[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Agora eu aprendi não ouvir mais conversa de vendedor, dá próxima vez que me ligarem vou mandar ir pra aquele lugar. Inclusive, eu tinha um combo, pagava 238,00 internet 500 megas + TV TOP HD + Fixo, aí a mulher veio me ofereceu um ponto de TV por assinatura grátis e o telefone fixo grátis se eu colocasse o telefone celular eu fui e cai na besteira de aceitar essa proposta, quando fui olhar minha fatura tava 320,00 e você liga reclamando, eles mandam esperar 5 dias, eu tô para abrir reclamação na Anatel por terem me enganado, meu combo de 238,00 subiu para 295,00.
Atualização para vocês, não foi preciso ir aos orgãos de defesa do consumidor apenas fiz uma reclamação atraves da central de atendimentos solicitando a gravação e eles me enviaram a fatura com valor atualizados, o valor em que foi acertado com a vendedora.
 
Sobreposição tá massivo na ZL hein? Tá até imitando a Oi.

ef2KZqg.png


PS: CTO da esquerda tem 16 portas e da direita tem 8 portas.
PS2: Nessa rua contei 11 CTOs da Claro contra 4 da Vivo, ou a Claro quer abocanhar tudo ou tá gastando CTO.
massificação da fibra
 
massificação da fibra
E diziam que a Claro estava parada né? Tá nada, viu as outras disputando uma corrida pra ver quem aumenta mais rápido a cobertura e põe mais CTO e cliente na base, sabem que as pessoas geralmente não trocam uma oferta boa e uma internet rápida que funcione e caia raramente. Fiquei felizão quando vi que estão trabalhando perto de casa, deve demorar ainda, mas chuto que ano que vem já deve ter por aqui. Por hora, vou testando o HFC deles no outro local.
 
Alguém poderia, por favor, fazer um tracert pro DNS AdGuard (94.140.14.14 ou 94.140.15.15)?
Por curiosidade pra ver se alguém com Claro está conectando aos servidores no Brasil

Aqui a fonte https://github.com/AdguardTeam/AdguardDNS/issues/29

Daqui só Miami e NY
Rastreando a rota para dns.adguard.com [94.140.14.14]
com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms RT-AC68U-EFF8 [192.168.0.1]
2 9 ms 10 ms 8 ms 10.19.0.1
3 9 ms 17 ms 9 ms b5d50321.virtua.com.br [181.213.3.33]
4 13 ms 11 ms 5 ms embratel-T0-2-1-1-4004-uacc02.fla.embratel.net.br [201.45.51.9]
5 15 ms 11 ms 10 ms ebt-P1-2-1-core01.flajn.embratel.net.br [200.244.212.95]
6 75 ms 78 ms 79 ms ebt-B1884-intl04.mianap.embratel.net.br [200.230.220.14]
7 79 ms 79 ms 78 ms ebt-B101-intl03.mianap.embratel.net.br [200.230.252.201]
8 * 88 ms 92 ms ix-et-9-1-2-0.tcore2.mln-miami.as6453.net [66.110.72.89]
9 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
10 350 ms 89 ms 76 ms 66.110.76.10
11 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
12 75 ms 74 ms 75 ms dns.adguard.com [94.140.14.14]

Rastreamento concluído.
 
Sobreposição tá massivo na ZL hein? Tá até imitando a Oi.

ef2KZqg.png


PS: CTO da esquerda tem 16 portas e da direita tem 8 portas.
PS2: Nessa rua contei 11 CTOs da Claro contra 4 da Vivo, ou a Claro quer abocanhar tudo ou tá gastando CTO.
A Vivo vai acabar perdendo muitos clientes pra Claro: a Vivo tem a fibra aqui na rua há pelo menos 4 anos, e só mês passado resolveu liberar 10 portas de fibra aqui no prédio. A Claro, que só tinha HFC, já entrou com portas suficientes no GPON pra todos os apartamentos.

Sem contar que estou indo pra segunda semana com fibra da Claro e, quando tive a fibra da Vivo, nesse mesmo período já tive que aguentar mais de 12h sem internet. Com a Claro, não houve uma queda sequer até agora.
 
A Vivo vai acabar perdendo muitos clientes pra Claro: a Vivo tem a fibra aqui na rua há pelo menos 4 anos, e só mês passado resolveu liberar 10 portas de fibra aqui no prédio. A Claro, que só tinha HFC, já entrou com portas suficientes no GPON pra todos os apartamentos.

Sem contar que estou indo pra segunda semana com fibra da Claro e, quando tive a fibra da Vivo, nesse mesmo período já tive que aguentar mais de 12h sem internet. Com a Claro, não houve uma queda sequer até agora.

As duas trabalham diferentes, a Claro joga toda a infra e nunca mais volta no local para upgrades, a Vivo coloca um pouco, volta depois de alguns anos e coloca mais um pouco. A Vivo tem muita rede na cidade de SP, qualquer lugar que vc joga no street view vai ter CTO da VIVO hehehe.
 
minha experiência com a fibra da claro fica assim(cliente vivo)

segunda feira: requisitei a assinatura da fibra 500/250.

quarta feira: técnico "esquisito" chega com quase 2 horas de atraso, puxa a fibra do poste até minha casa, mas erra o conector na cto, não arruma a sobra da fibra, erra o conector da fibra que vai no modem, abre o whatsapp e fica de blablabla dentro de minha casa enquanto fazia o serviço(como relatei no post anterior), deixando tudo com um sinal -26 e alegou que era bom pra região. Claro, teve alguns outros problemas como informei anteriormente, só que não quero me não me prolongar.

quinta feira: Consegui usar por um curto período, mas ouve um problema interno da claro (algo relacionado ao datacenter local), que me deixou sem internet o dia todo, mas meio que c4guei porque fiquei praticamente o dia todo no trabalho.

sexta feira: internet caindo, ping oscilando muito e velocidade baixa... agendo uma visita pra sábado porquê não poderia estar em casa no dia.

sábado: Chegou um técnico de mais idade (especializado em reparos) refez a cto, consertou o conector da fibra e mostra o sinal em -20, que antes já estava em quase -29... mesmo assim continuei com o problema porque o técnico acreditava que era apenas isso, então foi embora alegando que em 30-40 minutos minha internet iria se estabilizar e voltar a funcionar. Passaram 5 horas e nada.... agendo uma revisão pro dia seguinte.

domingo: Advinha? da o horário e nenhum técnico aparece. marco outra revisão pro mesmo dia, e advinha? nenhum técnico aparece. Detalhe: em ambos chamados que fiz, eles simplesmente fechavam alguns minutos antes sem dar explicação nenhuma, dando a entender que tentou ir até o local, só que não tinha ninguém. Honestamente? eles não estavam afim de trabalhar(pra variar). No mesmo dia, estava conversando com um amigo sobre o ocorrido, e ele me relatou que uma vez estava com um problema de internet semelhante porquê fizeram a instalação de um modem usado com bug na wan, nisso lembrei que tinha visto um tutorial aqui no forum sobre como desbloquear e tinha exatamente o mesmo modelo de modem que tenho aqui... Desbloqueei, reconfigurei a Wan e funcionou. Agradeço bastante a quem fez aquele post.

segunda feira: aparentemente tudo ok

Por mais que tive todos esses problemas, irei manter a fibra porquê não se tem grandes opções onde eu moro, mas quase cancelei logo nos dois primeiros dias. E não me entenda mal, só percebi os problemas relatados no primeiro dia depois do técnico ir embora porquê não queria ser um cliente chato, que fica no pé atrapalhando o serviço. Espero que a claro abra o olho com essas terceirizadas que eles contratam.

minha internet está assim no momento

gUagTwV.png
 
Última edição:
Coloquei o CEP: 11320-410, nº 370 em São Vicente e apareceu esses valores e planos:


@londeroarthur

@Renatoid, eu também simulei (CEP: 11320-410, nº 370 em São Vicente IMG1) e notei que não cobra os R$200,00 reais que cobram aqui no Rio de Janeiro (CEP 21220-301 nº 6360 IMG2).

IMG 1
SIMULAÇÃO_-_750_MEGA_com_móvel_incluso_leva_fixo_grátis_-_Sao_Vicente_SP.jpg
IMG 2
SIMULAÇÃO_-_750_MEGA_com_móvel_incluso_não_leva_fixo_grátis_MAIS_200_reais_adesão.JPG


Até agora já tem 3 preços esse 750 Mbps (R$129, R$149 e R$169), Claro erra em voltar a deixar distante os preços igual tinha na tabela desespero.
Aqui no RJ o preço cheio é de R$169,00 e incluindo TV ou móvel, cai para R$149,00. Porque tanta diferença entre as regiões - difícil de entender.
 
Última edição:
Segue
Código:
Rastreando a rota para dns.adguard.com [94.140.14.14]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  RT-AC86U-DA60 [192.168.1.1]
  2     9 ms     5 ms     6 ms  b5db8a01.virtua.com.br [181.219.138.1]
  3     2 ms     2 ms     2 ms  bfbc64c1.virtua.com.br [191.188.100.193]
  4     3 ms     3 ms     3 ms  10.212.104.81
  5     3 ms     2 ms     2 ms  10.200.81.94
  6     2 ms     2 ms     2 ms  b39a65d5.virtua.com.br [179.154.101.213]
  7     3 ms     2 ms     2 ms  200.227.107.5
  8   129 ms   135 ms   135 ms  ebt-B197-tcore01.casqb.embratel.net.br [200.230.213.133]
  9   128 ms   127 ms   127 ms  ebt-B12-tcore01.cas.embratel.net.br [200.244.214.1]
 10   131 ms   135 ms   135 ms  ebt-B11951-intl01.atl.embratel.net.br [200.230.230.16]
 11     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 12   148 ms   146 ms   146 ms  if-ae-2-2.tcore2.a56-atlanta.as6453.net [66.198.118.1]
 13     *      146 ms     *     if-ae-14-2.tcore2.mln-miami.as6453.net [66.110.72.28]
 14     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 15   132 ms   133 ms   132 ms  dns.adguard.com [94.140.14.14]

Código:
Rastreando a rota para dns.adguard.com [94.140.15.15]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  RT-AC86U-DA60 [192.168.1.1]
  2    10 ms     6 ms     6 ms  b5db8a01.virtua.com.br [181.219.138.1]
  3     2 ms     2 ms     2 ms  bfbc64c1.virtua.com.br [191.188.100.193]
  4     2 ms     2 ms     2 ms  10.212.104.81
  5     3 ms     2 ms     2 ms  10.200.81.94
  6     2 ms     2 ms    10 ms  b39a65d5.virtua.com.br [179.154.101.213]
  7     2 ms     2 ms     2 ms  200.227.107.5
  8   131 ms   135 ms   134 ms  ebt-B197-tcore01.casqb.embratel.net.br [200.230.213.133]
  9   127 ms   127 ms   126 ms  ebt-B12-tcore01.cas.embratel.net.br [200.244.214.1]
 10   129 ms   135 ms   135 ms  ebt-B11951-intl01.atl.embratel.net.br [200.230.230.16]
 11     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 12   146 ms   147 ms   149 ms  if-ae-2-2.tcore2.a56-atlanta.as6453.net [66.198.118.1]
 13   147 ms   146 ms   146 ms  if-ae-14-2.tcore2.mln-miami.as6453.net [66.110.72.28]
 14     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 15   132 ms   132 ms   132 ms  dns.adguard.com [94.140.15.15]
Não é claro, mas segue o teste que fiz com a unifique
Fztqn3M.png
 
minha experiência com a fibra da claro fica assim(cliente vivo)

segunda feira: requisitei a assinatura da fibra 500/250.

quarta feira: técnico "esquisito" chega com quase 2 horas de atraso, puxa a fibra do poste até minha casa, mas erra o conector na cto, não arruma a sobra da fibra, erra o conector da fibra que vai no modem, abre o whatsapp e fica de blablabla dentro de minha casa enquanto fazia o serviço(como relatei no post anterior), deixando tudo com um sinal -26 e alegou que era bom pra região. Claro, teve alguns outros problemas como informei anteriormente, só que não quero me não me prolongar.

quinta feira: Consegui usar por um curto período, mas ouve um problema interno da claro (algo relacionado ao datacenter local), que me deixou sem internet o dia todo, mas meio que c4guei porque fiquei praticamente o dia todo no trabalho.

sexta feira: internet caindo, ping oscilando muito e velocidade baixa... agendo uma visita pra sábado porquê não poderia estar em casa no dia.

sábado: Chegou um técnico de mais idade (especializado em reparos) refez a cto, consertou o conector da fibra e mostra o sinal em -20, que antes já estava em quase -29... mesmo assim continuei com o problema porque o técnico acreditava que era apenas isso, então foi embora alegando que em 30-40 minutos minha internet iria se estabilizar e voltar a funcionar. Passaram 5 horas e nada.... agendo uma revisão pro dia seguinte.

domingo: Advinha? da o horário e nenhum técnico aparece. marco outra revisão pro mesmo dia, e advinha? nenhum técnico aparece. Detalhe: em ambos chamados que fiz, eles simplesmente fechavam alguns minutos antes sem dar explicação nenhuma, dando a entender que tentou ir até o local, só que não tinha ninguém. Honestamente? eles não estavam afim de trabalhar(pra variar). No mesmo dia, estava conversando com um amigo sobre o ocorrido, e ele me relatou que uma vez estava com um problema de internet semelhante porquê fizeram a instalação de um modem usado com bug na wan, nisso lembrei que tinha visto um tutorial aqui no forum sobre como desbloquear e tinha exatamente o mesmo modelo de modem que tenho aqui... Desbloqueei, reconfigurei a Wan e funcionou. Agradeço bastante a quem fez aquele post.

segunda feira: aparentemente tudo ok

Por mais que tive todos esses problemas, irei manter a fibra porquê não se tem grandes opções onde eu moro, mas quase cancelei logo nos dois primeiros dias. E não me entenda mal, só percebi os problemas relatados no primeiro dia depois do técnico ir embora porquê não queria ser um cliente chato, que fica no pé atrapalhando o serviço. Espero que a claro abra o olho com essas terceirizadas que eles contratam.

minha internet está assim no momento

gUagTwV.png
Rapaz. E o burro aqui xingando o lazarentomalfalado HFC... É uma pena a Claro estar cagando tanto nessas firmwares customizadas e pelo que parece só tem piorado, mais e mais reclamações. Daí aparece doido questionando porque todo mundo fala em trocar a ONT ou pelo menos botar o bicho em bridge.

Não sei se teria tua paciência, ainda mais considerando os 7 dias pra cair fora sem dor de cabeça. Estava relativamente ansioso pra ver se a Claro realmente ia criar vergonha na cara e expandir a rede de FTTH por aqui, mas o nível dos técnicos que me atenderam na época do HFC também não era lá aquelas coisas, pelo menos se fosse estável na minha cabeça seria tranquilo, era só instalar e nunca mais ter dor de cabeça. Mas esses últimos relatos me deixaram com o pé atrás...
 
@londeroarthur

@Renatoid, eu também simulei (CEP: 11320-410, nº 370 em São Vicente IMG1) e notei que não cobra os R$200,00 reais que cobram aqui no Rio de Janeiro (CEP 21220-301 nº 6360 IMG2).

IMG 1
SIMULAÇÃO_-_750_MEGA_com_móvel_incluso_leva_fixo_grátis_-_Sao_Vicente_SP.jpg
IMG 2
SIMULAÇÃO_-_750_MEGA_com_móvel_incluso_não_leva_fixo_grátis_MAIS_200_reais_adesão.JPG



Aqui no RJ o preço cheio é de R$169,00 e incluindo TV ou móvel, cai para R$149,00. Porque tanta diferença entre as regiões - difícil de entender.
Isso deve ser erro/bug do simulador
Adesão de 200 reais pra telefone é só quando a pessoa vai assinar o telefone sozinho.
Do contrário, não é cobrado adesao

domingo: Advinha? da o horário e nenhum técnico aparece. marco outra revisão pro mesmo dia, e advinha? nenhum técnico aparece.
As vezes é prudente deixar a onu desligada, pois o técnico pode a distância achar que está normal e cancelar a visita.

Não sei se teria tua paciência, ainda mais considerando os 7 dias pra cair fora sem dor de cabeça.
Não sei, mas acho que no caso do colega, deve ter ocorrido algum erro durante a instalação. Se eu fosse ele abriria chamado via ouvidoria...
 
Isso deve ser erro/bug do simulador
Adesão de 200 reais pra telefone é só quando a pessoa vai assinar o telefone sozinho.
Do contrário, não é cobrado adesao


As vezes é prudente deixar a onu desligada, pois o técnico pode a distância achar que está normal e cancelar a visita.


Não sei, mas acho que no caso do colega, deve ter ocorrido algum erro durante a instalação. Se eu fosse ele abriria chamado via ouvidoria...
Talvez, mas essa história da Wan bugada, fora os relatos de várias atualizações de firmware estranhas que rolaram em modens mais antigos, mais as unidades que não funcionavam direito em bridge (ONT no caso). Aliás, bug pra todos os lados inclusive no site :haha:
 
@londeroarthur

@Renatoid, eu também simulei (CEP: 11320-410, nº 370 em São Vicente IMG1) e notei que não cobra os R$200,00 reais que cobram aqui no Rio de Janeiro (CEP 21220-301 nº 6360 IMG2).

IMG 1
SIMULAÇÃO_-_750_MEGA_com_móvel_incluso_leva_fixo_grátis_-_Sao_Vicente_SP.jpg
IMG 2
SIMULAÇÃO_-_750_MEGA_com_móvel_incluso_não_leva_fixo_grátis_MAIS_200_reais_adesão.JPG



Aqui no RJ o preço cheio é de R$169,00 e incluindo TV ou móvel, cai para R$149,00. Porque tanta diferença entre as regiões - difícil de entender.
vai em detalhes do pedido e ve se a fidelidade tá ativa ou não, aqui quando simulei (rj) não tem taxa de adesão, só aparece quando removo a fidelidade
 
Isso deve ser erro/bug do simulador
Adesão de 200 reais pra telefone é só quando a pessoa vai assinar o telefone sozinho.
Do contrário, não é cobrado adesao
Eu simulei com o telefone sozinho. De fato, eles cobram os R$200,00 reais.
vai em detalhes do pedido e ve se a fidelidade tá ativa ou não, aqui quando simulei (rj) não tem taxa de adesão, só aparece quando removo a fidelidade
Olhei lá - está ativa. Pode ser mesmo um erro/bug que o @YO! comentou. A questão é: Como resolver?
 
Pessoal, como faço para sair do CGNAT?

Tenho aqui um FAST3895 e o IP esta iniciando com 100.xxx.
Outra duvida sobre esse modelo, vi em alguns posts atrás que a galera esta com essa versão de Firmaware FAST3895_CLARO_sw18.76.11.17h-161. E o meu ainda esta com essa FAST3895_CLARO_sw05.76.9.9u-16. Como faço essa atualização?

No caso só faria a atualização se liberasse a opção para reservar um IP com o DHCP pra colocar o meu PC no DMZ.

Vlw.
 
Pessoal, como faço para sair do CGNAT?

Tenho aqui um FAST3895 e o IP esta iniciando com 100.xxx.
Outra duvida sobre esse modelo, vi em alguns posts atrás que a galera esta com essa versão de Firmaware FAST3895_CLARO_sw18.76.11.17h-161. E o meu ainda esta com essa FAST3895_CLARO_sw05.76.9.9u-16. Como faço essa atualização?

No caso só faria a atualização se liberasse a opção para reservar um IP com o DHCP pra colocar o meu PC no DMZ.

Vlw.
Para sair do CGNAT, solicite por "abertura de portas" ou "rollback", provavelmente será marcada uma visita.
Sobre a atualização, isso é de região para região, não dá para precisar uma data.
 
Técnico veio hoje e trocou o modem que apagou após uma queda de energia e não voltou mais.
Saiu um Arris TG 3442
Entrou um Sagemcom F@ST 3895 versão FAST3895_CLARO_sw05.76.9.9u-16

aqui está assim:
FAST3895_CLARO_sw18.76.11.17h-161

não consigo mais obter IP em modo bridge, clonei mac, desclonei, resetei tudo e não adiantou. Estou usando o modo router por enquanto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Comentei isso em alguma página atrás. O meu agora também está com os leds 2.4/5 e mesh liberado. Mas pode ter sido coincidência, mas no plano de 500, no speedtest via cabo, passava dos 600 chegando a 627 por exemplo. Agora não chego nos 500 do plano. Nos testes mais atuais, tem oscilado entre 443 a 482.

Vc deve estar com a mesma versão que o meu atualizou: FAST3895_CLARO_sw18.76.11.17h-161


Não sei é possível fazer downgrade, mas hoje fui olhar e está FAST3895_CLARO_sw05.76.9.9u-16

:que:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo