[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Mais alguém com perfil 700/100 ? E qual cidade?
Aqui em Belém, aparentemente, está algo como 700/80, não passa de 82.

13678719995.png
 
Ou foi a perda de clientes para a concorrência (com fibra de verdade) que aliviou mesmo a rede.
Acho que com a fibra deve ter dado uma aliviada nos Nodes, aí liberaram um pouco mais de up

Aqui na Região não tem concorrência com Fibra, mas meu predio foi um dos poucos que tem Fibra da Oi, mas mesmo assim são poucos que migraram.
O que pode estar ocorrêndo é um UP da estrutura para futura migração da propria Claro para FTTH
 
Depois de meses com quedas e problemas no hfc, finalmente o supervisor resolveu aparecer e deixou a internet voando, 700/50 funcionando como deveria, confesso que não acreditava mais que a claro ficasse estável aqui, estava sofrendo com quedas e lentidão desde abril quando ativaram o OFDMA

o supervisor trocou o tap e removeu um filtro protetor que ele disse ser inutil e estar causando quedas em quase todos os locais proximos, alguem sabe explicar para o que serve exatamente esse filtro?
 
Para o pessoal que está com mais de 50Mb/s de upload, qual a frequência e largura do OFDMA ?

Aqui forcei reboot do modem CG3000 , ele fez uma atualização de firmware DE 1.01.22 para 1.01.32 .
O upload subiu de 50 para 84-85Mb/s. OFDMA em 13 MHz com largura de 11MHz 1024QAM.

Edit. Parece estar sendo configurado ainda. Quase 100Mb/ de up.
 
Última edição:
Depois de meses com quedas e problemas no hfc, finalmente o supervisor resolveu aparecer e deixou a internet voando, 700/50 funcionando como deveria, confesso que não acreditava mais que a claro ficasse estável aqui, estava sofrendo com quedas e lentidão desde abril quando ativaram o OFDMA

o supervisor trocou o tap e removeu um filtro protetor que ele disse ser inutil e estar causando quedas em quase todos os locais proximos, alguem sabe explicar para o que serve exatamente esse filtro?
Proteção elétrica. Deve ser para proteger caso venha energia elétrica pelo coaxial.
Já vi vários casos de TV queimar HDMI por conta de receptor via satélite tomar raio no LNB e chegar até o decoder.
Nos da Claro deve ser a mesma coisa.

Para o pessoal que está com mais de 50Mb/s de upload, qual a frequência e largura do OFDMA ?

Aqui forcei reboot do modem CG3000 , ele fez uma atualização de firmware DE 1.01.22 para 1.01.32 .
O upload subiu de 50 para 84-85Mb/s. OFDMA em 13 MHz com largura de 11MHz 1024QAM.

Edit. Parece estar sendo configurado ainda. Quase 100Mb/ de up.
Aqui eu abri o aplicativo da Claro e pedi suporte por lentidão na conexão. Ele entra naquele passo-a-passo para reiniciar o modem.
Quando chega na parte de desligar da tomada e aguardar 5 sec, eu faço normal e no aplicativo espero uns segundos para dar o Ok e ele fazer a segunda validação.
Não sei se muda algo ou é só placebo. Mas peguei os 100Mb assim ontem.

Inclusive, quando rolou o up de 700/50 também fiz assim. Tinha reiniciado várias vezes o modem e nada. Foi fazer esse procedimento do aplicativo que ele carregou a velocidade nova.
 
Para o pessoal que está com mais de 50Mb/s de upload, qual a frequência e largura do OFDMA ?

Aqui forcei reboot do modem CG3000 , ele fez uma atualização de firmware DE 1.01.22 para 1.01.32 .
O upload subiu de 50 para 84-85Mb/s. OFDMA em 13 MHz com largura de 11MHz 1024QAM.

Edit. Parece estar sendo configurado ainda. Quase 100Mb/ de up.
Base Freq. 60.5
Chan. Width 14.75
Quase certeza que é 256QAM
Aqui mudou após desligar da tomada.

editado pra incluir:
mudou o up após desligar da tomada, acabei de achar print do dia 2 e estava do mesmo jeito o OFDMA.
 
Última edição:
Veio um técnico aqui em casa para instalar 2 STB, ele falou que até final do ano, a velocidade de UP será de 100Mbps para velocidade acima de 35Mbps, porém quem tem 35Mbps até 100Mbps contratado vai receber 150Mbps de down.

o técnico entende muito bem dos assuntos da Claro, é já esta na empresa 7 anos, então acredito que seja verdade.
aparentemente oque este usuário comentou páginas atrás pode ser verdade
 
Veio um técnico aqui em casa para instalar 2 STB, ele falou que até final do ano, a velocidade de UP será de 100Mbps para velocidade acima de 35Mbps, porém quem tem 35Mbps até 100Mbps contratado vai receber 150Mbps de down.

o técnico entende muito bem dos assuntos da Claro, é já esta na empresa 7 anos, então acredito que seja verdade.
Muitos riram, muitos duvidaram.... Agora tu pode pisar na cara de quem duvidou
 
Subiu por aqui também mas acho que a rede não aguenta a pressão de 100 Mb/s.

13680125334.png
 
isso me lembra os tempos de adsl kkkkk. o problema é que nem todo lugar irá pegar 100mb de upload
mesmo com a rede vazia.
Aqui no RJ continuam os 700/50 mesmo após o boot do modem, porem notei que alteraram o ofdma essa semana

Antes:


Hoje:
 
Desde março que o consumo no meu modem não era medido, mas acabei de constatar que a partir de 13/09 voltou a medição.
 
assinei hj 250mb e so recebo 150mb no maximo vou esperar ate amanha para reclamar (24h)
obs:so tenho como testar no 5ghz e 2.4ghz meu cabo de rede so suportar ate 100mb e ele ta meio defeituoso

Se voce só está testando no WiFi, como é que voce pode afirmar que "só está recebendo" XXX Megabits?
Teste no WiFi nao comprova nada sobre quanto a Claro está lhe entregando.

Tem que testar com o uso de um cabo Ethernet Cat5e para cima, sem defeitos ou má montagem, e num aparelho compativel com Gigabit. E se tiver outros equipamentos de rede em casa (como roteadores ou switches) tudo entre o computador e o aparelho roteador da Claro tem que ser compativel com Gigabit tambem.

.
 
Última edição:
Não fiz restart (pode ter feito por conta própria). Tô no 50Mhz no OFDMA.

Kaon ainda no 1.01.22
Vou fazer restart e ver se tem bump para 1.01.30
EDIT: Ainda no 1.01.22
 
Última edição:
Aqui desliguei o modem e pronto, está batendo 700/100.
 
Base Freq. 60.5
Chan. Width 14.75
Quase certeza que é 256QAM
Aqui mudou após desligar da tomada.

editado pra incluir:
mudou o up após desligar da tomada, acabei de achar print do dia 2 e estava do mesmo jeito o OFDMA.
troquei a info, 256QAM é no download, 24 canais + 1 OFDM

Up é 64QAM, 4 canais + 1 OFDM / OFDMA QPSK
 
Aqui na Região não tem concorrência com Fibra, mas meu predio foi um dos poucos que tem Fibra da Oi, mas mesmo assim são poucos que migraram.
O que pode estar ocorrêndo é um UP da estrutura para futura migração da propria Claro para FTTH

O que uma coisa tem a ver com a outra? a estrutura do HFC é diferente da FTTH.... aumentar a capacidade do HFC é criar mais nodes e tal, e isso não beneficia em nada o FTTH, pelo contrário, é apenas custo em uma tecnologia que será descontinuada... já foi falado aqui, quando a Claro vê um node saturado ela "quebra" ele em FTTH pra poder dividir a carga... não vão investir em node HFC nessa altura do campeonato...
 
Ou foi a perda de clientes para a concorrência (com fibra de verdade) que aliviou mesmo a rede.
Acho que com a fibra deve ter dado uma aliviada nos Nodes, aí liberaram um pouco mais de up
O que pode estar ocorrêndo é um UP da estrutura para futura migração da propria Claro para FTTH


Pessoal sonha alto com essa historia que a Claro vai virar FTTH... O HFC FTTC ainda dá muito caldo... O que eles devem estar fazendo é preparando a rede para o Docsis 4.0 para daqui a um par de anos.

A Net "sempre" acompanhou o que a Comcast americana faz (com cerca de 2 anos de delay). Por isso é bom acompanhar o que a Comcast anda fazendo nos EUA. E após 2 anos, a Comcast já finalizou seus testes com Docsis 4.0 e deve começar a lançar produtos com Docsis 4.0 em 2023. A rede vem sendo preparada nos ultimos anos, com a fibra cada vez mais proxima dos assinantes. Por enquanto a Comcast acaba de lançar um plano de 2 Gbps (com upload de 200 Mbps), mas ainda com Docsis 3.1. O plano é que mais de 50 milhoes de lares norte-americanos tenham acesso aos 2 Gbps ate o final de 2025 (serao 34 cidades antes do final do ano). E a boa noticia é que a Comcast vai melhorar mais uma vez as velocidades de upload de todo mundo, como ja aparenta estar fazendo a Net.

E se o plano Gigabit 2x inicialmente limitará o upload a 200Mbps, a partir de 2023 velocidades simétricas multi-giga serão possiveis graças ao Docsis 4.0. Quando o upgrade da rede estiver concluido, a rede irá oferecer velocidades de download de 10 Gbps e velocidades de upload de 6 Gbps na mesma conexão. Por sua vez, isso permitirá fornecer velocidades simétricas em muitos dos planos, como 2 Gb down e até 2 Gb up. Tudo no HFC.

A Net provavelmente irá trilhar esse mesmo caminho.

.
 
Última edição:
Em Brasília alguem já teve aumento? Reiniciei e o modem foi atualizado para 1.01.32, porém o upload permanece em 50mb.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo