[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Em dias avulsos, que medi.

Claro-700-50-23-04-2022-5.png
Claro-700-50-23-04-2022-5.png


Embora tenha mencionado "não raro", creio não ter sido a melhor expressão.🤭
Na verdade quis dizer que nas medições aleatórias, ao menos uma ou duas vezes por semana, me deparo com esses valores, mas na média estão na normalidade batendo o contratado.

Claro-700-50-23-04-2022-8.png
13070365147.png


Outra dúvida caro @Hemerson Silva, até antes de entrar no perfil, o sinal estava assim, com os sinais Docsis zerados.
Após a entrada no perfil, os campos passaram a indicar valores, como no meu post anterior.
sinal-02-05-2021-500-Mb.png

Imagino que para leigo, estando no verde está OK, mas como interpretar, há alguma tabela de consulta ?! 🤔
Esse teste do Fast não serve de muita coisa, esse teste de 1.2Gbps mesmo prova o ponto, está acima da porta giga do modem hehehe Fast engana bastante. Usa o Speedtest Ookla e para averiguar, veja a velocidade "bruta" no gerenciador de tarefas.

Sobre os níveis aceitos em DOCSIS 3.1 (ofdm e ofdma), estando verde é OK, a princípio não tenho uma tabela aqui mas já vi sobre isso em algumas documentações de fabricantes, vejo isso depois e posto aqui.
 
Tá na mão, litoral de SP:

image.png

Muito estranho isso o Restream, eu sempre pegava no máximo uns 70ms de ping e agora tá com mais 250 ms, até mesmo no Rocket League to tendo bastante perda de pacotes isso desde o começo de abril, acho que a Claro ferrou a rota de SP de algum servidor.
 
Muito estranho isso o Restream, eu sempre pegava no máximo uns 70ms de ping e agora tá com mais 250 ms, até mesmo no Rocket League to tendo bastante perda de pacotes isso desde o começo de abril, acho que a Claro ferrou a rota de SP de algum servidor.

É coisa da Claro essa cagada de rota.
 

alguns irão dizer que isso consta em contrato e que nao pode ser aplicada por uma determinação da Anatel.
Mas em uma passado recente alguns usuários da Claro HFC tiveram a internet reduzida a 30/30 Mbps após consumir acima de 4TB em UM mês.

@Gargula, outras operadoras de grande porte tem em seus contratos de prestação de serviço valores de trafego estipulados, não significa que após 1000GB você terá a conexão capada! Não terá!

Sobre o histórico de restrição que impactou cliente da rede HFC da Claro. Durante o período crítico da pandemia muitas operadoras tiveram que lidar com um cenário até então impensável, mesmo para aquelas com capacidade de rede dimensionada para 1 ou 2 anos à frente, com todo mundo em casa, acessando serviços de streaming, vídeo conferências e demandando banda ao mesmo tempo houve um aumento grande de queixas sobre velocidade contratada em todas as grandes operadoras. O grupo Claro/Net/Embratel viu o número de reclamações aumentar em quase 100%. Cada prestadora lidou com isso de uma forma, algo pouco conhecido, que ainda gera dúvidas e descrédito de uma parte do público do fórum é o "sistema de mitigação de fraude e abuso" adotado pelo grupo Claro em pontos críticos da rede, você pode ter duas variáveis para estrangular o trafego de quem usa o serviço de forma pesada, pode-se considerar uma variável fixa de trafego para base residencial, exemplo 4TB ou outro valor, também é possível adotar um sistema que não seja fixo, onde serão punidos usuários que demandam um volume de trafego mensal que os coloque em uma faixa muito restrita, exemplo: 0,5% do total da base de determinada região/node etc.

O problema é a maneira como foi conduzido, sem caráter educativo (unicamente punitivo) e sem aviso da ação! Do outro lado, a operadora sabia que os "riscos" seriam na medida do possível controlados (na cabeça de alguns gestores), existe internamente o número de clientes que passam de 1TB, 2TB, 3TB etc. Se você adota um sistema de mitigação de abuso esticando a corda com um limite "generoso" poucas pessoas cairão nele. Esse sistema pode pegar gente que mora em condomínio ou casa e distribui banda (compartilhamento de link), fatalmente também pegará usuários que não estão envolvidos com "fraude", que tem um histórico de sempre demandar um volume alto de tráfego, mas que pela circunstância daquele período caíram na malha fina (usuários pesados) Quem "tombou" nessa época dificilmente conseguiu sair. Se a Claro voltasse atrás com todo mundo que reclamasse nos canais oficiais, em Anatel e afins não teria sentido o que foi planejado.

Bom, você sabe que se quisesse mesmo, o impedimento do conduíte é o de menos, só chamar mão de obra especializada nisso aí que resolve o entupimento em minutos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Franquia é algo complicado. Franquia por franquia, tanto Claro como Vivo (sim, nos contratos da Vivo Fibra constam) possuem as tais franquias. Mas não é aplicado. Falaram acima de cap que usuário ou outro levou mas até o momento não tivemos todas as informações necessárias para saber o que desencadeou o cap, e os usuários que sofreram com isso até o momento não falaram 100% da verdade referente ao padrão de utilização deles. Ou seja, é uma questão nebulosa.

Mas, vai fundo, essa franquia e nada é a mesma coisa, acho que atualmente só a Oi Fibra que não coloca franquia em contrato.
Muito obrigado pelas respostas!

Agora outra duvida: Meu plano é de 350M, mas a velocidade de download passa de 35Mb/s. Atingindo picos de até 50+
Me deram degustação do plano 500MB?
 
Agora outra duvida: Meu plano é de 350M, mas a velocidade de download passa de 35Mb/s. Atingindo picos de até 50+
Me deram degustação do plano 500MB?

Sim, planos de 250/350 e outros estão com perfil interno mais alto, tem gente que está há tempo com esse upgrade de velocidade, mesmo não constando em contrato!
 
Última edição:
Agora, por algum milagre, minha internet está bem boa. speed test batendo 350/35, pings baixos e sem variações muito bruscas.

Só imagino que possa ser o pessoal domingo a tarde tudo dormindo ou tendo ir passar o fds fora. (e eu :fovhappy:)

Ontem a noite até o inicio da madrugada estava tenebroso. Latência passando de 500ms em picos constantes, mesmo pro Dns da própria claro.
 
Sim, planos de 250/350 e outros estão com perfil interno mais alto, tem gente que está há tempo com esse upgrade de velocidade, mesmo não constando em contrato!
Interessante, espero que seja permanente! Pois deixa a gente bem mal acostumado 😂
 
A quem interessar: a claro disponibilizou o app Claro Now para tvs lg com plano de assinatura 59,90. Sem dúvida para concorrer com a tal da DirecTV GO.
falta liberarem o APK na play store pra ficar bom.
 
Hoje fui conhecer o apartamento que um amigo meu comprou, prédio ficou pronto faz nem uma semana, abri o armário de telefonia no andar dele e:

20220424-193306.jpg


Isso é uma daquelas caixinhas de distribuição de fibra né? Teoricamente não tem Claro Fibra aqui na cidade (Caxias do Sul) e no CEP e número dele o site diz que nem cobertura tem.
 
Hoje fui conhecer o apartamento que um amigo meu comprou, prédio ficou pronto faz nem uma semana, abri o armário de telefonia no andar dele e:

20220424-193306.jpg


Isso é uma daquelas caixinhas de distribuição de fibra né? Teoricamente não tem Claro Fibra aqui na cidade (Caxias do Sul) e no CEP e número dele o site diz que nem cobertura tem.
sim, é uma cdoi pra ligar cliente. já tinha hfc na cidade? deve ser rede nova que ainda nao abriram vendas
 
já tinha hfc aí? deve ser rede nova que ainda nao abriram vendas

O bairro em si é relativamente novo e o prédio ficou pronto fazem alguns dias, o bairro em si tinha HFC mas nos outros prédios da rua acredito que não. Agora, a cidade em si tem HFC desde a a época que era net e iniciaram as vendas.
 
Hoje fui conhecer o apartamento que um amigo meu comprou, prédio ficou pronto faz nem uma semana, abri o armário de telefonia no andar dele e:

20220424-193306.jpg


Isso é uma daquelas caixinhas de distribuição de fibra né? Teoricamente não tem Claro Fibra aqui na cidade (Caxias do Sul) e no CEP e número dele o site diz que nem cobertura tem.
caxias do sul tem sobreposição de fibra há algum tempo.
conforme relatei aqui:
 
Última edição:
O Procon não tem o poder de obrigar uma prestadora a sanar um vício ou corrigir um problema em determinado serviço, isso apenas a justiça (sentença judicial) pode fazer! O que o órgão faz é aplicar sanções administrativas à empresa nos casos onde há infração à legislação consumerista, isso inclui multa! Quando se fala em sanções econômicas com previsão de multa em um processo administrativo que tramita no órgão é presumível que a imensa maioria das empresas/fornecedores irá optar pela solução amigável, do contrário, é auto de infração + processo + multa.

O mínimo que você precisaria é que o técnico preencha a OS (ordem de serviço) apontando de forma clara o problema, exemplo: "Cliente com plano "X", recebendo "Y" de download e "Z" de upload, cliente relata "W", constatado ruído externo na rede. Problema repassado a equipe externa para correção". O cliente não sabe como proceder, muitas vezes se mostra incapaz de reunir uma única prova crível mesmo estando há meses com queixas que a prestadora empurra com a barriga. A maioria dos técnicos terceirizados que trabalha para Claro não sabe preencher uma OS de maneira clara, o achado é descrito de qualquer forma, de preferência da mais desleixada possível.
E, não preenchem a OS na frente do cliente. A gente recebe por e-mail quando o cara ja está a alguns km de distância.
Fora isso quando tu mostra pra eles as coisas eles argumentam que o padrao e o Brasil Banda Larga que faz teste de latencia sem carga. Tu mostra o teste de latencia com carga e muitas vezes o técnico não sabe nem explicar o que está vendo quando vê as latências altas acima do que mostra o Brasil Banda Larga. Jitter a maioria nem sabe o que é e não olha. O último que esteve aqui em casa eu tive que explicar pra ele o que era aquilo.....
 
Tu mostra o teste de latencia com carga e muitas vezes o técnico não sabe nem explicar o que está vendo quando vê as latências altas acima do que mostra o Brasil Banda Larga.

Oloco, mas aí já não é exagero? Querer que o provedor ainda forneça algum tipo de SQM para evitar o bufferbloat? hehehe
 
Pessoal bom dia, uma dúvida alguém que seja de Curitiba e tenha ClaroHFC também teve upgrade de velocidade tipo 500mbps para 700 mbps ? Obrigado.
 
Hoje fui conhecer o apartamento que um amigo meu comprou, prédio ficou pronto faz nem uma semana, abri o armário de telefonia no andar dele e:

20220424-193306.jpg


Isso é uma daquelas caixinhas de distribuição de fibra né? Teoricamente não tem Claro Fibra aqui na cidade (Caxias do Sul) e no CEP e número dele o site diz que nem cobertura tem.
Claro fibra... tenta localizar um consultor.. pelo jeito ainda não liberaram as vendas
 
Aparentemente os upgrades estão ocorrendo em todas regiões.
Região central do RS fiquei um tempo com 720Mb/s mas já faz uns 2 meses que tá 538Mb/s padrão. Não são todos os lugares não.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa multa é por cortar internet Virtua ou móvel? Se foi o Virtua, merecem pagar bem caro mesmo.
 
O contexto da matéria é sobre planos móveis, há trechos como esse abaixo que remetem à internet móvel na publicação:

"Em 2015, a Fundação Procon-SP anunciou multas milionárias contras as principais operadoras telefônicas do país devido aos bloqueios de acesso à internet móvel ao final da franquia. Na ocasião, a Oi foi multada em R$ 8 milhões, a Tim em R$ 6,6 milhões, a Claro em R$ 4,5 milhões e a Vivo em R$ 3,5 milhões".

A Claro nunca admitiu qualquer alteração em planos na internet fixa, a palavra "admitir" é algo que não casa bem com as grandes companhias do setor, essas que estão sempre no ranking das mais reclamadas dos Procons, ano após ano.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo