Vocês que gostam de acompanhar assuntos referentes a instalação e expansão da rede de fibra óptica, o Youtube me recomendou um canal de um cara que faz esse serviço lá em alguma cidade de Alagoas e posta no Youtube, tem de tudo no canal do cara, mas para quem não tem muito conhecimento da aréa como eu, vai ficar sem entender bastante coisas.
O curioso é que nos poucos vídeos que eu vi, é ele e outro instalador que fazem a expansão e a manutenção da rede na cidade, achei estranho apenas 2 pessoas expandido uma rede de fibra, pois aqui em SP esse tipo de serviço normalmente é feito por uma equipe grande de profissionais que fazem a expansão da rede, talvez, pq lá, seja alguma cidade pequena de Alagoas e apenas 2 pessoas já é o suficiente, ou a empresa Link Conect que ele presta serviço é uma operadora pequena na região, sei lá...
A única certeza é que com esse monte de operadoras de intenet, seja de Fibra, ADSL, VDSL ou Cabo, os postes se transformaram em um emaranhado de fios (ninho de cobras), criando uma baita poluição visual nas cidades, e até em cidades mais pequenas aconteceu esse fenômeno também como da pra ver nos vídeos do cara.
E na expansão das fibras aconteceu um outro fenômeno chamado de sobras, que são aqueles montes de fios enrolados nos postes para uma futura manutenção, na época dos serviços em ADSL ou HFC, posso estar errado, mas não lembro de ver esse monte de fios enrolados nos postes para uma futura manutenção.
Lembro que naquela época eram apenas 2 operadoras de telefone, TV e internet que passavam no mesmo poste, uma rede de cabo (Vivax que virou Net) e outra rede de telefone e inernet via ADSL ou VDSL (CTBC que virou Telefonica), e de vez em quando ainda tinham equipes de cabistas da antiga telefonica ou CTBC que faziam a limpa dos fios mortos e colocavam a rede da rua toda em um padrão só e bem limpo igual aos fios da anergia elétrica, nesse dia todos os moradores da rua ficavam com o seu telefone mudo pq os cabistas colocavam todos os cabos telefonicos no chão e refaziam todas as instalações com fios novos e no padrão da telefonica e CTBC.
Aí quando os caras (cabistas) íam embora, era bem normal que algum morador da rua ficasse com o telefone mudo, ou quando não ficava mudo, o número do telefone dele tinha sido trocado com o número de telefone de algum outro vizinho, você ligava no número do telefone da pessoa e caia na casa do vizinho, aí você tinha que abrir uma reclamação na telefonica e caía como defeito que o instalador vinha no outro dia e arrumava.
O nome do canal é Pedro Telecom, pra quem gosta taí...