Quando você tem a gestão da operadora com o maior market share na banda larga fixa não existe tocar um projeto desse porte "sem planejamento" ou ao "acaso".
So que, segundo a Claro,
nao existe projeto algum... Por que esse raciocinio que na verdade existe algum "mega projeto ultra-secreto" que a Claro estaria escondendo da imprensa e dos assinantes, a ponto de seu Presidente supostamente mentir para o público para esconder isso?
A fala do José Felix faz todo o sentido financeiro, pelo menos para mim... Em resumo, o que ele diz:
1. Nao existe para o momento planos de fazer uma substituição integral da rede HFC.
2. Estamos satisfeitos, a tecnologia HFC continua totalmente competitiva, entregando até 1 Gbps atualmente por meio da tecnologia Docsis 3.1.
3. Contudo, a fibra tem ficado cada vez mais barata (incluindo para equipamentos), e assim, por uma decisão do ponto de vista de engenharia e financeiro (nao é decisao comercial), na hora de aliviar a capacidade dos nodes de rede (ou seja, na hora que precisa quebrar um node que ficou congestionado), a engenharia manda os tecnicos de campo cortarem o coaxial cada vez mais proximo da casa do cliente, meramente porque fica mais barato fazer dessa forma. O "efeito colateral" dessa decisao para economizar nos custos, é exatamente que nesse processo de gestao da infraestrutura, o GPON acaba se tornando viavel (notem, porem, que a fibra chega na porta, mas a tecnologia GPON nao é necessariamente oferecida ao assinante, que continua sendo atendido com cabo coaxial na ultima milha).
Todos usuários mais assíduos do fórum já leram o comentário do José Feliz, a sobreposição não está correndo em um cenário restrito, pelo contrário!
Porque quebra de node é um processo que ocorre o tempo todo na rede da Net. Não é porque existe um "consistente planejamento ultra-secreto" para mudar a rede para GPON. Se nem a Comcast americana (a maior rede HFC do planeta) estaria fazendo isso, porque justo a Claro/Net iria decidir jogar dinheiro fora agora?
Sei nao, mas para mim faz muito mais sentido a explicacao do José Felix do que acreditar [por desejo de consumidor] na existencia desse mega-plano... Um dia a atual rede HFC da Net vai ser alguma fibra PON, mas nao é para agora... Ainda existe muito suco para extrair do HFC.
.