[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

entrando com a fibra, tipo eles já vem removendo o coaxial ?
Aqui no meu caso (Curitiba) eles retiraram o cabo (que entrava no apartamento)... O técnico informou que é norma, so mantem o cabo caso tenha TV via Cabo/HFC no pacote (que não é meu caso)... Detalhe que aqui no meu endereço ja não consta mais no site a opção de contratar a modalidade/plataforma TV via Cabo/HFC, apenas Box/Streaming.
 
A TV continua no coaxial nas áreas de sobreposição.
Então, não. Não retiram.
Fora o fato de que existem clientes que não aceitam migrar de forma alguma de tecnologia.
Tinha que fazer igual a Vivo, chegou fibra? Arranca o cobre. Telefone fixo vai pro VoIP, TV por assinatura vai pro Box. Quem já testou Claro Box sabe como ele é bem rápido, nem parece que o canal é via internet, troca rápido igual TV aberta. Claro, não pode onerar o cliente, ou mantém o que ele já paga ou adapta aos novos planos, que talvez saiam mais baratos, mas ficar bancando duas tecnologias no mesmo lugar, não faz muito sentido, já que você vai colocar o cliente teoricamente em algo melhor e que vai te dar menos chamados.
 
Uma pergunta bem besta, onde a claro faz a sobreposição, entrando com a fibra, tipo eles já vem removendo o coaxial ? eles removem o cobre do poste também pra depois sucatear ? ou em condominios fica tanto o coaxial morto la no eletroduto como a fibra ?
O nosso colega @Vanísio já esclareceu. Só complementando, eu tinha a TV, FIXO e BL no coaxial, troquei a tecnologia pra FIBRA a BL e o FIXO e fiquei com a TV no coaxial.
A TV continua no coaxial nas áreas de sobreposição.
Então, não. Não retiram.
Fora o fato de que existem clientes que não aceitam migrar de forma alguma de tecnologia.
Aqui no condomínio, no andar onde moro, além de mim, apenas 1 cliente solicitou a Claro Fibra.
 
Quem já testou Claro Box sabe como ele é bem rápido, nem parece que o canal é via internet, troca rápido igual TV aberta.
Pode ser rápido na troca de canais, mas nem de longe é a mesma coisa.
Já pedi um Claro Box pra testar e comparei com o coaxial. São 35 a 50 segundos de delay para a maioria dos canais. Isso pode parecer pouco, mas para quem gosta de esportes ao vivo é de lascar isso.
Fora o fato da qualidade de imagem ser inferior e os canais serem transmitidos em estéreo, sendo que no coaxial tem som Dolby Digital na maior parte dos canais.
No coaxial também tenho todos os canais locais, enquanto no Claro box só tem a afiliada da Globo com sinal local. Todos os demais canais abertos tem sinal de São Paulo.
E por fim (não menos importante) tenho um plano bem antigo, onde pago 10 reais por cada um dos 3 pontos adicionais que tenho. No box é de R$ 39,90 a R$ 59,90 o valor do ponto, dependendo do plano.
Falando em ponto adicional, ainda tem esse outro problema: eu tenho 3 aqui. No box só é possível pedir 2.
Vou aproveitar pra falar também da internet: o coaxial é bem estável por aqui, me atende, e eu uso qualquer modem que chega aqui em bridge sem problema algum.
Hoje eu não mudaria pra fibra, pois pra mim o mais importante é funcionar o que eu preciso, e não simplesmente ser fibra.
Eu falo isso porque esses problemas das ONTs da Claro não funcionarem bem em bridge pesa muito pra mim, e eu não ia querer essa encheção de saco aqui.
 
Galera, não achei tópico sobre, então vai aqui mesmo.

Vi que saíram uns novos decodificadores de canal da Claro que são 4k há tempos atrás .

Acham que vale a pena pedir a troca para eles? O que tenho aqui é só aqueles convencionais, mas pelo menos já são hdmi.

Acham que vou ter algum ganho na qualidade de imagem caso peça a substituição por um desses chamados ultra hd? Lembrando que vou comprar uma tk 4k em breve.

Ou isso é apenas um caça níquel e nem vai adiantar trocar nada?
 
Galera, não achei tópico sobre, então vai aqui mesmo.

Vi que saíram uns novos decodificadores de canal da Claro que são 4k há tempos atrás .

Acham que vale a pena pedir a troca para eles? O que tenho aqui é só aqueles convencionais, mas pelo menos já são hdmi.

Acham que vou ter algum ganho na qualidade de imagem caso peça a substituição por um desses chamados ultra hd? Lembrando que vou comprar uma tk 4k em breve.

Ou isso é apenas um caça níquel e nem vai adiantar trocar nada?
Em geral, os decodificadores 4k são melhores que os convencionais, mas salvo engano, atualmente não tem nenhum canal 4k ativo, é mais para eventos. Eu pessoalmente não notei diferença nos canais full HD com o canal 4k, mas eu não sou a melhor referência para avaliar qualidade de imagem.

Agora, é difícil dizer se vai valer a pena, tem que ver se vai aumentar o custo, qual decoder 4k vão instalar, qual o decoder que vc tem atualmente (pq tem decoder convencional que é bom, e tem uns que são péssimos)...
 
Galera, não achei tópico sobre, então vai aqui mesmo.

Vi que saíram uns novos decodificadores de canal da Claro que são 4k há tempos atrás .

Acham que vale a pena pedir a troca para eles? O que tenho aqui é só aqueles convencionais, mas pelo menos já são hdmi.

Acham que vou ter algum ganho na qualidade de imagem caso peça a substituição por um desses chamados ultra hd? Lembrando que vou comprar uma tk 4k em breve.

Ou isso é apenas um caça níquel e nem vai adiantar trocar nada?
Cara, se tu conseguir a troca sem custo financeiro, acho interessante.
Pagar mais caro por isso não compensa.
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Em geral, os decodificadores 4k são melhores que os convencionais, mas salvo engano, atualmente não tem nenhum canal 4k ativo, é mais para eventos.
Hoje só existe o canal 444 mesmo.
Ele transmite um jogo do Campeonato Brasileiro por semana em 4K, e em eventos (como você já citou) como Rock in Rio, Lollapalooza, Tomorrowland e coisas do tipo é que usam também ele pra transmissões em 4K.
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Esse F6645 garanto que é bom! ;)
Resolveu mesmo aí?
 
Pode ser rápido na troca de canais, mas nem de longe é a mesma coisa.
Já pedi um Claro Box pra testar e comparei com o coaxial. São 35 a 50 segundos de delay para a maioria dos canais. Isso pode parecer pouco, mas para quem gosta de esportes ao vivo é de lascar isso.
Fora o fato da qualidade de imagem ser inferior e os canais serem transmitidos em estéreo, sendo que no coaxial tem som Dolby Digital na maior parte dos canais.
No coaxial também tenho todos os canais locais, enquanto no Claro box só tem a afiliada da Globo com sinal local. Todos os demais canais abertos tem sinal de São Paulo.
E por fim (não menos importante) tenho um plano bem antigo, onde pago 10 reais por cada um dos 3 pontos adicionais que tenho. No box é de R$ 39,90 a R$ 59,90 o valor do ponto, dependendo do plano.
Falando em ponto adicional, ainda tem esse outro problema: eu tenho 3 aqui. No box só é possível pedir 2.
Vou aproveitar pra falar também da internet: o coaxial é bem estável por aqui, me atende, e eu uso qualquer modem que chega aqui em bridge sem problema algum.
Hoje eu não mudaria pra fibra, pois pra mim o mais importante é funcionar o que eu preciso, e não simplesmente ser fibra.
Eu falo isso porque esses problemas das ONTs da Claro não funcionarem bem em bridge pesa muito pra mim, e eu não ia querer essa encheção de saco aqui.
Como usuário a vários anos da NET TV e posteriormente migrando para Claro box tv, posso afirmar que você está certo.

Não tem a mesma qualidade. É usável devido ao preço pago aqui, mas não tem como @jacias dizer que é bom e rápido, pois não é bem assim hehehe
 
Vocês sabiam que existe um suposto "usuário secreto" nos modens da Sagemcom? Eu descobri dando uma olhada no HTML do 192.168.0.1 do Fast3895.

oGy5uKS.png


O código menciona um login "expert" ou "Modo Especialista" como está traduzido em outras linhas. Então resolvi dar uma pesquisada a respeito e encontrei no Fórum da Claro Peru alguns posts que mencionam isso e até informam login e senha pra acessar.
Pelo que eu vi no HTML ela teria acesso a algumas outras funções.

Lv0zwNk.png

32NrVVk.png


Porém ao tentar entrar com esse login, a página 192.168.0.1 para de responder por alguns segundos e me diz que usuário/senha estão errados. Porém é diferente de quando você erra uma senha, quando você coloca qualquer coisa e dá entrar a página não trava. Mas quando você coloca esse "expert" de usuário a página trava. Curioso, não?
:fire:
 
Vocês sabiam que existe um suposto "usuário secreto" nos modens da Sagemcom? Eu descobri dando uma olhada no HTML do 192.168.0.1 do Fast3895.

oGy5uKS.png


O código menciona um login "expert" ou "Modo Especialista" como está traduzido em outras linhas. Então resolvi dar uma pesquisada a respeito e encontrei no Fórum da Claro Peru alguns posts que mencionam isso e até informam login e senha pra acessar.
Pelo que eu vi no HTML ela teria acesso a algumas outras funções.

Lv0zwNk.png

32NrVVk.png


Porém ao tentar entrar com esse login, a página 192.168.0.1 para de responder por alguns segundos e me diz que usuário/senha estão errados. Porém é diferente de quando você erra uma senha, quando você coloca qualquer coisa e dá entrar a página não trava. Mas quando você coloca esse "expert" de usuário a página trava. Curioso, não?
:fire:
Novidade nenhuma. Ainda mais pelo fato que o equipamento é deles, cedido em comodato.
 
Foi a primeira vez que ouvi falar que nem todos os MODEM das operadoras quando configurados em BRIDGE, a LAN que você deve ligar o cabo Ethernet no seu roteador não é a LAN1 e sim a LAN4. Isso é folclore ou tem alguma verdade? ALLguém poderia explicar?
 
Foi a primeira vez que ouvi falar que nem todos os MODEM das operadoras quando configurados em BRIDGE, a LAN que você deve ligar o cabo Ethernet no seu roteador não é a LAN1 e sim a LAN4. Isso é folclore ou tem alguma verdade? ALLguém poderia explicar?
todos os equipamentos q converti em bridge, tanto da Claro, Vivo e Algar, nunca precisei trocar a porta...
 
todos os equipamentos q converti em bridge, tanto da Claro, Vivo e Algar, nunca precisei trocar a porta...
ti falar que tem uma hgu da vivo que o bridge só funcionava na porta lan1
não me pergunte o pq :limo::limo::limo::limo::limo:
 
Aqui no meu caso (Curitiba) eles retiraram o cabo (que entrava no apartamento)... O técnico informou que é norma, so mantem o cabo caso tenha TV via Cabo/HFC no pacote (que não é meu caso)... Detalhe que aqui no meu endereço ja não consta mais no site a opção de contratar a modalidade/plataforma TV via Cabo/HFC, apenas Box/Streaming.
Ae eu te pergunto a TV via coaxial tem a mesma qualidade da BOX/Streaming ??? Lembro q a vivo a TV é pela fibra com cabo rj45 mas pararam de vender a tv pela fibra, hoje é tudo BOX, não tive a oportunidade ainda de comparar lado a lado
 
Como usuário a vários anos da NET TV e posteriormente migrando para Claro box tv, posso afirmar que você está certo.

Não tem a mesma qualidade. É usável devido ao preço pago aqui, mas não tem como @jacias dizer que é bom e rápido, pois não é bem assim hehehe
Tem outros usuários que disseram que a imagem é boa, do tipo, igual aos que usam o cabo coaxial e rápido também. Se o @jacias tem e usa, porque não acreditar? De todo modo, eu só acreditaria nos relatos de quem tem ou viu na casa do amigo, parente ou vizinho.
 
O HFC possui essa limitação no upload, é uma tecnologia mais limitada quanto a expansão, xPon em qualquer cenário sempre será vantagem.

Mas levando em consideração a tecnologia, a Claro Brasil está a frente no HFC da maioria do restante do mercado (mundial) no quesito profundidade x custo x benefício. Hoje entregam bem planos de 1Gbps com um upload de 150mega, não está ótimo, mas deixou de ser ruim.


Como tecnologia concordo, principalmente com infra nova e com boa manutenção o HFC pode funcionar de forma excelente. Mas quando o HFC dá problemas, é uma m.... Veja abaixo o que deveria ser 500/50 no meu caso quando tinha HFC (isso sem mencionar problemas de perda de pacotes que tive por anos no HFC). Novamente, entendo o potencial do HFC, mas com infra antiga com nenhuma manutenção é isso que eu e muitos recebemos (com fibra é mais raro ver esse tipo de problema):

Claro HFC 500/50:


Agora compara com Claro Fibra no mesmo endereço (500/250 recebendo 700/350):

 
Última edição:
Tem outros usuários que disseram que a imagem é boa, do tipo, igual aos que usam o cabo coaxial e rápido também. Se o @jacias tem e usa, porque não acreditar? De todo modo, eu só acreditaria nos relatos de quem tem ou viu na casa do amigo, parente ou vizinho.
não é nem do coaxial ou antena, é idêntico a um "B-tv" entende? aliás se é pra ter tv box que é streaming com aquela imagem e com aquele atraso e usando banda da internet, não vejo pq não ter um logo
 
Pode ser rápido na troca de canais, mas nem de longe é a mesma coisa.
Já pedi um Claro Box pra testar e comparei com o coaxial. São 35 a 50 segundos de delay para a maioria dos canais. Isso pode parecer pouco, mas para quem gosta de esportes ao vivo é de lascar isso.
Fora o fato da qualidade de imagem ser inferior e os canais serem transmitidos em estéreo, sendo que no coaxial tem som Dolby Digital na maior parte dos canais.
No coaxial também tenho todos os canais locais, enquanto no Claro box só tem a afiliada da Globo com sinal local. Todos os demais canais abertos tem sinal de São Paulo.
E por fim (não menos importante) tenho um plano bem antigo, onde pago 10 reais por cada um dos 3 pontos adicionais que tenho. No box é de R$ 39,90 a R$ 59,90 o valor do ponto, dependendo do plano.
Falando em ponto adicional, ainda tem esse outro problema: eu tenho 3 aqui. No box só é possível pedir 2.
Vou aproveitar pra falar também da internet: o coaxial é bem estável por aqui, me atende, e eu uso qualquer modem que chega aqui em bridge sem problema algum.
Hoje eu não mudaria pra fibra, pois pra mim o mais importante é funcionar o que eu preciso, e não simplesmente ser fibra.
Eu falo isso porque esses problemas das ONTs da Claro não funcionarem bem em bridge pesa muito pra mim, e eu não ia querer essa encheção de saco aqui.
Eita:fire:
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Foi a primeira vez que ouvi falar que nem todos os MODEM das operadoras quando configurados em BRIDGE, a LAN que você deve ligar o cabo Ethernet no seu roteador não é a LAN1 e sim a LAN4. Isso é folclore ou tem alguma verdade? ALLguém poderia explicar?
verdade, acontece com modem da tim kaon
 
Finalmente encerrada a saga de troca de equipamento, não tive sorte de pegar o com porta 2.5gb. Instalaram o ZTE FF6600P, igual o que o user postou umas páginas atrás. O que me incomoda não sei se é algo especifico com modelos da ZTE, mas com aparelhos dessa marca o AX53 nunca entrega mais de 500 mega no wifi em Bridge. O jeito foi deixar ele em AP.
 
Como tecnologia concordo, principalmente com infra nova e com boa manutenção o HFC pode funcionar de forma excelente. Mas quando o HFC dá problemas, é uma m.... Veja abaixo o que deveria ser 500/50 no meu caso quando tinha HFC (isso sem mencionar problemas de perda de pacotes que tive por anos no HFC). Novamente, entendo o potencial do HFC, mas com infra antiga com nenhuma manutenção é isso que eu e muitos recebemos (com fibra é mais raro ver esse tipo de problema):

Claro HFC 500/50:


Agora compara com Claro Fibra no mesmo endereço (500/250 recebendo 700/350):

essa questão do upload, tu foi é premiado com um node bomba.
deve ter uma renga de cliente ligado no mesmo node e sem capacidade de upstream suficiente pra todo mundo utilizar ao mesmo tempo.

a questão é que no hfc, ate no docsis 3.0 o total do upstream bruto é realmente limitado, e mesmo com o docsis 3.1 se não atualizarem a rede do node pra mid-split ou high-split continua a mesma.
e como esse tipo de atualização de rede custa, e dependendo da quantidade de cliente ter que quebrar o node faz custar mais ainda, terem feito a sobreposição por ae mostra claramente a opção que a claro preferiu utilizar :limo:

aqui na minha area, como tem praticamente 1 node por quarteirão, não tem rede hfc saturada e o upload sempre topa os 100Mb :limo:
plano 500Mb:
c16553f3-f35a-4364-90c2-6939df8437b0.png
 
Ae eu te pergunto a TV via coaxial tem a mesma qualidade da BOX/Streaming ??? Lembro q a vivo a TV é pela fibra com cabo rj45 mas pararam de vender a tv pela fibra, hoje é tudo BOX, não tive a oportunidade ainda de comparar lado a lado
Vai do gosto e da percepção de qualidade de cada um.
Eu pelo menos não gostei nem um pouco do Box e nem do App.
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Como tecnologia concordo, principalmente com infra nova e com boa manutenção o HFC pode funcionar de forma excelente. Mas quando o HFC dá problemas, é uma m.... Veja abaixo o que deveria ser 500/50 no meu caso quando tinha HFC (isso sem mencionar problemas de perda de pacotes que tive por anos no HFC). Novamente, entendo o potencial do HFC, mas com infra antiga com nenhuma manutenção é isso que eu e muitos recebemos (com fibra é mais raro ver esse tipo de problema):

Claro HFC 500/50:


Agora compara com Claro Fibra no mesmo endereço (500/250 recebendo 700/350):

Cara, o problema não é a tecnologia, e sim a manutenção de rede.
A fibra é novidade por aqui na maioria dos locais onde existe cobertura, por isso a quantidade menor de problemas. As redes são novas, com poucos anos de uso.
Mas se houverem erros no projeto, dimensionamento da rede e execução da construção da rede, uma hora a merda aparece.
Fibra inclusive pode ter saturação de rede, assim como o HFC. Especialmente nas regiões que usam GPON ao invés de XSGPON, já que o GPON tem banda total menor.
Com a crescente venda de planos acima de 500 Mb, é questão de tempo isso aparecer, caso não aconteçam novos investimentos na rede.
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Como tecnologia concordo, principalmente com infra nova e com boa manutenção o HFC pode funcionar de forma excelente. Mas quando o HFC dá problemas, é uma m.... Veja abaixo o que deveria ser 500/50 no meu caso quando tinha HFC (isso sem mencionar problemas de perda de pacotes que tive por anos no HFC). Novamente, entendo o potencial do HFC, mas com infra antiga com nenhuma manutenção é isso que eu e muitos recebemos (com fibra é mais raro ver esse tipo de problema):
Pois deixa eu te contar uma coisa: amigo meu mora na região do Canindé, em São Paulo.
O bairro dele por anos só teve NET Virtua e Speedy DSL.
Um belo dia chegou Vivo Fibra por lá e muita gente que tinha Speedy e Virtua migrou.
Pra encurtar a conversa, quando já tinham ativado pra lá de 30 clientes próximos, começaram os problemas: quedas de 10 em 10 minutos, ONTs reiniciando constantemente.
Meu amigo depois de reclamar por semanas na Anatel, ficar dias sem sinal de internet, pois simplesmente ninguém sabia a causa dos problemas, reativou o plano do Virtua enquanto resolviam.
Nisso passaram-se mais de dois meses, e a Vivo como viu que não ia conseguir resolver, ofertou cancelamento sem custo pra todos com problemas.
Acabou que alguns meses depois tiveram que refazer toda a rede do bairro novamente, pois descobriram que a terceirizada que eles contrataram fez tudo errado e era mais simples fazer tudo de novo do que consertar.
Eu não tô reportando isso aqui pra ser o do contra e ser o "anti-fibra" do tópico, mas para abrir um pouco a mente da galera que tecnologia nenhuma garante qualidade do serviço, e que sem manutenção periódica todo e qualquer serviço decai em qualidade. Fibra incluso.
 
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Fala pessoal do fórum fa tempo que eu não entro aki no fórum



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com problema de eu não consegui acessar



eu sempre entrava de boa começou a não entrar hoje eu coloquei o dns do google e do cloudflare e entrou de boa no dns da claro NET não entra será que a claro net bloqueou esse site ?
 
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