] a Claro conseguiu comprovar que o investimento em GPON vale à pena para a construção de novas redes onde ainda não atendia. “A rede de fibra é passiva, transmite o sinal a partir de uma central, não é suscetível a energia elétrica, então no total cost of ownership se mostra atrativo”.

Futuro da rede híbrida

Onde a empresa já oferecia banda larga, o HFC supre a demanda. “A gente sempre usou a arquitetura híbrida, em que a fibra chega a um nó da rede, e de lá segue com o cabo coaxial para a casa do cliente. Com o aumento das velocidades, vamos instalando mais nós, e a fibra vai ficando cada vez mais perto da casa do cliente, então naturalmente os clientes HFC vão passar para a fibra pura em algum momento. Até lá, usamos a tecnologia DOCSIS 3.1, que está em pé de igualdade com o FTTH”, explica Carvalho.



Segue o trecho.

"Então naturalmente os clientes HFC vão passar para a fibra pura em algum momento"
 
acessa 192.168.0.1, login está na etiqueta branca no modem

vá em Conexão RF e tira print dos canais e posta, pode ser que o canal travado está ok, mas os agregados não.

também pode ser os canais Upstream com baixa potencia, atrelados ao SNR UP relativamente baixo. Com alguem gerando ruido, pode abaixar ainda mais e aí o modem perde sincronia

Boa tarde Emerson, segue os prints... Foi o único local que encontrei estas informações.

 
  • Curtir
Reações: HFS
Boa tarde Emerson, segue os prints... Foi o único local que encontrei estas informações.

Seus sinais TX estão muito baixos, por isso que está com oscilação. Os sinais RX estão demasiadamente altos.

Chamar visita técnica para equilibrar os sinais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Segue o trecho.

"Então naturalmente os clientes HFC vão passar para a fibra pura em algum momento"
Isso qualquer desnorteado sabe.

Mas o que ocorrerá nos próximos anos é atualizar o DOCSIS onde tem HFC, e colocar FTTH onde não tem rede alguma. Isso é tão simples quanto 2+2.
 
Última edição:
Aqui na cidade temos atualmente: Claro/NET (Coaxial), OI (ADSL), Vivo/GVT (ADSL) e duas operadoras regionais de fibra que certamente juntas tem mais de 50% dos assinantes da cidade.

Essa semana flagrei vários técnicos da Vivo nos postes da cidade colocando fibra, e a boatos que a próxima é a OI que vai trocar a ADSL por fibra.

Será que isso vai forçar a Claro/NET a colocar a fibra também? Eles vão perder MUITO mercado, já não tem muito...
Não vai. Onde tem coaxial, a rede será atualizada até o coaxial morrer por parte da CableLabs.
 
Seus sinais TX estão muito baixos, por isso que está com oscilação. Os sinais RX estão demasiadamente altos.

Chamar visita técnica para equilibrar os sinais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Isso qualquer desnorteado sabe.

Mas o que ocorrerá nos próximos anos é atualizar o DOCSIS onde tem HFC, e colocar FTTH onde não tem rede alguma. Isso é tão simples quanto 2+2.

E no DOCSIS 4.0 vai acabar ou diminuir a assimetria de banda, mas pelo visto não conseguiram melhorar a capacidade de downstream (que é o que vende). Pelo andar da carruagem se o HFC ficar estacionado nisso, mais uns 5 anos aí pelo menos vão continuar na tecnologia HFC e depois não tem jeito de continuar.
 
E no DOCSIS 4.0 vai acabar ou diminuir a assimetria de banda, mas pelo visto não conseguiram melhorar a capacidade de downstream (que é o que vende). Pelo andar da carruagem se o HFC ficar estacionado nisso, mais uns 5 anos aí pelo menos vão continuar na tecnologia HFC e depois não tem jeito de continuar.
já tem 500mbps e 600mbps sob HFC, logo mais a rede deve ser uniformizada.

DOCSIS 4.0 calma lá, o protocolo adotado é D 3.1, apesar de haver capacidade, não haverá simetria por questões de como a topologia é montada.
 
Instalaram ele aqui. Eu botei em bridge e desativei o wifi. As redes somem, mas os leds continuam acesos.
Em wifi tem duas opções Radio e Rede principal. Já desmarquei tanto a rede 2.4 e 5G e a rede não some e ao voltar nas configurações a caixa está marcada novamente.
Pra desativar 100% o wifi dele, incluindo os LEDs, precisa entrar nessa página: http://192.168.100.1/cable_pwrmgt.html (ou 192.168.0.1) e desmarcar WiFi 2.4G e 5G.
Não consigo desativar o wifi, mesmo desmarcando a opção 2.4 e 5 G ao aplicar ajustes o sinal fica ativo.
 
Qual o cabo ideal para 240mega? tenho CAT5E aqui e tbm oq veio com o modem..
 
Seus sinais TX estão muito baixos, por isso que está com oscilação. Os sinais RX estão demasiadamente altos.

Chamar visita técnica para equilibrar os sinais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Isso qualquer desnorteado sabe.

Mas o que ocorrerá nos próximos anos é atualizar o DOCSIS onde tem HFC, e colocar FTTH onde não tem rede alguma. Isso é tão simples quanto 2+2.
acho que falta um pouco de interpretação de texto para vc.

O texto esta claro
naturalmente os clientes HFC vão passar para a fibra pura em algum momento. Até lá, usamos a tecnologia DOCSIS 3.1, que está em pé de igualdade com o FTTH”, explica Carvalho

pode ser hoje amanha depois. Executivo que esta la dentro com certeza sabe mais que seu achismo
 
Última edição:
Pessoal, boa tarde!
Mudei meu plano de 10 para 240 mega... e ficou mt instavel. A conexão com a internet em si não cai. Mas toda hora eu perco acesso a alguns sites especificos como NetFlix, Steam, Teams, Zoom, etc... O engraçado é q se vc ja tiver conectado ele permanece conectado eternamente sem problema algum. E parece que quando dou um ipconfig /renew se resolve (depois volta). Isso está ligado ao RX e TX?

01.png


02.png


03.png
 
Aqui na cidade temos atualmente: Claro/NET (Coaxial), OI (ADSL), Vivo/GVT (ADSL) e duas operadoras regionais de fibra que certamente juntas tem mais de 50% dos assinantes da cidade.

Essa semana flagrei vários técnicos da Vivo nos postes da cidade colocando fibra, e a boatos que a próxima é a OI que vai trocar a ADSL por fibra.

Será que isso vai forçar a Claro/NET a colocar a fibra também? Eles vão perder MUITO mercado, já não tem muito...
a noticia que o colega forista postou logo acima esta cravando isso.

naturalmente os clientes HFC vão passar para a fibra pura em algum momento. Até lá, usamos a tecnologia DOCSIS 3.1, que está em pé de igualdade com o FTTH”, explica Carvalho.
 
Seus sinais TX estão muito baixos, por isso que está com oscilação. Os sinais RX estão demasiadamente altos.

Chamar visita técnica para equilibrar os sinais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Isso qualquer desnorteado sabe.

Mas o que ocorrerá nos próximos anos é atualizar o DOCSIS onde tem HFC, e colocar FTTH onde não tem rede alguma. Isso é tão simples quanto 2+2.

Obrigado pelas informações Hemerson, agendaram uma visita técnica para hoje das 17hrs as 20hrs. Vou falar destes valores pra eles, quem sabe arrumem alguma coisa.
 
  • Curtir
Reações: HFS
Bom dia pessoal, essa é a minha primeira vez que estou utilizando Net Vírtua, sempre usei Vivo Fibra 300/150 na casa dos meus pais, agora que me mudei a única disponível na região é a Net Vírtua de 240/20(Triste), instalaram a internet ontem com o HFC, o modem que disponibilizaram foi o Technicolor CGA4233CLB e estou achando a internet horrível, de tempos em tempos a internet para de funcionar do nada e depois volta, tanto no cabo quanto no Wifi(sempre fica ativo), ele está com o ipv6 ativado, não sei o que está acontecendo, só sei que eu esperava mais da net. Alguém poderia me ajudar? Abaixo segue as imagens do modem e do nível de sinal.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Inclusive, esqueci de mencionar, o modem ele está reiniciando o tempo todo. De hora em hora ele apaga tudo de depois volta. Não sei o que fazer :/
O cara que instalou fez tudo de qualquer jeito pelo visto e ainda te deu um Technicolor que é a pior marca de modem que tem.
 
Ele continua na Claro, o cara é Eng. Eletricista e iníciou na NET na parte de rede... Pode até não tá atuando na área, mas tem o conhecimento sobre o assunto.

Pois é e o cara deve ter o conhecimento ferrado la de dentro, e com certeza traz informação mais relevante
do que um tecnico que fica subindo em escadas.
 
O cara que instalou fez tudo de qualquer jeito pelo visto e ainda te deu um Technicolor que é a pior marca de modem que tem.
Já tinha a fiação pronta aqui do apartamento, ele só colocou o modem. Sobre o modem ele me disse que é a primeira vez que pegou esse modem, disse que é o novo que a Claro está mandando.
 
Pois é e o cara deve ter o conhecimento ferrado la de dentro, e com certeza traz informação mais relevante
do que um tecnico que fica subindo em escadas.
Se ele não tiver mais conhecimento, aí é o fim da picada. Apesar de que o colega que eu troco ideia não é "técnico que fica subindo em escadas" (não sei se isso foi uma indireta, mas que fique claro).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já tinha a fiação pronta aqui do apartamento, ele só colocou o modem. Sobre o modem ele me disse que é a primeira vez que pegou esse modem, disse que é o novo que a Claro está mandando.
O modem não é ruim não, é da leva 3.1, tbm é bom. Pessoal acha que é igual ao TC7337 que era um lixo, mas esse é outra historia.

Seu problema realmente é na parte externa ou na distribuição para seu apartamento.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qual o cabo ideal para 240mega? tenho CAT5E aqui e tbm oq veio com o modem..
cat5e já é gigabit, não terá problemas com ele.
 
Se ele não tiver mais conhecimento, aí é o fim da picada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O modem não é ruim não, é da leva 3.1, tbm é bom. Pessoal acha que é igual ao TC7337 que era um lixo, mas esse é outra historia.

Seu problema realmente é na parte externa ou na distribuição para seu apartamento.
voce condenou o cara por ele ser da área de marketing, mas por acaso ele é eng eletricista e trabalhava na rede da net.
 
voce condenou o cara por ele ser da área de marketing, mas por acaso ele é eng eletricista e trabalhava na rede da net.
não entendi foi a referencia a "técnico que fica subindo em escadas". E eu não condenei ninguém, é que a área de marketing não é a mesma coisa do que de um responsável pela infra de rede.
 
Já tinha a fiação pronta aqui do apartamento, ele só colocou o modem. Sobre o modem ele me disse que é a primeira vez que pegou esse modem, disse que é o novo que a Claro está mandando.
Tinha que ter arrancado a fiação antes de instalarem, assim colocariam tudo novo e o sinal ficaria perfeito. Esses técnicos gostam de fazer o trabalho do jeito mais rápido possível, deve ter rido a toa quando viu que já tinha a fiação e os divisores e era só plugar no modem, checar se o sinal dos canais estavam dentro dos níveis ideais para quê? O modem é novo mas a marca não deixa de ser duvidosa, já tive um Technicolor e costuma travar, chegava a pensar que era problema externo mas era só reiniciar o modem que a internet voltava.
 
Pessoal, pra quem tem modem DOCSIS 3.0 com internet de 35 Mbps, precisaria mudar pra um modelo 3.1 se quiser fazer upgrade pra 240 Mbps?
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo