[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Aqui em casa estou com problema de "micro quedas" da minha internet Claro HFC. Mais ou menos umas duas vezes por dia a internet aparenta cair, simplesmente pára de navegar por 1 ou 2 minutos. Aí vou ali rapidamente na página do modem (192.168.100.1, em bridge), clico em "Níveis" e vejo que o TX está zerado (em vermelho).

Às vezes, nem a página do modem abre, só a do meu roteador.

Alguém está passando pelo mesmo problema?

Aqui tenho modem Hitron HI3120 em modo bridge, plano de 500mbps, fora do CGNAT e com IPv6 funcionando.

Níveis tirados logo depois de a internet ter voltado de uma dessas micro quedas:

Captura-de-tela-2025-02-13-145454.png

Mas nesse cenário. Ele vão até minha antiga residência remover os equipamentos? E instalar novos na nova residência?

Não tenho que transportar modem nenhum, certo?
Você precisa levar o modem e decodificador de TV (caso tenha) com seus respectivos adaptadores AC para ligá-los na tomada. O cabeamento na casa nova será todo feito do zero, mas se havia algum assinante anterior e o cabeamento estiver em bom estado, é possível aproveitar. Não se espante se ao ligar os aparelhos no novo endereço e eles funcionarem normalmente, mas quando o técnico der o comando para efetivar a mudança de endereço o sinal cai e demora uma ou duas horas para voltar. Aconteceu comigo em duas mudanças que fiz. É normal.

Aqui em casa estou com problema de "micro quedas" da minha internet Claro HFC. Mais ou menos umas duas vezes por dia a internet aparenta cair, simplesmente pára de navegar por 1 ou 2 minutos. Aí vou ali rapidamente na página do modem (192.168.100.1, em bridge), clico em "Níveis" e vejo que o TX está zerado (em vermelho).

Aqui tenho modem Hitron HI3120 em modo bridge, plano de 500mbps, fora do CGNAT e com IPv6 funcionando.

Níveis tirados logo depois de a internet ter voltado de uma dessas micro quedas:

Na teoria esse sinal RX não era para derrubar estando em 7. Talvez esteja com variação nele passando desse nível. Atenuando o sinal deve elevar um pouco o TX e baixar o RX. Aqui em casa é parecido, meu RX chegava a 10..11, coloquei um splitter de -7dB, resolveu.

1739478102691.png

Acabaram de instalar aqui em caso, plano 350mb, HGB10R-02
Setei o dns do NextDNS mas nao ta pegando.... a Claro filtra o dns?
em bridge permite em outro roteador o dns?

Última edição:
Hoje, pela primeira vez desde que sai do CGNAT a uns 6 meses meu IPv4 mudou. Não só mudou como trocou de faixa. Saiu de 179.XXX para 201.XXX

Existe alguma vantagem nessa mudança de faixa?
O meu é aquele modem Techno_bomba que perde o IPv4 quando coloco em bridge. Ficou meses com final 22. Depois daquele dia que fiquei em conexão, quando voltou veio com final diferente (6). No meu caso aqui, eu permaneci na mesma faixa.

Hoje, pela primeira vez desde que sai do CGNAT a uns 6 meses meu IPv4 mudou. Não só mudou como trocou de faixa. Saiu de 179.XXX para 201.XXX

Existe alguma vantagem nessa mudança de faixa?
Só testando na pratica pra ver se melhorou ou piorou.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Os firmwares desses modem de operadora são uma porcaria, nada funciona direito.

Coloque em bridge e adicione um roteador particular, ai, é só configurar o dns no seu roteador.

HFC simétrico em novos planos da Spectrum (em algumas praças nos EUA) utilizando 2 blocos OFDMA de largura maior do que os que a Claro utiliza (além da utilização do high-split 5-204MHz, onde a Claro atualmente usa 5-85MHz mid-split):

IMG-20250213-220630-713.jpg

Eu tenho essa desgraça desse modem. Desde instalado sempre deu uns ataques aleatórios, mas que não me afetavam muito, principalmente na parte da interface que é rebelde e bugada ao extremo. De uns 2 meses para cá desandou a "matar" as portas ethernet aleatoriamente ou trava tudo, obrigando a reiniciar na tomada. Não consegui ainda tempo para ficar em casa para receber visita de troca e entregar ele frito.

Mete essa desgraça em bridge e configure seu roteador de preferência. Qualquer um que a Claro te entregar, mesmo que o hardware seja bom, a interface da Claro se encarrega de azedar tudo. Parece desenhada para uma criança com distúrbios cognitivos, em que qualquer coisa que se mexa é "num mexe ó, o bicho morde, num bota o dedinho poquê faz dodói"...

A real é que essa interface da Claro parece usar uma API pra fazer o que precisa dentro do modem.

Eles tentam padronizar essa interface em todos os modens que puderem usando esse modelo e onde não funciona eles colocam Comentário no código tipo: <-- Beamforming... --> fazendo com que a opção suma.

Aqui tenho um TC3106, um Wi-fi 6, nessa interface eu usei o inspecionar HTML e consegui ver várias opções da interface da Claro que foram ocultas, talvez por não funcionarem mesmo. Tem opções de DNSv6 ocultas, opções de Beamforming também ocultas, WDS, entre outras.

Tem até comentários do tipo: "Corrigido em XX/XX/XXXX", "faz funcionar XYZ".

Pior que se você tentar acessar a interface original do modem, não funciona pois eles apagaram os arquivos em Java Script que geram as páginas originais do modem. Até dá pra chegar nelas mas não adianta nada pois são páginas quebradas.

É uma gambiarra.

Última edição:
A real é que essa interface da Claro parece usar uma API pra fazer o que precisa dentro do modem.

Eles tentam padronizar essa interface em todos os modens que puderem usando esse modelo e onde não funciona eles colocam Comentário no código tipo: <-- Beamforming... --> fazendo com que a opção suma.

Aqui tenho um TC3106, um Wi-fi 6, nessa interface eu usei o inspecionar HTML e consegui ver várias opções da interface da Claro que foram ocultas, talvez por não funcionarem mesmo. Tem opções de DNSv6 ocultas, opções de Beamforming também ocultas, WDS, entre outras.

Tem até comentários do tipo: "Corrigido em XX/XX/XXXX", "faz funcionar XYZ".

Pior que se você tentar acessar a interface original do modem, não funciona pois eles apagaram os arquivos em Java Script que geram as páginas originais do modem. Até dá pra chegar nelas mas não adianta nada pois são páginas quebradas.

É uma gambiarra.
O sonho desse pessoal é travar tudo, igual certos provedores locais que trancam o modem todo e nem deixa você mudar o SSID e senha, sem que seja na mão do técnico ou suporte. O modem da Tim por exemplo, a opção de controle de acesso (parental) é simplesmente bloqueio de dispositivo via mac por horário ou permanente, não existe a opção de bloqueio de endereços ou domínios. É muita boçalidade junta.

Daí você quer abandonar a ONU e usar uma própria com um bom router, fazem da tua vida um literal inferno. É praticamente como se você estivesse causando danos para a operadora, quando que eles é que nos causam danos capando uma porrada de recurso numa interface de merda cheia de remendo.

Eu acredito que no HFC a claro vai lançar planos com 2 canais OFDMA. Sei que o ruído é complexo, e os espaços no espectro são "disputados", mas eu acredito nisso. Não é informação, mas em dezembro a claro homologou modem que suporta.
Isto não é novidade. Em geral modems DOCSIS 3.1 são 32x8 3.0 e em 3.1 são 2x2 (2 OFDM e 2 OFDMA) e tanto os primeiros 3.1 quanto os atuais com porta 2.5G na Claro, são 2x2 em 3.1 !!!

O sonho desse pessoal é travar tudo, igual certos provedores locais que trancam o modem todo e nem deixa você mudar o SSID e senha, sem que seja na mão do técnico ou suporte. O modem da Tim por exemplo, a opção de controle de acesso (parental) é simplesmente bloqueio de dispositivo via mac por horário ou permanente, não existe a opção de bloqueio de endereços ou domínios. É muita boçalidade junta.

Daí você quer abandonar a ONU e usar uma própria com um bom router, fazem da tua vida um literal inferno. É praticamente como se você estivesse causando danos para a operadora, quando que eles é que nos causam danos capando uma porrada de recurso numa interface de merda cheia de remendo.
Aqui, usando o link da PREDIALNET eles além de permitir trocar SSID eles me passaram LOGIN & SENHA pra colocar no router (ER605).

Tempo desses veio um supervisor aqui em casa dar uma olhada no modem. Ele usou meu desktop pra acessar o modem, ele viu que eu já tinha entrado antes pois o navegador auto completou o login.

Quando ele foi embora eu percebi que não conseguia mais acessar com o login, ele tinha mudado. Tive que resetar o modem pra recuperar o acesso a interface.

Tinha portas abertas, tive que reconfigurar tudo.

Rapaz, se me permite, independente do bairro / estado em que more, carro que possua, atividade financeira, poder aquisitivo, quem é na vida, você também perdeu a principal e mais importante parte da sua própria história: você mora no Brasil, cara! Você vive em um shithole, e apenas vive numa bolha se inflamando enquanto os CEO's das empresas estão cagando para o que você acha e quer de como a internet deveria ser... para você!!

Infelizmente (ou felizmente dependendo do ponto que se seja conveniente), conforme outros colegas já disseram, o cenário de agora é de acomodação porque sim, atende a esmagadora maioria de usuários. Você (assim como outros aqui ou até mesmo este forum) é um arroz com casca no meio dos outros sem casca. Não adianta uma empresa liberar um plano simétrico de 100Gb a um custo exorbitante se só tiver você e mais meia dúzia para assinar. Pode chamar de atraso, má fé, mas é assim que funciona: criam-se dificuldades para vender soluções. Se eu posso me dar bem com uma renca de assinantes entre 350 ~ 500, por quê vou investir em velocidades de 100Gb se a grande maioria um link de 500Mb supre com folga? Lá na frente se apertar, a gente vê como fica!

E o que tem o Brasil com isso, como eu disse lá em cima? Dado as condições desta latrina em que vivemos imersos, temos até oferta de velocidades a mais do que merecemos (fruto também de concorrência acirrada entre grandes e pequenas), mesmo com todo o atraso e desgraça que é este país. Diga-se de passagem, alguns até vendendo velocidades sem condição de sustentar, porque o que vale é gritar mais alto. Eu não sei sua idade, mas, faça um retrospecto de 10 anos: você tinha fibra chegando na porta do teu quarto? 2Gb? Cara, eu vim de internet discada do meio dos anos 90... (...). Você não está de todo errado no questionamento, mas, tem que se ligar de que em 10 anos foi um verdadeiro salto, e pode ser que em mais 5 ou 10 se tenha mais velocidades ainda. Está sofrendo por algo além de seu domínio, e provavelmente se tiver disponível no mínimo 10Gb vai reclamar ainda de que é uma merda!

Em matéria de internet, eu comparo o Brasil com uma cena que vi semanas atrás: tive o desprazer de passar próximo a uma das inúmeras favelas aqui no RJ (sendo o RJ a maior delas), e tinha uma "casa" nela de 2 andares, totalmente sem reboco algum e só nos tijolos. Mas uma das paredes ostentava uma puta máquina de ar condicionado split Inverter, da LG... ou seja, no meio de um lixo, um equipamento de última geração. Por certos aspectos temos mais velocidades que países em que ainda estão via cobre / VDSL com velocidades medíocres e preços absurdos proporcionalmente, mas vivemos no meio da merda... um com o barraco gelado, e o outro com fibra chegando direto dentro do quarto, tudo isso dentro do Brasil, enquanto outros países com uma internet de merda, vivem com uma qualidade de vida fora de qualquer régua para se medir.

Moral da história: só hão de nos ofertar o que de ofertar há de os interessar no contexto que vivemos. Ou você lida com isso, ou acaba louco.
Há dez anos atrás eu vivia fora e já tinha 1GB de fibra. Cuidado com a visão de mundo com tapa olho.

Os mesmos CEOs que estão pouco se importando para eu querer 50TB de conexão, são os mesmos que pouco se importam com a qualidade dos seus 100 Mbps. Isso se chama capitalismo. Só que há uma diferença "pequena" entre o Brasil e países minimamente civilizados, onde as pessoas têm consciência, há uma noção cívica do que é ser um cidadão, o que aqui falta.
Há, até onde me lembro, cerca de 30 milhões de pessoas no Brasil que não tem acesso a banda larga (qualquer uma), então sua generalização é um pouco (para não dizer bastante) errônea.

Ar condicionado LG e Samsung são terríveis. Não consigo imaginar alguém que veja a LG no quesito ar condicionado, como o ápice da qualidade e da luxúria.

Há muitos anos existe parcelamento, inclusive sem juros, às vezes até em 24x, então comprar um ar condicionado, ainda que seja uma pessoa que more numa favela, não diz nada e não há nada de errado, especialmente com o calor que faz no Rio.

Adoraria saber que países que utilizam internet por cobre (imagino DSL), tem uma qualidade de vida fora do normal para nós mortais.

Queria deixar meu relato aqui: Claro fazendo a implantação do ftth e sobrepondo o hfc na região onde moro em São Paulo. A equipe deles bateu voluntariamente na porta aqui do prédio onde moro pra fazer a vistoria e depois de 1 semana vieram e fizeram a adequação do prédio, que ja tinha hfc. Isso aconteceu depois que uma moradora abriu diversas reclamações no atendimento deles sobre a qualidade da internet dela. Pessoal deixou ate o contato do whatsapp pra ir avisando quando eles chegassem.
Pode falar qual bairro?

Hm... você quer algo diferenciado, além da minoria que descreve.

Algo diferenciado significa que o custo também será diferenciado. Como os outros mencionaram, as velocidades ofertadas pro público em geral dão e sobram.

A questão maior fica para quem precisa de baixa latência e maior upload (boa pare das pessoas que frequentam este fórum inclusive), o que a fibra já consegue oferecer. Aqui em casa temos a Claro HFC de 750/50 Mega (na realidade está em cerca de 880 Mb download e 100 Mb upload na minha localidade) e utilizamos principalmente para streaming (Globoplay premium, incluído IPTV deles; Prime Vídeo e MAX) e videoconferências, onde a estabilidade de conexão é importante pra não dar "buffer".

Se uma conexão a cabo está atingindo esses requisitos com facilidade, ela satisfaz a necessidade de 99% das pessoas, logo não faz sentido a operadora tentar colocar planos que exigem mais investimentos no portifólio a preços populares. Eles virão no futuro? Sim, mas não no momento por questão de custos.

Só a título de exemplo, aqui em Niterói/RJ voltou uma tal de Leste Telecom (provedor de internet regional que faliu uns 10 anos atrás por problemas crônicos de qualidade e agora voltou).

Eles oferecem fibra, inclusive para pessoas que querem o melhor, como você. Espia a diferença nos preços:

Clientes comuns - planos comuns:

Captura-de-tela-2025-02-10-131228.png

Clientes Ultra, vulgo "premium" - planos com velocidades maiores:

Captura-de-tela-2025-02-10-131328.png

Problema: eles só tem infraestrutura para 4 avenidas na cidade toda, sendo 1 no bairro Fonseca e 3 no bairro Piratininga.
Uma pena que haja uma grande limitação no quesito abrangência. Mas pelo menos oferecem o futuro aí, que é o passado em dezenas de países há anos, muitos anos.

Quanto aos valores, não vejo nada de mais. A Claro chegou a oferecer 2 GB de velocidade se não me engano, nos idos de 2014/2015, só não lembro quanto custava.
Se o serviço for razoável e oferecerem banda o suficiente, e nem digo o total, já é uma grande coisa.

Em 2000, a Telefonica (Vivo), oferecia 2 Mbps de conexão por 2000 mil reais. Faça as contas no site do Banco Central, corrigindo isso pela inflação de 25 anos no Brasil.

Na minha primeira assinatura só de TV, o técnico colocou o DPS direto no TAP do poste.

Aliás, um outro paralelo de serviços que foram correndo atrás da demanda para se adequar é a TV. Entre 1990 e 2005, quem era cliente NET do mais rico ao mais pobre tinha o mesmo decodificador General Instrument 5507, já que as TVs de tubo eram onipresentes e praticamente não havia aparelhos de alta resolução no Brasil. Mesmo com a chegada das plasmas em 2000 e para quem tinha TV de projeção, a resolução máxima era baixa e a imagem fornecida pelos aparelhos da NET era mais do que suficiente. No início do século vimos a chegada do DVD e as operadoras DTH como DirecTV e SKY com decodificadores mais modernos, com saídas RCA e S-Video, o público passou a ter contato com uma qualidade de imagem melhor. Em 2004 começaram os testes da NET Digital usando os decoders RCA, já com saída óptica de áudio e com vídeo componente. Era mais do que suficiente para as TVs de tubo da época e mesmo para as plasmas que eram apenas EDTV.

O ano de 2007 se aproximava e em breve teríamos TV digital aberta. O conteúdo em HD era raro, mas no início de 2008 tanto NET quanto SKY lançam seus serviços em alta definição com DVR, por uma módica taxa de 800 reais além da mensalidade, até porque quem tinha acesso a TVs 720p e FHD tinha muita grana e costuma ser early adopter. Durante 10 anos tivemos um platô em inovações tecnológicas para TV, com as operadoras focando em adicionar mais canais e serviços extras como o NOW, até que os painéis 4K começaram a baratear. Se não me engano, apenas a NET teve a iniciativa de ter decodificadores 4K e canais lineares. Novamente estamos num platô, porque pouca gente vê benefícios em ter uma TV 8K, além de serem muito caras. Então, o serviço atual da TV por assinatura está num patamar que pode atender tanto a mim na zona leste de São Paulo, quanto o dono do Itaú em algum prédio AAA+ por aí. Há o detalhe de a TV a cabo estar perdendo assinantes e interesse, mas para quem faz questão de tê-la, o que é oferecido hoje pela NET/Claro é o serviço mais completo que o dinheiro pode pagar. E o que é interessante: o plano que eu tenho aqui em casa deve ser o mesmo que o dono do Itaú ou o Luciano Huck tem na casa deles, a diferença deve estar no número de cômodos da casa e na quantidade de aparelhos.
Eu realmente devo ser "diferenciado", pois tive NET nessa época e nunca vi esse aparelho na minha vida. Inclusive amigos e familiares que também tinham, nunca vi esse aparelho.

Eu não assisto a tv brasileira há mais de dez anos. E pelo que vi há algum tempo, há uma falta de canais em 4K, isso em 2025... É algo que não consigo conceber, até mesmo se for um desses canais neo-pentecostais.

Ser aleatório no fórum: "Nossa, sua internet é rápida, moça :bee:"

Euzinha: "Não é? Gasto a bagatela de 1500 reais por mês, só pra postar benchmark procêis :bem:"

Leitores do tópico se roendo de inveja e rindo da minha cara ao mesmo tempo por gastar tanto numa coisa inútil: ":risos::mdr2::risos::mdr2:"

Nem pensar :limo:

Imagino o tamanho do ranço que V. tem ao ver Speedtest de pessoas da Romênia, por exemplo, com conexões simétricas de 10/10GB pagando o que você paga com 500/700 Mbps.
Êta brasilidade.

+upload no HFC
A questão e a curiosidade são: qual seria o máximo suportado?

não da pra dizer só com essa print do site do níveis.
dependendo do modem nem com a print da tela de sinal dele da pra dizer qual a taxa de velocidade bruta máxima o canal ofdma prove ae na instalação.

mas da pra dizer que a partir que com essa print do níveis, coisa de 80Mb/s brutos, pode ser o que o canal esta liberado.

pra saber a velocidade bruta, tu tem que pegar o tamanho do canal(o que tem nessa print do níveis) mais a taxa de qam utilizada(só da pra pegar no modem, e tem modem que não mostra de qual quer forma) e fazer a conta: bits/sym * tamanho do canal.

e outra, que avacalha mais ainda, o qam utilizado varia loucamente, a depender dos níveis de perfil de sinal que o cmts envia para o modem utilizar, e o próprio estado(qualidade de sinal) no exato momento que é utilizado.
aqui msm no AP, o qam no ofdma fica variando entre 256, 512 e 1024.
Só com isso já dá para reiterar: aposente essa "tecnologia".

HFC simétrico em novos planos da Spectrum (em algumas praças nos EUA) utilizando 2 blocos OFDMA de largura maior do que os que a Claro utiliza (além da utilização do high-split 5-204MHz, onde a Claro atualmente usa 5-85MHz mid-split):

1 GB de upload e começamos a poder sorrir.

Última edição:
A questão e a curiosidade são: qual seria o máximo suportado?

Só com isso já dá para reiterar: aposente essa "tecnologia".

1 GB de upload e começamos a poder sorrir.
Pra resumir, com high-split, é possível chegar em 1 Gbps de upload, conforme mandei print acima, em que a Spectrum começou a subir rede de 1.2GHz com 5-204MHz reservados para upload, e no comunicado que fizeram ao mercado, a próxima fase é expandir o espectro para 1.8 GHz já olhando no horizonte DOCSIS 4.0 trazendo velocidade 6000/3000 Mbps.

Isso que ela está fazendo é possivel devido a utilização de 2 blocos de fucking 96MHz ou 64MHz (Claro usa atualmente no máximo uns 15 MHz de bloco OFDMA), e esses 96MHz a 4K-QAM, resultariam em 1.1 Gbps em apenas 1 canal, sincronizando 2 teriamos 2.2Gbps. Se modular em 2KQAM, o mais provavel, obtem banda de +-1 Gbps por bloco de 96MHz. Um canal de 64MHz em mesmas condições resultaria em ao menos uns 800 Mbps por bloco, e ainda teria espaço para equipamentos legados 2.0 e 3.0 com os canais ATDMA de 3.2 ou 6.4 MHz.

Pra resumir, com high-split, é possível chegar em 1 Gbps de upload, conforme mandei print acima, em que a Spectrum começou a subir rede de 1.2GHz com 5-204MHz reservados para upload, e no comunicado que fizeram ao mercado, a próxima fase é expandir o espectro para 1.8 GHz já olhando no horizonte DOCSIS 4.0 trazendo velocidade 6000/3000 Mbps.

Isso que ela está fazendo é possivel devido a utilização de 2 blocos de fucking 96MHz ou 64MHz (Claro usa atualmente no máximo uns 15 MHz de bloco OFDMA), e esses 96MHz a 4K-QAM, resultariam em 1.1 Gbps em apenas 1 canal, sincronizando 2 teriamos 2.2Gbps. Se modular em 2KQAM, o mais provavel, obtem banda de +-1 Gbps por bloco de 96MHz. Um canal de 64MHz em mesmas condições resultaria em ao menos uns 800 Mbps por bloco, e ainda teria espaço para equipamentos legados 2.0 e 3.0 com os canais ATDMA de 3.2 ou 6.4 MHz.
Se fossem para 1gb/300 Mbps ou 1gb/500 Mbps, acredito que já ficaria satisfeito.

Mas acredito que teriam que aumentar, pelo menos nominalmente, as velocidades de upload na fibra, mesmo que eles já tenham overhead, só para ficar bonito no papel rs.

Se fossem para 1gb/300 Mbps ou 1gb/500 Mbps, acredito que já ficaria satisfeito.

Mas acredito que teriam que aumentar, pelo menos nominalmente, as velocidades de upload na fibra, mesmo que eles já tenham overhead, só para ficar bonito no papel rs.
Ou deixar tudo igual, mudando só a tecnologia. Acabaria com a discussão sobre as velocidades em tecnologia X ou Y.

E esse overhead, na verdade perfil alterado, que tem atualmente nos planos da Claro, não sei se isso vai ficar pra sempre.

Ou deixar tudo igual, mudando só a tecnologia. Acabaria com a discussão sobre as velocidades em tecnologia X ou Y.

E esse overhead, na verdade perfil alterado, que tem atualmente nos planos da Claro, não sei se isso vai ficar pra sempre.
Faz um bom tempo que venho pensando nisso.
Até no HFC, desde que mudei para 1 Gbps, o download fica em 1300 Mbps.

Alguém aqui já usou esse antivirus que é incluso na contratação da internet da Claro? Se sim, sabe dizer se vale a pena ativar e usar ?

Se vc estiver em algum lugar muito quente , Aki sou RJ capital , e te falar que sempre após as 12hs a Net dava uma bugadaa, parava de comunicar porém as luzes tudo acesa no roteador fast...e o meu tudo travado, por fim resetei ele de fábrica e instalei um roteador deixando ele em bridge, problema resolvido e o menu voltou a ser rápido e normal.

E quando o assunto é EUA, o caminho é esse: continuar atualizando a tecnologia DOCSIS até não ser possível mais usar.
E falando em não ser mais possível usar o HFC, isso tá bem longe de acontecer.
É como já falei várias vezes aqui no fórum: o problema não é a tecnologia de entrega do link de internet, e sim a forma com que cada empresa lida com ela.
Acho que a galera que fica pedido a toda hora fim de tecnologia X ou Y iria surtar se vivesse num local desse.
Se na Europa até DSL ainda é largamente usado, usando G.fast ou outras tecnologias mais antigas.
E ninguém lá morre por isso ou fica implorando pra tecnologia ser descontinuada.

Se vc estiver em algum lugar muito quente , Aki sou RJ capital , e te falar que sempre após as 12hs a Net dava uma bugadaa, parava de comunicar porém as luzes tudo acesa no roteador fast...e o meu tudo travado, por fim resetei ele de fábrica e instalei um roteador deixando ele em bridge, problema resolvido e o menu voltou a ser rápido e normal.
O problema é o estado de conservação da rede e a falta de manutenção preventiva dos ativos de rede por parte da Claro, e não o calor.
Se calor fosse impeditivo de rede HFC funcionar bem, a Claro já teria encerrado as operações aqui em Fortaleza e nos demais estados aqui da região Nordeste.
Aqui é muito quente em todos os 365 dias do ano e em qualquer horário, inclusive de madrugada.

Você só vai conseguir usar sem problemas outro DNS com o modem em bridge e configurando o DNS de sua escolha num roteador próprio.
A firmware desses equipamentos da Claro é bem limitada de recursos, e só permite o básico.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar