[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

claro que tem, tecnobomba pra variar é um deles :limo:
tudo da tecnobomba seja hfc ou ftth que a claro pega é complicado de utilizar :limo:

Technicolor TCG2232​

Nossa, sempre curti aparelhos da Technicolor, usei quando tive Live TIM, era o melhorzinho. Vou gravar bem esse nome e se forem colocar esse eu não deixo até colocar outro. Não quero dor de cabeça.
 
Pergunta sincera: vale a pena trocar Vivo FTTH por Claro FTTH?
estou na mesma opinião. Que o colegas... nao tem problemas eu não mudaria.]
tenta negociar com a vivo uma velocidade maior pelo valor que vc paga.
eu ainda continuo com os 600 mb da vivo degustação pagando 89 reais e as 95. a fatura altera nesse valore.
serviço intacto nao tenho oque reclamar. a claro fibra seria uma opção se vc tivesse problemas com a operadora atual
pq vc pode pagar mais barato na claro hoje mas no futuro pagar mais caro com fim de valores promocionais ou não pois operadora nao é obrigada
a garantir descontos ou degustações
 
Dúvida besta: o modem da Claro fica com o IP local 01... Ele assume esse IP mesmo em Bridge? Devo estar então meu roteador para 02 afim de não gerar conflitos?
 
Dúvida besta: o modem da Claro fica com o IP local 01... Ele assume esse IP mesmo em Bridge? Devo estar então meu roteador para 02 afim de não gerar conflitos?
Aqui em casa o modem tem uma faixa de IP e o roteador outra. Acho o ideal para evitar problemas.
Exemplo:
O modem da Claro geralmente eu acesso em bridge via 192.168.0.1 ou 192.168.100.1 .
Já o roteador tem o IP de acesso configurado em 192.168.31.1 .
 
Aqui em casa o modem tem uma faixa de IP e o roteador outra. Acho o ideal para evitar problemas.
Exemplo:
O modem da Claro geralmente eu acesso em bridge via 192.168.0.1 ou 192.168.100.1 .
Já o roteador tem o IP de acesso configurado em 192.168.31.1 .
Então, estava dando pau direto... Agora deixei o da claro em bridge e consigo acessar normal pelo 192.168.100.1.

O AX73 estou acessando pelo 192.168.1.1, e ele criou a faixa DHCP 192.168.1.100 até 249... Agora só preciso ver o C7 que seria o segundo roteador que tá dando pau... Puxei um lan para lan, ele está conectado sem servidor DHCP, mas não consigo achar ele na rede.

Se eu ligar na wan, não consigo acessar o modem da Claro e começo e ter problemas em um monte de serviços.
 
Então, estava dando pau direto... Agora deixei o da claro em bridge e consigo acessar normal pelo 192.168.100.1.

O AX73 estou acessando pelo 192.168.1.1, e ele criou a faixa DHCP 192.168.1.100 até 249... Agora só preciso ver o C7 que seria o segundo roteador que tá dando pau... Puxei um lan para lan, ele está conectado sem servidor DHCP, mas não consigo achar ele na rede.

Se eu ligar na wan, não consigo acessar o modem da Claro e começo e ter problemas em um monte de serviços.
Com a configuração acima, acesso normalmente o modem da Claro conectado à porta WAN do roteador.
E a internet funciona 100% normal em todos os dispositivos da casa.
Sugiro você configurar um IP de acesso no roteador secundário que seja dentro da faixa de IP que o roteador principal entrega.
Tipo, se você acessa o AX73 via 192.168.1.1, configure o roteador secundário para ser acessado via 192.168.1.2 com o DHCP dele desligado.
 
Fiz a solicitação de um link de fibra da Claro de 750Mb com Wifi6 pelo site.....2 dias depois chegou um email falando que por limitação técnica a instalação não poderia ser feita.....horas depois entraram em contato comigo via whats oferecendo os planos da Claro, falando que por ali eles conseguiriam liberar a instalação...é assim mesmo ?

Fiquei com o pé atrás e não passei informações pessoais.
 
Fiz a solicitação de um link de fibra da Claro de 750Mb com Wifi6 pelo site.....2 dias depois chegou um email falando que por limitação técnica a instalação não poderia ser feita.....horas depois entraram em contato comigo via whats oferecendo os planos da Claro, falando que por ali eles conseguiriam liberar a instalação...é assim mesmo ?

Fiquei com o pé atrás e não passei informações pessoais.

Tem que tomar cuidado com revendas que concentram serviços terceirizados de mais uma empresa e que podem ligar alegando falsamente inviabilidade técnica. Isso aconteceu comigo e acontece com outras pessoas. Depois de um tempo geralmente aparece o representante de outra operadora para oferecer instalação. Não posso afirmar que é seu caso, mas fique atento.
 
Eu acredito que se um usuário puxar por muito tempo a quantidade máxima de um plano com alta largura de banda a Claro vai implicar (mesmo sendo fibra), o ponto é que não teria lógica alguém demandar a capacidade máxima de um link de 750MB por muitas horas/dia, a ideia é que o cliente baixe rápido e "desocupe" a rede. Eu sou um dos usuários do HFC que não foi capado, esse mês a Claro parou de computar meu trafego com 797GB. As vezes param de computar, depois voltam e marca certo por muito tempo. O meu consumo de upload é muito baixo, mas o mesmo não pode ser dito do download.




Toragem.png

"Toragem" real mês janeiro (Claro HFC Empresa)



O sistema da claro parou de marcar o consumo no dia 8 desse mês, desde então, o contador permanece travado em 797GB, mas o consumo de trafego atual é superior a 4.4TB.

Claro.jpg
É que eu só peguei a conversa por cima, mas a pessoa tinha mencionado que ia hospedar um servidor de ... jogos? se não me engano.
Eu não faço ideia como é o consumo de banda durante o jogo em si, só mencionei porque a Claro já tem esse histórico bão :haha:
 
Fiz a solicitação de um link de fibra da Claro de 750Mb com Wifi6 pelo site.....2 dias depois chegou um email falando que por limitação técnica a instalação não poderia ser feita.....horas depois entraram em contato comigo via whats oferecendo os planos da Claro, falando que por ali eles conseguiriam liberar a instalação...é assim mesmo ?

Fiquei com o pé atrás e não passei informações pessoais.
Dá pra desconfiar disso, porque tem consultores que fazem isso pra tomar venda feita pelo site ou pelo telefone pra eles. Exemplo, eu pedi transferência da minha Oi Fibra pra outro endereço, aí recebi uma mensagem no WhatsApp de um perfil não oficial com fotos da Oi, dizendo que não poderiam transferir, eu só poderia pedir nova instalação e tinha que ser em outro CPF (o consultor queria ganhar venda nova). Só ignorei e no dia marcado tava lá o técnico fazendo a transferência de endereço.
Se você pediu o plano da Claro Fibra pelo site, tem uma área onde você pode acompanhar o progresso do seu pedido, se foi aprovado ou não e depois disso aparece no app Minha Claro Residencial (você precisa fazer um cadastro após o pedido aprovado), a data de instalação e horário. Se aparecer tudo isso, tá de pé.
É que eu só peguei a conversa por cima, mas a pessoa tinha mencionado que ia hospedar um servidor de ... jogos? se não me engano.
Eu não faço ideia como é o consumo de banda durante o jogo em si, só mencionei porque a Claro já tem esse histórico bão :haha:
Mas será que a pessoa quer realmente "hospedar" um server ou somente "criar" um server? Porque criar servidores em jogos é somente salas específicas pra manter a panelinha jogando junta. O consumo desse tipo aí é quase nada.
 
Fiz a solicitação de um link de fibra da Claro de 750Mb com Wifi6 pelo site.....2 dias depois chegou um email falando que por limitação técnica a instalação não poderia ser feita.....horas depois entraram em contato comigo via whats oferecendo os planos da Claro, falando que por ali eles conseguiriam liberar a instalação...é assim mesmo ?

Fiquei com o pé atrás e não passei informações pessoais.
é o ideal é vc entrar em contato sempre com os canais oficiais. site da claro ou pelo telefone deles. Lembrando que nossos dados pessoais
estão flutuando ai entre as operadoras.
1 Exemplo disso. Um amigo meu pediu a vivo fibra... e antes do técnico ir na casa dele fazer a instalação da vivo fibra.. alguém em nome da claro ligou para ele falando que não tinha mais pontos disponíveis no condomínio dele e não ia ser possível instalar a vivo.. e logo na sequencia ofereceu a claro via hfc.
Ele acho estranho isso e ignorou, no dia seguinte o técnico da vivo foi no local dele e instalou o serviço normalmente.
 
Pessoal, depois de muita luta (reclamação na Ouvidoria da Claro), consegui contato com um sujeito do datacenter para resolver meu problema de IPv6 não funcionando. Aqui o problema era o seguinte: meu OpenWrt até recebia endereço /64, mas não recebia prefixo para delegar. Depois de muito teste e debug, conseguimos chegar a uma conclusão: por padrão, quem está fora do CGNAT não recebe prefixo.

Fizemos o teste várias vezes: com o sujeito no telefone falando comigo, habilitamos e desabilitamos o CGNAT umas 3 vezes. Depois que habilitava, meu OpenWrt recebia IPv4 100.xxx (CGNAT), mas recebia prefixo /64 para delegar (Prefix Delegation na tela de status do OpenWrt). Era só desabilitar o CGNAT, rebootar e já era o prefixo. Isso ocorreu também para o modem em mode router. Logo, não era problema no meu OpenWrt.

Aí o sujeito mandou um e-mail para uma alçada superior no datacenter e, depois de umas 2 horas, comecei a receber prefixo IPv6 também em modo fora do CGNAT. Agora está tudo redondo: IPv4 global e recebendo prefixo /64 para delegar em IPv6. Como foi dito umas páginas atrás, /64 limita a apenas uma rede com IPv6. Poderiam delegar /60 ou até maior, mas acho que isso está um pouco distante da realidade da Claro.
 
Pessoal, depois de muita luta (reclamação na Ouvidoria da Claro), consegui contato com um sujeito do datacenter para resolver meu problema de IPv6 não funcionando. Aqui o problema era o seguinte: meu OpenWrt até recebia endereço /64, mas não recebia prefixo para delegar. Depois de muito teste e debug, conseguimos chegar a uma conclusão: por padrão, quem está fora do CGNAT não recebe prefixo.

Fizemos o teste várias vezes: com o sujeito no telefone falando comigo, habilitamos e desabilitamos o CGNAT umas 3 vezes. Depois que habilitava, meu OpenWrt recebia IPv4 100.xxx (CGNAT), mas recebia prefixo /64 para delegar (Prefix Delegation na tela de status do OpenWrt). Era só desabilitar o CGNAT, rebootar e já era o prefixo. Isso ocorreu também para o modem em mode router. Logo, não era problema no meu OpenWrt.

Aí o sujeito mandou um e-mail para uma alçada superior no datacenter e, depois de umas 2 horas, comecei a receber prefixo IPv6 também em modo fora do CGNAT. Agora está tudo redondo: IPv4 global e recebendo prefixo /64 para delegar em IPv6. Como foi dito umas páginas atrás, /64 limita a apenas uma rede com IPv6. Poderiam delegar /60 ou até maior, mas acho que isso está um pouco distante da realidade da Claro.

Acho que isso pode variar de cidade pra cidade. Eu estava no HFC sem cgnat e tinha ipv6 funcionando normalmente.

Quando colocaram o modem technicolor o ipv6 bugou.


Agora migraram o hfc pra fibra e também recebo o ipv6 sem cgnat, mas no primeiro dia o ipv6 não estava funcionando.
 
Tá rolando promoção de 500 Mega por 109,90 na Claro hoje.

Edit: Fechei nessa promoção aí. Não quis arriscar esperar pra acabar o contrato da Vivo e não ter uma promo assim na época, além disso, vou sem o Fixo. Decidimos depois de pensar muito em ficar sem o Fixo, já que ligam pouco nele e a gente pouco pega nele pra ligar. Ainda temos o Fixo da Vivo até Maio, aí vem a dúvida, eu conseguiria combar esse Fixo da Vivo na Claro depois em caso de arrependimento, via portabilidade? Porque quando surgiu o Claro TV+, um dos meus irmãos não conseguiu combar ele na banda larga+fixo que ele tem das antigas. O sistema da Claro não permitiu fazer isso com o plano que ele tinha e nem permitia gerar um novo número de cliente, impedindo ele de ter.
 
Última edição:
NL HDD: 182 ms 4.08 MB/s 28.11 MB/s 35.11 MB/s
NL NVMe: 180 ms 29.09 MB/s 39.57 MB/s 43.37 MB/s
US HDD: 112 ms 17.92 MB/s 66.96 MB/s 69.42 MB/s
US NVMe: 112 ms 9.94 MB/s 59.50 MB/s 65.35 MB/s
SG HDD: 339 ms 1.51 MB/s 10.72 MB/s 16.06 MB/s

Amigo poderia me dizer se pela claro fibra para esse ip saiu pelo ellalink ?

169.150.223.15

Alguem sabe me dizer se a claro fibra usa rede neutra ? se sim é vtal também ?
 
Amigo poderia me dizer se pela claro fibra para esse ip saiu pelo ellalink ?

169.150.223.15

Alguem sabe me dizer se a claro fibra usa rede neutra ? se sim é vtal também ?

Segue o teste:
Código:
Rastreando a rota para unn-169-150-223-15.datapacket.com [169.150.223.15]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  router.home [192.168.1.1]
  2    10 ms     8 ms     7 ms  b5db8a01.virtua.com.br [181.219.138.1]
  3     2 ms     2 ms     3 ms  bfbc64c1.virtua.com.br [191.188.100.193]
  4     3 ms     3 ms     3 ms  10.212.104.81
  5     3 ms     3 ms     3 ms  b39a65d5.virtua.com.br [179.154.101.213]
  6     4 ms     4 ms     3 ms  200.227.107.5
  7   123 ms   127 ms   127 ms  200.230.232.75
  8   127 ms   127 ms   127 ms  ebt-B11561-intl02.atl.embratel.net.br [200.230.230.42]
  9   123 ms   127 ms   127 ms  ebt-B101-intl01.atl.embratel.net.br [200.230.220.237]
 10   131 ms   131 ms   131 ms  atl-b24-link.ip.twelve99.net [62.115.46.6]
 11   123 ms   123 ms   123 ms  atl-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.134.246]
 12   147 ms   147 ms   147 ms  rest-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.138.70]
 13   223 ms     *        *     prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.122.158]
 14     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 15   233 ms   232 ms   233 ms  adm-b10-link.ip.twelve99.net [62.115.120.229]
 16   214 ms   213 ms   213 ms  datacamp-ic-382861.ip.twelve99-cust.net [62.115.150.178]
 17   214 ms   213 ms   213 ms  vl223.ams-eq6-dist-2.cdn77.com [185.229.188.211]
 18   219 ms   218 ms   219 ms  unn-169-150-223-15.datapacket.com [169.150.223.15]

Rastreamento concluído.

E Claro está usando sim redes neutras, incluindo a da Vtal.
 
Amigo poderia me dizer se pela claro fibra para esse ip saiu pelo ellalink ?

169.150.223.15

Alguem sabe me dizer se a claro fibra usa rede neutra ? se sim é vtal também ?
Sobre usar rede neutra, pode consultar o link na assinatura do @dudu1505, https://mapa-claro.dudu-lab.xyz/
Só precisa usar as informações do dia 28/09/2023 se não dá erro? E não mostra várias cidades. Mas basicamente tem algumas cidades no PARANÁ que estão usando rede Vtal e algumas em MINAS usando rede da ATC (mesma rede neutra que a Vivo usa) que a gente sabe pelo menos.
 
Tá rolando promoção de 500 Mega por 109,90 na Claro hoje.

Edit: Fechei nessa promoção aí. Não quis arriscar esperar pra acabar o contrato da Vivo e não ter uma promo assim na época, além disso, vou sem o Fixo. Decidimos depois de pensar muito em ficar sem o Fixo, já que ligam pouco nele e a gente pouco pega nele pra ligar. Ainda temos o Fixo da Vivo até Maio, aí vem a dúvida, eu conseguiria combar esse Fixo da Vivo na Claro depois em caso de arrependimento, via portabilidade? Porque quando surgiu o Claro TV+, um dos meus irmãos não conseguiu combar ele na banda larga+fixo que ele tem das antigas. O sistema da Claro não permitiu fazer isso com o plano que ele tinha e nem permitia gerar um novo número de cliente, impedindo ele de ter.
Mas essa promoção não vale pra vitrine, tá saindo a R$124 na vitrine.
 
Direto lá pelo Minha Claro Residencial, alteração de plano.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Direto lá pelo Minha Claro Residencial, alteração de plano.
Ah tá, entendi, não tá valendo para quem já é cliente, só novo entrante.
 
Informação útil sobre a questão de perda de IPV4 quando você sai do modo bridge na Claro Fibra.
Nem consegui usar esse modo, só coloquei pra testar e me ferrei.
Modem TCG2232.

Eu tive esse problema e percebi que outras pessoas também já passaram por isso.
Resetei o modem, deixei o modem desligado por 4 horas e depois mais 4 horas ligado para ver se voltava o ipv4 e não funcionou.
Lembrei que tenho um amigo com Claro Fibra desativada, mas ainda tinha a fibra na casa.
Levei o modem e pluguei na fibra dele e o modem pegou ipv4, deixei alguns minutos ligado e fiz alguns testes de velocidade.
Depois quando retornei para casa e continuou funcionando.
Acredito que só funcionou porque era outra CTO e deveria ser atendido por outra OLT.
Minha teoria é que o fato de se conectar por outra OLT deve ter forçado uma reconfiguração interna e solucionou o bug.
 
Amigo poderia me dizer se pela claro fibra para esse ip saiu pelo ellalink ?

169.150.223.15

Alguem sabe me dizer se a claro fibra usa rede neutra ? se sim é vtal também ?
Eu não sei dizer.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo