[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Com certeza, esse teu roteador ai não vale mais nada hoje em dia, nem 5ghz é! Sobre repetidor, nem pra isso eu recomendaria ele, visto que é apenas 2.4ghz...
Se você fuçou muito nas configurações do modem da claro, eu recomendo resetar ele ao padrão de fabrica e começa do zero, fazendo o mínimo necessário.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal aqui e dos outros tópicos de rede que vivem no automático de falarem que modem da operadora não serve nem pra limpar a bunda, deviam pegar leve com isso.
A real é que não é esse terrorismo todo, ao menos para a esmagadora maioria dos usuários.

Ai por causa disso, acontece isso aí em cima, o cara mais leigo só por causa das histórias, desenterra um roteador 2.4ghz pra usar no lugar do modem da operadora!

Vamos tentar sempre ajudar e lembrar que ninguém nasce sabendo!
Então, após colocar apenas o modem trabalhando, a velocidade no computador diminuiu bastante. E os celulares não andam com "0.49 mbps", mas também a mudança de 0.49, para 4mbps/5mbps, não foi tão grande.
Enfim, deixarei rodando e acompanhando os resultados nos dispositivos.
Em relação ao roteador não valer nada, é porque n tenho tempo pra quebrar cabeça com esses aparelhos.
Uma troca de modem resolveria? Ou colocar um roteador novo que está em alta?

Pessoal, podem me dar uma dica do que pode estar acontecendo??

Possuo Claro Fibra FTTH, usando o HG8245Q2 (firmware da claro) com o Wireless desligado, em modo Bridge. Ligado a ele (por cabo 5e, conexão de 1gb pela info da pagina do modem) possuo um Archer C8 (que faz a discagem do Bridge e libera o wifi na regiao).
Por cabo, uns 15 metros de cabo (5e) tenho ligado um MI3G onde faz o sinal do wifi em outros cômodos. A esse roteador, por cabo, tenho ligado meu PC.

Acontece que ao realizar os testes pelo PC, consigo velocidades muito baixas e estranhas como essa:
11108892613.png

Mas, se eu faço esse teste pelo wireless 5G (neste mesmo roteador MI3G), consigo estes resultados:
4482136513.png

Pensei inclusive que fosse algum problema na placa de rede do meu PC. Comprei uma placa tp-link TG-3468 e testei utilizando-a, e obtenho valores semelhantes aos de cima (varia muito).

Resolvi pegar um notebook, e ligar por CABO direto no roteador que faz a discagem Bridge (Archer C8) e o resultado é a mesma coisa que meu PC aqui. Já liguei por cabo direto no HG8245Q2 no notebook, e acontece o mesmo.

Porém, quando eu faço os testes pelo celular, em qualquer wifi 5g da minha rede (tanto no Archer C8, quanto no MI3G), consigo os valores semelhantes ao abaixo. Testei com o aplicativo Speedtest em 3 celulares diferentes (usando o mesmo servidor) e o resultado mantém o padrão.

Alguém poderia dar uma luz do pq, pelo cabo, eu conseguir uma conexão tão instável?

Obrigado!
Vamos lá, o ideal é que você faça os testes no mesmo servidor, nessas imagens que você colocou o primeiro foi da Claro Móvel e o segundo da Claro net Virtua. Use o Claro Net Virtua para testes pois pode ser que o Claro Móvel esteja com algum problema.

Quando você fala que está com firmware da Claro você diz com mudança gráfica (todo vermelho) ou aquele codigo BRAZCLARO?

• Curtir
Reações: gkz
Então, após colocar apenas o modem trabalhando, a velocidade no computador diminuiu bastante. E os celulares não andam com "0.49 mbps", mas também a mudança de 0.49, para 4mbps/5mbps, não foi tão grande.
Enfim, deixarei rodando e acompanhando os resultados nos dispositivos.
Em relação ao roteador não valer nada, é porque n tenho tempo pra quebrar cabeça com esses aparelhos.
Uma troca de modem resolveria? Ou colocar um roteador novo que está em alta?
No computador é via cabo? Tenta ligar o cabo em outra porta do modem e se tiver outro cabo, testar com ele também.
Essa velocidade no wifi é ao lado do modem? 5ghz?
Sobre a troca do modem, se esse estiver com algum tipo de problema e conseguir comprovar isso, ai sim a troca resolveria e a operadora fara isso.
Antes de comprar qualquer coisa, tentar resolver o básico com o modem da operadora.

Sobre eu ter dito que não vale nada o seu roteador, me desculpe se pareceu arrogância e falta de respeito minha, não foi minha intenção! É que eu queria deixar bem claro, também para outras pessoas, que usar algo tão defasado no lugar dos equipamentos atuais das operadoras, não é o ideal.

Vamos lá, o ideal é que você faça os testes no mesmo servidor, nessas imagens que você colocou o primeiro foi da Claro Móvel e o segundo da Claro net Virtua. Use o Claro Net Virtua para testes pois pode ser que o Claro Móvel esteja com algum problema.

Quando você fala que está com firmware da Claro você diz com mudança gráfica (todo vermelho) ou aquele codigo BRAZCLARO?
Acabei de refazer pelo computador e segue a imagem (foto da tela):
IMG-9018.jpg

Pelo celular novamente (conferindo o servidor como claro movel, tirei print da tela onde mostra o servidor escolhido):
img-0000.png

O router está com o BRAZCLARO... (ainda tem mais uma atualização? do menu vermelho? nem tava sabendo dessa).... o login telecomadmin não funciona mais, único acesso é pelo root:adminHW.

Última edição:
Primeira vez que tive q substituir os DNS padrão da virtua da minha região... (189.7.72.72 e 189.7.72.62) coloquei os da cloudflare msm com 50 de ping para ele, está carregando as coisas na hora.

Primeira vez que tive q substituir os DNS padrão da virtua da minha região... (189.7.72.72 e 189.7.72.62) coloquei os da cloudflare msm com 50 de ping para ele, está carregando as coisas na hora.
Atualização: Virtua ta MT LENTO aqui! Coloquei o 4G pelo usb do celular e incrivel como está 140915158195185129 vezes melhor.... Oi Oi... aguardo você em minha rua...

Teste feito no 4G:

11109919999.png

Última edição:
Acabei de refazer pelo computador e segue a imagem (foto da tela):
IMG-9018.jpg

Pelo celular novamente (conferindo o servidor como claro movel, tirei print da tela onde mostra o servidor escolhido):
img-0000.png

O router está com o BRAZCLARO... (ainda tem mais uma atualização? do menu vermelho? nem tava sabendo dessa).... o login telecomadmin não funciona mais, único acesso é pelo root:adminHW.

Esse cabo de 15 metros e o cabo que tá ligando o Xiaomi no seu PC, você checou se ambos estão 1Gbps tbm? Sobre a atualização do firmware eu achei que vc tava falandodo firmware vermelho da Claro no Huawei (nunca vi) e não do BRAZCLARO hehehe.

304 no combo com tudo
Minha mãe usa muito telefone fixo, então no meu antigo provedor que é aqui da minha região a gente tava pagando mais 400 todo mês com 100mb de internet e tv(celular a parte na Vivo). Foi o motivo de eu ter trocado.

Os 304 é só o valor da internet? Se sim atualiza o preço pois o 500 Mbps fibra tá R$149

JvDyffk.png

Esse cabo de 15 metros e o cabo que tá ligando o Xiaomi no seu PC, você checou se ambos estão 1Gbps tbm? Sobre a atualização do firmware eu achei que vc tava falandodo firmware vermelho da Claro no Huawei (nunca vi) e não do BRAZCLARO hehehe.

Os 304 é só o valor da internet? Se sim atualiza o preço pois o 500 Mbps fibra tá R$149
Entendi. Os cabos estão tudo com 1gbps...(inclusive o de 15mts). Confirmado em todas as paginas dos routers e nas conexões do pc e tudo... Mas como te disse, eu liguei um cabo de 1m lá direto no router da Claro (Huawei), e acontece a mesma coisa. Pelo celular bato quase os 500mbs tem horas... mas no speedtest pelo PC nem chego perto. Será que é algum bug no app do celular? Procurei muito sobre algo pela net, achei alguns relatos de situacoes parecidas mas nada de solucoes... estranho mesmo...

Entendi. Os cabos estão tudo com 1gbps...(inclusive o de 15mts). Confirmado em todas as paginas dos routers e nas conexões do pc e tudo... Mas como te disse, eu liguei um cabo de 1m lá direto no router da Claro (Huawei), e acontece a mesma coisa. Pelo celular bato quase os 500mbs tem horas... mas no speedtest pelo PC nem chego perto. Será que é algum bug no app do celular? Procurei muito sobre algo pela net, achei alguns relatos de situacoes parecidas mas nada de solucoes... estranho mesmo...
Se tem algum bug aí não é do cel, pois ele tá chegando mais perto do contratado. No https://fast.com/ acontece a mesma coisa?

Tentei todas as sugestões dos amigos aqui.. e nada! Preferia a internet de 2005.. download era mais lento, mas abria a pagina em menos de um min.
Se alguém puder dar uma luz ( :

Tentei todas as sugestões dos amigos aqui.. e nada! Preferia a internet de 2005.. download era mais lento, mas abria a pagina em menos de um min.
Se alguém puder dar uma luz ( :
Apenas visita técnica e insistir nos problemas citados, além do Consumidor.gov.br com os relatos do problema.

JvDyffk.png
Não, TV + Fixo + Movel e os 500mb

Se tem algum bug aí não é do cel, pois ele tá chegando mais perto do contratado. No https://fast.com/ acontece a mesma coisa?
Mesma coisa no fast.com.... Concordo com você, deve ser algum bug no pc (mesmo com placa de rede nova). Vou formatar o pc aqui hoje e testar novamente, quem sabe alguma config no registro do windows, sei la, esteja dando esse bug.... Obrigado pela ajuda.

Mesma coisa no fast.com.... Concordo com você, deve ser algum bug no pc (mesmo com placa de rede nova). Vou formatar o pc aqui hoje e testar novamente, quem sabe alguma config no registro do windows, sei la, esteja dando esse bug.... Obrigado pela ajuda.

N sei se seria o caso, mas teve uma vez aqui que aqueles softwares de banco estavam gerando gargalo no speedtest.

Pessoal, alguém com problema de lentidão na Steam?
Fui baixar o GTA V hoje, meu download que normalmente fica na casa dos 28~30mb/s (tenho 240mb fibra) não passa de 4,0mb/s.

Nos testes de velocidade aparenta estar normal... Queria ver se é algum problema concentrado de rota da net com a Steam por esses tempos

Fui ver o que é esse tal ponto ultra e é só um cabo de rede
É coisa simples, mas aqui em casa não seria nada simples...hahaha
Já comprei a minha casa com cabo passado pro andar de cima, mas é cat5 ai fica limitada minha conexão. Estava estudando de passar um cat6 através deles.

É coisa simples, mas aqui em casa não seria nada simples...hahaha
Já comprei a minha casa com cabo passado pro andar de cima, mas é cat5 ai fica limitada minha conexão. Estava estudando de passar um cat6 através deles.
Bom, tem meio caminho andado, usa o cabo antigo como guia.

Relato "aquele" problema da NET. Estava com o famoso problema da internet 30MB/3MB (na verdade estava pegando 5MB de upload não sei pq). Falei com uma atendente pelo chat que restaurou minha velocidade e permaneceu normal durante o resto do dia. No dia seguinte de manhã, já havia sido reduzida novamente aos 30MB. Ontem entrei no chat mais uma vez e dessa vez mandaram o técnico aqui em casa.

Ele veio hoje mesmo aqui em casa e depois de fazer uns testes na rede e entrar em contato com a central, me repassou o que alguns usuários aqui do fórum já tinham mencionado. Segundo ele, o contrato estaria com "uso excessivo de internet". Depois me perguntou quais equipamentos usávamos com frequência e pediu pra bater umas fotos dos equipamentos (os 2 desktops principais, o switch e o ponto de acesso ligados ao modem, etc.) Daí, restauraram a velocidade (por hoje pelo menos), mas o técnico avisou que possivelmente pode voltar a reduzir a velocidade, pois o contrato tá "em análise" por causa dessa suspeita de distribuição de internet pra terceiros.

Aqui em casa somos basicamente 3 pessoas. Eu e meu irmão somos heavy users (uso intenso de serviços de streaming, download de jogos na steam, etc.) Não é raro, por exemplo, estar rolando uma stream da Twitch na TV no fundo, enquanto fazemos outras coisas no PC. E como meu irmão trabalha com fotografia, tem também uso intenso de upload. Nosso consumo médio fica na faixa dos 2TB/mês (e alguns meses chega a ser bem mais por coisas como sincronização de backups de nuvens, etc.). Torrent, apenas eu uso aqui, mas não chega a passar de 500GB/mês de torrent, então nunca foi algo que me preocupei tanto. Vamos ver qual vai ser o desfecho dessa história.

Ah, e o modem aqui foi trocado também. Agora estou com o CG3000 aqui. O design mais quadrado me agradou mais do que o antigo (o TG1692a). Aparentemente tem 31 canais de download e 7 de upload sincronizados. Testei o ping para o DNS do Google e ficou dentro do esperado pra minha região.

• Curtir
Reações: gkz

Users who are viewing this thread

Voltar