[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

As duas coisas que voce disse ja sao uma evidencia de que existe um canal VLAN separado e dedicado para o serviço de tv aí, o qual nao interfere com o Virtua e nao conta consumo de dados...

Igual existe um canal VLAN separado para o serviço de telefonia fixa (o telefone fixo da Claro).

So que, ao contrario do canal para o telefone, no HFC esse canal dedicado para a tv nao existe. É so na fibra FTTH. Se voce colocar a Claro Box na rede HFC, ela vai funcionar usando a internet pública, como se fosse uma TV Box comum (entao deixa de ser IPTV e passa a ser "tv pela internet").

.
sim já usei em outra internet e piora a qualidade dos canais que seriam VLAN eles ficam com delay

Na verdade a atual sobreposicao GPON/HFC ocorre ao acaso, nao tem "planejamento" algum, nem de curto e nem de longo prazo... E isso dito pelo proprio José Félix, presidente da Claro Brasil.

José Felix ja explicou que essa "sobreposicao" é motivada meramente por custo, nao se trata de decisao comercial ou alguma forma de planejamento, nem mesmo visa atualizar a rede em regiões supostamente "estratégicas" ou com maior ticket médio (se fosse, existiria planejamento).

Ocorre simplesmente que a quebra dos nós no HFC ficou mais cara do que quebrar direto com fibra. Assim, a Claro opta pelo que é mais barato, e no momento o mais barato é o GPON. É uma decisao de Engenharia e nao decisao comercial.

Transcrevendo José Felix:
"Agora, eu prefiro fazer a quebra dos nodes não mais em HFC, mas em GPON. Eu escolho esse braço onde tem alta densidade de pessoas servidas (…) e com isso aliviamos todos os assinantes do node. Quem quer passar para GPON passa, quem não quer, não precisa. Mas é aí [na quebra do node lotado] que aparece a sobreposição de GPON ao HFC." (José Felix)

.

Prezado Ralves,

Honestamente, creio que o presidente da Claro tenha falado isso pra despistar. Quando o funcionário da claro veio fazer a vistoria, há algum tempo atrás para fazer a adequação pra fibra (inclusive cheguei a fazer o relato há algum tempo atrás), ele chegou a comentar que a previsão era fazer sobreposição em 13 cidades este ano. Ele ainda acrescentou que são bernardo era previsto para esse ano mas tinha sido adiado para o ano que vem. Ainda que técnicos não sejam a fonte mais confiável, isso leva a crer que ao contrário do que eles digam publicamente existe um planejamento.

Última edição:
Na verdade a atual sobreposicao GPON/HFC ocorre ao acaso, nao tem "planejamento" algum, nem de curto e nem de longo prazo...

Quando você tem a gestão da operadora com o maior market share na banda larga fixa não existe tocar um projeto desse porte "sem planejamento" ou ao "acaso". Todos usuários mais assíduos do fórum já leram o comentário do José Feliz, a sobreposição não está correndo em um cenário restrito, pelo contrário!

Ele é IPTV e streaming ao mesmo tempo. Tem canais que não funcionam em outra internet que não seja da Claro
Ou seja, você tá numa solução em tese híbrido OTT/IPTV, que me parece algo estranho por adicionar uma complexidade de operação desnecessária... mas enfim, como não tenho o produto em mãos apenas posso especular.

Sim, o modelo pode ser uso no OTT como no IPTV como eu havia citado no meu post anterior.

Quando você tem a gestão da operadora com o maior market share na banda larga fixa não existe tocar um projeto desse porte "sem planejamento" ou ao "acaso". Todos usuários mais assíduos do fórum já leram o comentário do José Feliz, a sobreposição não está correndo em um cenário restrito, pelo contrário!
concordo. Nunca que o presidente vai falar que sobreposição é para rever perdas
de clientes. A decisão não é apenas técnica como ele falo que deixa a cargo da engenharia para tomar a decisão.

Na verdade a atual sobreposicao GPON/HFC ocorre ao acaso, nao tem "planejamento" algum, nem de curto e nem de longo prazo... E isso dito pelo proprio José Félix, presidente da Claro Brasil.

José Felix ja explicou que essa "sobreposicao" é motivada meramente por custo, nao se trata de decisao comercial ou alguma forma de planejamento, nem mesmo visa atualizar a rede em regiões supostamente "estratégicas" ou com maior ticket médio (se fosse, existiria planejamento).

Ocorre simplesmente que a quebra dos nós no HFC ficou mais cara do que quebrar direto com fibra. Assim, a Claro opta pelo que é mais barato, e no momento o mais barato é o GPON. É uma decisao de Engenharia e nao decisao comercial.

"Agora, eu prefiro fazer a quebra dos nodes não mais em HFC, mas em GPON. Eu escolho esse braço onde tem alta densidade de pessoas servidas (…) e com isso aliviamos todos os assinantes do node. Quem quer passar para GPON passa, quem não quer, não precisa. Mas é aí [na quebra do node lotado] que aparece a sobreposição de GPON ao HFC." (José Felix)

.
Eu lendo esse post e toda vez só me passa pela cabeça:
E se acontecer "acidentes" repetidos com os cabos do HFC no meu bairro, será que acelera essa troca pra FTTH?
:haha::haha::haha::haha::haha:

E se acontecer "acidentes" repetidos com os cabos do HFC no meu bairro, será que acelera essa troca pra FTTH?
Em breve veremos varias ruas com os cabos tudo estourado :limo:

Agora meu receptor da Claro Fibra TV ficou sem acesso a internet e só pegaram os canais:
500 (Canal do Cliente)
507 (TV Cultura)
508 (TVBV Band)
510 (NSC Criciúma Globo)
518 (NDTV Florianópolis RecordTV)
521 (RedeTV!)
522 (SCC SBT)
539 (SporTV)
Acredito que esses canais estejam vindo pela fibra através de VLAN ou IPTV
O restante está fora do ar aqui. Esses estão vindo por streaming

Agora meu receptor da Claro Fibra TV ficou sem acesso a internet e só pegaram os canais:
500 (Canal do Cliente)
507 (TV Cultura)
508 (TVBV Band)
510 (NSC Criciúma Globo)
518 (NDTV Florianópolis RecordTV)
521 (RedeTV!)
522 (SCC SBT)
539 (SporTV)
Acredito que esses canais estejam vindo pela fibra através de VLAN ou IPTV
O restante está fora do ar aqui. Esses estão vindo por streaming
VLAN e IPTV são a mesma coisa.

Interessante que basicamente são apenas os locais, com exceção do SporTV... Indício de que esses sinais estao sendo alimentos por algum HE por aí... Seria interessante da estudada nos pacotes do tráfego... Procura por alguma referência Bitmovin, empresa que fornece solução de OTT pra Claro... No IPTV não vai aparecer nada.

VLAN e IPTV são a mesma coisa.

Interessante que basicamente são apenas os locais, com exceção do SporTV... Indício de que esses sinais estao sendo alimentos por algum HE por aí... Seria interessante da estudada nos pacotes do tráfego... Procura por alguma referência Bitmovin, empresa que fornece solução de OTT pra Claro... No IPTV não vai aparecer nada.
Como será que consigo fazer chegar até a Claro para colocar os outros canais em VLAN?

Quando você tem a gestão da operadora com o maior market share na banda larga fixa não existe tocar um projeto desse porte "sem planejamento" ou ao "acaso".

So que, segundo a Claro, nao existe projeto algum... Por que esse raciocinio que na verdade existe algum "mega projeto ultra-secreto" que a Claro estaria escondendo da imprensa e dos assinantes, a ponto de seu Presidente supostamente mentir para o público para esconder isso?

A fala do José Felix faz todo o sentido financeiro, pelo menos para mim... Em resumo, o que ele diz:

1. Nao existe para o momento planos de fazer uma substituição integral da rede HFC.

2. Estamos satisfeitos, a tecnologia HFC continua totalmente competitiva, entregando até 1 Gbps atualmente por meio da tecnologia Docsis 3.1.

3. Contudo, a fibra tem ficado cada vez mais barata (incluindo para equipamentos), e assim, por uma decisão do ponto de vista de engenharia e financeiro (nao é decisao comercial), na hora de aliviar a capacidade dos nodes de rede (ou seja, na hora que precisa quebrar um node que ficou congestionado), a engenharia manda os tecnicos de campo cortarem o coaxial cada vez mais proximo da casa do cliente, meramente porque fica mais barato fazer dessa forma. O "efeito colateral" dessa decisao para economizar nos custos, é exatamente que nesse processo de gestao da infraestrutura, o GPON acaba se tornando viavel (notem, porem, que a fibra chega na porta, mas a tecnologia GPON nao é necessariamente oferecida ao assinante, que continua sendo atendido com cabo coaxial na ultima milha).

Todos usuários mais assíduos do fórum já leram o comentário do José Feliz, a sobreposição não está correndo em um cenário restrito, pelo contrário!

Porque quebra de node é um processo que ocorre o tempo todo na rede da Net. Não é porque existe um "consistente planejamento ultra-secreto" para mudar a rede para GPON. Se nem a Comcast americana (a maior rede HFC do planeta) estaria fazendo isso, porque justo a Claro/Net iria decidir jogar dinheiro fora agora?

Sei nao, mas para mim faz muito mais sentido a explicacao do José Felix do que acreditar [por desejo de consumidor] na existencia desse mega-plano... Um dia a atual rede HFC da Net vai ser alguma fibra PON, mas nao é para agora... Ainda existe muito suco para extrair do HFC.

.

Última edição:

.
Isso explica que vai demorar e a frase:
- Se vira
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

haja roubo de cabos que rolam nas cidades

Duvidas:

1. Alguem que está lendo esta mensagem passou efetivamente por essa experiencia de ser assinante HFC (cabo coaxial na ultima milha), e, de repente, a Claro passar a oferecer a opcao de assinar fibra GPON no endereço dele?

2. Em caso afirmativo, como a pessoa fez para assinar, isto é, de qual forma exatamente ela entrou em contato com a Claro/Net, pediu a mudança e foi atendido? (porque eu duvido que atendentes da Central tenham a menor ideia do que seja essa situacao).

3. Mudou alguma coisa em termos de velocidade de download/upload e, principalmente, mudou o preço? Ou a pessoa continuou exatamente com o mesmo plano, pagando o mesmo valor, so que sob outra tecnologia?

Agradeço qualquer informacao objetiva de alguem que efetivamente tenha passado por isso.

Estou perguntando porque a Claro colocou um ODN bem na porta de entrada da portaria do meu edificio (nao coloco foto da ODN porque as funcoes de inserir imagem aparecem desabilitadas aqui) . Porem, du-vi-de-o-dó que isso signifique que existe oferta FTTH no meu endereço...

.

Users who are viewing this thread

Voltar