[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Aconteceu algo muito estranho aqui. Tenho o plano de 750mb que veio de migração do 500 -> 600 -> 750.
Na terça, meu roteador queimou e ativei o wifi da net. Fiz um teste, e marcou 722 down e 192 de up.
Repeti o teste, e sempre ficou próximo disso.

Ontem instalei o roteador novo, marcou de cara 724/164. Ontem na parte da noite, estava dando 780/15. Depois subiu para 35mb de upload e ficou com 35 até de tarde.
Então as 1h fiz um novo teste, e voltou a ficar alto até que hj de manhã as 8h marcou 215 no upload.

Seria uma saturação do node? Muito estranho só o upload ficar variando tanto. Nunca tinha sofrido com isso, só notei isso ontem.
No sabado vão trocar meu modem porque migraram para o plano de 750mb. Talvez coloquem algum com mais canais.
 
Aconteceu algo muito estranho aqui. Tenho o plano de 750mb que veio de migração do 500 -> 600 -> 750.
Na terça, meu roteador queimou e ativei o wifi da net. Fiz um teste, e marcou 722 down e 192 de up.
Repeti o teste, e sempre ficou próximo disso.

Ontem instalei o roteador novo, marcou de cara 724/164. Ontem na parte da noite, estava dando 780/15. Depois subiu para 35mb de upload e ficou com 35 até de tarde.
Então as 1h fiz um novo teste, e voltou a ficar alto até que hj de manhã as 8h marcou 215 no upload.

Seria uma saturação do node? Muito estranho só o upload ficar variando tanto. Nunca tinha sofrido com isso, só notei isso ontem.
No sabado vão trocar meu modem porque migraram para o plano de 750mb. Talvez coloquem algum com mais canais.
HFC ? quantos canais de upload ?
 
Pessoal, meu cabeamento da NET/Claro foi mudado de coaxial para fibra ótica.

Com isso modem/roteador foi trocado do velho e confiável Humax (não lembro o modelo) para um Technicolor TCG2232.

Estou decepcionado com ele. Apesar a performance da fibra ótica ser muito melhor (testando com o um notebook ligado ao roteador por cabo gigabit) a performance desse roteador no WiFi é pior que antes.

Tenho 600Mbit/s contratados. A performance de banda de download (medida por um celular em WiFi 5, do lado do roteador) mal chega a 450Mbit/s.

Com o antigo Humax beirava os 570~580.

Além disso esse roteador no tem WiFi 6, o que faria diferença com meu notebook. Esperava que já fosse WiFi, dado que é um roteador de fibra ótica.

Pergunta: qual (ou quais) seriam as opções, da Claro/NET, para roteadores fibra cujo WiFi seja WiFi 6?
 
HFC ? quantos canais de upload ?

Tem 7, sendo que o 7º é OFDMA.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, meu cabeamento da NET/Claro foi mudado de coaxial para fibra ótica.

Com isso modem/roteador foi trocado do velho e confiável Humax (não lembro o modelo) para um Technicolor TCG2232.

Estou decepcionado com ele. Apesar a performance da fibra ótica ser muito melhor (testando com o um notebook ligado ao roteador por cabo gigabit) a performance desse roteador no WiFi é pior que antes.

Tenho 600Mbit/s contratados. A performance de banda de download (medida por um celular em WiFi 5, do lado do roteador) mal chega a 450Mbit/s.

Com o antigo Humax beirava os 570~580.

Além disso esse roteador no tem WiFi 6, o que faria diferença com meu notebook. Esperava que já fosse WiFi, dado que é um roteador de fibra ótica.

Pergunta: qual (ou quais) seriam as opções, da Claro/NET, para roteadores fibra cujo WiFi seja WiFi 6?
Sábado vão trocar o meu por um com Wifi6 e te informo. Vou usar em Bridge então não vou saber a sua performance.
 
Pessoal, meu cabeamento da NET/Claro foi mudado de coaxial para fibra ótica.

Com isso modem/roteador foi trocado do velho e confiável Humax (não lembro o modelo) para um Technicolor TCG2232.

Estou decepcionado com ele. Apesar a performance da fibra ótica ser muito melhor (testando com o um notebook ligado ao roteador por cabo gigabit) a performance desse roteador no WiFi é pior que antes.

Tenho 600Mbit/s contratados. A performance de banda de download (medida por um celular em WiFi 5, do lado do roteador) mal chega a 450Mbit/s.

Com o antigo Humax beirava os 570~580.

Além disso esse roteador no tem WiFi 6, o que faria diferença com meu notebook. Esperava que já fosse WiFi, dado que é um roteador de fibra ótica.

Pergunta: qual (ou quais) seriam as opções, da Claro/NET, para roteadores fibra cujo WiFi seja WiFi 6?
Na fibra o Kaon PG2449 e no coaxial o f@st 3896
 
Liguei para o técnico que instalou o MODEM VELHO. Ele pediu para solicitar uma visita técnica após os 30 dias da instalação para evitar pagar a visita.
Liguei pro 10621 e a atendente falou que se eu desejar trocar o MODEM, será cobrado a visita.
Os caras parecem político distribuindo santinhos, nunca engoli essa história de "liga pra mim". Depois do que o @dudu1505 explicou e você complementou, fechou o quadro.
Contei que colocaram um modem velho @dudu1505 mas não convenceu. Falei que estava perdendo o sinal do FIXO e do WI-FI. Fizeram os testes e o sinal está bom @Cacto. Só isso que eles fazem.
Impressionante como os técnicos querem passar o problemas deles com as terceirizadas pro cliente.
Na verdade ele fala isso pra te por medo.
Geralmente a Claro cancela o pagamento da visita à terceirizada quando o cliente pede mais de uma visita num intervalo de 30 dias.
Eu sou defensor de tratar o técnico bem, mas isso aí já é abuso da parte dele.
Se cobrarem eu levo isso na OUVIDORIA ou já devo abrir logo uma reclamação @Vanísio
 
Obrigado. Mas não achei esse PG2449 na página do Kaon na Claro.

Realmente não consta no site, mas algumas pessoas do fórum, inclusive eu, temos ele instalado. Ele é instalado em planos de 750mb e 1 gb

 
Após mais 1 mês de batalha, pelo menos umas 40 ligações, ouvidoria com mensagem que eu estou ligando fora do horário comercial, retorno de ligação que não chegava, teoricamente chegou ao fim minha história da Claro, falei com o setor de cancelamentos hoje, e segundo a atendente, a minha enorme dívida de 3 centavos (que foi me ofertado pra quitar por 1 centavo), foi extinta, agora é só esperar alguns dias pra ver se some do sistema do Serasa.
 
Estou de acordo com a Claro, a operadora deve escolher o tempo que vai desligar isso, porque terá que se preparar e preparar os clientes para que o aparelho de telefone fixo que utiliza chip seja trocado para um 4G.

So que o espectro é finito, e o g*verno quer as faixas usadas pelo 2G e 3G de volta, para poder re-destiná-las para outros usos...

.
 
Senhores, bom dia!
Tem alguma dia pra conseguir desconto?
Pagava 64,52 em 600Mb por 1 ano, agora dobrou o preço.

A internet me atende bem.
Tentei uma vez no cancelamento e a atendente falou que não tem mais desconto fixo, agora o desconto é o mostrado no sistema deles.
Me ofereceu 400mb por 76,00
 

Plano 750Mb/s PME pagando R$104 com desconto.

E o pessoal disse que PME nao tem overhead de upload.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depois de quase uma semana testando.
Plano 750.

f713e487-ddad-4204-82b5-c8539e306af1.png

Não tenho porta 2,5 por aqui pra testar a velocidade real do link.
O ping no upload subiu muito com a mudança de plano.
Antes no plano 500.

15483206009.png


Já o f@st3896 como roteador manteve a lan longe do IPv6 por 3 dias e coloquei ele pra bridge com o Archer c6 v3 como roteador.
O ping no upload é maior com o f@st como roteador.
Aqui eu tinha claro fibra 600/300 e apos mudanca para 1000/500 o ping tbm aumentou.
Nao aumentou absurdos porem aumentou.
Nada foi alterado aqui na minha casa (ont, roteador...)

Speedtest 600/300 - ping em 1ms
15194573304.png


Speedtest 1000/500 - ping subiu
15590490187.png
 
E o pessoal disse que PME nao tem overhead de upload.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui eu tinha claro fibra 600/300 e apos mudanca para 1000/500 o ping tbm aumentou.
Nao aumentou absurdos porem aumentou.
Nada foi alterado aqui na minha casa (ont, roteador...)

Speedtest 600/300 - ping em 1ms
15194573304.png


Speedtest 1000/500 - ping subiu
15590490187.png
O ping em velocidades elevadas, vai variar dependendo dos servidores conectados durante o teste e do tráfego no horário. Nas imagens mostra que tem no mínimo 4 servers conectados. Para avaliar melhor, conecte em um server especifico e aí compare os resultados.
 
E o pessoal disse que PME nao tem overhead de upload.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui eu tinha claro fibra 600/300 e apos mudanca para 1000/500 o ping tbm aumentou.
Nao aumentou absurdos porem aumentou.
Nada foi alterado aqui na minha casa (ont, roteador...)

Speedtest 600/300 - ping em 1ms
15194573304.png


Speedtest 1000/500 - ping subiu
15590490187.png
Normal.
Tu tem agora um plano que bate no limite da porta de rede.
Isso gera stress no hardware do equipamento, gerando bufferbloat, que explica a alta de latência.
Só em downloads com velocidade muito alta, perto do limite da conexão, que isso é observado.
O teste de velocidade muitas vezes não representa uma situação de uso real do link de internet.
 
Pessoal, estou com alguns problemas após pedir o upgrade do plano 350 megas para o plano 500 megas. Uma parte, culpa da Claro. E outra, culpa minha.

Antes o modem era a bomba do TC7337, mas que como usava em bridge, nunca me deu problemas. Agora é um F@ST 3895. Vamos aos problemas:

- Começou na negociação. Estava com o plano de 350 megas, e ele era um plano empresarial. Logo, não conseguia realizar mudanças de plano pelo site, pq toda vez que eu tentava, aparecia que eu tinha credenciais Empresariais. Pedi pra atendente que o plano fosse pessoa física, ela me confirmou isso. E adivinhem? Não foi.

- O técnico veio realizar a troca do modem. Só realizou a troca, não sei se fez algum teste de velocidade, trocou e pronto. Eu estava presente, mas atarefado no momento, então só acompanhei a distância.

- Quando fiquei livre, fui realizar os testes de velocidade. Resultado: Mal batia os 500 megas e upload limitado em 35 megas. Teste realizado diretamente no modem, via cabo e nenhum outro aparelho conectado. Resetei o modem, nada, mesma coisa. Isso já tem 15 dias.

- Fui consultar os níveis virtua, e aí só aparecem estes erros:

"Não retornou a consulta, aguarde 1 minuto e tente novamente ou entre em contato com o Administrador."
"Fatal error: Cannot use string offset as an array in /dados/www/niveis.virtua.com.br/fr_direita.php on line 177"

Já aguardei minutos, já usei Opera, Firefox, Chrome e Edge, em aba anônima ou não, enfim. Funcionava mas não funciona mais.

- Outro detalhe interessante, é que quando você reseta ele, na primeira inicialização, ele pede pra você trocar a senha do modem. Ok, eu faço. Mas depois não tem como mais acessar o modem, ele simplesmente diz que a senha é inválida. Então toda vez que eu fiz testes e precisava resetar, tinha que trocar a senha toda vez pq ele não aceitava a senha que coloco.

Agora, vamos a parte que foi minha culpa e eu corrigi.

O modem foi instalado em um lugar com uma ventilação não adequada. Esse modelo F@ST 3895 é aquele que sofre diminuição de velocidade quando esquenta muito ou fiz confusão? De qualquer forma, foi corrigido o problema, mudei ele de local e agora ele está em um ambiente em agradáveis 25 graus e sem nenhum problema de ventilação.


Estou só esperando ter uma semana mais folgada pra entrar em contato com eles e ver essas questões.
 
Senhores, bom dia!
Tem alguma dia pra conseguir desconto?
Pagava 64,52 em 600Mb por 1 ano, agora dobrou o preço.

A internet me atende bem.
Tentei uma vez no cancelamento e a atendente falou que não tem mais desconto fixo, agora o desconto é o mostrado no sistema deles.
Me ofereceu 400mb por 76,00
tem que aparecer no muquiranas. Cara.. nunca vi um desconto desse como que vc consegue ?
 
tem que aparecer no muquiranas. Cara.. nunca vi um desconto desse como que vc consegue ?
O segredo é o de sempre: black friday + promoção pra novos clientes. Aí você pede no chat, eles negam por você ser cliente antigo, você exige no consumidor.gov e eles dão. Infelizmente esse ano não teve nada que preste. Passei 1 ano com 500mb por 48$ (agora subiu pra 98) :bem:
 
O segredo é o de sempre: black friday + promoção pra novos clientes. Aí você pede no chat, eles negam por você ser cliente antigo, você exige no consumidor.gov e eles dão. Infelizmente esse ano não teve nada que preste. Passei 1 ano com 500mb por 48$ (agora subiu pra 98) :bem:
Senhores, bom dia!
Tem alguma dia pra conseguir desconto?
Pagava 64,52 em 600Mb por 1 ano, agora dobrou o preço.

A internet me atende bem.
Tentei uma vez no cancelamento e a atendente falou que não tem mais desconto fixo, agora o desconto é o mostrado no sistema deles.
Me ofereceu 400mb por 76,00
tem esse pf 500mb por 49,99 por 6 meses https://planos.claro.com.br/checkou...ome&utm_campaign=mcm-banner-sofertas-pos-home
 
**Wall of text incoming**

Minha internet tem estado uma merda no último mês. Duas semanas atrás um técnico veio aqui, mediu o sinal na minha casa e disse que o sinal estava um cocô. Foi no poste e confirmou que estava cagado lá também. Aí disse que era com outra equipe que teria que vir e encontrar o problema (e que eu não receberia qualquer satisfação deles em relação ao progresso ou mesmo se alguém teria vindo olhar rs)

Aí ontem, por volta das 18h, ficou um lixo atômico novamente:

TYa2YzH.png



Muitas perdas de pacotes, coisa de 20% até.

Lá pras 20h ficou ainda pior:

3z9LkcQ.png




E eu tentando assistir ao The Game Awards :fire:
Abri o app da Escuro e fui lá pelo procedimento para pedir visita técnica, o app reconheceu que o sinal estava uma bosta e já pediu pra agendar a visita (pra amanhã).


Aí lá pra 1 da matina (quando finalmente acabou o TGA) eu fui conferir novamente os sinais (pq continuava perdendo pacotes) e pra minha surpresa morreu o OFDMA:

8Z0XMvR.png



Desde que ele foi implementado na minha rede aqui (há uns 2 anos pelo menos) eu nunca havia notado esse canal off (e acreditem, eu constantemente olho essas coisas. A Escuro vai ter que pagar um psicólogo pra mim com essa porra de HFC e níveis de sinais)


O SNR UP ainda estava cagado, mas hoje o sinal está assim (9h e 19h, respectivamente):

4uj66wx.png
H8bjK6S.png



Como passei o dia sem usar a internet de casa não sei se ainda está perdendo pacotes. Se nesse final de semana for tudo de boa (coisa que não aconteceu nos últimos 4), então o problema era o canal OFDMA (que nunca havia dado problemas)?? Em geral, que diferenças eu deveria notar por estar sem ele?

Fiz uns testes agora no speedtest e está consistentemente batendo ~734MB/36MB (o UP sempre foi merda por aqui)

É certo que os técnicos tenham desligado o canal ontem ao detectarem o problema? Ou seria possível que o canal tenha simplesmente morrido, sendo assim desligado sem intervenção humana e podendo retornar nas próximas horas automaticamente? O canal OFDMA (mesmo estando este com os sinais aparentemente OK) tem o potencial de, de alguma forma, cagar com um canal SC-QAM ATDMA? Porque era o canal com ID 4 que estava com os sinais zoados na verdade (e o OFDMA era ID 5)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nah, enquanto eu redigia o post acima, deixei pingando aqui e já notei 2% de perda de pacotes. Node saturado?

BgqebPm.png

Uma coisa que eu notei agora é que nos últimos meses eles fizeram essa mudança aqui:

KiVRBPP.png
6bRtSjE.png




O fato de terem mudado a modulação de 4K-QAM para 2K-QAM tem alguma relevância? E essa quantidade de palavras incorrigíveis, pode dar alguma dica do que esteja acontecendo? Esse SNR do canal OFDM tá muito ruim? O nível de recepção em -10.5 pode ser problemático?
 
Última edição:
**Wall of text incoming**

Minha internet tem estado uma merda no último mês. Duas semanas atrás um técnico veio aqui, mediu o sinal na minha casa e disse que o sinal estava um cocô. Foi no poste e confirmou que estava cagado lá também. Aí disse que era com outra equipe que teria que vir e encontrar o problema (e que eu não receberia qualquer satisfação deles em relação ao progresso ou mesmo se alguém teria vindo olhar rs)

Aí ontem, por volta das 18h, ficou um lixo atômico novamente:

TYa2YzH.png



Muitas perdas de pacotes, coisa de 20% até.

Lá pras 20h ficou ainda pior:

3z9LkcQ.png




E eu tentando assistir ao The Game Awards :fire:
Abri o app da Escuro e fui lá pelo procedimento para pedir visita técnica, o app reconheceu que o sinal estava uma bosta e já pediu pra agendar a visita (pra amanhã).


Aí lá pra 1 da matina (quando finalmente acabou o TGA) eu fui conferir novamente os sinais (pq continuava perdendo pacotes) e pra minha surpresa morreu o OFDMA:

8Z0XMvR.png



Desde que ele foi implementado na minha rede aqui (há uns 2 anos pelo menos) eu nunca havia notado esse canal off (e acreditem, eu constantemente olho essas coisas. A Escuro vai ter que pagar um psicólogo pra mim com essa porra de HFC e níveis de sinais)


O SNR UP ainda estava cagado, mas hoje o sinal está assim (9h e 19h, respectivamente):

4uj66wx.png
H8bjK6S.png



Como passei o dia sem usar a internet de casa não sei se ainda está perdendo pacotes. Se nesse final de semana for tudo de boa (coisa que não aconteceu nos últimos 4), então o problema era o canal OFDMA (que nunca havia dado problemas)?? Em geral, que diferenças eu deveria notar por estar sem ele?

Fiz uns testes agora no speedtest e está consistentemente batendo ~734MB/36MB (o UP sempre foi merda por aqui)

É certo que os técnicos tenham desligado o canal ontem ao detectarem o problema? Ou seria possível que o canal tenha simplesmente morrido, sendo assim desligado sem intervenção humana e podendo retornar nas próximas horas automaticamente? O canal OFDMA (mesmo estando este com os sinais aparentemente OK) tem o potencial de, de alguma forma, cagar com um canal SC-QAM ATDMA? Porque era o canal com ID 4 que estava com os sinais zoados na verdade (e o OFDMA era ID 5)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nah, enquanto eu redigia o post acima, deixei pingando aqui e já notei 2% de perda de pacotes. Node saturado?

BgqebPm.png

Uma coisa que eu notei agora é que nos últimos meses eles fizeram essa mudança aqui:

KiVRBPP.png
6bRtSjE.png




O fato de terem mudado a modulação de 4K-QAM para 2K-QAM tem alguma relevância? E essa quantidade de palavras incorrigíveis, pode dar alguma dica do que esteja acontecendo? Esse SNR do canal OFDM tá muito ruim? O nível de recepção em -10.5 pode ser problemático?
so equipe rede externa pra balancear tudo isso ai, tilt invertido no amp, gerenciamento no node, ruidos, pirataria etc..

Escuro - Você merece o velho
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo