[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Todos querem melhorias tecnológicas, mas poucos querem oagar mais por isso e aceitam que não tem almoço gratis.
K56, V.90, T1413, G.DMT, .... DOCSIS1, DOCSIS2, VDSL2, FTTH, GPON, DOCSIS3, ... etc. Passamos por tudo isso desde 1997 ( 25 anos aproximadamente ) e mais outros padrões que não lembro.
Não vale a pena brigar por ideologia ( ou burrologia ... ) defendendo padrões como times de futebol.
As operadoras vão usar o que tiverem, da melhor maneira possível para nos arrancar dinheiro ...

Perfeito. Essa discussão bizarra, esdrúxula, mimada, sobre tecnologias é um baita "aborto" da natureza.

Todo o avanço tecnológico tem que ser saudado, a Claro deu um baita UP na rede e tem uma galera reclamando 🤦🏻, sim, reclamando do upload, sei que ele é importante, mas a 19anos atrás eu jogava dead mans hand com 150kbps da BRT, e era divertido pra caramba, sei que aqui temos fans e adoradores de tecnologia, eu sou um deles, todos queremos o melhor, mas será que está ruim com o que recebemos?

500Mega...700Mega..UP's e preços baixos por mega, não sei, mas vocês discutem por ervilhas e milhos, mais do mesmo sempre.

Sabe o que é pior? A maioria só discute por efeito de manada, poucos pensam nas reais necessidades.
 
Boa noite galera tenho aqui um Sagemcom f@st3865 e hoje ele começou a não atribuir a conexão IPV4, so fica "sem acesso a internet" alguém ja passou por isso? Sabe se tem alguma configuração que eu possa fazer pra normalizar? Já aconteceu isso comigo em 2021 quando usava um modem da ARRIS mas como eu não sabia o que era o problema já logo agendei a visita tecnica e ele trocou o modem e me explicou o problema. Agora voltou de novo, queria ver se e possivel resolver sem a necessidade de agendar visita.
 
Boa noite. Minha avó paga muito caro num plano de voz da Oi. Liguei pra lá e eles não aceitam baixar para um plano mais barato. Onde ela mora só tem cobre da Oi. Porém ela não usa internet e mesmo na fibra a Oi não vende plano de voz avulso. Na rua dela, tem disponível a fibra da Claro. Eles tem um plano de voz (Claro Fixo), por 40 reais mensais e tem que pagar uma taxa de instalação no primeiro mês de 200 reais. Alguém usa? Sabe se é bom? Minha vó mora no bairro Vicente de Carvalho no Rio de Janeiro
 
Boa noite. Minha avó paga muito caro num plano de voz da Oi. Liguei pra lá e eles não aceitam baixar para um plano mais barato. Onde ela mora só tem cobre da Oi. Porém ela não usa internet e mesmo na fibra a Oi não vende plano de voz avulso. Na rua dela, tem disponível a fibra da Claro. Eles tem um plano de voz (Claro Fixo), por 40 reais mensais e tem que pagar uma taxa de instalação no primeiro mês de 200 reais. Alguém usa? Sabe se é bom? Minha vó mora no bairro Vicente de Carvalho no Rio de Janeiro
Mas é fibra mesmo ou HFC (coaxial)?

Minha madrinha saiu da Oi e instalou somente o NET Fone pelo cabo de parabólica, não tem internet. Funciona perfeito.
 
é a famosa conversa de boteco dos técnicos hehehe cai quem quer.
Nem fala, 2018/2019 ouvi do téc da gvt/vivo q ela ia trocar a cidade do Rio toda pra fibra até 2022 🤷 2022 chegou e nem o metálico funciona direito, mesmo assim tu não vê técnico na rua, imagina pra fibrar.
Mesma coisa oi fibra, geral empolgadão falando q vão fibrar o BR td até dezembro mas a realidade é q passam em 2 ruas e já ficam contente por ter fibra no bairro 🤡
 
Última edição:

Com esse trafego não dará problema! Talvez as "restrições" atingiram um período de maior stress na rede, quando no auge da pandemia todo mundo estava em casa e como forma de contenção a operadora passou a punir alguns usuários em locais mais "críticos", só uma hipótese já que não vimos mais relatos como tínhamos nesse e em outros fóruns, isso também não quer dizer nada, são milhões de clientes, os fóruns tem uma amostra muito pequena do total.
 
Boa noite. Minha avó paga muito caro num plano de voz da Oi. Liguei pra lá e eles não aceitam baixar para um plano mais barato. Onde ela mora só tem cobre da Oi. Porém ela não usa internet e mesmo na fibra a Oi não vende plano de voz avulso. Na rua dela, tem disponível a fibra da Claro. Eles tem um plano de voz (Claro Fixo), por 40 reais mensais e tem que pagar uma taxa de instalação no primeiro mês de 200 reais. Alguém usa? Sabe se é bom? Minha vó mora no bairro Vicente de Carvalho no Rio de Janeiro
Cara eu fiz isso pra minha avó aqui. Duvido muito q seja fibra. Esse preço tá caro. Se não me engano tá 20 ou 30 reais. Ela saiu da oi pq se recusaram a manter a rede de cobre, aí era ir para o chip oi ou mudar de operadora. Como eu tinha acabado de mudar a minha TV, telefone e Internet e vi q prestava, fiz o mesmo com ela.
Ah e aqui a gente se preparou para essa facada de 200 reais de instalação mas essa conta nunca chegou, o primeiro mês tbm foi de graça. Tudo liberado pra ligar e ótimo preço e qualidade de serviço. Até hoje só deu problema quando foi na área toda. Como ela sai do mesmo poste q eu, ainda consigo ver se quando dá problema é geral ou só em casa heheh
 
Todos querem melhorias tecnológicas, mas poucos querem oagar mais por isso e aceitam que não tem almoço gratis.
K56, V.90, T1413, G.DMT, .... DOCSIS1, DOCSIS2, VDSL2, FTTH, GPON, DOCSIS3, ... etc. Passamos por tudo isso desde 1997 ( 25 anos aproximadamente ) e mais outros padrões que não lembro.
Não vale a pena brigar por ideologia ( ou burrologia ... ) defendendo padrões como times de futebol.
As operadoras vão usar o que tiverem, da melhor maneira possível para nos arrancar dinheiro ...

Perfeito. Essa discussão bizarra, esdrúxula, mimada, sobre tecnologias é um baita "aborto" da natureza.

Todo o avanço tecnológico tem que ser saudado, a Claro deu um baita UP na rede e tem uma galera reclamando 🤦🏻, sim, reclamando do upload, sei que ele é importante, mas a 19anos atrás eu jogava dead mans hand com 150kbps da BRT, e era divertido pra caramba, sei que aqui temos fans e adoradores de tecnologia, eu sou um deles, todos queremos o melhor, mas será que está ruim com o que recebemos?

500Mega...700Mega..UP's e preços baixos por mega, não sei, mas vocês discutem por ervilhas e milhos, mais do mesmo sempre.

Sabe o que é pior? A maioria só discute por efeito de manada, poucos pensam nas reais necessidades.
Exatamente!
Por isso não respondi as provocações e não citei ninguém na mensagem para evitar flame, apenas compartilhei a notícia.
 
Amigo, moro em prédio, aí o cabo principal do apartamento fica na sala. No ponto principal, tem um divisor da própria NET (Holland IN/OUT/TAP). No OUT, vem um cabo da sala pela parede até o meu quarto, que é onde fica o modem. Direto.
No TAP fica o aparelho da NET na sala. Só isso.

O Modem está em Router, não tenho outro aparelho. As mini intermitencias acontecem a qualquer momento, não tem horário especifico. Ja ocorreu de manhã, tarde, noite e madrugada :(
Olá amigo @alexandren, só consegui voltar no fórum hoje.

Entrei no setup, mas não achei essa configuração. Meu setup é todo da claro, segue imagem:

39787984ec09ee407f8d0451196f37cc122f7b9c7e20142c00630629d426f9cb02ed4048.jpg
 
Última edição:
então, vc contratou oficialmente 350Mb ou esta com 250Mb?
pq realmente antes dos 350Mb existir, o que atendimento e técnico da claro falava era exatamente isso.

com 350Mb não sei como ficou, pq já pulei direto no contrato pra 500Mb.
350 Mb, de 240 ia passar pra 250 e estava na promoção 250 +100 no combo.
ia passar apenas pq ficava +30 reais a menos na conta. :)
 
Última edição:
TOP 20 Cidades Claro FTTH por número de assinantes em 2021:

cgcMmim.png


Obs1: Fevereiro, Março e Abril teve problemas em algumas cidades na base de dados da Anatel.
Obs2: Tirando Mongaguá - SP, todas cidades FTTH do litoral paulista só ganharam assinantes.
Itanhaém está com vivo fibra então deve ter cadenciado os usuários.'
Monguaga sempre esta acima de peruibe e Itanhaém
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

TOP 20 Cidades Claro FTTH por número de assinantes em 2021:

cgcMmim.png


Obs1: Fevereiro, Março e Abril teve problemas em algumas cidades na base de dados da Anatel.
Obs2: Tirando Mongaguá - SP, todas cidades FTTH do litoral paulista só ganharam assinantes.
Itanhaém está com vivo fibra então deve ter cadenciado os usuários.'
Monguaga sempre esta acima de peruibe e Itanhaém em números de assinantes, parece que assinantes da vivo so tem 2mil.. clientes (adsl)
Tenho parentes em são sebastião e a vivo fibra começou la e ilhabela..
 
Última edição:

"Entre as principais opções está a lentidão de todo o tráfego da Web de usuários pesados por até 20 minutos durante períodos de tráfego de rede pesado".

"Quando o congestionamento é resolvido em menos de 20 minutos, o tráfego de usuários pesados ficava mais lento, às vezes por apenas um minuto ou dois, ele disse. O tráfego de usuários pesados ainda se movimentaria pela Internet, mas "se tornaria menos prioritário" durante os períodos de congestionamento, disse Douglas. Perguntado por que a Comcast não diminui o tráfego de todos os usuários durante os períodos de congestionamento, Douglas disse que não é justo para os assinantes que não estão entupindo a rede. "São os usuários mais pesados que estão contribuindo diretamente para a degradação do serviço de pessoas na rede", disse ele".


É dito que as práticas de gerenciamento de rede poderiam durar "até 20 minutos", sutil demais comparado a outras práticas obscuras de mitigação de trafego de usuários pesados que já vimos. Bom, 20 minutos é um dado deveras otimista, isso para não dizer "maquiado".


OBS: Postado no tópico da Claro/Net uma vez que a Comcast é a "rainha" do HFC nos EUA com a Xfinity.
 
Última edição:

"Entre as principais opções está a lentidão de todo o tráfego da Web de usuários pesados por até 20 minutos durante períodos de tráfego de rede pesado".

"Quando o congestionamento é resolvido em menos de 20 minutos, o tráfego de usuários pesados ficava mais lento, às vezes por apenas um minuto ou dois, ele disse. O tráfego de usuários pesados ainda se movimentaria pela Internet, mas "se tornaria menos prioritário" durante os períodos de congestionamento, disse Douglas. Perguntado por que a Comcast não diminui o tráfego de todos os usuários durante os períodos de congestionamento, Douglas disse que não é justo para os assinantes que não estão entupindo a rede. "São os usuários mais pesados que estão contribuindo diretamente para a degradação do serviço de pessoas na rede", disse ele".


É dito que as práticas de gerenciamento de rede poderiam durar "até 20 minutos", sutil demais comparado a outras práticas obscuras de mitigação de trafego de usuários pesados que já vimos. Bom, 20 minutos é um dado deveras otimista, isso para não dizer "maquiado".


OBS: Postado no tópico da Claro/Net uma vez que a Comcast é a "rainha" do HFC nos EUA com a Xfinity.
Surreal, os clientes estão sendo punidos por fazerem pleno uso de um serviço pago e por falta de investimentos da empresa.
 
Isso sim é o traffic shapping, bem diferente de falta de capacidade que muitos usuários daqui reclamam e acham que é traffic shapping heheh.
no passado a net aplicava o traffic shapping... lembro que usava o bitorrent e tinha que habilitar a opção de criptografia
ai a velocidade vinha no talo.. senão não passava dos 300kbps
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


"Entre as principais opções está a lentidão de todo o tráfego da Web de usuários pesados por até 20 minutos durante períodos de tráfego de rede pesado".

"Quando o congestionamento é resolvido em menos de 20 minutos, o tráfego de usuários pesados ficava mais lento, às vezes por apenas um minuto ou dois, ele disse. O tráfego de usuários pesados ainda se movimentaria pela Internet, mas "se tornaria menos prioritário" durante os períodos de congestionamento, disse Douglas. Perguntado por que a Comcast não diminui o tráfego de todos os usuários durante os períodos de congestionamento, Douglas disse que não é justo para os assinantes que não estão entupindo a rede. "São os usuários mais pesados que estão contribuindo diretamente para a degradação do serviço de pessoas na rede", disse ele".


É dito que as práticas de gerenciamento de rede poderiam durar "até 20 minutos", sutil demais comparado a outras práticas obscuras de mitigação de trafego de usuários pesados que já vimos. Bom, 20 minutos é um dado deveras otimista, isso para não dizer "maquiado".


OBS: Postado no tópico da Claro/Net uma vez que a Comcast é a "rainha" do HFC nos EUA com a Xfinity.
o caminho da CLARO
 
Última edição:
no passado a net aplicava o traffic shapping... lembro que usava o bitorrent e tinha que habilitar a opção de criptografia
ai a velocidade vinha no talo.. senão não passava dos 300kbps
Não faz sentido algum hehehe. Usei Net (hfc, fibra) e Vivo (adsl, hfc,fibra) nunca tive queda de velocidade e nenhum tipo de bloqueio, sempre seguindo recomendações básicas de abrir as portas usada pelo programa.
 
Não faz sentido algum hehehe. Usei Net (hfc, fibra) e Vivo (adsl, hfc,fibra) nunca tive queda de velocidade e nenhum tipo de bloqueio, sempre seguindo recomendações básicas de abrir as portas usada pelo programa.
Aqui no próprio fórum tinha a dica de habilitar essa opção....
 
Surreal, os clientes estão sendo punidos por fazerem pleno uso de um serviço pago e por falta de investimentos da empresa.
Falar que Comcast ou qualquer grande tele (Claro ou Vivo, por exemplo) não investe, é no mínimo não saber do que está falando.

Lembre-se que internet não é algo "ilimitado", nenhuma rede é pensada em toradores e nem tem o porquê de ser o contrário.

Quem quer ter uso livre e total, o ideal é contratar um dedicado e não, um link compartilhado hehehe. Operadora alguma vai colocar uma porta só para um cliente ou um node para um cliente apenas. Tem que entender como funciona link compartilhado, que é o que ocorre com xPON e DOCSIS, por exemplo.
 
Não faz sentido algum hehehe. Usei Net (hfc, fibra) e Vivo (adsl, hfc,fibra) nunca tive queda de velocidade e nenhum tipo de bloqueio, sempre seguindo recomendações básicas de abrir as portas usada pelo programa.

 
Boas notícias pra quem é daqui de Manaus: o técnico veio na casa do meu pai instalar um novo ponto de internet, e perguntei dele sobre essa rede híbrida (hfc pra tv e FTTH pra internet) e ele me confirmou, por enquanto tem instalado apenas em dois condomínios aqui na cidade, depois vão expandir pra cidade inteira. Um projeto de longo prazo, essse ano vão instalar só nos condomínios. Pelo visto vai ser assim, HFC pra TV e fibra pra internet.
 

Se for pensar assim a Vivo faz traffic shapping no ps4, ps5, dropbox e outro serviços internacionais.

Inclusive agora surgiu o o traffic shapping IPTV, galera sempre reclamando do IPTV piratao travando e culpam a operadora falando que é traffic shapping. O IPTV fundao de quintal lotado de nego e hospedado na europa.

É só fazer o teste, quem reclamar de traffic shapping é só testar o torrent de iso linux ( tem um porrada de seeders garantidos), TODAS vezes que mandei para a pessoa testar a velocidade veio no talo.
 
Se for pensar assim a Vivo faz traffic shapping no ps4, ps5, dropbox e outro serviços internacionais.

Inclusive agora surgiu o o traffic shapping IPTV, galera sempre reclamando do IPTV piratao travando e culpam a operadora falando que é traffic shapping. O IPTV fundao de quintal lotado de nego e hospedado na europa.

É só fazer o teste, quem reclamar de traffic shapping é só testar o torrent de iso linux ( tem um porrada de seeders garantidos), TODAS vezes que mandei para a pessoa testar a velocidade veio no talo.
Entrei no forum em 2009 por causa desses problemas de traffic shapping e resolveu
habiltando essa opção.

Não podemos comentar sobre esse assunto aqui.. mas se fica travando não é bom e não é legal
Usei o Directv GO aqui e não vi travamentos igual dos colegas foristas.
 
Bora tacar mais fogo no parquinho:

(ja tinha postado sobre isso ano passado)

Situacao da Virgin media eh bem parecida com a NET... Um pouco melhor na verdade... ja que a concorrencia para alta velocide quase nao existe (FTTH ainda tem pouca cobertura no Reino Unido...) Recentemente implantaram docsis 3.1 e vendem altas velocidades a um bom preco comparado ao vdsl2 da concorrencia.

Migracao para full fibra eh inevitavel... e duvido muito a NET fazer o upgrade para docsis 4.0 ou ate mesmo trocar equipamentos da rua (em massa) para aproveitar o maximo possivel do docsis 3.1...

A longo prazo acredito que quando se coloca na balanca o custo de troca dos equipamentos da rua / cabos + manutencao para manter a rede + mao de obra (HFC gera mais visitas do que ftth) + energia para manter a rede liga acaba que pesa mais do que migrar para FTTH...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo