[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

O cabo coaxial preto tá vindo lá do poste até meu modem. :bem:

Muitos anos atrás quando contratei pela NET ainda, o preto vinha até a casa, passava por um tap ou algo assim, e daí era o cabo branco até o modem.
Revivendo os bons tempos da NET. É isso mesmo, até hoje esse cabo preto se encontra entrante na parede da sala da minha mãe. Na época (1996 aproximadamente) o meu Pai contratou a NET lá na Vila Kosmos, RJ e a instalação era desse jeito. Esse cabo preto chega dentro de casa e depois num divisor para chegar um coaxial branco na TV e outro no MODEM.

Muitos anos atrás quando contratei pela NET ainda, o preto vinha até a casa, passava por um tap ou algo assim, e daí era o cabo branco até o modem.
Aqui também mesma coisa, cabo preto do poste até o modem, sem nenhuma proteção, pelo menos a instalação foi limpa, cabo bem colocado pelo cantinho da parede, quase não da pra ver, apois isso solicitei 4 pontos de tv, ai sim vi bagunca de cabo branco tudo emaranhados sem organização, tap, divisor, ainda utilizou cabo antigo já existentes, resultado, 2 tvs estão congelando imagem 🤡

Eu acredito que no HFC a claro vai lançar planos com 2 canais OFDMA. Sei que o ruído é complexo, e os espaços no espectro são "disputados", mas eu acredito nisso. Não é informação, mas em dezembro a claro homologou modem que suporta.
Hm... fiquei com dúvida. Perguntinhas básicas.

Qual o limite teórico de um canal OFDMA?

Se tiver dois canais OFDMA, qual seria a velocidade de upload máxima possível?

Depende da largura de banda que a Claro vai adotar em cada canal.
É variável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Revivendo os bons tempos da NET. É isso mesmo, até hoje esse cabo preto se encontra entrante na parede da sala da minha mãe. Na época (1996 aproximadamente) o meu Pai contratou a NET lá na Vila Kosmos, RJ e a instalação era desse jeito. Esse cabo preto chega dentro de casa e depois num divisor para chegar um coaxial branco na TV e outro no MODEM.
Não tem nada de tempo bom nisso, e sim irresponsabilidade do instalador, já que a rede interna do cliente fica completamente vulnerável à descargas elétricas vindo da rede externa.
Isso sem contar o ruído que se injeta na rede de rua em instalações sem isolador na casa do cliente. Ruído esse que acaba por piorar a internet e a TV da vizinhança inteira.
Nessas horas a gente entende o porquê do coaxial ter má fama.
Imagino a quantidade de instalações feitas no passado dessa forma e ainda em uso até hoje.
Bizarro.

Última edição:

O isolador não precisa ser na emenda. Se a instalação foi feita com um cabo só, do TAP até o modem, o isolador pode ser colocado no modem ou no TAP, como foi feito na minha instalação em 2008. Eu no início achei estranho ter cabo preto enquanto todo mundo tinha cabo branco, mas depois gostei por ter a instalação com o sinal vindo "limpo".

Revivendo os bons tempos da NET. É isso mesmo, até hoje esse cabo preto se encontra entrante na parede da sala da minha mãe.
Olha aí, depois só eu que sou saudosista... :coolface:
:safadao:

Depende da largura de banda que a Claro vai adotar em cada canal.
É variável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não tem nada de tempo bom nisso, e sim irresponsabilidade do instalador, já que a rede interna do cliente fica completamente vulnerável à descargas elétricas vindo da rede externa.
Isso sem contar o ruído que se injeta na rede de rua em instalações sem isolador na casa do cliente. Ruído esse que acaba por piorar a internet e a TV da vizinhança inteira.
Nessas horas a gente entende o porquê do coaxial ter má fama.
Imagino a quantidade de instalações feitas no passado dessa forma e ainda em uso até hoje.
Bizarro.
Você é tão carrancudo... eu hein... :fail:

Aqui foi instalado em 2014 a Net e é um cabo preto do poste até a entrada de casa, depois é um cabo branco, a emenda F Fêmea X Fêmea. Não tem filtro, nem nada para "parar" descarga de energia.

Aqui foi instalado em 2014 a Net e é um cabo preto do poste até a entrada de casa, depois é um cabo branco, a emenda F Fêmea X Fêmea. Não tem filtro, nem nada para "parar" descarga de energia.
Acho que aqui é a mesma coisa.

Vem um cabo preto até o meu telhado, ali tem um plugue grande (coisa de uns 8 centímetros), sai um cabo branco até o modem aqui no escritório. Vi nada de filtro.

post meu de 02/02/2021 com os cálculos teóricos de taxa de banda bruta compartilhado dos canais OFDM(downstrem) e OFDMA(upstream) no docsis 3.1:

post meu de 02/02/2021 com os cálculos teóricos de taxa de banda bruta compartilhado dos canais OFDM(downstrem) e OFDMA(upstream) no docsis 3.1:

Fiquei meio perdida, deixa eu ver se entendi direito. O limite do Upload no OFDM é de 100 megabits?

Se tem o OFDMA ativado aumenta esse limite ou não? Olha o exemplo do meu modem (tirei um print do site Níveis Vírtua), só para entender melhor.

Captura-de-tela-2025-02-12-145653.png

Fiquei meio perdida, deixa eu ver se entendi direito. O limite do Upload no OFDM é de 100 megabits?

Se tem o OFDMA ativado aumenta esse limite ou não? Olha o exemplo do meu modem (tirei um print do site Níveis Vírtua), só para entender melhor.

não da pra dizer só com essa print do site do níveis.
dependendo do modem nem com a print da tela de sinal dele da pra dizer qual a taxa de velocidade bruta máxima o canal ofdma prove ae na instalação.

mas da pra dizer que a partir que com essa print do níveis, coisa de 80Mb/s brutos, pode ser o que o canal esta liberado.

pra saber a velocidade bruta, tu tem que pegar o tamanho do canal(o que tem nessa print do níveis) mais a taxa de qam utilizada(só da pra pegar no modem, e tem modem que não mostra de qual quer forma) e fazer a conta: bits/sym * tamanho do canal.

e outra, que avacalha mais ainda, o qam utilizado varia loucamente, a depender dos níveis de perfil de sinal que o cmts envia para o modem utilizar, e o próprio estado(qualidade de sinal) no exato momento que é utilizado.
aqui msm no AP, o qam no ofdma fica variando entre 256, 512 e 1024.

Acho que aqui é a mesma coisa.

Vem um cabo preto até o meu telhado, ali tem um plugue grande (coisa de uns 8 centímetros), sai um cabo branco até o modem aqui no escritório. Vi nada de filtro.
Esse plugue ai provavelmente é algum filtro. Aqui e comente uma emenda Fêmea X Fêmea, mesmo.

OFDM é no download, e OFDMA é no upload.
São tecnologias aplicadas em cenários distintos.

Eu tenho plano de 750MB de banda larga da Claro em minha residência atual (não tem nem um de tempo de contrato com a Claro).

Se eu mudar para um apartamento em outra área. Vou ter pagar a fidelidade do plano devido a mudança e fazer um novo contrato com Claro? Ou posso ficar com a Claro mesmo, no caso do apartamento ter essa disponibilidade?

Espero ter explicado corretamente.

Eu tenho plano de 750MB de banda larga da Claro em minha residência atual (não tem nem um de tempo de contrato com a Claro).

Se eu mudar para um apartamento em outra área. Vou ter pagar a fidelidade do plano devido a mudança e fazer um novo contrato com Claro? Ou posso ficar com a Claro mesmo, no caso do apartamento ter essa disponibilidade?

for na mesma cidade, só pedir mudança de endereço, não renova fidelidade.

Não, só vc solicitar a mudança de endereço. Se a Claro tiver disponível no endereço novo eles vão transferir, se não eles vão cancelar por inviabilidade. Acredito que eles não vão cobrar a multa porque não é culpa sua deles não terem viabilidade. Não renova fidelidade.

Última edição:
Não, só vc solicitar a mudança de endereço. Se a Claro tiver disponível no endereço novo eles vão transferir, se não eles vão cancelar por inviabilidade. Acredito que eles não vão cobrar a multa porque não é culpa sua deles não terem viabilidade. Não renova fidelidade.
Mas nesse cenário. Ele vão até minha antiga residência remover os equipamentos? E instalar novos na nova residência?

Não tenho que transportar modem nenhum, certo?

Mas nesse cenário. Ele vão até minha antiga residência remover os equipamentos? E instalar novos na nova residência?

Não tenho que transportar modem nenhum, certo?
A mais de 13 anos, mudei de casa para ap em bh, rede hfc por aqui.

Eu msm que levei os equipamentos, e o técnico foi direto no ap, só pra revisar o coaxial já existente e atualizar o cadastro no contrato.

Se no novo endereço tiver disponibilidade, a pessoa que for ae vai praticamente fazer uma instalação "nova", utilizando o modem e decoder de TV já ativados no seu endereço antigo.

Se tiver sorte, ou azar, pode ser migrado para ftth ou sair do ftth e voltar pra hfc, se no endereço novo n tiver ftth.

É desse jeito, sorte ou asar. Eu morei num bairro que o cabo da NET passava perto mas não entrava na minha rua, só tinha a Oi (VELOX 2008), eu era Oi Conta Total com 15MEGAS.
Depois entrou a TIM LIVE, fibra até o poste. Contratei 40MEGAS e cancelei a Oi.
Ao mudar de residência (MAIO/23), tive a SORTE, tendo CLARO, TIM e a regional (PredialNet). Contratei a CLARO HFC 500/50 e a PredialNet 500/500.
CLARO mudou de tecnologia (FIBRA) e hoje tenho 500/250 (bônus=700/340). PredialNet também mudou a tecnologia (JAN/25), bastando eu ligar pra migrar pra FIBRA.
A mudança de endereço foi positiva.

:isquero:

coloca ips estaticos no google: gateway, mascara, dns ver se ha comunicaçao ( escolha ip que nao seja de outros dispositivos, ache um vago)
Valeu pela ajuda. Ja tentei e não adiantou! Alguma outra sugestão?
Existe uma configuração de segurança que impede a comunicação entre dispositivos dentro da rede wifi, se chama "AP Isolated" nos roteadores asus, verifique no dispositivo que possui wifi ativado essa configuração.
Não consigo fazer essa config aqui neste router. Mas de todas maneiras, quando fiz o teste, coloquei todos devices em um só router pra ver se funcionava, e não funcionou! Alguma outra sugestão?

Pessoal, tudo bem ai?
Preciso de ajuda e agradeço se alguem puder ajudar.
(Sou meio leigo no tema, então perdão algum erro de conceito).

Semana passada a Claro trocou internet aqui por um pacote de 750mb. O modem antigo já estava em bridge, no novo Sagemcom F@3896 também está em bridge com um Huawei Ws7206 principal, que por sua vez que está cabeado em outros 3 como AP. Desde que essa troca ocorreu, venho tendo problemas com os alto-falantes do Google Nest.

Aparentemente não estou em CGNAT. (IP publico = IP router/modem). Apesar de oscilar um pouco os testes do Speedtest matém o minimo de 500mbps Wifi6 em 5Ghz e 700mbps cabeado. Ping para 8.8.8.8 media de 12ms.

Eu não consigo transmitir, reproduzir musicas ou controlar os dispositivos via Google Home desde a troca do equipamento da Claro. Tentei pensar em quais configurações poderiam ser definidas, mas como está em bridge no meu router aparentemente não existe muitas coisas além do firewall, UPNP e afins.

Também fiquei o fim de semana falando com o suporte do Google pensando que era algum problema pelo lado deles, e eles dizem que tudo está ok, e nenhum outro chamado no mundo foi aberto para os Google Nest. Fiz varios testes de resetar, mudar redes exclusivas 2.4G ou 5G, nada resolvei.

Hoje coloquei todos os Google em um quarto no 5ghz e definitivamente, nada funciona direito. Até consigo uma reprodução ou outra, que para, volta, as vezes nem vai.

**Alguem saberia dizer se existe alguma configuração com a Claro, seja no modem ou no SAC, mesmo em bridge que eu deveria fazer? Ou se tenho que reclamar algo com a Claro? **

Muito obrigado!
A real é que desde que a Claro trocou o aparelho, isso começou a acontecer. Só não entendo como ele em bridge estaria impactando, mas a probabilidade de ter sido algo relacionado à troca é muito grande. Alguem tem alguma outra sugestão?

Tem alguma Caixa dessas próxima da sua casa?

pior que tem sim.... =/
mas liguei lá pra ver a "disponibilidade" - e me falaram que não tem ainda...

Você pode tentar fazer a migração pelo site, se o produto FTTH já estiver devidamente liberado para adesão pode ser que funcione. Para fins de teste você pode tentar as mudanças por esses links, após logar eles devem abrir o checkout exclusivo da oferta 500 Megas com o preço de R$99,90 (O preço pode variar de acordo com a cidade); Como as ofertas promocionais são regionalizadas, sem saber a cidade não é 100% garantido que essas ofertas sejam comercializadas aí, mas não custa tentar.

LINK 1 PARA ENDEREÇOS CABO (HFC):

https://minhaclaroresidencial.claro...&&&&&affiliateId=rywhqLduv&origin=planos&CA=1

LINK 2 PARA ENDEREÇOS FIBRA (FTTH):

https://minhaclaroresidencial.claro...&&&&&affiliateId=rywhqLduv&origin=planos&CA=1

Edit: o link 1 é para fins de "controle" do teste, ele abre o checkout exclusivo da oferta 500M HFC, se ele abrir a oferta para você isso indica que a oferta é comercializada na sua região, no link 2 tem a oferta correspondente a do link 1 só que sendo fibra
realmente... só o LINK 1 abre pra mim.. o 2, dá erro.

mas obrigado pela ajuda!! ficarei no HFC por ora mesmo...

Users who are viewing this thread

Voltar