[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

@SpeedRace.Claude Depois se você puder rodar um Speedtest com o cabo de rede conectado diretamente ao modem e puder postar, a gente também agradece! ;)
No momento @Jasão_F eu não estou gostando muito desse MODEM não.
Meu 1º problema: O fixo funcionou enquanto o técnico esteve aqui mas depois parou. :nooo:

O teste no cabo está pior do que no wi-fi :limo: Eu não sei se é normal isso ou é KAÔ... :que:o técnico me deu o telefone dele dizendo que nos primeiros 30 dias eu deveria ligar pra ele e resolver qualquer problema.

c69a2c86-d003-451e-bfa2-7bf05af10266.png
 
Última edição:
Huawei HG8245W5-6T-V2

N%C3%A3o_tem_luz_do_wi-fi.jpg
TEL_1_funcionou_depois_parou.jpg


@vipanonymous, ele não veio na caixa. Estava sujo quando tirei a foto. Me pareceu bem usado olhando a etiqueta da lateral dele.
O VoIP funcionou por um curto período. Creio que ele parou depois que dei RESET para trocar o SSID do WI-FI pq na página da Claro eu não estava conseguindo.

Modem_USADO.jpg


Acredito que amanhã eu consigo @Jasão_F .

Como está bem recente @jacias e a sexta-feira aqui foi corrida, posso afirmar que o WI-FI tem sinal forte tanto no 2.4Ghz quanto no 5Ghz. Neste final de semana eu irei conseguir observar com mais calma.
Vou ficar no aguardo aí dos seus testes e demonstrações. Tenho muita curiosidade da qualidade da Claro Fibra.
 
o técnico me deu o telefone dele dizendo que nos primeiros 30 dias eu deveria ligar pra ele e resolver qualquer problema.
Pelo menos na minha experiência, raramente os que pedem isso atendem o telefone.
Você quer ser gentil, quer ajudar, mas o cara que age dessa forma não se ajuda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou ficar no aguardo aí dos seus testes e demonstrações. Tenho muita curiosidade da qualidade da Claro Fibra.
Só o que existem são relatos aqui de clientes com fibra. Basta voltar as páginas do tópico.
 
Pelo menos na minha experiência, raramente os que pedem isso atendem o telefone.
Você quer ser gentil, quer ajudar, mas o cara que age dessa forma não se ajuda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Só o que existem são relatos aqui de clientes com fibra. Basta voltar as páginas do tópico.
Relatos sim, mas não com detalhes fotográficos da instalação. Ver a padronização que a Claro faz internamente e tal. Ninguém mostra.
 
No momento @Jasão_F eu não estou gostando muito desse MODEM não.
Meu 1º problema: O fixo funcionou enquanto o técnico esteve aqui mas depois parou. :nooo:

O teste no cabo está pior do que no wi-fi :limo: Eu não sei se é normal isso ou é KAÔ... :que:o técnico me deu o telefone dele dizendo que nos primeiros 30 dias eu deveria ligar pra ele e resolver qualquer problema.

c69a2c86-d003-451e-bfa2-7bf05af10266.png
tenho a mesma ont,e aqui no plano de 500 bate 720/370.

Inclusive segue um teste no próprio wifi da ont:
9574401221.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Relatos sim, mas não com detalhes fotográficos da instalação. Ver a padronização que a Claro faz internamente e tal. Ninguém mostra.
Basicamente a fibra vai direto na ont,aqui usam a fibra cinza da furuwaka,pelo menos aqui não usam cordoalha ou nada do tipo.
 
Última edição:
tenho a mesma ont,e aqui no plano de 500 bate 720/370.

Inclusive segue um teste no próprio wifi da ont:
9574401221.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Basicamente a fibra vai direto na ont,aqui usam a fibra cinza da furuwaka,pelo menos aqui não usam cordoalha ou nada do tipo.
Ué, porque o seu tá aparecendo Embratel? Tá usando VPN deles?
 
Ué, porque o seu tá aparecendo Embratel? Tá usando VPN deles?
fiquei uns 4 meses com ip da Embratel (ASN 4230) haha, recentemente que deixei a ont desligada 3 dias por causa de uma viagem aí voltei para o ip da Claro,esse teste aí é de setembro.
 
Boa tarde povo! Apenas um relato que gostaria de trazer.

Fico realmente "espantado" como as coisas funcionam aleatoriamente na HFC da Claro. Eu procuro entender como funciona a lógica das velocidades, mas é algo simplesmente aleatório mesmo. Não há instabilidade com quedras e tal... é de velocidade mesmo. Tem semana que fica passando dos 1000mb e tem semana que fica 700 e poucos mb cravados. Aí tem vezes que ficam 3-4 dias acima de 1000mb e depois mais 7-8 dias com 700-800mb. Criei a teoria de ser o calor que afetava a infra de alguma forma e caía a velocidade, mas agora mesmo, 32º ferrenhos, a velocidade voltou a ficar acima de 1000mb. "Ah mas é porque o povo saiu, foi pra piscina". Também não faz sentido porque em dia de tempestade absurda (que teoricamente as pessoas precisam ficar em casa), eram dias acima de 1000mb também. "Testa depois de meia noite" - também não fez a menor diferença. Quando era uma ou outra velocidade, era cravado, independente do horário. E isso ocorre do nada, sem conexão cair nem nada similar. Seria possível 1 fckn pessoa do prédio inteiro estar de alguma forma estar afetando e justamente quando essa pessoa não está usando, as outras usufruem de maior velocidade? É possível isso estar acontecendo? Ou a Claro tem algum sistema que percebe automaticamente que X pessoas não estão utilizando a internet (independente de pouco ou muito) e decide liberar mais banda? Eu sei que existe isso de node saturado, mas não está encaixando na lógica. 24h de node saturado? Todo mundo usando ferozmente a internet 24h por dia?
 
Boa tarde povo! Apenas um relato que gostaria de trazer.

Fico realmente "espantado" como as coisas funcionam aleatoriamente na HFC da Claro. Eu procuro entender como funciona a lógica das velocidades, mas é algo simplesmente aleatório mesmo. Não há instabilidade com quedras e tal... é de velocidade mesmo. Tem semana que fica passando dos 1000mb e tem semana que fica 700 e poucos mb cravados. Aí tem vezes que ficam 3-4 dias acima de 1000mb e depois mais 7-8 dias com 700-800mb. Criei a teoria de ser o calor que afetava a infra de alguma forma e caía a velocidade, mas agora mesmo, 32º ferrenhos, a velocidade voltou a ficar acima de 1000mb. "Ah mas é porque o povo saiu, foi pra piscina". Também não faz sentido porque em dia de tempestade absurda (que teoricamente as pessoas precisam ficar em casa), eram dias acima de 1000mb também. "Testa depois de meia noite" - também não fez a menor diferença. Quando era uma ou outra velocidade, era cravado, independente do horário. E isso ocorre do nada, sem conexão cair nem nada similar. Seria possível 1 fckn pessoa do prédio inteiro estar de alguma forma estar afetando e justamente quando essa pessoa não está usando, as outras usufruem de maior velocidade? É possível isso estar acontecendo? Ou a Claro tem algum sistema que percebe automaticamente que X pessoas não estão utilizando a internet (independente de pouco ou muito) e decide liberar mais banda? Eu sei que existe isso de node saturado, mas não está encaixando na lógica. 24h de node saturado? Todo mundo usando ferozmente a internet 24h por dia?
O que você está experimentando basicamente se trata de falta de equilibro no acesso ao node.
Deve ter um número de Cable modem (decoder e modem) maior do que o previsto em projeto, ou mesmo maior do que o número de corte para a banda disponibilizada para rateio.
Aí, quando existe alguma sobrecarga, seja de clientes conectados ou de saturação, ocorre essas aleatoriedades que você está relatando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

a multa deveria ser para claro de 100milhoes.. e para o banco bradesco ainda uns 500 milhoes.
com certeza iriam resolver os problemas ou fazer acordos TAC
É multa ou é ação arrecadatória?

:limo:
 
No momento @Jasão_F eu não estou gostando muito desse MODEM não.
Meu 1º problema: O fixo funcionou enquanto o técnico esteve aqui mas depois parou. :nooo:

O teste no cabo está pior do que no wi-fi :limo: Eu não sei se é normal isso ou é KAÔ... :que:o técnico me deu o telefone dele dizendo que nos primeiros 30 dias eu deveria ligar pra ele e resolver qualquer problema.

c69a2c86-d003-451e-bfa2-7bf05af10266.png
usa em bridge com roteador seu
 
Boa tarde povo! Apenas um relato que gostaria de trazer.

Fico realmente "espantado" como as coisas funcionam aleatoriamente na HFC da Claro. Eu procuro entender como funciona a lógica das velocidades, mas é algo simplesmente aleatório mesmo. Não há instabilidade com quedras e tal... é de velocidade mesmo. Tem semana que fica passando dos 1000mb e tem semana que fica 700 e poucos mb cravados. Aí tem vezes que ficam 3-4 dias acima de 1000mb e depois mais 7-8 dias com 700-800mb. Criei a teoria de ser o calor que afetava a infra de alguma forma e caía a velocidade, mas agora mesmo, 32º ferrenhos, a velocidade voltou a ficar acima de 1000mb. "Ah mas é porque o povo saiu, foi pra piscina". Também não faz sentido porque em dia de tempestade absurda (que teoricamente as pessoas precisam ficar em casa), eram dias acima de 1000mb também. "Testa depois de meia noite" - também não fez a menor diferença. Quando era uma ou outra velocidade, era cravado, independente do horário. E isso ocorre do nada, sem conexão cair nem nada similar. Seria possível 1 fckn pessoa do prédio inteiro estar de alguma forma estar afetando e justamente quando essa pessoa não está usando, as outras usufruem de maior velocidade? É possível isso estar acontecendo? Ou a Claro tem algum sistema que percebe automaticamente que X pessoas não estão utilizando a internet (independente de pouco ou muito) e decide liberar mais banda? Eu sei que existe isso de node saturado, mas não está encaixando na lógica. 24h de node saturado? Todo mundo usando ferozmente a internet 24h por dia?

Quando esta calor meu sinal muda 2dB, + TX e - no RX kkkkk
 
Aqui em casa a Claro instalou um Arris TG3442 quando aumentei a internet para 500 mega.
Se eu aumentar para 750 mega eles vão trocar o aparelho ou não precisa?
Esse funciona tão perfeitamente bem que fico com receio de trocar para outro modelo e piorar.
 
Aqui em casa a Claro instalou um Arris TG3442 quando aumentei a internet para 500 mega.
Se eu aumentar para 750 mega eles vão trocar o aparelho ou não precisa?
Esse funciona tão perfeitamente bem que fico com receio de trocar para outro modelo e piorar.
Teoricamente não seria necessário, haja vista que o TG3442 já é docsis 3.1; no entanto, quando ocorre a troca de plano para 750mb ou 1gb, eles estão substituindo pelo f@st 3896, que possui wifi6, pelo menos foi o que alguém mostrou aqui no forum, que a orientação fornecida aos técnicos é esta. Teoricamente vc pode tentar conversar com o técnico, mas o risco de substituição existe e é alto. O que vc pode fazer é solicitar e caso o técnico tente trocar o modem, vc desistir da mudanca de plano.
 
O VoIP funcionou por um curto período. Creio que ele parou depois que dei RESET para trocar o SSID do WI-FI pq na página da Claro eu não estava conseguindo.
Eu tive uma ONT dessa. Podia ocorrer de perder a configuracao do VoIP caso resetasse.

Se vc ainda não solucionou, a solucao é:
primeira página pós login >> Opção redefinir (um círculo vermelho no desenho do modem >> Va na parte de restaurar configurações, que tem umas configurações que foram salvas automaticamente, que marca a data da config salva automaticamente >> escolha uma que corresponda a data que vc estava com o modem.

Conselho de amigo: não deixe o técnico trocar a ONT por ZTE ou TecnoBomba (Technicolor). Se for trocar ONT, só aceite troca por outra Huawei. Não aceite ZTE nem TecnoBomba.
 
Aqui em casa a Claro instalou um Arris TG3442 quando aumentei a internet para 500 mega.
Se eu aumentar para 750 mega eles vão trocar o aparelho ou não precisa?
Esse funciona tão perfeitamente bem que fico com receio de trocar para outro modelo e piorar.
Até onde eu sei para alteração de plano para 750 mega é marcado uma visita técnica para troca do aparelho.

Porém o técnico deve instalar um modem Wi-fi6. Pode ser:

- F@st 3896
 
Última edição:
O VoIP funcionou por um curto período. Creio que ele parou depois que dei RESET para trocar o SSID do WI-FI pq na página da Claro eu não estava conseguindo.
Eu tive uma ONT dessa. Podia ocorrer de perder a configuracao do VoIP caso resetasse.

Se vc ainda não solucionou, a solucao é:
primeira página pós login >> Opção redefinir (um círculo vermelho no desenho do modem >> Va na parte de restaurar configurações, que tem umas configurações que foram salvas automaticamente, que marca a data da config salva automaticamente >> escolha uma que corresponda a data que vc estava com o modem.

Conselho de amigo: não deixe o técnico trocar a ONT por ZTE ou TecnoBomba (Technicolor). Se for trocar ONT, só aceite troca por outra Huawei. Não aceite ZTE nem TecnoBomba.
Funcionou @YO! , o sinal da linha FIXA (VoIP) voltou. Obrigado pela dica. Vou seguir o seu conselho e avisar que o FIXO normalizou e que não há motivo para troca do MODEM por outro de outra marca a não ser por um mais novo da mesma marca.

NÍVEL DO SINAL (está bom? @YO! )

TX 2.17 DBM
RX -26.02 DBM

Cliquei em diagnóstico e veio esse resultado:

Estado de serviço de voz

Porta1:
O resultado de teste de loop está anormal (devo me preocupar? @YO! )
 
Última edição:
Funcionou @YO! , o sinal da linha FIXA (VoIP) voltou. Obrigado pela dica. Vou seguir o seu conselho e avisar que o FIXO normalizou e que não há motivo para troca do MODEM por outro de outra marca a não ser por um mais novo da mesma marca.

NÍVEL DO SINAL (está bom? @YO! )

TX 2.17 DBM
RX -26.02 DBM

Cliquei em diagnóstico e veio esse resultado:

Estado de serviço de voz

Porta1:
O resultado de teste de loop está anormal (devo me preocupar? @YO! )
O RX tá perto do limite, mas não acho que isso seja preocupante a curto e médio prazo, pois tanto a rede de rua como a rede interna do seu prédio é novíssima.
Isso deve ser uma bobagem, como um descuido na limpeza da fibra na hora de fazer o conector ou mesmo conector malfeito/mal encaixado.
 
Funcionou @YO! , o sinal da linha FIXA (VoIP) voltou. Obrigado pela dica. Vou seguir o seu conselho e avisar que o FIXO normalizou e que não há motivo para troca do MODEM por outro de outra marca a não ser por um mais novo da mesma marca.

NÍVEL DO SINAL (está bom? @YO! )

TX 2.17 DBM
RX -26.02 DBM
O RX tá perto do limite, mas não acho que isso seja preocupante a curto e médio prazo, pois tanto a rede de rua como a rede interna do seu prédio é novíssima.
Isso deve ser uma bobagem, como um descuido na limpeza da fibra na hora de fazer o conector ou mesmo conector malfeito/mal encaixado.
@Vanísio eu escutei a conversa do técnico com um funcionário da CLARO quando ele ligou falando das TAXAS. Achei ele com pouco conhecimento na instalação da FIBRA.
A IMG01 foi tirada depois da passagem e instalação da FIBRA pela engenharia da CLARO. Ele mexeu na entrada da FIBRA na CTROI COMPACTA (balanceada) conforme a engenharia havia instalado (tirou e colocou novamente) IMG02.

IMG01
Claro_FIBRA_8_portas.jpeg
IMG02
Claro_FIBRA_8_portas_-_306.jpg
 
Última edição:
O calor está fazendo a atenuação da fibra subir bastante:

2023-11-12-15-54-26-Router-Mozilla-Firefox.png


:mother: :damn:
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo