[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Pessoal,

Deu tudo certo a troca do HFC para fibra aqui no meu apartamento, mas teve uns detalhes que talvez seja interessante vocês ficarem atentos pois pode se aplicar ao cenário de vocês.

Eu moro em apartamento, e apesar do prédio ser relativamente novo os conduítes são os menores possíveis, típico de construtora que gosta de economizar.

No mesmo conduíte já tinha um cabo coaxial de TV por satélite que eu não uso já tem alguns anos e tinha o cabo coaxial da Claro.

A primeira coisa que eu fiz foi pedir pro técnico retirar os cabos coaxiais antes de passar a guia, mas ele não fez isso.

Eu já tinha perguntado pra outro técnico se era possível retirar os cabos e ele falou que a norma da empresa é deixar o HFC, e que alguns técnicos poderiam retirar ou não. Pois bem, não foi o caso.

Depois ele passou a fibra e no mesmo conduíte ficaram 3 cabos. Eu realmente gostaria de ter tirado o cabo para deixar mais livre caso eu assine a vivo para ter um load balance ou failover aqui. Tenho porta disponível pra isso no meu pfSense.

Depois de instalar a parte física ele colocou a ONU da ZTE e mudou a conexão para bridge. Eu tinha pedido pra ele trazer um aparelho que não fosse Technicolor, mas ele disse que não tinha de qualquer forma.

A experiência foi bem positiva porque estou recebendo 760M dos 500M de download e 350M de upload e o IPv6 está funcionando.

É isso galera, se tiverem a possibilidade de trocar o HFC pra fibra nem pensem duas vezes.

Só quero ver como vai vir a conta porque o atendente jurou de pé junto que os valores eram os mesmos.
Os valores tem que ser os mesmos, se não a quantidade de processos que eles vão tomar não vai ser brincadeira.

Pessoal,.

Estou totalmente sem IPv6 desde que instalou a fibra. Reparei que a faixa de ip mudou também. Antes era 189 e agora está 172.

Isso teria algo a ver? Ou é da implantação do IPv6 mesmo ?

Conseguiu entrar nos menus da ONT que a Claro instalou?
Se sim, observou se o IP lá é diferente do que aparece nesse site aqui: www.meuip.com?

Não sei como faz para entrar nos menus da ONT. O aparelho é um ZTE configurado em bridge.

Estou acompanhando tudo pelo pfSense. O engraçado é que se eu abrir um terminal no pfSense e pingar um endereço IPv6 da internet não há perda de pacote.

Não sei como faz para entrar nos menus da ONT. O aparelho é um ZTE configurado em bridge.

Estou acompanhando tudo pelo pfSense. O engraçado é que se eu abrir um terminal no pfSense e pingar um endereço IPv6 da internet não há perda de pacote.
Será que está realmente em Bridge? Se estiver como Router pode acontecer de ficar sem IPv6.

Será que está realmente em Bridge? Se estiver como Router pode acontecer de ficar sem IPv6.

Acho que está porque eu pluguei o notebook com cabo no aparelho e o técnico foi falando onde ficava os menus e eu fui seguindo.

Quando eu salvei as configurações o modem resetou. Depois eu liguei o firewall e o PC que está cabeado no switch e acessei essas informações sobre ipv4 e IPv6.

Beleza, mas esse IP que começa em 172 é no pfsense?
Se sim, qual IP aparece quando você entra no speedtest ou no site meuip.com?
Se for um IP com inicio diferente, você está em CGNAT.

Eu peguei a promoção semana passada falando com a ouvidoria, isso significa que então provavelmente já tem fibra no meu local? é um condominio no caso.
Será que vou ter que ligar na ouvidoria novamente pra verificar
Não necessariamente. Se você fez por ouvidoria, provavelmente foi por causa de uma promoção já existente e/ou retenção.
Nas áreas novas com fibra, normalmente tem alguma promoção, (exemplo 50~70reais por x meses para y velocidade.
essas promoções são para atrair a possível nova clientela da instalação recente
pra ver se no teu endereço tem fibra, pode ver com o sindico e/ou nas caixas de distribuição de cabeamento interno ou no site, simulando uma contratação nova e vendo a quantidade de upload informada, se for 50% do download, é fibra.

Última edição:
Beleza, mas esse IP que começa em 172 é no pfsense?
Se sim, qual IP aparece quando você entra no speedtest ou no site meuip.com?
Se for um IP com inicio diferente, você está em CGNAT.

No site meu IP aparece o IP começando com 172 e terminando com 138... No pfSense aparece o mesmo IP mas o último número é 129.

Quando eu estava em cgnat o IP começava com 100.64. alguma coisa.

Mas também não entendi essa diferença no meu IP.

Na verdade nunca tinha consultado esse site antes.

Alguem com claro fibra pode fazer o teste abaixo só cliente em Run All e aguardar a conclusão e postar o resultado

NL HDD: 182 ms 4.08 MB/s 28.11 MB/s 35.11 MB/s
NL NVMe: 180 ms 29.09 MB/s 39.57 MB/s 43.37 MB/s
US HDD: 112 ms 17.92 MB/s 66.96 MB/s 69.42 MB/s
US NVMe: 112 ms 9.94 MB/s 59.50 MB/s 65.35 MB/s
SG HDD: 339 ms 1.51 MB/s 10.72 MB/s 16.06 MB/s

No site meu IP aparece o IP começando com 172 e terminando com 138... No pfSense aparece o mesmo IP mas o último número é 129.

Coloca o IP que vc está vendo nesse site e por favor informe qual é a empresa que aparece.

https://ipinfo.io/177.100.104.34

Coloca o teu IP no lugar desse 177...

Coloca o IP que vc está vendo nesse site e por favor informe qual é a empresa que aparece.

https://ipinfo.io/177.100.104.34

Coloca o teu IP no lugar desse 177...

Aqui que é a Claro NXT Telecomunicações Ltda.

O engraçado é que hoje de manhã eu reiniciei a ONU e o IPv6 está funcionando. Apesar de que na tela do pfSense ainda mostra offline/perda de pacotes.

O teste nos site de ipv6 tá dando 10/10.

Aqui que é a Claro NXT Telecomunicações Ltda.

O engraçado é que hoje de manhã eu reiniciei a ONU e o IPv6 está funcionando. Apesar de que na tela do pfSense ainda mostra offline/perda de pacotes.

O teste nos site de ipv6 tá dando 10/10.
o teste do pfsense é basicamente um ping utilizando icmp para o gateway da conexão.
bem capaz do gateway que ti atende ae no v6 não responder a ping icmp, por isso o pfsense mostra como offiline.

só mandar um tracert no teu pc ae, e pegar o primeiro hop v6 fora da tua rede que responde a icmp(geralmente o 3º hop) e configurar no pfsense pra ele testar a conexão contra esse ip.

com a algar no escritório agora, eles tb configuraram pro gateway não responder a icmp, ae peguei o ip do próximo router na rede deles pra fazer o teste
image.png

o mesmo vale pro ipv4 se ele tb não responder.
não recomendo colocar um ip tipo dns da google ou cloudflare pra monitorar por 2 motivos, o pfsense cria regra estática pro ip que vai ser monitorado só sair por aquela conexão, se tu tiver 2 links em load balance esses ips nunca vão sair pelo outro link, e caso de algum pau na rota ate o ip monitorado e não seja culpa da tua operadora, tem algumas ações que tem gatilhos relacionado a esse monitoramento, ae o efeito em cascata é praticamente imensurável da merda que pode ocorrer.

Última edição:

só uma duvida.

teu ipv4 ta começando com 172? tem certeza?
se o segundo campo for 16 ate 31, ficando 172.16.x.x ate 172.31.x.x tu esta socado em ip privado interno e não com ip publico valido.

o teste do pfsense é basicamente um ping utilizando icmp para o gateway da conexão.
bem capaz do gateway que ti atende ae no v6 não responder a ping icmp, por isso o pfsense mostra como offiline.

só mandar um tracert no teu pc ae, e pegar o primeiro hop v6 fora da tua rede que responde a icmp(geralmente o 3º hop) e configurar no pfsense pra ele testar a conexão contra esse ip.

com a algar no escritório agora, eles tb configuraram pro gateway não responder a icmp, ae peguei o ip do próximo router na rede deles pra fazer o teste
image.png

o mesmo vale pro ipv4 se ele tb não responder.
não recomendo colocar um ip tipo dns da google ou cloudflare pra monitorar por 2 motivos, o pfsense cria regra estática pro ip que vai ser monitorado só sair por aquela conexão, se tu tiver 2 links em load balance esses ips nunca vão sair pelo outro link, e caso de algum pau na rota ate o ip monitorado e não seja culpa da tua operadora, tem algumas ações que tem gatilhos relacionado a esse monitoramento, ae o efeito em cascata é praticamente imensurável da merda que pode ocorrer.

Opa! Valeu pela explicação. Vou modificar e testar quando tiver em casa.

Lembro que assim que o técnico saiu eu rodei o teste pelo PC na Lan que recebe IPv6 e deu falha em tudo. Aí fui ver no pfSense e estava offline.

Hoje pela manhã eu reiniciei a ONU e o teste pela Lan deu 10/10.

Vou verificar isso do IP de monitoramento.

Aproveitando o post sobre IPv6, com o /64 a Claro só me permite ter IPv6 na minha Lan principal. Como eu tenho outras vlans estava pesquisando se tinha a possibilidade de ter IPv6 passando pelo pfSense.

Você sabe se dá pra criar um cenário assim. Lembro de ter lido algo sobre o NPT V6 mas não consegui aplicar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

só uma duvida.

se o segundo campo for 16 ate 31, ficando 172.16.x.x ate 172.31.x.x tu esta socado em ip privado interno e não com ip publico valido.

No momento meu IP está 179.214.x.x

Opa! Valeu pela explicação. Vou modificar e testar quando tiver em casa.

Lembro que assim que o técnico saiu eu rodei o teste pelo PC na Lan que recebe IPv6 e deu falha em tudo. Aí fui ver no pfSense e estava offline.

Hoje pela manhã eu reiniciei a ONU e o teste pela Lan deu 10/10.

Vou verificar isso do IP de monitoramento.

Aproveitando o post sobre IPv6, com o /64 a Claro só me permite ter IPv6 na minha Lan principal. Como eu tenho outras vlans estava pesquisando se tinha a possibilidade de ter IPv6 passando pelo pfSense.

Você sabe se dá pra criar um cenário assim. Lembro de ter lido algo sobre o NPT V6 mas não consegui aplicar.
eu postei aqui no topico a um tempo sobre nat no v6 usando openwrt, justamente la no apartamento que tenho claro hfc.
a real? não recomendo, usa o pd /64 na tua rede principal que realmente necessita e deixa o resto sem v6.

infelizmente não funciona direito, tem uns dispositivos que simplesmente não reconhecem que esta numa rede v6 nateada por não ser padronizado por uma rfc, e quebrar o /64 em blocos menores simplesmente quebra tudo por conta do slaac e o primeiro dispositivo a ir pro pau é o android.

e outra, no pfsense não tem como fazer nat no v6, é tudo estático na mão.
no openwrt da pra fazer pq ele abstrai e a config fica atrelada as interfaces e não a numeração do ipv6 em si.

O curioso é que tenho notado essa queda aqui do IPv6.

Em bridge não vai acender a luz de internet.

Uai, aqui acendeu, sim. Quer dizer, acendeu o que sempre esteve acesso, menos as redes de WiFi. Só fiquei com receio de eventualmente precisar acessar o modem e não conseguir... se bem que um reset deve funcionar.

só uma duvida.

Foi isso que achei estranho pois ele informou mais de uma vez que estava com um IP que não é padrão da Claro e muito menos de cgnat.

Em bridge não vai acender a luz de internet.
Bom, no meu caso, o modem da Claro é o Techno_bomba que perde o IPv4 quando posto em bridge. Configurando pra BRIDGE o LED de internet fica apagado, somente aceso o POWER, o PON e TEL. (eu tenho um fixo). NOTA: Eu desabilitei o WI-FI.
Uai, aqui acendeu, sim. Quer dizer, acendeu o que sempre esteve acesso, menos as redes de WiFi. Só fiquei com receio de eventualmente precisar acessar o modem e não conseguir... se bem que um reset deve funcionar.
Nem sempre consigo mas dá pra acessar pelo 192.168.100.1

Última edição:
Bom, no meu caso, o modem da Claro é o Techno_bomba que perde o IPv4 quando posto em bridge. Configurando pra BRIDGE o LED de internet fica apagado, somente aceso o POWER, o PON e TEL. (eu tenho um fixo). NOTA: Eu desabilitei o WI-FI.

Nem sempre consigo mas dá pra acessar pelo 192.169.100.1
Que história é essa? A Claro Fibra tem alguma ONT problemática? Me avisa qual o modelo pra eu já recusar na instalação.

Que história é essa? A Claro Fibra tem alguma ONT problemática? Me avisa qual o modelo pra eu já recusar na instalação.
claro que tem, tecnobomba pra variar é um deles :limo:
tudo da tecnobomba seja hfc ou ftth que a claro pega é complicado de utilizar :limo:

Technicolor TCG2232​

só uma duvida.

Foi justamente isso que achei estranho, Dudu.
Como sei que tem esse intervalo de IP que é usado para IP privado, logo pensei em CGNAT.
Sei que é fora do padrão técnico, mas vi essa possibilidade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Foi isso que achei estranho pois ele informou mais de uma vez que estava com um IP que não é padrão da Claro e muito menos de cgnat.
Pior que tem um provedor de internet aqui da cidade que usa essa faixa de 172.16.x.x para CGNAT.
Funcionar funciona. Ok. Mas é fora do padrão.

Depois que passei o cabo de Ethernet na tubulação, as coisas ficaram mais fáceis (ledo engano). O modem Technicolor é de fato pouco amigável para o bridge, causando a perda do IPv4 como todos já sabem. A tentativa e erro causa algum cansaço e leva a pessoa à desistir. Eu pensei - se pedi a troca do modem pq o outro era velho e sujo, esse veio na caixa, cheirando a novo. Pensando nisso, coloquei como desafio buscar ajuda e implementar tudo que foi dito para o sucesso final. Finalmente consegui - já tem 2 dias seguidos com o modem em bridge e o IPv4 funcionando. Agradeço mais uma vez, todos que puderam ajudar. MUITO OBRIGADO!
Ontem do nada o MODEM da Claro perdeu o IPv4. Quem me avisou foi o meu roteador (ER605). Foram +de 500 avisos ([Falhou]ER605|ISP's failed to obtain the IP address for WAN/LAN1 because no response from the server). Só agora de tarde que consegui pegar o IPv4 novamente. UFA!!!

Users who are viewing this thread

Voltar