[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Meu pai tem um decoder hnb100, deve ter bem uns 10 anos. Frequentemente está recebendo email informando que pode trocar o decoder pelo novo que tem alexa(redondo). Mas na casa dele não tem internet, e de acordo que eu vi, esse decoder precisa de uma conexão para "autenticar" na claro, porque não tem o chip físico e então precisaria de internet pra isso.
eu te aconselho a não fazer essa troca. Esse decoder redondo é muito dependente da internet, se a internet cair com ele ligado até da pra assistir agora se cair com ele em standby não consegue assistir nada, tenta segurar o antigo até onde der.

Acho que na internet fixa residencial chegamos em um platô. Está se assemelhando muito ao fornecimento de energia elétrica: 99% das casas têm ligação monofásica e vivem muito bem, pois não há grande demanda ou equipamentos que exijam muito da rede. Outras casas precisarão de ligações bi ou trifásicas para suprir os equipamentos de consumidores A+ como secadoras, muitos ACs e piso aquecido. Uma minoria precisará ter o seu próprio trafo e receber em média tensão direto da distribuidora.

Com a oferta de banda larga fixa atual tendo praticamente um piso nos 400-500 Mbps e os usuários comuns quase não possuindo PCs e concentrando o consumo de conteúdo em celulares e smart TVs, para este público o serviço está de bom tamanho. Mesmo que vários moradores da casa abram um streaming em 4K na Netflix, dificilmente ocuparia 70% da banda disponível nos planos mais baratos. O segundo degrau é o hard user (ou quase hard): esse cara vai fazer questão de fibra, planos gigabit etc, e é a maioria dos que estão aqui no fórum. O equivalente do consumidor de energia que precisa de um trafo dedicado é o cara que precisa de link dedicado, firewall por hardware, switchs PoE 2.5 GbE com porta SFP para receber dois ou mais links. Esse cliente já é perfil PME, precisa de outro tipo de serviço e de atendimento exclusivo.

Então, se hoje em dia já temos planos residenciais gigabit no HFC e 2 Gb na fibra, para 99% dos usuários é dificílimo saturar a conexão. Então não tem porque as operadoras disponibilizarem links 10/10 Gb simétricos, com todo o trabalho e investimento que isso exige, para 99% das pessoas rolarem a fy no TikTok. Seria como a distribuidora de energia mudar todo mundo para trifásico ou fornecer um trafo dedicado para cada casa, onde 99% das pessoas vão ligar uma TV, um ventilador e um carregador de celular. E se eu chegasse hoje em uma casa que recebe energia monofásica e perguntasse: hei, cliente, você sente falta de uma internet xxxsgpon 10/10 ligação trifásica na sua rede? O cliente vai dizer: hãn?

Talvez a Vivo tenha atualizado a infraestrutura do seu prédio e você não soube antes (se conseguir mudar para um plano como o de 500 mbps, essa seria a provável explicação).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém saberia dizer qual a qualidade da tv por fibra da Vivo?
Só tive a oportunidade de usar em 2013/2014 e só a velocidade da mudança de canal já era uma evolução de pelo menos 3 mil anos em comparação com a Claro TV HFC.

Se existe a possibilidade, basta conectar o celular no aparelho e usar normalmente até a internet fixa voltar.

E hoje em dia a quantidade de quedas na internet fixa é bastante rara EM GERAL. A tendência é de melhorar, se as empresas continuarem investindo.

Na verdade IPTV é extremamente disseminada, especialmente na Europa, e não vejo como algo não funcional, se dezenas ou centenas de milhares de pessoas usam no mundo.
As coisas mudam e evoluem. Não ficam paradas (se bem que a Claro está pelo menos dez anos atrasada com relação a sua rede).
haja dados moveis, tiro aqui na minha regiao, claro e tim vivendo na idade media, investimento?!?!?!?! to esperando cto aqui em frente de casa desde 2020 xiiiiiiiiiiiiiiiiiii kskksksksks

Acho que na internet fixa residencial chegamos em um platô. Está se assemelhando muito ao fornecimento de energia elétrica: 99% das casas têm ligação monofásica e vivem muito bem, pois não há grande demanda ou equipamentos que exijam muito da rede. Outras casas precisarão de ligações bi ou trifásicas para suprir os equipamentos de consumidores A+ como secadoras, muitos ACs e piso aquecido. Uma minoria precisará ter o seu próprio trafo e receber em média tensão direto da distribuidora.

Com a oferta de banda larga fixa atual tendo praticamente um piso nos 400-500 Mbps e os usuários comuns quase não possuindo PCs e concentrando o consumo de conteúdo em celulares e smart TVs, para este público o serviço está de bom tamanho. Mesmo que vários moradores da casa abram um streaming em 4K na Netflix, dificilmente ocuparia 70% da banda disponível nos planos mais baratos. O segundo degrau é o hard user (ou quase hard): esse cara vai fazer questão de fibra, planos gigabit etc, e é a maioria dos que estão aqui no fórum. O equivalente do consumidor de energia que precisa de um trafo dedicado é o cara que precisa de link dedicado, firewall por hardware, switchs PoE 2.5 GbE com porta SFP para receber dois ou mais links. Esse cliente já é perfil PME, precisa de outro tipo de serviço e de atendimento exclusivo.

Então, se hoje em dia já temos planos residenciais gigabit no HFC e 2 Gb na fibra, para 99% dos usuários é dificílimo saturar a conexão. Então não tem porque as operadoras disponibilizarem links 10/10 Gb simétricos, com todo o trabalho e investimento que isso exige, para 99% das pessoas rolarem a fy no TikTok. Seria como a distribuidora de energia mudar todo mundo para trifásico ou fornecer um trafo dedicado para cada casa, onde 99% das pessoas vão ligar uma TV, um ventilador e um carregador de celular. E se eu chegasse hoje em uma casa que recebe energia monofásica e perguntasse: hei, cliente, você sente falta de uma internet xxxsgpon 10/10 ligação trifásica na sua rede? O cliente vai dizer: hãn?
Você perdeu a principal e mais importante parte da sua própria história.

As pessoas não têm porque não está disponível e não está disponível porque a mentalidade desse país, começando do topo, especialmente do empresariado, é uma mentalidade medíocre.

Sabe porque eu viajo apenas de executiva e não como em praça de alimentação? Porque eu posso e quero mais conforto e o mínimo ruído possível.
Esse é apenas um exemplo.

Sabe porque eu uso uma BMW ao invés de um Gurgel? Porque é confortável, prazeroso, tem um "caráter" diferente, é veloz e entre outras.
Se as pessoas (mesmo nesse país) tivessem essa mentalidade de que um Gurgel serve simplesmente para te levar de A para B e para isso qualquer carro serve, estaríamos andando de Gurgel e Lada (eu usaria o segundo) até hoje.
Como se não bastasse os horrores que tivemos por décadas nos 80, 90...

Inovação, melhora na qualidade de vida, tecnologia, trazem progresso para as pessoas. Quando algo novo surge você começa a pensar no que poderia fazer com aquilo (se te interessar, obviamente), de que forma deixaria sua vida mais prática, como poderia fazer certas coisas de forma mais eficiente, economizar tempo (especialmente na época em que vivemos).

Então, se estivéssemos sempre contentos com os 50 mbps de upload da Claro, ou que usar fogão a carvão ou madeira traz o mesmo resultado que gás encanado (da para cozinhar a comida), estaríamos na idade da pedra lascada até hoje.

As pessoas não têm porque não está disponível e não está disponível porque a mentalidade desse país, começando do topo, especialmente do empresariado, é uma mentalidade medíocre.

Sabe porque eu viajo apenas de executiva e não como em praça de alimentação? Porque eu posso e quero mais conforto e o mínimo ruído possível.

Sabe porque eu uso uma BMW ao invés de um Gurgel? Porque é confortável, prazeroso, tem um "caráter" diferente, é veloz e entre outras.
Se as pessoas (mesmo nesse país) tivessem essa mentalidade de que um Gurgel serve simplesmente para te levar de A para B e para isso qualquer carro serve, estaríamos andando de Gurgel e Lada (eu usaria o segundo) até hoje.

Inovação, melhora na qualidade de vida, tecnologia, trazem progresso para as pessoas. Quando algo novo surge você começa a pensar no que poderia fazer com aquilo (se te interessar, obviamente), de que forma deixaria sua vida mais prática, como poderia fazer certas coisas de forma mais eficiente, economizar tempo (especialmente na época em que vivemos).

Então, se estivéssemos sempre contentos com os 50 mbps de upload da Claro, ou que usar fogão a carvão ou madeira traz o mesmo resultado que gás encanado (da para cozinhar a comida), estaríamos na idade da pedra lascada até hoje.
As comparações que você fez não se relacionam bem com o caso apresentado, pois no caso da viagem em executiva e andar de BMW (nesse caso teria que ver o modelo, inclusive rs) são opções que você PODE fazer e não que as pessoas em geral deveriam fazer, até porque você esqueceu basicamente do custo disso - que é alto e grande parte das pessoas não podem/não conseguem alcançar. Me parece que você generalizou um comportamento que na verdade não se aplica a situação.

Tudo é questão de custos, seja para o consumidor ou para o empresário - o consumidor vai adquirir, em geral, algo que o braço alcança. e o empresário vai ofertar o que tem saída (se não tem saída, não compensa). E aí entramos em outra seara, que no caso, é o da renda - e aí sim temos diversos problemas estruturais na sociedade, o qual não cabe discussão aqui por entrar em um imenso off-topic.

Realmente a comparação não é a mais adequada. Tanto as viagens aéreas quanto as diferenças entre BMW e Gurgel, eram demandas de produtos e serviços mais exclusivos que foram atendidas. A oferta atual de internet fixa, tanto nos grandes centros quanto no interior com as pequenas operadoras já está em um patamar que atende a grande maioria dos consumidores "padrão". Ninguém hoje em dia deixa de comprar algum celular, TV ou computador porque tem uma oferta deficiente do serviço de banda larga. Então, na minha opinião, o acréscimo de qualidade a cada upgrade fica cada vez menor com as necessidades atuais do assinante residencial (CFTV, streaming, redes sociais, nuvem, navegação e IoT). Não vejo nenhuma revolução tecnológica nos próximos anos, nem mesmo IA e o natimorto metaverso, que demandem algo mais "revolucionário" que um link gigabit.

Rapaz, se me permite, independente do bairro / estado em que more, carro que possua, atividade financeira, poder aquisitivo, quem é na vida, você também perdeu a principal e mais importante parte da sua própria história: você mora no Brasil, cara! Você vive em um shithole, e apenas vive numa bolha se inflamando enquanto os CEO's das empresas estão cagando para o que você acha e quer de como a internet deveria ser... para você!!

Infelizmente (ou felizmente dependendo do ponto que se seja conveniente), conforme outros colegas já disseram, o cenário de agora é de acomodação porque sim, atende a esmagadora maioria de usuários. Você (assim como outros aqui ou até mesmo este forum) é um arroz com casca no meio dos outros sem casca. Não adianta uma empresa liberar um plano simétrico de 100Gb a um custo exorbitante se só tiver você e mais meia dúzia para assinar. Pode chamar de atraso, má fé, mas é assim que funciona: criam-se dificuldades para vender soluções. Se eu posso me dar bem com uma renca de assinantes entre 350 ~ 500, por quê vou investir em velocidades de 100Gb se a grande maioria um link de 500Mb supre com folga? Lá na frente se apertar, a gente vê como fica!

E o que tem o Brasil com isso, como eu disse lá em cima? Dado as condições desta latrina em que vivemos imersos, temos até oferta de velocidades a mais do que merecemos (fruto também de concorrência acirrada entre grandes e pequenas), mesmo com todo o atraso e desgraça que é este país. Diga-se de passagem, alguns até vendendo velocidades sem condição de sustentar, porque o que vale é gritar mais alto. Eu não sei sua idade, mas, faça um retrospecto de 10 anos: você tinha fibra chegando na porta do teu quarto? 2Gb? Cara, eu vim de internet discada do meio dos anos 90... (...). Você não está de todo errado no questionamento, mas, tem que se ligar de que em 10 anos foi um verdadeiro salto, e pode ser que em mais 5 ou 10 se tenha mais velocidades ainda. Está sofrendo por algo além de seu domínio, e provavelmente se tiver disponível no mínimo 10Gb vai reclamar ainda de que é uma merda!

Em matéria de internet, eu comparo o Brasil com uma cena que vi semanas atrás: tive o desprazer de passar próximo a uma das inúmeras favelas aqui no RJ (sendo o RJ a maior delas), e tinha uma "casa" nela de 2 andares, totalmente sem reboco algum e só nos tijolos. Mas uma das paredes ostentava uma puta máquina de ar condicionado split Inverter, da LG... ou seja, no meio de um lixo, um equipamento de última geração. Por certos aspectos temos mais velocidades que países em que ainda estão via cobre / VDSL com velocidades medíocres e preços absurdos proporcionalmente, mas vivemos no meio da merda... um com o barraco gelado, e o outro com fibra chegando direto dentro do quarto, tudo isso dentro do Brasil, enquanto outros países com uma internet de merda, vivem com uma qualidade de vida fora de qualquer régua para se medir.

Moral da história: só hão de nos ofertar o que de ofertar há de os interessar no contexto que vivemos. Ou você lida com isso, ou acaba louco.

Depois de 3 anos tendo internet fibra ótica (tim fibra por 2 anos e meio e depois contratei um provedor regional chamado G-Link), voltei pra Claro HFC e contratei 750 mega. Aqui na minha rua no bairro do Méier no Rio de Janeiro a Claro já cabeou a rede de fibra ótica, porém ainda não está em uso e o técnico então teve que instalar coaxial mesmo. Eu não tive escolha, na Tim fibra tive 500 mega de download e 250 de upload, porém eram 2 dias com internet e 2 dias sem internet. Já na G-Link eu tinha assinava 700 mega de download e 700 mega de upload e no início era simplesmente perfeito e eu tinha ping 8ms no LOL, depois de alguns meses comecei a ter muitos problemas como ficar de noite a conexão caía para 4 mega de download e 700 mega de upload e ninguém resolvia, então essa semana cancelei com quebra de contrato de fidelização por má prestação de serviço e assinei a Claro. Fiquei triste por sair da fibra ótica, mas eu não tive muita escolha nesse caso. No LOL meu ping fica 25ms na HFC. Agora é esperar ativarem a FTTH aqui na rua e ser feliz!
OBS: Quando eu cancelei a Claro em 2022 não foi por problema nenhum e sim só pra ter uma internet de fibra.

Última edição:
Depois de 3 anos tendo internet fibra ótica (tim fibra por 2 anos e meio e depois contratei um provedor regional chamado G-Link), voltei pra Claro HFC e contratei 750 mega. Aqui na minha rua no bairro do Méier no Rio de Janeiro a Claro já cabeou a rede de fibra ótica, porém ainda não está em uso e o técnico então teve que instalar coaxial mesmo. Eu não tive escolha, na Tim fibra tive 500 mega de download e 250 de upload, porém eram 2 dias com internet e 2 dias sem internet. Já na G-Link eu tinha assinava 700 mega de download e 700 mega de upload e no início era simplesmente perfeito e eu tinha ping 8ms no LOL, depois de alguns meses comecei a ter muitos problemas como ficar de noite a conexão caía para 4 mega de download e 700 mega de upload e ninguém resolvia, então essa semana cancelei com quebra de contrato de fidelização por má prestação de serviço e assinei a Claro. Fiquei triste por sair da fibra ótica, mas eu não tive muita escolha nesse caso. No LOL meu ping fica 25ms na HFC. Agora é esperar ativarem a FTTH aqui na rua e ser feliz!
OBS: Quando eu cancelei a Claro em 2022 não foi por problema nenhum e sim só pra ter uma internet de fibra.

Foi o meu caso: tive Claro HFC por 10 anos aqui em casa.
Comecei com 30 Mb em 2014, e quando cancelei ano passado tinha 750 Mb, e também recebia 1 GB como você.
Saí porque o upload começou a ficar pouco por conta do meu uso atual.
Aqui infelizmente o upload máximo é 50 Mb, já que não há canais OFDMA ativos no node que atende meu endereço.
Saí a contragosto, pois o suporte da Claro é muito bom aqui. Dificilmente aconteceram problemas nesses 10 anos como cliente.
Se o meu up fosse pelo menos 100 Mb, eu não teria cancelado.

Foi o meu caso: tive Claro HFC por 10 anos aqui em casa.
Comecei com 30 Mb em 2014, e quando cancelei ano passado tinha 750 Mb, e também recebia 1 GB como você.
Saí porque o upload começou a ficar pouco por conta do meu uso atual.
Aqui infelizmente o upload máximo é 50 Mb, já que não há canais OFDMA ativos no node que atende meu endereço.
Saí a contragosto, pois o suporte da Claro é muito bom aqui. Dificilmente aconteceram problemas nesses 10 anos como cliente.
Se o meu up fosse pelo menos 100 Mb, eu não teria cancelado.
Mesma coisa Aki, tive Net claro por 12 anos(hfc) fiquei puto por não liberar a fibra no meu endereço (pararam) na entrada da rua +- 200metros ..tentei via SAC instalar a fibra e nada..por fim contratei uma fibra do bairro que no início era ótimo! Depois ficou lixo , suporte fraco, por fim cancelei a Net/e a fibra tbem e instalei outra fibra de bairro, ficou ótima por 3 meses depois dos quedas e quedas que ninguém resolvia!..tive que assinar a claro/Net novamente pois o suporte sempre foi ótimo e a estabilidade tbem.., resumindo apesar da claro cagar para o cliente me especial os antigos ele e mil vezes melhor do que todas essas pequenas, por isso mesmo oferecendo algo já ultrapassado digamos assim..ainda atende a maior parte do que precisamos e e melhor algo bom funcionando do que algo ótimo que não funciona bem... E pra minha surpresa hj ela entrega 700/100 no HTC...pro pessoal Aki de casa está ótimo porém para mim não.kkk por isso continuo a contratar uma fibra do bairro..esperando acabar o contrato da atual e vou assinar com outra..um dia terei sorte..kkk

Mesma coisa Aki, tive Net claro por 12 anos(hfc) fiquei puto por não liberar a fibra no meu endereço (pararam) na entrada da rua +- 200metros ..tentei via SAC instalar a fibra e nada..por fim contratei uma fibra do bairro que no início era ótimo! Depois ficou lixo , suporte fraco, por fim cancelei a Net/e a fibra tbem e instalei outra fibra de bairro, ficou ótima por 3 meses depois dos quedas e quedas que ninguém resolvia!..tive que assinar a claro/Net novamente pois o suporte sempre foi ótimo e a estabilidade tbem.., resumindo apesar da claro cagar para o cliente me especial os antigos ele e mil vezes melhor do que todas essas pequenas, por isso mesmo oferecendo algo já ultrapassado digamos assim..ainda atende a maior parte do que precisamos e e melhor algo bom funcionando do que algo ótimo que não funciona bem... E pra minha surpresa hj ela entrega 700/100 no HTC...pro pessoal Aki de casa está ótimo porém para mim não.kkk por isso continuo a contratar uma fibra do bairro..esperando acabar o contrato da atual e vou assinar com outra..um dia terei sorte..kkk
Aqui em Fortaleza, os pequenos provedores batem de frente com as grandes.
É tanto que a Claro e a Vivo estão em terceiro e em quarto lugar respectivamente em número de clientes por aqui. E não saem disso.
Eu fui pra Brisanet e não me arrependo nem um pouco, e acho que se a Claro começasse a ofertar fibra aqui eu dificilmente voltaria, apesar de continuar achando o serviço dela bom mesmo no HFC.
Eu pessoalmente não ligo muito pra marca e nem pro tamanho da empresa.
Se ofertar o que preciso, eu contrato e uso.

É tanto que a Claro e a Vivo estão em terceiro e em quarto lugar respectivamente em número de clientes por aqui. E não saem disso.
Eu fui pra Brisanet e não me arrependo nem um pouco, e acho que se a Claro começasse a ofertar fibra aqui eu dificilmente voltaria, apesar de continuar achando o serviço dela bom mesmo no HFC.
Sou do RJ/capital na minha casa tenho disponível 5 peq empresas que oferecem a fibra, porém até agora 2 que contratei são muito fracas no suporte! Digo com problemas que fogem o básico..

Sou do RJ/capital na minha casa tenho disponível 5 peq empresas que oferecem a fibra, porém até agora 2 que contratei são muito fracas no suporte! Digo com problemas que fogem o básico..
Também sou do RIO/RJ Irajá. Tenho a CLARO Fibra 500/250 e uma regional 500/500 (Predialnet) que não me dá dor de cabeça. Uso as duas no LOAD BALANCE e se não tenho uma só é por causa do contrato de teletrabalho que diz que você precisa ir pra empresa caso a tua banda larga falhe. Por sorte, as duas não falham, eu aapenas segui sem quedas não me lembro quando foi a última. No caso da Predialnet ela avisou que vai trocar a tecnologia pra fibra , a coisa vai ficar melhor ainda. No início a claro aqui era HFC e não tinha saturação na rede e nem quedas.

Também sou do RIO/RJ Irajá. Tenho a CLARO Fibra 500/250 e uma regional 500/500 (Predialnet) que não me dá dor de cabeça. Uso as duas no LOAD BALANCE e se não tenho uma só é por causa do contrato de teletrabalho que diz que você precisa ir pra empresa caso a tua banda larga falhe. Por sorte, as duas não falham, eu aapenas segui sem quedas não me lembro quando foi a última. No caso da Predialnet ela avisou que vai trocar a tecnologia pra fibra , a coisa vai ficar melhor ainda. No início a claro aqui era HFC e não tinha saturação na rede e nem quedas.
Eu estava com problemas de quedas constantes na internet de fibra, vieram várias vezes , trocaram o equipamento e nada, continuava a cair ficou assim por meses, fora que ao jogar jogos da EA sports caia do servidor e só voltava se eu trocasse o DNS dentro do roteador ou desativasse e ativasse a conexão..isso todo santo dia, eles alegavam sempre está tudo certo a culpa do servidor do jogo, por fim uma bela madrugada o sinal da internet caiu por algumas horas e quando voltou tudo estava normal!

Sempre tive curiosidade sobre a Brisa Net, pensei em assinar a fibra deles. Ouvi dizer que é bastante boa e apresenta um ping bem inferior ao da Claro. Porém, sempre tive receio, pois acho bem estressante lidar com internet caindo ou sistema instável. Nos meus mais de 10 com a Claro, conto nos dedos de uma mão a quantidade de vezes que tive problemas. Esta semana assinei a fibra da Claro e, por enquanto, está perfeito. Hoje, meus pings sem exitlag são comuns, mas com exitlag me surpreendeu bastante. Se considerar que já ofereciam um serviço bem estável na minha área, ficou show.

Foi só eu falar...

SEM-SINAL-10-FEV25.jpg

Essa foi a primeira vez que a FIBRA fica sem sinal, passando de 1 ano aproximadamente a troca de tecnologia. Ainda bem que tenho back-up, porque do contrário, teria de ir pra empresa trabalhar lá.

Última edição:
Queria deixar meu relato aqui: Claro fazendo a implantação do ftth e sobrepondo o hfc na região onde moro em São Paulo. A equipe deles bateu voluntariamente na porta aqui do prédio onde moro pra fazer a vistoria e depois de 1 semana vieram e fizeram a adequação do prédio, que ja tinha hfc. Isso aconteceu depois que uma moradora abriu diversas reclamações no atendimento deles sobre a qualidade da internet dela. Pessoal deixou ate o contato do whatsapp pra ir avisando quando eles chegassem.

Moro na zona norte na cidade do Rio de Janeiro. Eu tenho o plano de 750MB de banda larga da Claro.

A internet do posto até minha residência vem por meio de cabo coaxial. Gostaria de saber se algum de vocês, usa algum DPS específico para proteção.

Você estava com um serviço que te atendia relativamente bem, mas pelo hype principalmente aqui do fórum, teve a aporrinhação de precisar trocar de provedor duas vezes só por fazer questão de ser fibra. Admiro sua sinceridade, porque muitos iriam sofrer calados ou nem iriam voltar para a Claro para não dar o braço a torcer que a escolha pela fibra foi apenas na emoção e mexeu em um time que estava ganhando.

Moro na zona norte na cidade do Rio de Janeiro. Eu tenho o plano de 750MB de banda larga da Claro.

A internet do posto até minha residência vem por meio de cabo coaxial. Gostaria de saber se algum de vocês, usa algum DPS específico para proteção.
Tem este aqui. A página com mais detalhes está aqui.

Essa marca Clamper é a melhor na questão de proteção eletrica contra surtos, achei que esses mini isolator da Claro fosse meia boca, mas to completamente enganado.

Você estava com um serviço que te atendia relativamente bem, mas pelo hype principalmente aqui do fórum, teve a aporrinhação de precisar trocar de provedor duas vezes só por fazer questão de ser fibra. Admiro sua sinceridade, porque muitos iriam sofrer calados ou nem iriam voltar para a Claro para não dar o braço a torcer que a escolha pela fibra foi apenas na emoção e mexeu em um time que estava ganhando.

Esse DPS de algum modo reduz algum percentual da banda larga?

Users who are viewing this thread

• Voltar