[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Amigo poderia me dizer se pela claro fibra para esse ip saiu pelo ellalink ?

169.150.223.15

Alguem sabe me dizer se a claro fibra usa rede neutra ? se sim é vtal também ?

Acho que Claro está usando Vtal no Paraná em alguns lugares, talvez em cidades pequenas.
Aqui através da rede própria da Claro este IP esta com o ping alto, então não deve estar passando pelo EllaLink. Mas alguns endereços de Portugal e da Espanha já estão passando pelo EllaLink.

Meu tracert;

1 <1 ms <1 ms <1 ms TECHNICOLOR [192.168.0.1]
2 2 ms 2 ms 1 ms
3 3 ms 2 ms 2 ms b3dee335.virtua.com.br [179.222.227.53]
4 3 ms 2 ms 1 ms bd070868.virtua.com.br [189.7.8.104]
5 3 ms 2 ms 2 ms bd070b20.virtua.com.br [189.7.11.32]
6 3 ms 3 ms 3 ms bd0708a2.virtua.com.br [189.7.8.162]
7 3 ms 3 ms 3 ms 189.7.8.169
8 2 ms 3 ms 2 ms bd070b21.virtua.com.br [189.7.11.33]
9 6 ms 4 ms 3 ms 189.53.209.1
10 127 ms 125 ms 128 ms 200.230.141.53
11 127 ms 132 ms 126 ms ebt-b14251-intl01.atl.embratel.net.br [200.230.230.28]
12 134 ms 135 ms 134 ms atl-b24-link.ip.twelve99.net [62.115.46.6]
13 135 ms 135 ms 135 ms atl-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.134.246]
14 148 ms * 148 ms rest-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.138.70]
15 216 ms 216 ms 216 ms prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.122.158]
16 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
17 236 ms 236 ms 236 ms adm-b10-link.ip.twelve99.net [62.115.120.229]
18 230 ms 229 ms 242 ms datacamp-ic-382860.ip.twelve99-cust.net [62.115.191.210]
19 226 ms 226 ms 235 ms vl222.ams-eq6-dist-1.cdn77.com [185.229.188.213]
20 225 ms 225 ms 250 ms unn-169-150-223-15.datapacket.com [169.150.223.15]
 
Informação útil sobre a questão de perda de IPV4 quando você sai do modo bridge na Claro Fibra.
Nem consegui usar esse modo, só coloquei pra testar e me ferrei.
Modem TCG2232.

Eu tive esse problema e percebi que outras pessoas também já passaram por isso.
Resetei o modem, deixei o modem desligado por 4 horas e depois mais 4 horas ligado para ver se voltava o ipv4 e não funcionou.
Lembrei que tenho um amigo com Claro Fibra desativada, mas ainda tinha a fibra na casa.
Levei o modem e pluguei na fibra dele e o modem pegou ipv4, deixei alguns minutos ligado e fiz alguns testes de velocidade.
Depois quando retornei para casa e continuou funcionando.
Acredito que só funcionou porque era outra CTO e deveria ser atendido por outra OLT.
Minha teoria é que o fato de se conectar por outra OLT deve ter forçado uma reconfiguração interna e solucionou o bug.
Que complicação :thinking:
 
Mini Benchmark Claro Fibra - Instalada em Joinville/SC - 9 meses de uso. Único cliente da CTO na qual estou conectado.
Plano contratado: 125/60 - Valor: 79,90 no débito automático.

WGSURVB.jpeg


NLEVNEV.jpeg


F1nUACK.jpeg
 
Pessoal, depois de muita luta (reclamação na Ouvidoria da Claro), consegui contato com um sujeito do datacenter para resolver meu problema de IPv6 não funcionando. Aqui o problema era o seguinte: meu OpenWrt até recebia endereço /64, mas não recebia prefixo para delegar. Depois de muito teste e debug, conseguimos chegar a uma conclusão: por padrão, quem está fora do CGNAT não recebe prefixo.

Fizemos o teste várias vezes: com o sujeito no telefone falando comigo, habilitamos e desabilitamos o CGNAT umas 3 vezes. Depois que habilitava, meu OpenWrt recebia IPv4 100.xxx (CGNAT), mas recebia prefixo /64 para delegar (Prefix Delegation na tela de status do OpenWrt). Era só desabilitar o CGNAT, rebootar e já era o prefixo. Isso ocorreu também para o modem em mode router. Logo, não era problema no meu OpenWrt.

Aí o sujeito mandou um e-mail para uma alçada superior no datacenter e, depois de umas 2 horas, comecei a receber prefixo IPv6 também em modo fora do CGNAT. Agora está tudo redondo: IPv4 global e recebendo prefixo /64 para delegar em IPv6. Como foi dito umas páginas atrás, /64 limita a apenas uma rede com IPv6. Poderiam delegar /60 ou até maior, mas acho que isso está um pouco distante da realidade da Claro.

Estou fora do CGNAT (já estava antes de migrar do HFC para Fibra), uso OpenWrt e recebo o IPv6 PD de boa. Felizmente não tive problemas... Fico pensando se teu caso/problema foi isolado - tomara que sim, pois não faz sentido sair do CGNAT e não receber IPv6. Ou talvez seja problema de configuração aí na tua cidade/bairro.

E de fato um PD /60 ou até mesmo um /56 seria ideal (padrão em qqquer provedor fora do Brasil...). Por aqui com um /64 quem quiser segmentar a rede em IPv6 tá ferrado...


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ti falar que se for comparar o docsis com rede gpon, como a muito tempo atrás já falei aqui no tópico, elas são extremamente parecidas.
as duas utilizam boradcast no sentido downstream para o cpe, e as duas utilizam tdma no sentido upstream.

sobre a questão de compartilhar banda com os canais de tv, a verdade é que não compartilha.
aonde estão os canais de tv-qam downstream não entra sinal docsis; ou é transmitido um ou o outro, não tem como compartilhar a mesma frequência para transmitir os dois sinais.
por isso a necessitada em matar os canais tv-qam pra liberar espaço para o docsis, e ainda a expansão do uso do cabo pra 1.2Ghz ou pra 2Ghz pra conseguir acomodar mais canais de forma simultânea.

a questão de alocação de banda é a mesma tb nas duas, não é feito da mesma forma, mas o resultado final é o mesmo, nas duas se a operadora quiser ela consegue priorizar tanto trafego de forma seletiva quanto cpe de forma individual.

a diferença grande que tinha, era a questão de o docsis na versão 3.0 pra frente conseguir utilizar vários canais de forma simultânea, já no gpon isso não existe pq só existe 2 "canais" o 1490nm pra downstream e o 1310nm pra upstream, e não sei se com o xgspon ele vai conseguir utilizar o sinal dos canais do gpon em conjunto ou se só vai conseguir usar os canais dele 1577nm down e 1270nm up.
que inclusive no caso do gpon, a depender do método que a operadora utilize pra entregar a tv, pode compartilhar banda com demais serviços, mas tb a depender podem usar o "canal" dedicado a tv na fibra o 1550nm pra enviarem o sinal boradcast da tv.

assim, bem resumido, diferença do docsis para um gpon era ate então a capacidade de trasmição de dados brutos total.
mas com docsis 4.0(que rezo todo dia pra claro não implementar aqui em Bananialand) e com xgspon, as duas conseguem entregar 10Gb down e 10Gb up.
a rede docsis era ate a versão 3.0 mais permisiva a rede avacalhada, na versão 3.1 e principalmente na 4.0, praticamente não tem como utilizar eles se a rede hfc for avacalhada, igual é uma rede pon, se a rede de fibra montada for uma porcaria tb, simplesmente não funciona.

é repetitivo, mas como já disse a anos atras aqui no topico, docsis e rede gpon são muito parecidas, quase que irmãs :limo:

Obrigado pela explicação! Aliás, na minha expeirência por mais que o gerenciamento de banda do DOCSIS seja parecido com o GPON, na prática nunca tive um upload decente com o DOCSIS. Deveria por exemplo ter um upload de 50Mbps (500/50) e raramente chegava perto dos 48Mbps, sendo que na média o upload ficava em ridículos ~15Mbps. Acredito que ruído e interferências decorrentes de um cabeamento antigo possam ser a causa. Coisas que a mídia física do GPON é imune!
 
Última edição:

Mais importante do que a infraestrutura seria o ritmo de adições ópticas – que em nove meses de 2023 já teria superado as marcas de 2022 e 2021 (foram 286 mil novos clientes). O entendimento do BTG é que a estratégia mais agressiva em fibra ajudou a preservar a base de clientes, compensando perda de clientes no cabo.

Neste sentido, a área de pesquisa do banco nota que o ritmo de perdas da base da Claro em cabo está estável (a empresa tem 8,7 milhões de clientes na tecnologia HFC). A perspectiva para o futuro, contudo, é de aceleração no ritmo de desconexões diante da demanda do consumidor por maiores velocidades – o que deve ampliar a importância dos investimentos em fibra.
 
Bom dia, pessoal, em que área do aplicativo Minha Claro Residencial eu consigo acompanhar o técnico?
 
Bom dia, pessoal, em que área do aplicativo Minha Claro Residencial eu consigo acompanhar o técnico?
Acho que nenhum lugar do app. Quando eu marquei a visita técnica eles entraram em contato por WhatsApp para tentar resolver minha questão a distância. Eu mesmo resolvi e cancelei a visita pelo WhatsApp no contato deles. Provavelmente quando o técnico for ao teu endereço ele vai avisar pelo WhatsApp.
 
Acho que nenhum lugar do app. Quando eu marquei a visita técnica eles entraram em contato por WhatsApp para tentar resolver minha questão a distância. Eu mesmo resolvi e cancelei a visita pelo WhatsApp no contato deles. Provavelmente quando o técnico for ao teu endereço ele vai avisar pelo WhatsApp.
Meu caso não seria manutenção, é instalação.

Suporte > Visitas Técnicas
Valeu, vou olhar aqui.
 
Bom, honestamente essa aceleração nas desconexoes no HFC são reflexo de algum avanço na sobreposição.

A questão é que para a claro, é vantajoso realizar a sobreposição em casos específicos, por exemplo: locais aonde a rede está muito saturada (dividir o node sairia mais caro), locais aonde a rede tem problemas de manutenção, locais aonde a rede é muito antiga (sai mais barato colocar fibra), ou ainda aonde tenha uma perda muito grande de clientes. Aonde o coaxial funciona bem, a sobreposição deve demorar.
 
Felizmente aqui funciona bem kkk. É muito difícil ver alguém da Claro puxando drop, só quando tem rompimento. Aqui não vi ninguém com Claro Fibra, já consultei vários Ceps.

Espero que estejam vindo.
Aqui funcionava bem no início da instalação. Uma breve olhada nos níveis de sinal da minha instalação verifiquei um problema de atenuação. Usei o teste que tem no "Minha Claro Residencial" e abriu uma visita técnica que ao vir no meu AP, o técnico colocou um segundo TAP. Falei com ele sobre a FIBRA instalada no condomínio e ele me pediu pra levá-lo na instalação no meu andar. Tirou fotos e passou para o seu supervisor que resumidamente, a troca de tecnologia foi realizada. Creio que aqui também foi configurado uma sobreposição.
 
Aquela promo do site de ontem que eu falei, 500 Mega por 109,90, passei no shopping, falei da promoção, cancelaram tudo e refizeram pra mim por 99,90. Saí no lucro. E perguntei do Fixo, realmente agora ele é cobrado, mas eles conseguem fazer ele sair por 5 reais no combo, totalmente de graça não sai mais. Mas tem que ter linha Móvel, que eu preferi deixar no Flex.
 
Estou fora do CGNAT (já estava antes de migrar do HFC para Fibra), uso OpenWrt e recebo o IPv6 PD de boa. Felizmente não tive problemas... Fico pensando se teu caso/problema foi isolado - tomara que sim, pois não faz sentido sair do CGNAT e não receber IPv6. Ou talvez seja problema de configuração aí na tua cidade/bairro.

E de fato um PD /60 ou até mesmo um /56 seria ideal (padrão em qqquer provedor fora do Brasil...). Por aqui com um /64 quem quiser segmentar a rede em IPv6 tá ferrado...


--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Obrigado pela explicação! Aliás, na minha expeirência por mais que o gerenciamento de banda do DOCSIS seja parecido com o GPON, na prática nunca tive um upload decente com o DOCSIS. Deveria por exemplo ter um upload de 50Mbps (500/50) e raramente chegava perto dos 48Mbps, sendo que na média o upload ficava em ridículos ~15Mbps. Acredito que ruído e interferências decorrentes de um cabeamento antigo possam ser a causa. Coisas que a mídia física do GPON é imune!

O HFC possui essa limitação no upload, é uma tecnologia mais limitada quanto a expansão, xPon em qualquer cenário sempre será vantagem.

Mas levando em consideração a tecnologia, a Claro Brasil está a frente no HFC da maioria do restante do mercado (mundial) no quesito profundidade x custo x benefício. Hoje entregam bem planos de 1Gbps com um upload de 150mega, não está ótimo, mas deixou de ser ruim.

 
Estou com 2 Streaming ligados em 2 TV's e um seminário online via TEAMS e o meu resultado não foi tão ruim assim,
levando em conta o balanceamento de carga de 2 links de banda larga. Ficou show!

15790624975.png
 
Estou com 2 Streaming ligados em 2 TV's e um seminário online via TEAMS e o meu resultado não foi tão ruim assim,
levando em conta o balanceamento de carga de 2 links de banda larga. Ficou show!

15790624975.png
O seu é a Claro e qual o outro link balanceado?
 
O seu é a Claro e qual o outro link balanceado?
Tenho a Predialnet aqui do bairro de Vicente de Carvalho/Vila da Penha no Rio de Janeiro, RJ me entregando picos de 900/880 de 500/500 contratados. Estou muito satisfeito.
 
Gente como faz pra cancelar essa desgraça? parece que os atendentes só fingem que cancelam, já estou indo para terceira tentativa...
Minha sugestão pra quase todos os problemas com qualquer operadora: ligou no 0800 normal, não resolveram? Vai mandando pra instância "superior". 0800 - Ouvidoria - Anatel ou Consumidor.gov. Depois disso imagino que já seria juizado/pequenas causas, mas na maioria das vezes tem resolvido.

Pegue o protocolo desses cancelamentos não feitos, mande pra ouvidoria. Não lembro agora se o prazo era de 2 dias pra responderem, mas se não resolverem nesse prazo, abre reclamação na Anatel ou consumidor.gov usando o protocolo da ouvidoria. E não resolvendo via esses dois, só marcar como não resolvido que o chamado não é fechado e pesa no índice de resolução/reclamação da empresa, então o pessoal começa a se mexer se tiver alguma reclamação marcada como não resolvida e reaberta.
 
Gente como faz pra cancelar essa desgraça? parece que os atendentes só fingem que cancelam, já estou indo para terceira tentativa...
É assim mesmo rapaz, passei 1 mês pra fazerem realmente o cancelamento do Combo Multi(que nem solicitei aliás). Várias ligações no 10621, Ouvidoria. Um mês depois de cancelarem ainda tive que ligar lá pra contestar valor errado na fatura.
Sempre pedem 14 dias, 7 dias, 24h pra fazerem o cancelamento e depois dizem que não foi solicitado ou que o sistema deu erro.

E etc, etc, etc outros problemas que tive no decorrer desse tempo com minha linha.
 
Gente como faz pra cancelar essa desgraça? parece que os atendentes só fingem que cancelam, já estou indo para terceira tentativa...
Cara, dá pra cancelar pelo site Minha Claro Residencial (Atendimento > Fale com a Claro > Meu plano > Cancelamento de produtos) e também dá pra cancelar no 10621, opção 7, cancelamento automático sem atendente.
Em nenhuma dessas opções precisa falar com atendente, e o cancelamento é de todos os produtos vinculados ao contrato.
Já cancelei 2 contratos dessas formas acima sem problema nenhum.
No chat resolvaaqui.claro.com.br também o cancelamento é instantâneo. Já marcam a visita de retirada dos equipamentos no mesmo atendimento.
 
É assim mesmo rapaz, passei 1 mês pra fazerem realmente o cancelamento do Combo Multi(que nem solicitei aliás). Várias ligações no 10621, Ouvidoria. Um mês depois de cancelarem ainda tive que ligar lá pra contestar valor errado na fatura.
Sempre pedem 14 dias, 7 dias, 24h pra fazerem o cancelamento e depois dizem que não foi solicitado ou que o sistema deu erro.

E etc, etc, etc outros problemas que tive no decorrer desse tempo com minha linha.
Se fingirem que ninguém pediu cancelamento, não cancela, continua recebendo e segue o jogo. Provavelmente pensam assim.
 
Aqui funcionava bem no início da instalação. Uma breve olhada nos níveis de sinal da minha instalação verifiquei um problema de atenuação. Usei o teste que tem no "Minha Claro Residencial" e abriu uma visita técnica que ao vir no meu AP, o técnico colocou um segundo TAP. Falei com ele sobre a FIBRA instalada no condomínio e ele me pediu pra levá-lo na instalação no meu andar. Tirou fotos e passou para o seu supervisor que resumidamente, a troca de tecnologia foi realizada. Creio que aqui também foi configurado uma sobreposição.
Uma pergunta bem besta, onde a claro faz a sobreposição, entrando com a fibra, tipo eles já vem removendo o coaxial ? eles removem o cobre do poste também pra depois sucatear ? ou em condominios fica tanto o coaxial morto la no eletroduto como a fibra ?
 
Uma pergunta bem besta, onde a claro faz a sobreposição, entrando com a fibra, tipo eles já vem removendo o coaxial ? eles removem o cobre do poste também pra depois sucatear ? ou em condominios fica tanto o coaxial morto la no eletroduto como a fibra ?
A TV continua no coaxial nas áreas de sobreposição.
Então, não. Não retiram.
Fora o fato de que existem clientes que não aceitam migrar de forma alguma de tecnologia.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo