[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Colegas... eu tô intrigado com a Claro
Tinha 120mb da claro fibra, que do nada a claro dobrou pra 250, que depois de uns meses virou 500 e essa semana acabou de virar 1gb.
Até então, estou pagando 75BRL, mas estranho demais essas benesses da dona claro.
Já aconteceu com alguém?

f9N7Y0H.jpg

Oloco!! Nesse ultimo upgrade vc recebeu SMS avisando?

Tinha 120mb da claro fibra, que do nada a claro dobrou pra 250, que depois de uns meses virou 500 e essa semana acabou de virar 1gb.
Até então, estou pagando 75BRL, mas estranho demais essas benesses da dona claro.
Já aconteceu com alguém?

f9N7Y0H.jpg
Queria ter esta sorte também kkkk

"Sr Sarmento não teceu previsões, porém, de quando espera concluir – ou mesmo se a Claro vai – levar 100% da base para a fibra. “Tem que haver demanda. Hoje temos muitos casos de clientes satisfeitos com o HFC, que entrega as mesmas velocidades, e não desejam mudar para a fibra, receber técnico em casa, ainda em função de reflexo da pandemia. Então, migrar 10 milhões de clientes é um desafio”, falou.

ENQUETE ADRENALINE FORUM participem :

A) clientes satisfeitos com o HFC , nao desejam mudar para fibra?

ou
B) levar 100% da base para a fibra nas casas dos clientes?

"Sr Sarmento não teceu previsões, porém, de quando espera concluir – ou mesmo se a Claro vai – levar 100% da base para a fibra. “Tem que haver demanda. Hoje temos muitos casos de clientes satisfeitos com o HFC, que entrega as mesmas velocidades, e não desejam mudar para a fibra, receber técnico em casa, ainda em função de reflexo da pandemia. Então, migrar 10 milhões de clientes é um desafio”, falou.

ou
A galera do adrena dá prejuízo, não serve de parâmetro para as operadoras.
Eu quero fibra 1G por 99,00.

:tom:

ou

hahahaha acho que ninguém responderia A

A galera do adrena dá prejuízo, não serve de parâmetro para as operadoras.
Eu quero fibra 1G por 99,00.

:tom:
99? ta caro tem que ser por R$35 com o icms reduzido igual ta vindo minha conta aqui dos 500Mb com upgrade de 700Mb :limo:

“Tem que haver demanda. Hoje temos muitos casos de clientes satisfeitos com o HFC, que entrega as mesmas velocidades, e não desejam mudar para a fibra, receber técnico em casa, ainda em função de reflexo da pandemia.

Em contrapartida, há muitos clientes que não contratam a Claro quando tem a opção de aderir a uma rede de fibra ponta a ponta em detrimento do HFC, não importa se há ou não entendimento técnico da parte do assinante, de alguma forma ou de outra, as pessoas associam o nome "fibra" como sinônimo de algo melhor.

"muitos casos de clientes satisfeitos com o HFC, que entrega as mesmas velocidades"

No downstream compete em igualdade, para upstream sabemos que não, embora esteja havendo um esforço da Claro em elevar as taxas de upload para 100MB em muitos planos. Em relação a Claro (HFC), para um cliente com perfil heavy user não indico nem a pau, embora tenha algumas pessoas que reportam grande demanda de trafego sem intervenção da operadora outros tantos relatam "cap" com consumo de pouco mais de 3TB (com registro de fotos do app Minha Claro para a turma do contra) não desacreditar, alegando que o consumo deve ser bem maior, que o cliente não está agindo com transparência e que na realidade ele deveria estar puxando 10TB.

Última edição:
É quase síndrome de Estocolmo alguém não querer trocar HFC por fibra... Sim, tem os usuários mais basicões, pessoal que só quer whatsapp, face e insta, mas mesmo essa galera teria vantagem, nem que seja o custo mais baixo desses planos mais básicos quando oferecerem planos superiores com preços mais decentes
Outra coisa que tava pensando, sim, wifi 6 são poucos aparelhos compatíveis HOJE. Meu celular mesmo tá indo pra 3 anos, então não é compatível nem com 5G nem wifi 6. Mas troquei o roteador wifi aqui pra um que suporta wifi 6, logo o próximo celular VAI ser compatível com isso. Agora pensando no usuário comum. Por que eu vou comprar um celular com wifi 6 se meu modem fornecido pela operadora não suporta isso também? Ou por que assinar um plano mais rápido se tão me cobrando quase 300 conto nele E não vão fornecer um modem que me entrega toda essa velocidade? Mas pega mal admitir que não tão a fim de investir pesado, mais fácil ficar jogando conversinha pra satisfazer os acionistas.

Última edição:
Estava aqui pelo Google Maps dando uma olhada na cobertura do Vivo Fibra no meu bairro, quando me deparo com uma caixa de emenda da Claro, só que no meu bairro não tem Claro, nem HFC. Mistério.
E pelo jeito é coisa das antigas, dá pra ver que já tá véia e surrada:
Dm2hdfF.png

CLARO VÊ BAIXA DEMANDA POR PLANOS DE 1 GBPS E APONTA FALTA DE DISPOSITIVOS
Marcelo Sarmento, diretor de banda larga da Claro, diz que maioria dos celulares e tablets ainda não são compatíveis com WiFi 6. Também aponta falta de capacidade das provedoras de conteúdo entregarem em alta velocidade.

Marcelo Sarmento, diretor de banda larga da Claro, afirmou nesta terça-feira, 22, que a contratação de planos de banda larga fixa de 1 Gbps é baixa entre clientes residenciais. Segundo ele, uma série de fatores explicam este fato.

Em primeiro lugar, falou no evento Teletime Tec, em São Paulo, são poucos os dispositivos que navegam em redes WiFi de 1 Gbps. O padrão mais comum de WiFi no mercado atualmente, o WiFi 5, entrega velocidades de 866 Mbps nos melhores cenários (sem paredes ou interferências entre o roteador e o smartphone).

Outro padrão em expansão, o WiFi 6, ainda tem baixa penetração, e só entrega a velocidade de 1,3 Gbps também em cenários ideais, difícil de se encontrado nas residências. Tablets e smarphones, disse, também são ainda majoritariamente compatíveis com o WiFi 5.

Sarmento disse ainda que a própria cadeia de conteúdo não está pronta para entregar velocidades de 1 Gbps. “O cliente pode assinar um plano nesta velocidade, mas será que Google, Facebook, já têm portas disponíveis? Não adianta colocar 1 Gbps em casa se o provedor do conteúdo não tiver uma porta de 1 Gbps para transmitir o conteúdo para o cliente. É preciso entregar o 1 Gbps em toda a cadeia”, observou.

A Claro hoje em dia vende planos de 1 Gbps tanto em fibra óptica, como em redes HFC (cabo coaxial). A companhia tem 30 milhões de casas passadas com cabo e 6 milhões com fibra – estas, em 430 cidades.

Em fibra, a rede é inteiramente G-Pon, já preparada para atualização ao padrão XGS-Pon, 10x mais rápido. Os fornecedores da rede óptica da Claro são Furukawa (cabos), Cisco, Huawei, ZTE.

MIGRAÇÃO DO CABO PARA A FIBRA

Sarmento contou no evento que a Claro está migrando clientes do cabo coaxial para a fibra aos poucos, conforme a demanda. A estratégia, que já vem de alguns anos, é ir aproximando a fibra da casa do cliente. A rede de acesso coaxial sai da casa do cliente até um hub. Este hub já chegou a ter mais de 1 mil casas para o atendimento via cabo. Atualmente são 125.

“Reduzir a quantidade de clientes atendidos em um hub HFC para menos, para 75, não gera os benefícios de já migrar para o modelo em fibra, cujo sistema reúne 64 portas, é mais eficiente e menos custoso por ser uma tecnologia passiva”, afirmou.

Ele não teceu previsões, porém, de quando espera concluir – ou mesmo se a Claro vai – levar 100% da base para a fibra. “Tem que haver demanda. Hoje temos muitos casos de clientes satisfeitos com o HFC, que entrega as mesmas velocidades, e não desejam mudar para a fibra, receber técnico em casa, ainda em função de reflexo da pandemia. Então, migrar 10 milhões de clientes é um desafio”, falou.

Fonte: https://www.telesintese.com.br/clar...nos-de-1-gbps-e-aponta-falta-de-dispositivos/
Bom, dispositivo compatível eu tenho, o problema agora é com ela, oferecer ONT de 2.5gb com pelo menos 2 portas de 2.gb. Nunca assinei por isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ou
Esse está igual o presidente da Boi de 2009, quando falou que 300k no BR era luxo, e suficiente.

CLARO VÊ BAIXA DEMANDA POR PLANOS DE 1 GBPS E APONTA FALTA DE DISPOSITIVOS

Fonte: https://www.telesintese.com.br/clar...nos-de-1-gbps-e-aponta-falta-de-dispositivos/
Cara, que empresa picareta KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK a mesma empresa que fala da baixa demanda na internet de 1gb, coloca em duvida a capacidade da google ou facebook(oq karalhos algm vai fazer com 1gb de internet no facebook?), é a mesma que te pune por baixar demais no game pass numa internet de 250mb

Imagine quando alguem usar uma internet de 1gb dela, no talo. oq ela nao vai fazer com esse cara KKKKKKKKK

Última edição:
Cara, que empresa picareta KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK a mesma empresa que fala da baixa demanda na internet de 1gb, coloca em duvida a capacidade da google ou facebook(oq karalhos algm vai fazer com 1gb de internet no facebook?), é a mesma que te pune por baixar demais no game pass numa internet de 250mb

Imagine quando alguem usar uma internet de 1gb dela, no talo. oq ela nao vai fazer com esse cara KKKKKKKKK
Hoje, pelos preços ofertados na Claro, poucos clientes residenciais vão querer 1Gb/s.
A parte dos dispositivos e da configuração ( WIFI5 ) é verdadeira, mas é pior do que o relatado no artigo.
866Mb/s = 620Mb/s uteis no Wifi, sendo que só conheço uma marca que fabrica smartphones com 4t4r ( 4 streams ) que é a Xiaomi ( modelos top ).
Os clientes PJ vão usar sem reclamar, pois as HGU tem várias portas gigabit e o somatório do tráfego vai dar 1Gb/s ou mais.
Essa treta do "uso excessivo da rede" vai dar múltiplos BOs ainda, salvo se legislarem a respeito ( o que é um perigo para nós usuários ). Já chega o Papagaio querendo bloquear ou megatributar o Aliexpress e o Ebay.

Bom, dispositivo compatível eu tenho, o problema agora é com ela, oferecer ONT de 2.5gb com pelo menos 2 portas de 2.gb. Nunca assinei por isso.

Esse está igual o presidente da Boi de 2009, quando falou que 300k no BR era luxo, e suficiente.
Eu lembro disso, só gestores aberrativos :coolface:

So aberração nessas empresas 🤣
🤣🤣

O dispositivo a ser instalado na casa do cliente tem qe ser compativel com o serviço a ser prestado ( ver descrição no contrato ).
Se é um plano de carater PF, individual, as portas tem que suportar individualmente o máximo contratado.

Hoje, pelos preços ofertados na Claro, poucos clientes residenciais vão querer 1Gb/s.
A parte dos dispositivos e da configuração ( WIFI5 ) é verdadeira, mas é pior do que o relatado no artigo.
866Mb/s = 620Mb/s uteis no Wifi, sendo que só conheço uma marca que fabrica smartphones com 4t4r ( 4 streams ) que é a Xiaomi ( modelos top ).
Os clientes PJ vão usar sem reclamar, pois as HGU tem várias portas gigabit e o somatório do tráfego vai dar 1Gb/s ou mais.
Essa treta do "uso excessivo da rede" vai dar múltiplos BOs ainda, salvo se legislarem a respeito ( o que é um perigo para nós usuários ). Já chega o Papagaio querendo bloquear ou megatributar o Aliexpress e o Ebay.

Nos pcs e notebooks é mais comum no usuario domestico ter uma placa de 150mb, oq ja seria suficiente pra fazer qualquer coisa(um usuario comum, q usa pra trabalho online, youtube, netflix, tiktok, facebook, ou jogar algum jogo online, q é a maioria)nao era nem pra claro vender internet de 1gb... no maximo, entre 500-600mb, pra manter a rede estavel, principalmente depois das 19:00.

os celulares que podem ser um diferencial pois sao mais baratos que um pc mediano e passam facilmente dos 1gb mas, nao tem nada que precise usar 1gb no celular(baixar um app mais rapido na google play?)

A antel é um exemplo perfeito sobre essa treta de franquias de dados, NENHUM plano deles tem franquia ilimitada, e o maximo que algm pode contratar é 2tb + 30gb por pedido(o maximo...) Imagine isso numa casa, com 3-4pessoas(3-4-5 ips) numa uma unica conexao kkkkkkk

Última edição:
Oloco!! Nesse ultimo upgrade vc recebeu SMS avisando?
Eu assinei 50 mega e chegou 350, perguntei se tava correto mesmo, alteraram apra 150 e ta chegando 177

Já aconteceu com alguém?

f9N7Y0H.jpg
Eu assinei 50 mega e chegou 350, perguntei se tava correto mesmo, alteraram apra 150 e ta chegando 177

O diretor explicou como é o processo na Claro para decidir mudar de tecnologia. Com a maior densidade de acessos de banda larga e maior necessidade de nós de rede, com o HFC atualmente a empresa chega a 125 HPs por nó, contra cerca de mil casas passadas há 15 anos. "O próximo passo é que, no momento em que faço a transição para algo menor do que isso, já faz sentido que a gente modifique e faça o atendimento em fibra", coloca.

Assim, a rede coaxial é substituída, com a fibra atingindo 64 HPs por nó. "Faz sentido que se use a fibra porque traz não só a evolução tecnológica, como também a proteção de investimento por haver um tempo [de vida útil] maior do que o coaxial, embora nos padrões que a gente utilize para o HFC ainda tem caminho de evolução definida", declara. Ainda assim, ele diz que a infraestrutura está "preparada" para o futuro padrão XGSPON, capaz de além de 10 Gbps.

Além disso, a empresa já chega a mais de 420 cidades, e a rede de cabo chega a cerca de 300. Nas demais, a expansão foi por meio de fibra.

Nessa parte: "Ainda assim, ele diz que a infraestrutura está "preparada" para o futuro padrão XGSPON" é só propaganda, pois qualquer rede GPON teoricamente está preparada para o XGSPON, agora se com isso ele quis dizer que a infra XGSPON já está em "espera" aí sim ele tá sendo honesto hehe.

Users who are viewing this thread

Voltar