[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Depois que troquei a internet de 250/20 pra 500/35, às vezes dá umas micro-travadinhas durante as minhas aulas/reuniões. Coisa muito pequena, mas que por vezes atrapalha. Isso tanto no cabo quanto no wifi (uso um Archer C7 que funciona a todo vapor, aqui). O modem da Claro tá em Bridge, portanto não atrapalha nada.

Não sei o que pode ser, pois já reiniciei o modem, o roteador e atualizei o FW do TP-Link (usei um mais antigo e o mais atual). Não uso o FW alternativo, pois nenhum alcançou a velocidade da operadora, por incrível que pareça.

O meu sinal está assim:

Ver anexo 134186

Aparentemente está tudo normal, não?

Alguém passa por algo parecido?
Mesma coisa aqui, após trocar pra 500mb
 
Como ele está em modo bridge, não consigo entrar no setup do modem. Vou tentar reiniciá-lo e ver se entro, mas ainda o manterei em bridge.

Valeu a dica.

Então, eu uso um SSD aqui pro sistema. Minha NIC é uma TP-Link fooboard com chipset Realtek com o driver mais recente e não uso outro firewall senão o do Windows. Meu roteador não tem o QoS configurado por não haver esse tipo de necessidade aqui em casa. Minha esposa usa o laptop da empresa - que usa a internet aqui de casa, mas por um servidor próprio (ZScaller) - e também tem reclamado dessas micro-travadas nas reuniões dela. A conexão dela ultrapassa os 300Mbps no wifi.

O celular também não passa dos 300Mbps, apesar de eu sempre achar que, pra esse C7, 500MB dava pra levar nas costas. Mas, enfim.....

Nessa reuniões normalmente é consumida principalmente a banda de upload, e no caso da claro ele é baixo (HFC), desta forma com o advento dos novos planos pode ser que o teu node esteja saturado e não consiga dar conta de fornecer o upload necessário para a utilização.

Percebi que ainda não está ativo em teu node o OFDMA o que quando estiver ativo irá permitir um ipload maior e desafogar o node.

Quantos canais de upload teu modem está pegando?

Esse modem também não é dos melhores pelo o que ouvi falar, daqui a pouco tenta a sorte e manda trocar ele.
 
O modelo mais recente da CBN.

Depois que troquei a internet de 250/20 pra 500/35, às vezes dá umas micro-travadinhas durante as minhas aulas/reuniões. Coisa muito pequena, mas que por vezes atrapalha. Isso tanto no cabo quanto no wifi (uso um Archer C7 que funciona a todo vapor, aqui). O modem da Claro tá em Bridge, portanto não atrapalha nada.

Não sei o que pode ser, pois já reiniciei o modem, o roteador e atualizei o FW do TP-Link (usei um mais antigo e o mais atual). Não uso o FW alternativo, pois nenhum alcançou a velocidade da operadora, por incrível que pareça.

O meu sinal está assim:

Ver anexo 134186

Aparentemente está tudo normal, não?

Alguém passa por algo parecido?

Confirmando o que o pessoal falou, tem muitos relatos aqui no tópico de problemas com esse modem CBN quando usado em bridge. Como aí não tem OFDMA, bem provável que trocando por outro modelo resolva o problema.
 
Português, Mosquitos. Português!

Farei isso!


:naza:

Vai ter que entrar no modem e achar uma aba com algo do tipo "Status de conexão", na real não entrei nesse CBN, então não sei te dar o caminho, mas tu vai se deparar com algo como abaixo...

1635521302758.png
 
Como ele está em modo bridge, não consigo entrar no setup do modem. Vou tentar reiniciá-lo e ver se entro, mas ainda o manterei em bridge.

Valeu a dica.

Então, eu uso um SSD aqui pro sistema. Minha NIC é uma TP-Link fooboard com chipset Realtek com o driver mais recente e não uso outro firewall senão o do Windows. Meu roteador não tem o QoS configurado por não haver esse tipo de necessidade aqui em casa. Minha esposa usa o laptop da empresa - que usa a internet aqui de casa, mas por um servidor próprio (ZScaller) - e também tem reclamado dessas micro-travadas nas reuniões dela. A conexão dela ultrapassa os 300Mbps no wifi.

O celular também não passa dos 300Mbps, apesar de eu sempre achar que, pra esse C7, 500MB dava pra levar nas costas. Mas, enfim.....
192.168.100.1 quando coloca bridge!
 
Como ele está em modo bridge, não consigo entrar no setup do modem. Vou tentar reiniciá-lo e ver se entro, mas ainda o manterei em bridge.

Valeu a dica.

Então, eu uso um SSD aqui pro sistema. Minha NIC é uma TP-Link fooboard com chipset Realtek com o driver mais recente e não uso outro firewall senão o do Windows. Meu roteador não tem o QoS configurado por não haver esse tipo de necessidade aqui em casa. Minha esposa usa o laptop da empresa - que usa a internet aqui de casa, mas por um servidor próprio (ZScaller) - e também tem reclamado dessas micro-travadas nas reuniões dela. A conexão dela ultrapassa os 300Mbps no wifi.

O celular também não passa dos 300Mbps, apesar de eu sempre achar que, pra esse C7, 500MB dava pra levar nas costas. Mas, enfim.....
Nosso CBN nao perdoa rede instavel... Tem como baixar WinMTR e fazer testes de LOSS?
Este firmware da Claro no CBN nao mostra os parametros em bridge, agora sua escolha fazer os testes acima em router, ver qual portadora esta capando sua rede
 
Pessoal, estou com um problema aqui que eu não sei o que fazer para resolver.

De algumas semanas para cá, eu tenho tido problemas ao acessar determinados aplicativos no Android a partir da minha rede Wi-Fi.

As imagens no Twitter demoram muito a carregar, não consigo acessar a minha conta no Banco Inter, não consigo entrar no Disney + e Star +.

Quanto tento pelo 4G, tudo funciona maravilhosamente bem.

Pensei que poderia ser um problema de DNS, mas alterei os endereços e nada mudou.

Meu modem da Claro, um Sagecom F@st 3890 está em modo Bridge.

Alguém sabe o que pode ser isso?

Pode ser ipv6, desative ele e teste para ver se continua com problemas.
 
Depois que troquei a internet de 250/20 pra 500/35, às vezes dá umas micro-travadinhas durante as minhas aulas/reuniões. Coisa muito pequena, mas que por vezes atrapalha. Isso tanto no cabo quanto no wifi (uso um Archer C7 que funciona a todo vapor, aqui). O modem da Claro tá em Bridge, portanto não atrapalha nada.

Não sei o que pode ser, pois já reiniciei o modem, o roteador e atualizei o FW do TP-Link (usei um mais antigo e o mais atual). Não uso o FW alternativo, pois nenhum alcançou a velocidade da operadora, por incrível que pareça.

O meu sinal está assim:

Ver anexo 134186

Aparentemente está tudo normal, não?

Alguém passa por algo parecido?
Parece MUITO com o problema de perda de pacotes sobre o qual eu falei a algumas páginas atrás.

Para mim, o problema parece acontecer só em modo bridge. Colocando em modo router o problema desapareceu.
 
Parece MUITO com o problema de perda de pacotes sobre o qual eu falei a algumas páginas atrás.

Para mim, o problema parece acontecer só em modo bridge. Colocando em modo router o problema desapareceu.
Então, eu consegui alterar o MTU aqui e não tenho perda de pacotes. Nadinha.

Dei duas aulas hoje e não percebi essas micro-travadas, por incrível que pareça.

Outra coisa, a velocidade a minha internet é sempre estável. como pode-se ver aqui:


Mesmo assim, irei observar o que o pessoal me passou e, se continuar a travar, eu ligo lá e choro a troca do modem - ou ponho em modo router. :confused:
 
Parece MUITO com o problema de perda de pacotes sobre o qual eu falei a algumas páginas atrás.

Para mim, o problema parece acontecer só em modo bridge. Colocando em modo router o problema desapareceu.
Estranho seu caso, talvez seja esse tão falado "CBN" aí... aqui com o Kaon em bridge está super estável, nunca caiu nem nada. Só acontece (às vezes) uma pequena diminuição na velocidade lá pelas 21h30~22h. Fora isso, nada a reclamar. Plano de 600/35 aqui.
 
Como já disse aqui, quem tem 240mb estável, fica quieto, não migre pro 3.1 com OFDMA bichado. Não vale a pena sair de algo que não cai pra baixar a 80mb/s mas só upar um pouquinho mais rápido e arrumar problema que não tem.

A Claro tá empurrando essas porcarias só pra ganhar tempo e retenção pra ela preparar a rede como em Salvador e Recife

o DOCSIS saiu do radar
 
Depois que troquei a internet de 250/20 pra 500/35, às vezes dá umas micro-travadinhas durante as minhas aulas/reuniões. Coisa muito pequena, mas que por vezes atrapalha. Isso tanto no cabo quanto no wifi (uso um Archer C7 que funciona a todo vapor, aqui). O modem da Claro tá em Bridge, portanto não atrapalha nada.

Não sei o que pode ser, pois já reiniciei o modem, o roteador e atualizei o FW do TP-Link (usei um mais antigo e o mais atual). Não uso o FW alternativo, pois nenhum alcançou a velocidade da operadora, por incrível que pareça.

O meu sinal está assim:

Ver anexo 134186

Aparentemente está tudo normal, não?

Alguém passa por algo parecido?
Também tenho o modem da CBN e estava com esse mesmo problema aqui. Troquei pro modo router nessa semana e está estável já faz uns 3 dias.
 
Aparentemente solucionaram o meu problema com a internet aqui. Ao menos ontem e hoje ele não ocorreu.
Só pra recapitular: Lá pelas 19-20h minha conexão ficava uma desgraça, e meu ping ia lá pra casa do chapéu, subia a mais de 2-3k e voltava, e ficava nessa put4ria até lá pela meia noite. No restante do dia seguia tudo perfeito, igual sempre foi aqui.
Chamei os técnicos em 2 oportunidades: Na semana passada o cara trocou o cabo do poste até na minha casa por causa duma emenda que poderia ser o problema, mas não resolveu. Então agendei outra visita na segunda-feira passada. O técnico desta segunda visita mora aqui próximo da minha casa, e inclusive relatou que ele estava sofrendo do mesmo problema, então pediu que eu aguardasse uns dias, pois eles tinham identificado o problema, mas precisavam encontrar o local de onde ele estava vindo pra poder cortar o cabo: Algum chifrudo estava utilizando algum tipo de gato e ferrando a conexão de 2 bairros inteiros aqui, com um monte de gente reclamando do mesmo problema.
Se isso é realmente possível eu não sei, mas fez sentido: O horário coincide com aquele momento que muitos chegam do trabalho e sentam pra ver uma TV em casa, e possivelmente era o horário em que esse arromb4do ligava a parada na casa dele.
Enfim, é só o 2º dia de normalidade, e espero que siga assim.
 
Então, eu consegui alterar o MTU aqui e não tenho perda de pacotes. Nadinha.

Dei duas aulas hoje e não percebi essas micro-travadas, por incrível que pareça.

Outra coisa, a velocidade a minha internet é sempre estável. como pode-se ver aqui:


Mesmo assim, irei observar o que o pessoal me passou e, se continuar a travar, eu ligo lá e choro a troca do modem - ou ponho em modo router. :confused:
É acho melhor ficar de olho ai e solicitar a troca do modem/router... Porque o aparelho tem que funcionar corretamente
no modo router ou bridge.. os logs do modem que falei é so no modo router mas como ja falaram que não adianta
é melhor solicitar a troca mesmo.
 
Estranho seu caso, talvez seja esse tão falado "CBN" aí... aqui com o Kaon em bridge está super estável, nunca caiu nem nada. Só acontece (às vezes) uma pequena diminuição na velocidade lá pelas 21h30~22h. Fora isso, nada a reclamar. Plano de 600/35 aqui.
Mesma coisa aqui com meu Kaon CG3000. Por volta das 20h até as 22 minha velocidade cai de 500 para uns 435Mb. Nenhuma queda de sinais pelo Niveis.

Logo quando migrei dos 250 para 500Mb, nas duas primeiras semanas tive travadas na conexão. Modem com todas as luzes ok mas não navegava. Só reiniciando voltava.
 
Hoje a Net funcionou muito bem aqui em casa. Não notei packet loss no discord e nem em jogo.
 
Como já disse aqui, quem tem 240mb estável, fica quieto, não migre pro 3.1 com OFDMA bichado. Não vale a pena sair de algo que não cai pra baixar a 80mb/s mas só upar um pouquinho mais rápido e arrumar problema que não tem.

A Claro tá empurrando essas porcarias só pra ganhar tempo e retenção pra ela preparar a rede como em Salvador e Recife

o DOCSIS saiu do radar
Desculpa mas o que você está falando é um absurdo. O problema mesmo não é o OFDMA, mas a rede local que está podre, a problema começa aí.
Agora generalizar, já é demais, até porque essas cidades mesmo que você disse, é um lugar ou outro que tem essa rede nova FTTH, é mais um piloto do que realmente uma migração.

Tá igual a um outro que falou que OFDMA é gambiarra... Jesus!!!!!
 
Aparentemente solucionaram o meu problema com a internet aqui. Ao menos ontem e hoje ele não ocorreu.
Só pra recapitular: Lá pelas 19-20h minha conexão ficava uma desgraça, e meu ping ia lá pra casa do chapéu, subia a mais de 2-3k e voltava, e ficava nessa put4ria até lá pela meia noite. No restante do dia seguia tudo perfeito, igual sempre foi aqui.
Chamei os técnicos em 2 oportunidades: Na semana passada o cara trocou o cabo do poste até na minha casa por causa duma emenda que poderia ser o problema, mas não resolveu. Então agendei outra visita na segunda-feira passada. O técnico desta segunda visita mora aqui próximo da minha casa, e inclusive relatou que ele estava sofrendo do mesmo problema, então pediu que eu aguardasse uns dias, pois eles tinham identificado o problema, mas precisavam encontrar o local de onde ele estava vindo pra poder cortar o cabo: Algum chifrudo estava utilizando algum tipo de gato e ferrando a conexão de 2 bairros inteiros aqui, com um monte de gente reclamando do mesmo problema.
Se isso é realmente possível eu não sei, mas fez sentido: O horário coincide com aquele momento que muitos chegam do trabalho e sentam pra ver uma TV em casa, e possivelmente era o horário em que esse arromb4do ligava a parada na casa dele.
Enfim, é só o 2º dia de normalidade, e espero que siga assim.
Tinham é que encontrar o fdp e enfiar o rolo de cabo todinho no toba dele!
 
Desculpa mas o que você está falando é um absurdo. O problema mesmo não é o OFDMA, mas a rede local que está podre, a problema começa aí.
Agora generalizar, já é demais, até porque essas cidades mesmo que você disse, é um lugar ou outro que tem essa rede nova FTTH, é mais um piloto do que realmente uma migração.

Tá igual a um outro que falou que OFDMA é gambiarra... Jesus!!!!!
O tempo dirá, na verdade essa rede podre vai aparecer cada vez mais usuários aqui com problemas nessas velocidades. A Claro não vai soltar mais nada em docsis daqui pra frente, essa foi a última atualização. DOCSIS acabou.

a TV vai continuar no coax.
 
Última edição:
O tempo dirá, na verdade essa rede podre vai aparecer cada vez mais usuários aqui com problemas nessas velocidades. A Claro não vai soltar mais nada em docsis daqui pra frente, essa foi a última atualização. DOCSIS acabou.

a TV vai continuar no coax.
Em algum momento ela vai substituir, mas achar que a rede vai ficar jogada, aí já é demais. Até porque mesmo se houvesse alguma migração em massa, isso demoraria anos, vide a Virgin Media que colocaram 7 anos para mudar de HFC para FTTP. Isso quer dizer que ela vai deixar a rede caindo aos pedaços nesse tempo? É claro que não hehe

Os problemas relatados aqui no tópico não podem ser generalizados. O usuário pode não gostar da tecnologia, mas uma coisa é ter problema e outra coisa é gosto pessoal.
 
O tempo dirá, na verdade essa rede podre vai aparecer cada vez mais usuários aqui com problemas nessas velocidades. A Claro não vai soltar mais nada em docsis daqui pra frente, essa foi a última atualização. DOCSIS acabou.

a TV vai continuar no coax.
cara a migração da rede instalada HFC pra ftth vai levar anos, pode saber ainda vai ter plano novo no HFC acima dos 1Gb.
docsis 3.1 se utilizado na plenitude(coisa que ainda não é) entrega 10Gb down e 2Gb up compartilhados, o mesmo que uma porta xgpon no ftth.

que vai acontecer é aonde a rede esta boa vai ficar o hfc ate não dar mais pra utiliza-la e aonde a rede não se sustenta mais vão migrar para o ftth.
entenda que, aonde rede não se sustenta é nos locais aonde continuamente a problemas de interferência de sinal, pq problemas de capacidade de banda e saturação basta boa vontade do pessoal que trabalha na rede externa ter que eles resolvem.

tirando isso, outro fator pra forçar a migração pra fibra em algum local é a concorrência.

a migração pra fibra, se muito eu estou apostando que vai ocorrer 100% na rede em 8 pra 10 anos ainda, eles vão ter que reconstruir a rede de acesso pra 9,1 Milhões de clientes de internet(dados do painel da anatel) ativos no HFC, sem derrubar o cliente quem já esta ligado.
pode ter certeza, hora ou outra a migração vai ser feita totalmente, mas vai levar muito tempo pra realizarem.

a e sobre a tv continuar no coax, pode esquecer, cidades onde já é tem rede em fibra a tv tb é via fibra usando o mesmo decoder do claro box tv só que com FW diferente pra ser usado na rede ftth. já não é economicamente viável construir rede hfc nova imagina manter uma ativa exclusivamente para transição de tv, assim que colocarem a rede de fibra vai dar o tempo de migração e vão desligar o hfc.

detalhe, só pra deixar como exemplo, tenho 2 contratos com a net em endereços distintos, nos dois estão com modem docsis 3.1 com os canal ofdm no downstream e ofdma no upstream ativos, vai pra 5 meses em um endereço e 2 no outro que mudei os planos e colocaram os modens novos e não a problema algum com a rede.
tb ano passado nos meus endereços a net fez manutenção de madrugada pra mais de 2 meses seguidos preparando a rede pra não ter interferências.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo