[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Opa, pessoal desde sábado 06/07/2022 que meu upload cai absurdamente no início da madrugada. Minha internet é de 500mb e o upload 50, durante o dia é super normal, mas quando chega umas 23:00 o download fica normal e o upload vai para menos de 1mb, e logo pela manhã tudo volta ao normal. Alguém está passando por isso ou sabe o que pode ser ?
Bom dia, alguém sabe dizer o q pode ser isso ?
Nessa imagem da pra ver bem. 22:06 o upload normal, nesse dia quando deu mais de 22:30 já caiu para 6, e ficou assim até umas 08:30.
tofuM1C.png

Bom dia, alguém sabe dizer o q pode ser isso ?
Nessa imagem da pra ver bem. 22:06 o upload normal, nesse dia quando deu mais de 22:30 já caiu para 6, e ficou assim até umas 08:30.
tofuM1C.png

Na hora do teste tente escolher servidor de grandes operadoras como Vivo, Oi, Tim ou Claro. Um teste num provedor regional pode ter gargalo nele.

Na hora do teste tente escolher servidor de grandes operadoras como Vivo, Oi, Tim ou Claro. Um teste num provedor regional pode ter gargalo nele.
Opa, já tentei com vários, inclusive de grandes operadoras, mas sempre perto da madrugada o upload fica quase zerado. Agora mesmo está com menos de 2mb

é aquilo, voce pode cancelar na primeira semana

Síndico escondeu que tinha fibra da Vivo? mas se tinha, a Vivo ia te passar que tinha disponibilidade (nunca perguntei pro meu síndico o que tem disponível no meu prédio... vejo direto no site da operadora)... não entendi... e foi como disseram, se vc contratou a Claro faz menos de 7 dias, pode cancelar sem multa.

A Escuro não segue um padrão...

E ainda mais ela quer vender TV a cabo e planos de celulares
Tô ligado que pode cancelar. Mas é como falaram, será que tem porta do vivo fibra? Vou consultar. Muito melhor infra, nada de cgnat e porcarias limitando a qualidade da conexão. E ainda vem com Netflix.

Mas o ponto que quero tocar é esse, maior trampo pra colocar infra em prédio novinho e vai me colocar hfc? Enquanto já tá fazendo FTTH nas ruas? Não entendo a Claro. Tudo nessa empresa é feito nas coxas.

Tô ligado que pode cancelar. Mas é como falaram, será que tem porta do vivo fibra? Vou consultar. Muito melhor infra, nada de cgnat e porcarias limitando a qualidade da conexão. E ainda vem com Netflix.

Mas o ponto que quero tocar é esse, maior trampo pra colocar infra em prédio novinho e vai me colocar hfc? Enquanto já tá fazendo FTTH nas ruas? Não entendo a Claro. Tudo nessa empresa é feito nas coxas.

É mesmo, cancela isso aí. Já coloca Vivo, bem melhor.

Opa, já tentei com vários, inclusive de grandes operadoras, mas sempre perto da madrugada o upload fica quase zerado. Agora mesmo está com menos de 2mb
Bom, o básico: acontece no cabo de rede direto no modem? Eu não sei pelo horário, mas todas as vezes que tenho problema e ligo no 0800 e não detectam problema na rede geral da cidade, eles "dizem" que vão atualizar alguma coisa, e pedem pra reiniciar o modem. Quase nunca funciona mas, enfim, parte do processo. Testa isso primeiro, se já fez, a única coisa que dá pra fazer é deixar prints desses testes, se conseguir também dos níveis que chegam no modem nesse horário e agendar visita. Não sei se é em todas as cidades, mas aqui só consigo agendar até ás 20:00 e 22:00hs, então dificilmente vai conseguir um técnico no horário que o problema acontece.

Imagino que o padrão seria ouvir qual o problema, medir as velocidades na hora, medir o sinal que chega no seu modem, no poste, provavelmente vai estar tudo correto (já que o upload fica normalizado no resto do dia). Daí ele vai tirar fotos desses testes, enviar pro supervisor dele, explicar a situação e colocar seu contrato pra monitorar. A probabilidade maior é de ser problema na rede externa, a menos que tenha alguma interferência bizarra na sua infra. Se ele não repassar pra cima seu problema, infelizmente tem que acionar a ouvidoria usando esse protocolo, daí eles agendam visita técnica e todo mundo tá notificado, do técnico ao supervisor.

Só por desencargo também, seria casa ou prédio?
O legal foi o que eu ouvi quando aconteceu isso comigo, o técnico me disse que era devido a oscilação de temperatura, cabos dilatam/encolhem e eles precisam compensar alterando a potência, não fez nada e foi embora. No outro dia de manhã derrubaram o sinal e normalizou, foi a única vez que tive upload de 1-2 mb e download normal.

Um conselho: não cancele a Net enquanto a Vivo não instalar.

Mesmo estando na fidelidade muitas vezes é possível cancelar pagar multa, alegar baixa qualidade do servico. Lembre-se que nada é linear: com uma boa conversa e bons argumentos consegue-se cancelar sem multa... ou conseguir um bom desconto!

Agora, Em geral, na maioria das vezes a Vivo fibra é melhor que o virtua HFC, mas em alguns casos tem gente que tem problema com a vivo, como saturação (raro, porém pode ocorrer) ou quedas na Internet (tem cidades que o cabo da vivo é mais baixo e acaba tendo rompimento da fibra).

Um conselho é perguntar para o seus vizinhos sobre a vivo, se dá muitos problemas, até pq cada lugar é de um jeito: Aonde eu moro, a vivo é excelente, mas onde minha irmã morava ela tinha problemas de queda. Aonde eu moro, a Claro fibra é excelente, porém quando era HFC era um serviço de mediano para baixo; agora, aonde minha irmã morava, vc precisava ver a qualidade do HFC... era terrível a ponto de ter horário que o ping pra sp ser 50ms (e olha que santos é 80km de sp) e o upload ficar baixíssimo no horário de pico - isso há uns 3 anos atras. Então, a qualidade do servico pode variar de bairro para bairro, até mesmo pode variar em quarteirões diferente.

Ressalto que em geral o virtua HFC acaba sendo pior, seja pela rede sucateada (vivo fibra tem rede mais nova - as redes mais velhas da vivo fibra tem 15 anos, a maioria menos de 10 anos, enquanto a rede da net pode ser muito mais velha além de ser mais sujeita a deterioração devido ser cabo coaxial), maior chance de saturação (vivo fibra tem 32 ou 64 assinantes para dividir, enquanto a NET HFC é igual carro de palhaço: sempre cabe mais um), além de outros problemas intrínsecos da rede coaxial. Mas não fique nesta de idealizar as operadoras, achar que uma é perfeita e a outra é terrivel: nada é linear e todas tem seus defeitos e qualidades.

Por fim, esse negócio de implantar a fibra, se a sua cidade não tem ftth da claro, eles não iriam implantar. Se a cidade tem projeto de sobreposição, quando eles vão implantar em um prédio novo eles já colocam a fibra, mas se não tem, eles vão implantar o docsis.

OBS: aproveito para acrescentar que a pior coisa é idolatrar as operadoras, pq enquanto o pessoal se degladia para defender uma ou outra, elas estão lucrando. E o lado ruim de elogiar demais e idolatrar operadora é que elas se prevalecem disto para cobrar mais caro: vide a vivo, que disse que ia aumentar os preços da internet... (até pq eles sabem que o servico de fibra é melhor que o HFC da net, e eles sabem que as pessoas sabem disto), inclusive minha internet da vivo (300mb com degustacao de 600mb) que custava 74,99 subiu para 88,99... e tem 8 meses que contratei... E toca ligar pra ouvidoria reclamando...

Última edição:

Se tem disponibilidade da Claro fibra no seu endereço também não entendo porque não foi instalado no prédio. O HFC aí pelo menos está te atendendo bem ou vem dando problema?

Engraçado, ultimamente não tem passado dos 300mbps o cabo de parabolica aqui, mas quando reinicio o modem, bate os 700mbps, só depois que fica lento de novo. To sendo capado?

@KILLME realmente, ficou mais dificil saber se é a LIGUE ou a Claro Fibra em Campo Grande....

No poste:

image.png

Link da localidade maps abril 2022

Se jogar o CEP e o numero vai dar:

image.png

Hahahahaha... inclusive este bairro é no norte da Cidade.... pelas pesquisas estão fibrando bairros mais pro sul e oeste e agora mais pro norte da cidade... vou ser acho vestígios no canto leste da cidade....

Inclusive mais algumas localizações pra você colocar no mapa:

@KILLME realmente, ficou mais dificil saber se é a LIGUE ou a Claro Fibra em Campo Grande....

No poste:

image.png

Link da localidade maps abril 2022

Se jogar o CEP e o numero vai dar:

image.png

Hahahahaha... inclusive este bairro é no norte da Cidade.... pelas pesquisas estão fibrando bairros mais pro sul e oeste e agora mais pro norte da cidade... vou ser acho vestígios no canto leste da cidade....

Inclusive mais algumas localizações pra você colocar no mapa:

E aqui na minha cidade que tem cobertura da Claro Fibra desde o ano passado e agora quando se consulta qualquer CEP da cidade o site retorna como sem cobertura de banda larga. Inclusive no CEP e número da minha casa que tem o serviço instalado a 5 meses.
:facepalm:

Se tem disponibilidade da Claro fibra no seu endereço também não entendo porque não foi instalado no prédio. O HFC aí pelo menos está te atendendo bem ou vem dando problema?
Atende bem, não será usada pra jogos nesse endereço, se fosse usada pra isso, já esperaria problemas.

Tenho enfrentado outro problema q tem me tirado do sério com a Claro e os torrents, relacionado ao upload. Vejam só q curioso: De forma completamente aleatória o upload dos torrents fica bem limitado, batendo no máximo uns 400kb/s, quando deveria estar proximo dos 4mb/s pelo menos. E pra peers q tem conexão pra puxar bem mais q isso, então não é limitação da internet dos leechers e também não é nenhuma limitação nas configurações do programa. Agora vem o dado mais estranho, se eu vou num teste de velocidade tipo o do google: https://www.google.com/search?q=teste+de+velocidade , durante o teste a velocidade do upload dos torrents magicamente sobe por alguns instantes e depois volta à velocidade limitada de antes.

Não é algo q acontece 100% do tempo, em alguns momentos ou dias o upload parece normal, às vezes reiniciando o modem ele volta ao normal, mas uma coisa q nunca acontece é o upload por torrent funcionar normalmente por longos períodos. Sempre tem no máximo 1 ou 2 dias de funcionamento full e de repente plu, volta a ficar lento do nada.

Isso inclusive é algo q já acontecia quando a conexão era de 350/35mb e não de 700/50mb como hj. Alguém faz ideia do porque? Qual interesse eles teriam de limitar o upload? Detalhe q não to usando mais o maldito app de banco q tava estragando a velocidade de download, então dessa vez a culpa não é dele.

Detalhe q não to usando mais o maldito app de banco q tava estragando a velocidade de download, então dessa vez a culpa não é dele.

Quando eu vi o seu relato alegando que o problema havia desaparecido ao remover o plugin do banco logo imaginei que se tratava de pura coincidência, plugs bancários podem acarretar problemas e eu não ignoro isso, mas não ao ponto de saturar ou praticamente inutilizar o upload de uma conexão como você relatou com a utilização específica do torrent, não faria sentido hoje em dia, tanto que o problema não foi resolvido!

Qual interesse eles teriam de limitar o upload? Detalhe q não to usando mais o maldito app de banco q tava estragando a velocidade de download, então dessa vez a culpa não é dele.

Eu não estou dizendo que a Claro está limitando as taxas de upload vindas de clientes torrent, mas a rede da Claro assim como de operadoras de cabo dos EUA não é dimensionada para alta demanda de trafego upstream, pelo contrário, dependendo da quantidade de banda upstream total do node um único usuário pesado de upload poderia ocupar uma porcentagem significativa da capacidade da rede naquele ponto, se você tiver dois ou três vizinhos com perfil de uso pesado de upload poderia prejudicar pessoas que requerem o link para o uso em vídeo chamada/conferência, alunos em ensino à distância etc. Eu torno a repetir, não estou afirmando que a Claro está ou não aplicando regras para tratamento diferenciado de determinados pacotes, só respondi a sua pergunta sobre o motivo de um operador de cabo impor algum tipo de limite. A limitação só ocorre em torrent? Você já fez testes com o envio de upload de algum arquivo mais pesado para o Google Drive, One Drive e similares para ver se o comportamento se repete?

Última edição:
Tenho enfrentado outro problema q tem me tirado do sério com a Claro e os torrents, relacionado ao upload. Vejam só q curioso: De forma completamente aleatória o upload dos torrents fica bem limitado, batendo no máximo uns 400kb/s, quando deveria estar proximo dos 4mb/s pelo menos. E pra peers q tem conexão pra puxar bem mais q isso, então não é limitação da internet dos leechers e também não é nenhuma limitação nas configurações do programa. Agora vem o dado mais estranho, se eu vou num teste de velocidade tipo o do google: https://www.google.com/search?q=teste+de+velocidade , durante o teste a velocidade do upload dos torrents magicamente sobe por alguns instantes e depois volta à velocidade limitada de antes.

Não é algo q acontece 100% do tempo, em alguns momentos ou dias o upload parece normal, às vezes reiniciando o modem ele volta ao normal, mas uma coisa q nunca acontece é o upload por torrent funcionar normalmente por longos períodos. Sempre tem no máximo 1 ou 2 dias de funcionamento full e de repente plu, volta a ficar lento do nada.

Isso inclusive é algo q já acontecia quando a conexão era de 350/35mb e não de 700/50mb como hj. Alguém faz ideia do porque? Qual interesse eles teriam de limitar o upload? Detalhe q não to usando mais o maldito app de banco q tava estragando a velocidade de download, então dessa vez a culpa não é dele.

Pegue um arquivo grande e faça um torrent dele, mande para um amigo baixar e veja se vai limitar.

ou para o pessoal que mora em BH, o coax aqui na cidade vai morrer rapido.
achei mais locais aonde não tinha rede a 2 semanas atras.

bairros vários das regionais centro-sul, oeste, leste e nordeste estão nessa brotando a sobreposição.

E aqui na minha cidade que tem cobertura da Claro Fibra desde o ano passado e agora quando se consulta qualquer CEP da cidade o site retorna como sem cobertura de banda larga. Inclusive no CEP e número da minha casa que tem o serviço instalado a 5 meses.
:facepalm:

Infelizmente isso é comum: aqui aonde moro, até alguns dias atrás, se eu colocasse o meu CEP e o número do meu endereço também aparecia como endereço sem cobertura... mesmo tendo cobertura HFC e fibra.

Por estes dias isso mudou: tem hora que aparece a disponibilidade da fibra e tem hora que aparece que não tem disponibilidade de nada. Mas se ligar na claro, consegue assinar normalmente.

BgPBy55.jpg

9yJiau7.jpg

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar