[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Pessoal,

Deu tudo certo a troca do HFC para fibra aqui no meu apartamento, mas teve uns detalhes que talvez seja interessante vocês ficarem atentos pois pode se aplicar ao cenário de vocês.

Eu moro em apartamento, e apesar do prédio ser relativamente novo os conduítes são os menores possíveis, típico de construtora que gosta de economizar.

No mesmo conduíte já tinha um cabo coaxial de TV por satélite que eu não uso já tem alguns anos e tinha o cabo coaxial da Claro.

A primeira coisa que eu fiz foi pedir pro técnico retirar os cabos coaxiais antes de passar a guia, mas ele não fez isso.

Eu já tinha perguntado pra outro técnico se era possível retirar os cabos e ele falou que a norma da empresa é deixar o HFC, e que alguns técnicos poderiam retirar ou não. Pois bem, não foi o caso.

Depois ele passou a fibra e no mesmo conduíte ficaram 3 cabos. Eu realmente gostaria de ter tirado o cabo para deixar mais livre caso eu assine a vivo para ter um load balance ou failover aqui. Tenho porta disponível pra isso no meu pfSense.

Depois de instalar a parte física ele colocou a ONU da ZTE e mudou a conexão para bridge. Eu tinha pedido pra ele trazer um aparelho que não fosse Technicolor, mas ele disse que não tinha de qualquer forma.

A experiência foi bem positiva porque estou recebendo 760M dos 500M de download e 350M de upload e o IPv6 está funcionando.

É isso galera, se tiverem a possibilidade de trocar o HFC pra fibra nem pensem duas vezes.

Só quero ver como vai vir a conta porque o atendente jurou de pé junto que os valores eram os mesmos.
 
Alguém com plano de 350 Mega FTTH sabe me dizer o quanto de overhead a Claro tem entregado? Tô pensando em fidelizar com ele já que liberou aqui e aí subo para outro plano, o de 500 ou 750 depois, mas com a liberdade de voltar pro 350 se precisar. Ou a Claro refideliza a cada troca de plano, tipo a Oi?
 
Pessoal,

Deu tudo certo a troca do HFC para fibra aqui no meu apartamento, mas teve uns detalhes que talvez seja interessante vocês ficarem atentos pois pode se aplicar ao cenário de vocês.

Eu moro em apartamento, e apesar do prédio ser relativamente novo os conduítes são os menores possíveis, típico de construtora que gosta de economizar.

No mesmo conduíte já tinha um cabo coaxial de TV por satélite que eu não uso já tem alguns anos e tinha o cabo coaxial da Claro.

A primeira coisa que eu fiz foi pedir pro técnico retirar os cabos coaxiais antes de passar a guia, mas ele não fez isso.

Eu já tinha perguntado pra outro técnico se era possível retirar os cabos e ele falou que a norma da empresa é deixar o HFC, e que alguns técnicos poderiam retirar ou não. Pois bem, não foi o caso.

Depois ele passou a fibra e no mesmo conduíte ficaram 3 cabos. Eu realmente gostaria de ter tirado o cabo para deixar mais livre caso eu assine a vivo para ter um load balance ou failover aqui. Tenho porta disponível pra isso no meu pfSense.

Depois de instalar a parte física ele colocou a ONU da ZTE e mudou a conexão para bridge. Eu tinha pedido pra ele trazer um aparelho que não fosse Technicolor, mas ele disse que não tinha de qualquer forma.

A experiência foi bem positiva porque estou recebendo 760M dos 500M de download e 350M de upload e o IPv6 está funcionando.

É isso galera, se tiverem a possibilidade de trocar o HFC pra fibra nem pensem duas vezes.

Só quero ver como vai vir a conta porque o atendente jurou de pé junto que os valores eram os mesmos.
Aqui no meu AP eu tenho no conduíte de 3/4:
1-Cabo coaxial para a TV que antes da mudança de tecnologia era a Banda Larga em HFC;
2-Um cabo CAT5e da Predialnet e a FIBRA da Claro.

Tem técnico que é ruim de jogo e burro porque poderia usar o teu cabo coaxial de tv por satélite de guia.
Por outro lado, ele configurou pra você o modem em bridge. Ponto pra ele.
Parabéns pela troca @Trendkill99
Alguém com plano de 350 Mega FTTH sabe me dizer o quanto de overhead a Claro tem entregado? Tô pensando em fidelizar com ele já que liberou aqui e aí subo para outro plano, o de 500 ou 750 depois, mas com a liberdade de voltar pro 350 se precisar. Ou a Claro refideliza a cada troca de plano, tipo a Oi?
AINDA temos essa velocidade? Perdão; pensei em perguntar outra coisa (risos).
 
Aqui no meu AP eu tenho no conduíte de 3/4:
1-Cabo coaxial para a TV que antes da mudança de tecnologia era a Banda Larga em HFC;
2-Um cabo CAT5e da Predialnet e a FIBRA da Claro.

Tem técnico que é ruim de jogo e burro porque poderia usar o teu cabo coaxial de tv por satélite de guia.
Por outro lado, ele configurou pra você o modem em bridge. Ponto pra ele.
Parabéns pela troca @Trendkill99

AINDA temos essa velocidade?
Sim, tá 99 reais. A Claro me ofertou até 250 Mega por 79,90.
 
Sim, tá 99 reais. A Claro me ofertou até 250 Mega por 79,90.
A diferença para 500 MEGAS é pequena mas vai do orçamento de cada um. 250 MEGAS pelo visto é somente na retenção, certo?
 
Aqui no meu AP eu tenho no conduíte de 3/4:
1-Cabo coaxial para a TV que antes da mudança de tecnologia era a Banda Larga em HFC;
2-Um cabo CAT5e da Predialnet e a FIBRA da Claro.

Tem técnico que é ruim de jogo e burro porque poderia usar o teu cabo coaxial de tv por satélite de guia.
Por outro lado, ele configurou pra você o modem em bridge. Ponto pra ele.
Parabéns pela troca @Trendkill99

AINDA temos essa velocidade? Perdão; pensei em perguntar outra coisa (risos).

Sim, ele poderia usar o coaxial de guia mas preferiu passar uma guia e amarrar a fibra nela.

E olhei agora o meu ipv6 está fora.
 
A diferença para 500 MEGAS é pequena mas vai do orçamento de cada um. 250 MEGAS pelo visto é somente na retenção, certo?
Não necessariamente, dá pra contratar direto.
 
(...)rede pon é rede compartilhada tb, a receita da merda do congestionamento é teus vizinhos de porta pon contratarem planos altos de velocidade e sempre ficarem utilizando em alta taxa

Não estudei a fundo, mas entendo que o upload do GPON é TDMA e o download é broadcast. Então acredito que pelo menos o upload no GPON é mais determinístico e teoricamente mais imune à sobrecarga/congestionamento da rede (pois por ser TDMA tem timeslots definidos por assinante). Já o download, por ser boradcast, realmente pode acontecer de uma sobrecarga/congestionamento afetar a velocidade (de forma similar ao DOCSIS). Porém como disse não estudei a fundo, li "diagonalmente" 2 ou 3 artigos sobre o assunto (como esse e esse), pode ser que meu entendimento não esteja correto.

EDITADO: esse outro artigo mostra que a alocação da banda do GPON usa alguns algoritmos mais avançados (como alocação dinâminca de banda), o que pode provavelmente minimizar o impacto de eventuais sobrecargas. Sinceramente não sei como o DOCSIS2/3 gerenciam a banda (acho que é ainda mais complicado pelo fato de ter que compartilhar banda com centenas de canais de TV).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal,

(...) Eu moro em apartamento, e apesar do prédio ser relativamente novo os conduítes são os menores possíveis, típico de construtora que gosta de economizar. No mesmo conduíte já tinha um cabo coaxial de TV por satélite que eu não uso já tem alguns anos e tinha o cabo coaxial da Claro.(...)

Boas considerações!

Moro num prédio antigo, mas tem tubulação separada para TV a cabo e telefone fixo. A instalação da fibra (tanto Vivo quanto Claro) estão usando os eletrodutos da telefonia fixa. No meu apartamento inclusive pedi para arrancarem o par trançado que tinha para meu apartamento. Aqui hoje chegam duas fibras pelos dutos de telefone (uma Claro ativa e uma Vivo inativa) e pelos eletrodutos da TV a cabo chega no meu AP um coaxial da Claro (também inativo).
 
Última edição:
Não estudei a fundo, mas entendo que o upload do GPON é TDMA e o download é broadcast. Então acredito que pelo menos o upload no GPON é mais determinístico e teoricamente mais imune à sobrecarga/congestionamento da rede (pois por ser TDMA tem timeslots definidos por assinante). Já o download, por ser boradcast, realmente pode acontecer de uma sobrecarga/congestionamento afetar a velocidade (de forma similar ao DOCSIS). Porém como disse não estudei a fundo, li "diagonalmente" 2 ou 3 artigos sobre o assunto (como esse e esse), pode ser que meu entendimento não esteja correto.

EDITADO: esse outro artigo mostra que a alocação da banda do GPON usa alguns algoritmos mais avançados (como alocação dinâminca de banda), o que pode provavelmente minimizar o impacto de eventuais sobrecargas. Sinceramente não sei como o DOCSIS2/3 gerenciam a banda (acho que é ainda mais complicado pelo fato de ter que compartilhar banda com centenas de canais de TV).
ti falar que se for comparar o docsis com rede gpon, como a muito tempo atrás já falei aqui no tópico, elas são extremamente parecidas.
as duas utilizam boradcast no sentido downstream para o cpe, e as duas utilizam tdma no sentido upstream.

sobre a questão de compartilhar banda com os canais de tv, a verdade é que não compartilha.
aonde estão os canais de tv-qam downstream não entra sinal docsis; ou é transmitido um ou o outro, não tem como compartilhar a mesma frequência para transmitir os dois sinais.
por isso a necessitada em matar os canais tv-qam pra liberar espaço para o docsis, e ainda a expansão do uso do cabo pra 1.2Ghz ou pra 2Ghz pra conseguir acomodar mais canais de forma simultânea.

a questão de alocação de banda é a mesma tb nas duas, não é feito da mesma forma, mas o resultado final é o mesmo, nas duas se a operadora quiser ela consegue priorizar tanto trafego de forma seletiva quanto cpe de forma individual.

a diferença grande que tinha, era a questão de o docsis na versão 3.0 pra frente conseguir utilizar vários canais de forma simultânea, já no gpon isso não existe pq só existe 2 "canais" o 1490nm pra downstream e o 1310nm pra upstream, e não sei se com o xgspon ele vai conseguir utilizar o sinal dos canais do gpon em conjunto ou se só vai conseguir usar os canais dele 1577nm down e 1270nm up.
que inclusive no caso do gpon, a depender do método que a operadora utilize pra entregar a tv, pode compartilhar banda com demais serviços, mas tb a depender podem usar o "canal" dedicado a tv na fibra o 1550nm pra enviarem o sinal boradcast da tv.

assim, bem resumido, diferença do docsis para um gpon era ate então a capacidade de trasmição de dados brutos total.
mas com docsis 4.0(que rezo todo dia pra claro não implementar aqui em Bananialand) e com xgspon, as duas conseguem entregar 10Gb down e 10Gb up.
a rede docsis era ate a versão 3.0 mais permisiva a rede avacalhada, na versão 3.1 e principalmente na 4.0, praticamente não tem como utilizar eles se a rede hfc for avacalhada, igual é uma rede pon, se a rede de fibra montada for uma porcaria tb, simplesmente não funciona.

é repetitivo, mas como já disse a anos atras aqui no topico, docsis e rede gpon são muito parecidas, quase que irmãs :limo:
 
amigo, verifique umas paginas atrás o link pra ver se sua regiao atende pela promo de 500m por 49 reais
Valeu por avisar, tenho esse link salvo nos favoritos, se coloco o CEP e número da casa, ele não mostra mais a promo dos 500 Mega, pede para que eu monte um combo ou escolha um plano.
 
Valeu por avisar, tenho esse link salvo nos favoritos, se coloco o CEP e número da casa, ele não mostra mais a promo dos 500 Mega, pede para que eu monte um combo ou escolha um plano.
Normalmente eles já colocam promoção nas novas areas de fibra, vale a pena ligar e ver se não tem também.
 
Normalmente eles já colocam promoção nas novas areas de fibra, vale a pena ligar e ver se não tem também.
Eu tava pensando em ligar lá mesmo, mas você sabe como é o televendas, um desespero pra vender, eles não querem apenas tirar dúvida, já querem te puxar pra lá.
 
Coloquei meu Arris TG 3442 em Bridge e saporra demorou horrores para pegar sinal, então desliguei e liguei de novo... consegui me conectar pelo 192.168.100.1, mas a senha de acesso havia voltado para o padrão de fábrica, então imagino que tenha dado pau e resetado.

A questão é que agora eu não consigo me conectar mais nele. Fiquei com a pugla atrás da orelha para saber se de fato estou em bridge ou não agora.
 
Coloquei meu Arris TG 3442 em Bridge e saporra demorou horrores para pegar sinal, então desliguei e liguei de novo... consegui me conectar pelo 192.168.100.1, mas a senha de acesso havia voltado para o padrão de fábrica, então imagino que tenha dado pau e resetado.

A questão é que agora eu não consigo me conectar mais nele. Fiquei com a pugla atrás da orelha para saber se de fato estou em bridge ou não agora.
Se ele estiver em bridge, o IPv4 válido vai direto pro teu roteador.
 
Sim, ele poderia usar o coaxial de guia mas preferiu passar uma guia e amarrar a fibra nela.

E olhei agora o meu ipv6 está fora.
O curioso é que tenho notado essa queda aqui do IPv6.
Coloquei meu Arris TG 3442 em Bridge e saporra demorou horrores para pegar sinal, então desliguei e liguei de novo... consegui me conectar pelo 192.168.100.1, mas a senha de acesso havia voltado para o padrão de fábrica, então imagino que tenha dado pau e resetado.

A questão é que agora eu não consigo me conectar mais nele. Fiquei com a pugla atrás da orelha para saber se de fato estou em bridge ou não agora.
Em bridge não vai acender a luz de internet.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo