[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Estou com esse problema de pico de latência, que piora em determinados horários:
ZZ5ysS5.png

Ele acontece já no segundo hop no tracert:
TfRAP0K.png

Semana passada pedi uma visita técnica, o rapaz fez uma ligação e explicou que o node estava sobrecarregado, que precisavam fazer a divisão dos clientes, e deu um prazo máximo para isso acontecer. Passados 4 dias do prazo, solicitei uma nova visita e o técnico que atendeu disse que estava tudo normal e o que importava é a média da latência.
Questionei o novo técnico sobre o problema de sobrecarga do node, ele respondeu que como o meu prédio estava com problema de ruído e que foi arrumado recentemente (antes da primeira visita), os técnicos estavam sendo instruídos a dar essa explicação e que atualmente está tudo normalizado. Ele também recomendou contratar o serviço "Claro Gaming" por conta dos meus problemas em jogos online.

Enfim, vai completar um mês com esse problema de pico, fora o outro mês com problemas de perda de pacote por conta do ruído. Honestamente, não tenho mais nenhum argumento depois do técnico ter olhado para essas imagens e dizer que estava dentro dos padrões. Alguém tem alguma sugestão?

Última edição:
Estou com esse problema de pico de latência, que piora em determinados horários:
ZZ5ysS5.png

TfRAP0K.png

Semana passada pedi uma visita técnica, o rapaz fez uma ligação e explicou que o node estava sobrecarregado, que precisavam fazer a divisão dos clientes, e deu um prazo máximo para isso acontecer. Passados 4 dias do prazo, solicitei uma nova visita e o técnico que atendeu disse que estava tudo normal e o que importava é a média da latência.
Questionei o novo técnico sobre o problema de sobrecarga do node, ele respondeu que como o meu prédio estava com problema de ruído e que foi arrumado recentemente, os técnicos estavam sendo instruídos a dar essa explicação e que atualmente está tudo normalizado. Ele também recomendou contratar o serviço "Claro Gaming" por conta dos meus problemas em jogos online.

Enfim, vai completar quase um mês com esse problema de pico, fora o outro mês com problemas de perda de pacote por conta do ruído. Honestamente, não tenho mais nenhum argumento depois do técnico ter olhado para essas imagens e dizer que estava dentro dos padrões. Alguém tem alguma sugestão?
Abra uma reclamação no consumidor.gov.br.

Pessoal, fizemos uma medição de velocidade na casa da minha sogra, e o resultado foi 127/52 Mbps!!! O modem é um Kaon CG3000 3.1, com os canais OFDM e OFDMA ativos.

Alguém já tinha visto upload de 50 Mbps na rede Docsis 3.1 da Claro em São Paulo/SP, ainda mais no plano de 120 Mbps??? Será apenas um teste?

IMG-20210409-1.jpg

Pessoal, fizemos uma medição de velocidade na casa da minha sogra, e o resultado foi 127/52 Mbps!!! O modem é um Kaon CG3000 3.1, com os canais OFDM e OFDMA ativos.

Alguém já tinha visto upload de 50 Mbps na rede Docsis 3.1 da Claro em São Paulo/SP, ainda mais no plano de 120 Mbps??? Será apenas um teste?

IMG-20210409-1.jpg
Nunca vi mas ja é um avanço.

ZZ5ysS5.png

TfRAP0K.png

Questionei o novo técnico sobre o problema de sobrecarga do node, ele respondeu que como o meu prédio estava com problema de ruído e que foi arrumado recentemente (antes da primeira visita), os técnicos estavam sendo instruídos a dar essa explicação e que atualmente está tudo normalizado. Ele também recomendou contratar o serviço "Claro Gaming" por conta dos meus problemas em jogos online.

Enfim, vai completar quase um mês com esse problema de pico, fora o outro mês com problemas de perda de pacote por conta do ruído. Honestamente, não tenho mais nenhum argumento depois do técnico ter olhado para essas imagens e dizer que estava dentro dos padrões. Alguém tem alguma sugestão?

As vezes esses picos não estão relacionados com o ping final. Esses dispositivos de rede da operadora trabalham com prioridade no encaminhamento dos dados, então pode ser que ele esteja com algo mais importante para fazer do que responder ao seu ping. Instala o aplicativo WINMTR, faça o teste neste mesmo IP e coloque aqui.

ZZ5ysS5.png

TfRAP0K.png

Enfim, vai completar um mês com esse problema de pico, fora o outro mês com problemas de perda de pacote por conta do ruído. Honestamente, não tenho mais nenhum argumento depois do técnico ter olhado para essas imagens e dizer que estava dentro dos padrões. Alguém tem alguma sugestão?
Ta com cara de node saturado mesmo. Abrir reclamação pode ajudar. Envia um teste pelo WINMTR
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

IMG-20210409-1.jpg
Seria esse o maior upload da Claro HFC por aqui?

Última edição:

IMG-20210409-1.jpg
Será que teremos 240/100? :mr:

Trocaram recentemente meu modem Humax HGB10R-02 pelo Kaon (esse do link):

Bom, ao menos acabou o problema que eu tinha no Humax em cair a velocidade a cada dois dias, fora que o alcance do sinal tanto no 2.4Ghz como 5Ghz aumentou consideravelmente.

No entanto duas coisas que estou notando problema é nos apps da Disney+ e Prime Video pelo celular (Galaxy A70 - Android 11) e também no FireStick TV Lite (pelo que vi, também é Android)

Pra eu poder usar, ou só passando pro 4G ou limpando todos os dados (e relogando)

Mais alguém já passou por isso? Se sim, conseguiram resolver? O problema, como disse, é específico nesses dois apps já que nos demais funciona normalmente.

PS: mesmo reiniciando o modem, persiste esse problema

Última edição:
Trocaram recentemente meu modem Humax HGB10R-02 pelo Kaon (esse do link):

Bom, ao menos acabou o problema que eu tinha no Humax em cair a velocidade a cada dois dias, fora que o alcance do sinal tanto no 2.4Ghz como 5Ghz aumentou consideravelmente.

No entanto duas coisas que estou notando problema é nos apps da Disney+ e Prime Video pelo celular (Galaxy A70 - Android 11) e também no FireStick TV Lite (pelo que vi, também éAndroid) . Vou mostrar o que está acontecendo aqui:

- Disney+:
J_ZM73vxVq-mAVogQreHCHi0XqFHM1QivDsq57mwMxuaywiOt21PcLx-wT3iuuggFFCtReQCIwcZUoVtCpzXBqU_BSnB3jtTixiWWAFgqRkAJcXpPmsBGIiuSMbisXa8IVPJ1z-KpSWUIM0pcpC5nHtt1mbMv_tWE2BaH418nzDOgut6eB3cMidKL4cwGiaAn50l1ok69hWUZVgsJz9Np_J7vXOsKny8JbpKilZkDF0ZD3h64Ifn5ciXS1lfS5rV_CxETlsh-m0CqqWE-QxjfDw6t8N9tQI7TPMOmmeQnRiZ6Uj6-SFFfgPHFPdtl2k3rrfdLF6CSe01Hdz0GKS8QXK28FocXEs20YROigvkTt-h-ABUXlkAvR-0VNajjOvGQy8dVhtvTJ5zNXxWjnuMQZeienEmOqTYewfgcdUQGROIm4y0bd8JsCuUTukkzZAM4KDRAfyLDsoJJ-GHUMTqZYiaZgBayIuyE-2knY9x4HNLfn0_1Orq7BnHEJJHCfLYJen3E_9Z38-uFjfDeeDbVNvdf5VGScj5-qriXv0horML_ZZScTFkhhC31nKNu5PJPlpa93vIgibx2V9b4jTVh8Ga4SaWIagjHY_okt1IIqGBBhOwENoqLGbRxm7NMf65q46iMjH7M4SdaUnb-IY5kcam4ikacH8wYGq2qblgMTbYoBR5K5jlATZ3NrT5Du5m1x67PoYBZqjYccYnzFh7IGrmfw=w396-h880-no

Ou fica travado nessa tela, ou quando acessa não mostra os conteúdos.

- Prime Video:
AeKkTqun0DGDhBgJNdSIvGp_F6KzcuQfGmikM4t_TO_owNCIBna1h7Me6ii2boLvzT6WbfClQitn1Oit-rxU4CAlYuxF6raO56Q0kNgajiowxesTTKFNFqCzCbgUAESH7evDqXwv_rCNhzf6Pie--frr-nt0mSRrwW2vbR3dt4R5mUmsRd-FYunAOID9eZ2W4Y4uQQAWZ5Vdl2j3QMmwlgCqZTcP8Gnvzglgwq9AmArhS-EhYMxzofhLp60DfXJt0Ex4L3jPjnh_xfMsrHhPd1sgPuwQb5aaKQBvjFuGzRFPsIMJVt-lLqGaoIhZHgBP5-BTSIipIQB5BTQv2gVs23pvbBF622vg8SuyUjR4Ee6bqouPyPZmC6VhFB7Sd66spwkbfsvpMLeEVcWMwy_0TRuLBRz3syPlmGyQvrOqMJyHepNqVjzB2G-M1nBRH66L2VALeJs6G4AcQ8ZDw7d2V0uE64lWim2fJ1Bi5Lnshcpoej-yX3KzHhRB5LpMIqz53-JOTVEfoyULGZviZ4xryBmjbWwPoAlhuFbQSICZDHDdbloodOTNTUubgQPZWDm7DpY9WZXlWsHqdsoQo4lc6TYlJLlOJYwiSIaTY8SpTm3Y4VnIrPEh9bNwlAFv4LBTBasrkBznz2i4VdCeIxFgbqwkwuSDFaHmQO27dA5aQ-YuwSeJHDuivfYYGe4lOspzlD4WOJEp-LwUz0UoLDRNW_cYfg=w396-h880-no

Pra eu poder usar, ou só passando pro 4G ou limpando todos os dados (e relogando)

Mais alguém já passou por isso? Se sim, conseguiram resolver? O problema, como disse, é específico nesses dois apps já que nos demais funciona normalmente.

PS: mesmo reiniciando o modem, persiste esse problema
Talvez possa ser alguma incompatibilidade com o ivp6. Tenta desativa o ipv6 no modem ou colocar em bridge e desativa no roteador.

Será que teremos 240/100? :mr:
Até pode, mas tem que alocar frequências para o upload OFDMA no DOCSIS3.1. Em DOCSIS3.0 não tem como manter, pois 4 canais de upload dariam no máximo 108Mb//s para serem distriibuidos nos usuários do node HFC.

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHA

Para a antiquíssima e ainda atual catástrofe do upload no HFC, 50 mbps é algo que "impressiona", especialmente em 2008.
Leitura recomendada sobre DOCSIS3.1 e seus desafios.

Se os serviços de TV fossem migrados para streaming over IP, sobraria muito espectro para o upstream e downstream nos nodes. Hoje se ocupam canais ( frequências ) com broadcast de todo o conteúdo de tv, mesmo se ninguém estiver assistindo. Com streaming over IP vão gastar estritamente o necessário.

Leitura recomendada sobre DOCSIS3.1 e seus desafios.

Se os serviços de TV fossem migrados para streaming over IP, sobraria muito espectro para o upstream e downstream nos nodes. Hoje se ocupam canais ( frequências ) com broadcast de todo o conteúdo de tv, mesmo se ninguém estiver assistindo. Com streaming over IP vão gastar estritamente o necessário.
Mas e a qualidade da TV?
Me parece ser importante para a empresa senão eles não tentariam sempre enfiar pacotes de tv junto no combo

Mas e a qualidade da TV?
Me parece ser importante para a empresa senão eles não tentariam sempre enfiar pacotes de tv junto no combo
Não precisa prejudicar a qualidade da tv. A tv hoje para a NET é um custo fixo o qual tentam sempre vender para pagar a infraestrutura geral e aonda obter algum lucro. O telefone e a banda larga são produtos agregados. De dois anos para cá é que a NET começou a vender banda larga avulsa devido a concorrência.

Galera, já falei sobre isso antes aqui, porem lendo o comentário de um pessoal com o problema parecidos com o meu (horário de pico, o ping fica na cada dos 100+ oscilando)
Vi que é bem provável que o Node da minha região esteja saturado, já coloquei testes aqui, mais caso necessite coloco novos. Eu já abri mais de 3 Consumidor.gov, e foi o que disse antes, Trocaram modem, Amplificador do prédio, cabeamento, e o data deles disseram não haver problema algum lá... Porem eu não tinha esta informação do Node, o que faz muito sentido, devido as circunstancias. Eu já recebi um e-mail da ouvidoria deles (o mesmo que foi anexado no consumidor.gov) assumindo que tentaram o reparo e que não foi conseguido da parte deles, então eles me deram a opção de ficar com o serviço isento por 3 meses e após isso pagar metade do valor, ou cancelar sem multa de fidelidade. Porem como disse não tenho outra operado onde moro. De que forma poderia abrir uma reclamação para Anatel que faça que eles arrumem o Node daqui ? Porque se eles mesmos já assumiram que ''não dá pra arrumar meu problema com ping'' Com que argumentos irei abrir uma nova reclamção ? Pois simplismente vao bater na tecla do ''Não tá bom, então cancele de graça'', e sou meio leigo pra ver as infos pelo WINMTR, por ele consigo identificar se é realmente o node ?

Galera, já falei sobre isso antes aqui, porem lendo o comentário de um pessoal com o problema parecidos com o meu (horário de pico, o ping fica na cada dos 100+ oscilando)
Vi que é bem provável que o Node da minha região esteja saturado, já coloquei testes aqui, mais caso necessite coloco novos. Eu já abri mais de 3 Consumidor.gov, e foi o que disse antes, Trocaram modem, Amplificador do prédio, cabeamento, e o data deles disseram não haver problema algum lá... Porem eu não tinha esta informação do Node, o que faz muito sentido, devido as circunstancias. Eu já recebi um e-mail da ouvidoria deles (o mesmo que foi anexado no consumidor.gov) assumindo que tentaram o reparo e que não foi conseguido da parte deles, então eles me deram a opção de ficar com o serviço isento por 3 meses e após isso pagar metade do valor, ou cancelar sem multa de fidelidade. Porem como disse não tenho outra operado onde moro. De que forma poderia abrir uma reclamação para Anatel que faça que eles arrumem o Node daqui ? Porque se eles mesmos já assumiram que ''não dá pra arrumar meu problema com ping'' Com que argumentos irei abrir uma nova reclamção ? Pois simplismente vao bater na tecla do ''Não tá bom, então cancele de graça'', e sou meio leigo pra ver as infos pelo WINMTR, por ele consigo identificar se é realmente o node ?
Quer ter certeza se é o problema é saturação no node ? simplesmente faça ping em 02 computadores ( ou smartphone/tablet também serve, use o fing ) contra o gateway designado na conexão. O gateway é o primeiro salto no roteamento e ele deve normalmente ter: ping baixo e com pouca variação. Se o node estiver com problemas ou saturado, ocorrerão perda de pacotes ou variações grandes no ping. O uso de 02 computadores é para descartar a desculpa do problema ser naquele computador.

Última edição:
Talvez possa ser alguma incompatibilidade com o ivp6. Tenta desativa o ipv6 no modem ou colocar em bridge e desativa no roteador.
E se o Streaming for em IPv4? vai ter que desativar o iPv4? E se ele não tiver roteador Wifi dedicado e está usando o que a Claro oferta como ele irá fazer?

E se o Streaming for em IPv4? vai ter que desativar o iPv4? E se ele não tiver roteador Wifi dedicado e está usando o que a Claro oferta como ele irá fazer?
O protocolo ipv6 é sempre preferido quando temos o ipv4 e ipv6 ativos.
Logo: ipv4 e ipv6 ativos = usa o ipv6

Deve funcionar normalmente desativando o ipv6. Diversos colegas aqui possuem experiências melhores com o ipv6 desativado. Acredito que de pra desativar no próprio modem da Claro. A questão do Bridge seria para gerar uma maior estabilidade na conexão.

Quer ter certeza se é o problema é saturação no node ? simplesmente faça ping em 02 computadores ( ou smartphone/tablet também serve, use o fing ) contra o gateway designado na conexão. O gatewau é o primeiro salto no roteamento e ele deve normalmente ter: ping baixo e com pouca variação. Se o node estiver com problemas ou saturado, ocorrerão perda de pacotes ou variações grandes no ping. O uso de 02 computadores é para descartar a desculpa do problema ser naquele computador.
Pra variar, o ping neste momento ( não deveria ) está bom (Só porque você orientou aos testes ele ficou mansinho, logo mais ele me apunhala pelas costas rsrs). Notei entrando no meuip que o meu Ip alterou desde que olhei no dia 05/04 e hoje 10/04, isso poderia ter alguma relação ? e, também é normal acontecer esse tipo de mudança de tempos em tempos ?

Assim que o ping piorar novamente, farei os testes e te marco aqui para avaliar, até então só peguei uma variação alta, as demais ficaram baixas '-'

Provavelmente ainda hoje, ou amanhã ira ficar 100+ novamente, ai faço e mando (Não vou criar expectativa que do nada o ping melhorou .-.
Já está assim a 2 meses

Deve funcionar normalmente desativando o ipv6. Diversos colegas aqui possuem experiências melhores com o ipv6 desativado. Acredito que de pra desativar no próprio modem da Claro. A questão do Bridge seria para gerar uma maior estabilidade na conexão.
Ainda não entendo essa tara em desativar o iPv6 sério é alguma aversão a modernidade? E ele vai usar o Wifi como se não tem roteador dedicado? Por que(até aonde sei) o Modo Bridge desativa Wifi e todo trabalho de roteamento é feito por um roteador externo.

Pra variar, o ping neste momento ( não deveria ) está bom (Só porque você orientou aos testes ele ficou mansinho, logo mais ele me apunhala pelas costas rsrs). Notei entrando no meuip que o meu Ip alterou desde que olhei no dia 05/04 e hoje 10/04, isso poderia ter alguma relação ? e, também é normal acontecer esse tipo de mudança de tempos em tempos ?

Assim que o ping piorar novamente, farei os testes e te marco aqui para avaliar, até então só peguei uma variação alta, as demais ficaram baixas '-'

Provavelmente ainda hoje, ou amanhã ira ficar 100+ novamente, ai faço e mando (Não vou criar expectativa que do nada o ping melhorou .-.
Já está assim a 2 meses

A situação do node quanto a saturação ou perda de pacotes independe da faixa de ip do cliente.
A faixa de ip do cliente pode afetar as rotas que serão utilizadas para conexões normais, mas não o primeiro salto de roteamento.

Ainda não entendo essa tara em desativar o iPv6 sério é alguma aversão a modernidade? E ele vai usar o Wifi como se não tem roteador dedicado? Por que(até aonde sei) o Modo Bridge desativa Wifi e todo trabalho de roteamento é feito por um roteador externo.
O ipv6 deve ser utilizado, até por que o ipv4 cairá em obsolescencia algum dia. O problema são as implementações 1/2 boca em alguns provedores, ou ainda a Oi onde o ipv6 não funciona mesmo ( tenho um colega que mora em Viamão, ele tem 500Mb/s e o ipv6 nunca funcionou ).

Users who are viewing this thread

Voltar