Você perdeu a principal e mais importante parte da sua própria história.
As pessoas não têm porque não está disponível e não está disponível porque a mentalidade desse país, começando do topo, especialmente do empresariado, é uma mentalidade medíocre.
Sabe porque eu viajo apenas de executiva e não como em praça de alimentação? Porque eu posso e quero mais conforto e o mínimo ruído possível.
Esse é apenas um exemplo.
Sabe porque eu uso uma BMW ao invés de um Gurgel? Porque é confortável, prazeroso, tem um "caráter" diferente, é veloz e entre outras.
Se as pessoas (mesmo nesse país) tivessem essa mentalidade de que um Gurgel serve simplesmente para te levar de A para B e para isso qualquer carro serve, estaríamos andando de Gurgel e Lada (eu usaria o segundo) até hoje.
Como se não bastasse os horrores que tivemos por décadas nos 80, 90...
Inovação, melhora na qualidade de vida, tecnologia, trazem progresso para as pessoas. Quando algo novo surge você começa a pensar no que poderia fazer com aquilo (se te interessar, obviamente), de que forma deixaria sua vida mais prática, como poderia fazer certas coisas de forma mais eficiente, economizar tempo (especialmente na época em que vivemos).
Então, se estivéssemos sempre contentos com os 50 mbps de upload da Claro, ou que usar fogão a carvão ou madeira traz o mesmo resultado que gás encanado (da para cozinhar a comida), estaríamos na idade da pedra lascada até hoje.
Rapaz, se me permite, independente do bairro / estado em que more, carro que possua, atividade financeira, poder aquisitivo, quem é na vida, você
também perdeu a principal e mais importante parte da sua própria história: você mora no Brasil, cara! Você vive em um shithole, e apenas vive numa bolha se inflamando enquanto os CEO's das empresas estão cagando para o que você acha e quer de como a internet deveria ser... para você!!
Infelizmente (ou felizmente dependendo do ponto que se seja conveniente), conforme outros colegas já disseram, o cenário de
agora é de acomodação porque sim, atende a esmagadora maioria de usuários. Você (assim como outros aqui ou até mesmo este forum) é um arroz com casca no meio dos outros sem casca. Não adianta uma empresa liberar um plano simétrico de 100Gb a um custo exorbitante se só tiver você e mais meia dúzia para assinar. Pode chamar de atraso, má fé, mas é assim que funciona: criam-se dificuldades para vender soluções. Se eu posso me dar bem com uma renca de assinantes entre 350 ~ 500, por quê vou investir em velocidades de 100Gb se a grande maioria um link de 500Mb supre com folga? Lá na frente se apertar, a gente vê como fica!
E o que tem o Brasil com isso, como eu disse lá em cima? Dado as condições desta latrina em que vivemos imersos, temos até oferta de velocidades a mais do que merecemos (fruto também de concorrência acirrada entre grandes e pequenas), mesmo com todo o atraso e desgraça que é este país. Diga-se de passagem, alguns até vendendo velocidades sem condição de sustentar, porque o que vale é gritar mais alto. Eu não sei sua idade, mas, faça um retrospecto de 10 anos: você tinha fibra chegando na porta do teu quarto? 2Gb? Cara, eu vim de internet discada do meio dos anos 90... (...). Você não está de todo errado no questionamento, mas, tem que se ligar de que em 10 anos foi um verdadeiro salto, e pode ser que em mais 5 ou 10 se tenha mais velocidades ainda. Está sofrendo por algo além de seu domínio, e provavelmente se tiver disponível no mínimo 10Gb vai reclamar ainda de que é uma merda!
Em matéria de internet, eu comparo o Brasil com uma cena que vi semanas atrás: tive o desprazer de passar próximo a uma das inúmeras favelas aqui no RJ (sendo o RJ a maior delas), e tinha uma "casa" nela de 2 andares, totalmente sem reboco algum e só nos tijolos. Mas uma das paredes ostentava uma puta máquina de ar condicionado split Inverter, da LG... ou seja, no meio de um lixo, um equipamento de última geração. Por certos aspectos temos mais velocidades que países em que ainda estão via cobre / VDSL com velocidades medíocres e preços absurdos proporcionalmente, mas vivemos no meio da merda... um com o barraco gelado, e o outro com fibra chegando direto dentro do quarto, tudo isso dentro do Brasil, enquanto outros países com uma internet de merda, vivem com uma qualidade de vida fora de qualquer régua para se medir.
Moral da história: só hão de nos ofertar o que de ofertar há de os interessar
no contexto que vivemos. Ou você lida com isso, ou acaba louco.