[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Pessoal sou cliente claro/net ha decadas e nunca recebi um email desses.
É normal?
AmCVOm.png
Bom. Não mudou nada aqui kkkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

12 anos com a NET/Claro e é a primeira vez que recebo essa mensagem. Não sei se é algo bom ou ruim :vish:

emailedivaldoreismourb4igh.png
Kkkk eu postei praticamente a mesma coisa. Sou Cliente há décadas e nunca recebi e-mail assim.
Bom a manutenção estava agendada para hj (05/09/2022) das 2am até 6am.

Não mudou absolutamente nada
Ipanema Rio de Janeiro RJ

Discordo. Creio que no médio prazo (5-10 anos) permaneça os dois cabeamentos.

Embora o número de assinantes da TV esteja em queda, eles tem um ticket médio mais alto que o da Internet.

Além disto, caso passe a TV pra fibra, a banda ocupada pela TV seria muito grande, o que fatalmente acabaria saturando.

Observe que a maioria dos assinantes de TV a cabo não tem somente um ponto de TV, mas no mínimo 2 ou 3. Conheço gente que tem 6 pontos de TV. Numa instalação via fibra é complicado colocar 6 pontos de TV. A própria claro tem limitação de pontos de TV na fibra, o que não ocorre no coaxial.

Na vivo é viável ter TV via fibra pois apenas um pequeno número de assinantes de Internet tem TV via fibra. Eu já fui assinante da TV via fibra da vivo em 2017-2018: era um serviço bom, mas tinha limitacoes: se eu colocasse 3 coisas para gravar ao mesmo tempo e tivesse com dois pontos ligados lembro que aparecia uma mensagem de conflito de gravação ou algo assim, pq o máximo que suportava era 4 canais ao mesmo tempo. Ou seja, se eu tivesse 4 pontos, não conseguiria usar a gravação.

Acrescento ainda uma questão: vc mencionou que a Claro não manteria dois cabeamentos: aqui na cidade onde resido (Santos) é o terceiro cabeamento, sim, pq aqui fora a fibra, a Net mantém duas redes coaxial, pq aqui a net ainda mantém o cabeamento que herdou quando a extinta vivax em 2008, inclusive com assinantes do servico de TV analógica não codificado nesta rede. (Lembrar que quando a net comprou a vivax ela já operava em santos, então por isto ela tem duas redes coaxial)

Ora, se passados 14 anos a Net ainda mantém uma rede completamente defasada com sinal analógica, duvido muito que eles desliguem o coaxial nos próximos 10 anos.
Ok.
De qualquer forma, em algum momento a rede será desligada, não faria sentido algum ter duas redes ligadas para o cliente "ad aeternum".
Hoje ela mantém a TV no HFC por pura conveniência, já que ela não precisa correr para migrar tudo de vez, até devido a sua posição de mercado.

Só pra compartilhar com o Pessoal, reclamei da qualidade do serviço da NET no Consumidor.gov, porque realmente a tarde estava ruim, e teve 2/3 dias que fizeram manutenção e ficou sem internet por algumas horas...

Me deram promoção de 500 mbps por 54,90, por 12 meses , está chegando 680 a 690 mbps por 45/48 mbps de upload, no velho HFC....
Bom, por esse preço tá valendo... nem vou reclamar kkkk

Ah, lembrando aqui na minha residência tem cobertura de todas operadoras da cidade, (Vivo Fibra, Oi fibra, Mhnet Fibra, Bitcon Fibra) e a NET é a unica HFC ainda, então pode ser por isso também que aplicaram o desconto, para não perder o cliente....

Pessoal do RS. A claro está mandando mensagens para eu mudar meu plano de 250 para 500, de graça. Tenho um HUMAX atualmente. O modem que vocês receberam para essa velocidade foi melhor ou pior? Eu gostaria de solicitar que o técnico também instalasse um RJ45 da sala até o quarto. Como posso solicitar esse serviço, sem que seja cobrado como um ponto extra? Obrigado.
Não recebi essa mensagem. Vai ver pq não tenho nenhum combo (tenho só internet). De qquer maneira recebi já o upgrade de 240 para 350 (na fatura continua aparecendo 240 mas recebo 350).

Pergunta: esse "upgrade gratuito" exige refidelização? (migrei para a Vivo Fibra mas por enquanto estou mantendo a Claro HFC como backup)

Não recebi essa mensagem. Vai ver pq não tenho nenhum combo (tenho só internet). De qquer maneira recebi já o upgrade de 240 para 350 (na fatura continua aparecendo 240 mas recebo 350).

Pergunta: esse "upgrade gratuito" exige refidelização? (migrei para a Vivo Fibra mas por enquanto estou mantendo a Claro HFC como backup)
Eu não sei quanto a refidelização. Ainda não agendei a troca. A mensagem que eu recebo não dá muitas informações.

Pessoal do RS. A claro está mandando mensagens para eu mudar meu plano de 250 para 500, de graça. Tenho um HUMAX atualmente. O modem que vocês receberam para essa velocidade foi melhor ou pior? Eu gostaria de solicitar que o técnico também instalasse um RJ45 da sala até o quarto. Como posso solicitar esse serviço, sem que seja cobrado como um ponto extra? Obrigado.
em geral o modem é melhor,
arris tg3442 ou fast3895 são bons.
Instalar RJ 45 de graça só é possível se vc contratar o plano de 1G com ponto ultra grátis. No outros planos o técnico só tem obrigação de instalar o cabo coaxial e modem.

RJ aqui e também recebi o email. Deve ser mudança grande na cidade.

Eu gostaria de solicitar que o técnico também instalasse um RJ45 da sala até o quarto. Como posso solicitar esse serviço, sem que seja cobrado como um ponto extra?

Só pagando a taxa do ponto ultra, R$150,00 por ponto podendo dividir em 3X de R$50,00. O único plano que dá direito a um ponto extra gratuito é o plano gigabit.

Fato curioso: Meu amigo está se mudando para o meu prédio,, onde tenho Claro/NET TV via coaxial. Ele pediu a mudança de endereço da instalação da Claro/NET TV via coaxial do endereço dele o novo apartamento e NEGARAM. Disseram que teriam que aumentar a capacidade no meu prédio. Estranho. Se fosse internet poderia ter algo a ver, mas para TV?

Eu não sei quanto a refidelização. Ainda não agendei a troca. A mensagem que eu recebo não dá muitas informações.
Só fique ligado em golpes. Muitas vezes revendedores das operadoras que precisam cumprir meta oferecem ofertas de upgrade que não existem, e no final aparece a conta para vc do plano de 500GB. Eu só confio ligando para os números oficiais da Claro, cansei de bloquear ofertas da Claro que recebo via WhatsApp (teoricamente de revendedores, mas claramente é um tipo de spam pois me oferecem uma assinatura nova quando na verdade já sou assinante).

Minha impressão é que tem algum tipo de "máfia" desses revendedores de plano. Já sou assinante da Claro/Net faz muitos anos. Bastou eu me cadastrar para assinar Oi Fibra e Vivo Fibra e comecei a receber ofertas da internet da Claro para meu endereço (o que não faz sentido pois já tenho internet da Claro no meu endereço).

Fico com a forte impressão que deve circular entre os revendedores terceios dos planos de todas operadoras (e de forma "oficiosa") uma lista de potenciais clientes de internet fixa...

Pessoal, alguém teria algum link para contratar 500 MB por R$99,99?

Hoje tentei realizar a alteração do meu plano de 250MB para 500Mb e tão querendo me cobrar no menor valor R$114,90....

Eu pago atualmente R$ 99.99 por 500 Mbits, mas como resultado de uma acao agressiva da Claro contra a chegada da Vivo Fibra no meu bairro.

Foi assim: ano passado eu fiz o upgrade de 240 Mbits para 250 Mbits por esse preço (eu pagava mais pelos 240 Mbits, mas na epoca peguei uma oferta de R$ 99.99 ao mudar para 250 Mbits e a Claro abaixou minha fatura)... Porem, nessa mesma época a Vivo Fibra começou a cabear minha regiao (bairro de Botafogo, Rio de Janeiro). Entao, antes mesmo das obras da Vivo chegarem na minha rua, a Claro deu um "presente" para todos os assinantes da regiao, para evitar a migracao para a Vivo Fibra: passou a velocidade de todo mundo, automaticamente, de 250 para 500 Mbits pelo mesmo preço que a pessoa já pagava. Quem eu conheço por aqui, foi brindado com esse "presente". Com isso, agora (alguns meses depois) que a Vivo Fibra ja está vendendo os planos aqui na minha rua, os planos sao com velocidades menores e preço bem mais caro que o da Claro "pós-presente" (e a Vivo ainda quer empurrar que a pessoa assine um monte de coisas deles, como tv, telefone fixo e celular...). Com essa manobra, a Claro tornou os planos da Vivo Fibra desinteressantes por aqui, ja que a rede HFC da Claro funciona super-bem na minha rua.

Entao foi assim, no meu caso, que eu cheguei nesse preço de R$ 99.99, sem nunca ter precisado "negociar" com a Claro.

.
free upgrade para 500M

Olha a coincidencia, eu acabei de escrever a mensagem acima falando sobre esse "presente"...
Foi assim que eu ganhei 500 Mbit por R$ 99.99 (na epoca eu tinha acabado de fazer um upgrade de velocidade para 250 Mbit por esse preço, e a Claro entao dobrou para 500 Mbit).

.

Ralves58 disse:
Vivo Fibra chegou no meu endereço com fibra FTTH e eu nem penso em trocar (os preços da Vivo sao mais caros, a empresa nao tem cabos submarinos, e...
Ja ouviu falar do cabo submarino da telefonica whosale? não vamos falar besteiras sem pesquisar antes
a vivo tem cabos sim

Talvez seja voce quem precisa pesquisar melhor... (desculpe a grosseria, mas foi voce quem foi grosseiro primeiro).

A Telefonica vendeu nos ultimos anos a sua infraestrutura no Brasil para terceiros, o que inclui cabos submarinos e ate as antenas (confesso que nao acompanho isso de perto, a ponto de poder afirmar que a Telefonica vendeu 100% dos ativos e nao ficou com nenhum percentual dessa infra, so sei se a empresa vendeu). Esse cabo submarino Tannat que voce está se referindo no link não pertence à Telefonica, e sim ao Google (em um consorcio com a Antel Uruguay). A Telefonica, atraves da Telxius, aluga um par de fibras do cabo (acho que é um par) para prestar serviços na America do Sul, mas o cabo em si nao pertence à Telefonica. Da mesma forma que o satelite que ate o final do ano é usado pela Telefonica DTH nao pertence à Telefonica (motivo pelo qual eles preferiram acabar com o serviço DTH, enquanto a Claro ainda mantem o dela, ja que os satelites sao proprios e nao ha gastos com aluguel).

Ja a Claro (Telmex) é a plena e unica dona de seus cabos submarinos e satelites (a Claro possui 5 satelites proprios operando no Brasil, sendo que atualmente ela tem 6 satelites em orbita, porem o Star One C2 vai ser desativado). Em resumo: voce pode dizer que a Claro-Telmex é a dona de satelites e cabos submarinos operando no Brasil, mas nao pode dizer o mesmo nem da Vivo, nem da Oi. Estas ultimas usam infra que pertence a terceiros. Links uteis:

Telefônica vende cabos submarinos por R$ 460 milhões:

Cabo Submarino Tannat, da Google:

Satelites da Claro no Brasil:

.

Última edição:
Também sou de Santos e concordo plenamente com o que você disse... (por sinal a época da Vivax foi uma época bem sombria com 256 kbps)

adenb76 disse:
Fazendo a solicitação pela fibra, muda o tipo de cabo que entra para a residência ?!
Sim, passaria a ser fibra do cto até o modem. Caso você já seja assinante da TV, você pode optar por manter a TV no coaxial ou passar a TV pra fibra.

A Claro parou de vender "TV por fibra"... Quem tem fibra optica (sem opcao de coaxial) agora assina o "Claro TV Box" (supostamente funcionando como verdadeiro IPTV, com canal VLAN dedicado para a tv e tudo, nada de falso IPTV ou "tv pela internet").

Mas, claro, é o mesmo produto, porem com outro nome (o que antes era chamado de "TV Fibra" ja era o IPTV com canal VLAN dedicado e etc.)

.

A Claro parou de vender "TV por fibra"... Quem tem fibra optica (sem opcao de coaxial) agora assina o "Claro TV Box" (supostamente funcionando como verdadeiro IPTV, com canal VLAN dedicado para a tv e tudo, nada de falso IPTV ou "tv pela internet").

Mas, claro, é o mesmo produto, porem com outro nome (o que antes era chamado de "TV Fibra" ja era o IPTV com canal VLAN dedicado e etc.)

.
Aqui assinamos a TV por fibra quando ainda era vendida, infelizmente em alguns canais tem delay de mais de 1 minuto. E outros chega a ser mais adiantado que no sinal digital

Aqui assinamos a TV por fibra quando ainda era vendida, infelizmente em alguns canais tem delay de mais de 1 minuto. E outros chega a ser mais adiantado que no sinal digital

Eu ja li diversos relatos na internet sobre grandes diferenças entre um canal e outro na fibra, quando nao deveria ser assim... Fica ate parecendo que o sinal de alguns canais vem pela VLAN, mas o sinal de outros vem pela internet... 🙂 ... Alguem sabe a explicacao para essas diferenças?... Má implementacao do IPTV?

.

Eu ja li diversos relatos na internet sobre grandes diferenças entre um canal e outro na fibra, quando nao deveria ser assim... Fica ate parecendo que o sinal de alguns canais vem pela VLAN, mas o sinal de outros vem pela internet... 🙂 ... Alguem sabe a explicacao para essas diferenças?... Má implementacao do IPTV?

.
Acredito que eles vem pela internet, mas não tem consumo de dados pois minha internet não diminui a velocidade. Também a qualidade de imagem desses canais sem delay é bem melhor

Acredito que eles vem pela internet, mas não tem consumo de dados pois minha internet não diminui a velocidade. Também a qualidade de imagem desses canais sem delay é bem melhor

As duas coisas que voce disse ja sao uma evidencia de que existe um canal VLAN separado e dedicado para o serviço de tv aí, o qual nao interfere com o Virtua e nao conta consumo de dados...

Igual existe um canal VLAN separado para o serviço de telefonia fixa (o telefone fixo da Claro).

So que, ao contrario do canal para o telefone, no HFC esse canal dedicado para a tv nao existe. É so na fibra FTTH. Se voce colocar a Claro Box na rede HFC, ela vai funcionar usando a internet pública, como se fosse uma TV Box comum (entao deixa de ser IPTV e passa a ser "tv pela internet").

.

Última edição:
  • Curtir
Reações: wwt
Fato curioso: Meu amigo está se mudando para o meu prédio,, onde tenho Claro/NET TV via coaxial. Ele pediu a mudança de endereço da instalação da Claro/NET TV via coaxial do endereço dele o novo apartamento e NEGARAM. Disseram que teriam que aumentar a capacidade no meu prédio. Estranho. Se fosse internet poderia ter algo a ver, mas para TV?
A talvez explicação pra isso seria algo relacionado a potência do local... Cada equipamento adicionado na rede gera um perda... Obviamente em tese, algo simples de ser resolvido, mas vai saber.

O negócio é reduzir a queda de assinantes no HFC e acelerar a expansão do FTTH. (...)
Como o foco da Claro é na expansão da rede 100% fibra, a balança vai se equilibrando com a entrada do FTTH da operadora em novas praças e com sobreposição em pontos estratégicos como planejamento de médio e longo prazo (...)

A Claro expande o FTTH, minimiza a evasão no HFC com preços competitivos e planos com muita largura de banda, em pontos estratégicos entra com a sobreposição e onde predomina o HFC e há possibilidade de saturação faz o downgrade para 30MB/3MB selecionando a dedos "toradores" de trafego nas redondezas.

Na verdade a atual sobreposicao GPON/HFC ocorre ao acaso, nao tem "planejamento" algum, nem de curto e nem de longo prazo... E isso dito pelo proprio José Félix, presidente da Claro Brasil.

José Felix ja explicou que essa "sobreposicao" é motivada meramente por custo, nao se trata de decisao comercial ou alguma forma de planejamento, nem mesmo visa atualizar a rede em regiões supostamente "estratégicas" ou com maior ticket médio (se fosse, existiria planejamento).

Ocorre simplesmente que a quebra dos nós no HFC ficou mais cara do que quebrar direto com fibra. Assim, a Claro opta pelo que é mais barato, e no momento o mais barato é o GPON. É uma decisao de Engenharia e nao decisao comercial.

Transcrevendo José Felix:
"Agora, eu prefiro fazer a quebra dos nodes não mais em HFC, mas em GPON. Eu escolho esse braço onde tem alta densidade de pessoas servidas (…) e com isso aliviamos todos os assinantes do node. Quem quer passar para GPON passa, quem não quer, não precisa. Mas é aí [na quebra do node lotado] que aparece a sobreposição de GPON ao HFC." (José Felix)

.

Obrigado! Mas por esse link se eu selecionar 500Mbps aumenta para R$ 129,00 a mensalidade. Vai ver não está disponível para meu CPF...

Aqui também sobe para R$129

Users who are viewing this thread

Voltar