@Gargula, outras operadoras de grande porte tem em seus contratos de prestação de serviço valores de trafego estipulados, não significa que após 1000GB você terá a conexão capada! Não terá!
Sobre o histórico de restrição que impactou cliente da rede HFC da Claro. Durante o período crítico da pandemia muitas operadoras tiveram que lidar com um cenário até então impensável, mesmo para aquelas com capacidade de rede dimensionada para 1 ou 2 anos à frente, com todo mundo em casa, acessando serviços de streaming, vídeo conferências e demandando banda ao mesmo tempo houve um aumento grande de queixas sobre velocidade contratada em todas as grandes operadoras. O grupo Claro/Net/Embratel viu o número de reclamações aumentar em quase 100%. Cada prestadora lidou com isso de uma forma, algo pouco conhecido, que ainda gera dúvidas e descrédito de uma parte do público do fórum é o "sistema de mitigação de fraude e abuso" adotado pelo grupo Claro em pontos críticos da rede, você pode ter duas variáveis para estrangular o trafego de quem usa o serviço de forma pesada, pode-se considerar uma variável fixa de trafego para base residencial, exemplo 4TB ou outro valor, também é possível adotar um sistema que não seja fixo, onde serão punidos usuários que demandam um volume de trafego mensal que os coloque em uma faixa muito restrita, exemplo: 0,5% do total da base de determinada região/node etc.
O problema é a maneira como foi conduzido, sem caráter educativo (unicamente punitivo) e sem aviso da ação! Do outro lado, a operadora sabia que os "riscos" seriam na medida do possível controlados (na cabeça de alguns gestores), existe internamente o número de clientes que passam de 1TB, 2TB, 3TB etc. Se você adota um sistema de mitigação de abuso esticando a corda com um limite "generoso" poucas pessoas cairão nele. Esse sistema pode pegar gente que mora em condomínio ou casa e distribui banda (compartilhamento de link), fatalmente também pegará usuários que não estão envolvidos com "fraude", que tem um histórico de sempre demandar um volume alto de tráfego, mas que pela circunstância daquele período caíram na malha fina (usuários pesados) Quem "tombou" nessa época dificilmente conseguiu sair. Se a Claro voltasse atrás com todo mundo que reclamasse nos canais oficiais, em Anatel e afins não teria sentido o que foi planejado.