[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Acima de tudo, importante é entregar o que foi contratado. A topologia não importa muito.

Infelizmente, o fato de chegar com um cabo coaxial ou com um patch cord faz com que haja uma segregação e haterismo sem motivo, já que se criou a ilusão de que se chegar um drop fibra na casa do cliente, automaticamente os problemas dele irão ser resolvidos.
A palavra fibra está em todos comerciais, tem um apelo grande.
 
Última edição:
São problemas pontuais, você acha que a empresa quer que aconteça algum problema? É claro que não, mas não existe tecnologia infalível, todas são passíveis de problemas.
Na grande parte dos assinantes, o serviço funciona bem - o que presenciamos aqui no tópico é apenas uma pequena parcela de clientes com problemas e que muitas vezes, caem de paraquedas aqui. Mas isso não quer dizer que uma tecnologia é ruim e a outra é boa e termina aí.

Amigo não é pontual eu conversei com pessoas lá de dentro. Ativa o OFDMA dá caca.. isso tá espalhado pelo país inteiro e eles estão cientes mas ainda não encontraram uma solução. O docsis 3.0 funciona tudo normal. O 3.1 tá com esse problema só que muitas pessoas são leigas e nem percebem mas as quedas elas percebem. A taxa de cancelamento no RJ e entorno está altíssima por essas instabilidades e a oportunidade de migrar pra outros provedores na fibra. Foi o estrago causado pela Oi fibra, tim e vivo que fez a Claro entender a questão do upload e também o pessoal de home office, fazendo upload de videos, zoom falhando, etc..
 
@INFOFRG não é bem assim, eu tenho OFDMA na instalação do escritório e está tudo ok, conheço várias outras instalações com OFDMA e também estão ok. Como já disse, na maior parte da rede está ok, não ache que a realidade aqui do Fórum, sobretudo em cima de problemas, seja algo generalizado.
Você cortou minha resposta, mas repito: DOCSIS 3.1 está desenvolvido desde 2013, o uso dele em outras operadoras está consolidado e funcionando normalmente e na Claro também está. Problemas acontecem e é para isso que existe chamado técnico.

O único empecilho que vejo em relação a trabalhar com OFDMA atualmente é que em muitas regiões esse canal fica em uma faixa ruidosa do espectro (por não estar em mid-split ou quem sabe, futuramente em high), e como OFDMA trabalha com modulação muito mais sensível, atrelado ao fato de que a banda de retorno geralmente é a que causa problemas no HFC, faz com que tais regiões que estejam nessa configuração possam sofrer de alguma instabilidade.

Porém, como já é notado, muitas regiões já estão com o espectro US ampliado, descartando o uso de tal modulação na faixa mais ruidosa.

Se você verificar ao redor do globo as operadoras que tiram a capacidade máxima do protocolo, verá que não ocorre nenhum problema. O que vemos hoje na Claro é que todo processo de migração, durante ele, pode haver algum problema, mas nada que não tenha solução.
 
Você clonou o MAC do Humax no TP-LinK? Não é necessário, se clonou experimente remover o MAC do HGJ310 das configurações do Archer C6 e refaça o teste. O único motivo do router da TP-Link não estar operando com o Humax em bridge é algum problema na configuração.
Nossa, deu certo, muito obrigado meu caro!

No modem antigo foi uma pequena batalha até descobrir que eu precisava clonar o MAC EMTA para conseguir conexão, então bobeei dessa vez, tentei outras coisas menos isso. Desativei clonagem e deixei o MAC padrão como você disse, demorou um pouco mas foi, 100% agora.

Abraço!!! <3
 
Tanto que tem a TDC vendendo 1000/500 no HFC,
Convenhamos que a TDC é um ponto fora da curva e usa sei lá quantas tecnologias enfiadas aí pra entregar isso no DOCSIS, fora a topologia da rede e o tamanho do país.

Pra quem não sabe do que se trata, eis o vídeo:




Fora que os caras fizeram a migração em 2016!

Sim, tem um provedor lá da Dinamarca: https://yousee.dk/
 
Última edição:
Convenhamos que a TDC é um ponto fora da curva e usa sei lá quantas tecnologias enfiadas aí pra entregar isso no DOCSIS, fora a topologia da rede e o tamanho do país.

Pra quem não sabe do que se trata, eis o vídeo:




Fora que os caras fizeram a migração em 2016!

Sim, tem um provedor lá da Dinamarca: https://yousee.dk/

O protocolo é o mesmo hehe e foi um exemplo, não dá para sair pesquisando país por país. Na Espanha a Vodafone vende 1000/100, por exemplo.

Não existe isso de "enfiar tecnologias", o protocolo tá aí, só usar.
 
Só vou gostar do HFC quando tiver um ping baixo igual ao da fibra e upload bom.
 
Claro respondeu minha reclamação querendo mandar técnico em casa. :mesa:

Se lascar. Usei toda a explicação do @dudu1505 e os caras não entenderam bulhufas.
a não adianta querer explicar pra atendente do 10621 msm não, pessoal la só sabe seguir script de atendimento.
talvez na ouvidoria alguém la pode entender.

a pessoa que vc tem que explicar é justamente o cara que vão mandar ae, ele que em teoria tem que saber disso, mas sempre tem uns tb que são toupeiras e só sabem passar cabo e ver nível de sinal.
 
a não adianta querer explicar pra atendente do 10621 msm não, pessoal la só sabe seguir script de atendimento.
talvez na ouvidoria alguém la pode entender.

a pessoa que vc tem que explicar é justamente o cara que vão mandar ae, ele que em teoria tem que saber disso, mas sempre tem uns tb que são toupeiras e só sabem passar cabo e ver nível de sinal.

pior q foi na ouvidoria msm
 
Exagero demais falar que OFDM tem problemas "no mundo todo".
A tecnologia é recente aqui mas já tem uns bons anos aí no mercado.
A questão toda é e sempre foi a rede. Infelizmente uma rede coaxial sofre muito com interferências, por menor que seja.
Pra quem não sabe, só o fato de vc rosquear um conector no modem ou no receptor, pode gerar um ruído no retorno a ponto de derrubar parte do node.
Se a rede não estiver limpinha, sem ruído, sem correção de erros, etc, vai cair pois o canal OFDM é mais sensível.
 
kakakaka



:vinho:



Download tá uma joça pq to no note com WiFi
 
Última edição:
Quais são os modens que tem 160mhz no 5ghz?
 
Bom galera hoje estarão instalando aqui em casa fibra da OI , dando tudo certo estarei me preparando para cacelamento da net claro , recentemente cai na besteira de atualizar no site o plano e 240mb para 250, bom teoricamente cai em uma fidelidade,
liguei semana passada na net no atendimento geral foi passado multa de fidelidade pelo que consultei na tabela apenas do meu link de internet ja que meu telefone nao foi mexido, sou cliente a mais de 12 anos ,
Atendente passou valor de 250 reais de multa, porem retruquei e ela passou para setor dedicado ao cancelamento, e nesse setor falaram que não tinha nenhuma multa
anotei bem os protocolos fiz a moça repetir umas 10x a informação

Hoje ou amanha devo retornar a ligação para efetuar em definitivo o cancelamento
espero nao ter dor de cabeça com multa de fidelidade , qualquer coisa com o protocolo anterior posso solicitar auxilio da anatel.
 
pessoal, eu tinha lido em algum post aqui que modem sagemcom fast 3895 nao suporta fone se ele tiver em bridge isso procede mesmo? Estranho que ele chegou a funcionar por uma meia hora e depois parou.
 
mudaram um canal ae de up pra 5120ksym, e o downstream continua a mesma? :haha:

Se for pela taxa de download, deve ser pq não estou no cabo. No cabo pega 520, 530 Mbps.
 
O IP na Claro tem lease time grande, então mesmo que faça reset no modem vai voltar com mesmo IP de WAN.
Dependendo pode ser necessário deixar até 4 horas desligado pra pegar um novo IP. Vai depender do tempo que foi renovado.
No modem anterior eu mudava clonando o MAC do roteador, mas nesse n consegui achar p fazer isso
 
Quais são os modens que tem 160mhz no 5ghz?

Olá amigo! Na Claro ainda não há modem wi-fi 6 com canal de 160MHz, tem muitas opções de routers de terceiros, entre os quais: TP Link Archer AX-10, Archer AX-50, Archer AX-73, D-Link Exo AX5400 etc...
OBS: D-Link Exo AX1800 (DIR-X1860) não suporta canal de 160Mhz. A versão em torre DIR LX-1870 não traz suporte a canal de 160Mhz.

Dos importados: Xiaomi AX6, AX1800, AX3600, Huawei AX3 e AX3 Pro entre tantos outros.
 
Última edição:
Muitos, entre os quais: TP Link Archer AX-10, Archer AX-50, Archer AX-73, D-Link Exo AX5400
OBS: D-Link Exo AX1800 (DIR-X1860) não suporta canal de 160Mhz. A versão em torre DIR LX-1870 não traz suporte a canal de 160Mhz.

Dos importados: Xiaomi AX6, AX1800, AX3600, Huawei AX3 e AX3 Pro entre tantos outros
nem um desses é modem, são roteadores a parte.
 
nem um desses é modem, são roteadores a parte.

Ele quer indicação de modem da própria operadora Claro? Presumi que fosse indicação de routers para uso particular. Até o momento a Claro não oferece modem com canal de "largura" em 160MHz. Vou fazer a ressalva no post anterior.
 
Última edição:
Ele quer indicação de modem da própria operadora Claro? Achei que fosse indicações de routers para uso particular estando o da prestadora em bridge.
não pediu indicação, ta no texto, ele perguntou se tem algum modem com suporte a canais 160Mhz.
estando no tópico da claro e não falando se é modem da rede hfc ou ftth, da a se entender que é a pergunta é pra qualquer modem que a claro instala hj.

ate aonde eu saiba, os modens docsis 3.1 usados hj não tem suporte pra canais na wireless 5Ghz em 160MHz.
 
Segundo um Engenheiro da Claro em conversa em um boteco aqui da esquina comentou que só o fato de pensar próximo ao cabeamento coaxial gera uma perturbação perturbadora a ponto derrubar uma rede HFC.... Esse mesmo Engenheiro também comentou que o uso de receptores piratas geram ruídos na rede e que é também possível roubar dados através desses receptores.

:limo:

As conversas de botecos são as melhores.... Me lembram muito as conversas de fóruns de tecnologia... São muito produtivas.

:limo:
 
Olá amigo! Na Claro ainda não há modem wi-fi 6 com canal de 160MHz, tem muitas opções de routers de terceiros, entre os quais: TP Link Archer AX-10, Archer AX-50, Archer AX-73, D-Link Exo AX5400 etc...
OBS: D-Link Exo AX1800 (DIR-X1860) não suporta canal de 160Mhz. A versão em torre DIR LX-1870 não traz suporte a canal de 160Mhz.

Dos importados: Xiaomi AX6, AX1800, AX3600, Huawei AX3 e AX3 Pro entre tantos outros.
Já falaram aqui que tem sim modem com 160MHz de largura de banda, se é verdade não sei e nem quais modems seriam mas sei que o humax e o kaon não são porque só vão até 80MHz
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo