[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

esse aqui pra mim é tranquilo, mas nota a diferença quando vai direto para SP o meu ping fica 13/16ms. Bem diferente com a rota que vai para o google, mas como vc falou não adianta reclamar. Ainda acho que fazem isso para vender o plano gamer
eeerxqs.png
Problema todo é que jogo em console, não da pra usar VPN!

Trabalho no ramo, e aqui em casa parou a uns 3km +- porém minha cidade já tinha HFC, aqui aonde moro especificamente não tem e nunca teve HFC, e o mais engraçado que o backbone passa na av principal a três quadras a cima da minha rua que manda o sinal para o próximo bairro que lá tem e no inicio de 2024 sobreporam com fibra essa localidade e aqui nada.
E falando especificamente sobre expansão realmente está parado, conversando com colegas do ramo e que prestam serviço para a Claro com ampliação, novas cidades o motivo principal foi depois que o Lula ganhou as eleições, enquanto o Bolsonaro estava no poder, tudo estava a todo vapor, logo depois tudo foi trancado, só continuou o que já estava em execução.​
Só não digo que você tem uma fonte totalmente correta pois esse cabeamento que mencionei foi feito entre 23/24 e em localidades que não tinham o HFC. Minha rua que está sendo preterida mesmo, infelizmente.

Aqui na disputa o navegador (chrome) sai em primeiro no download, depois pelo aplicativo nativo no windows e por último cli, estranho hehe.

NAVEGADOR (Chrome)
17464566481.png

APP no Windows
12aef1f9-4e03-46c6-9722-071bf9d440dc.png

CLI
52d5b0d7-a2b5-4a74-b33f-5b7a61d7e23b.png
Até onde eu seu a CLI usa apenas um servidor, enquanto o browser pode usar servidores múltiplos (ver "Santos ~ 50 mi & 3 others" no teu teste do Chrome), e isso pode impactar os resultados. Não sei dizer se a app do Windows suporta ou não conexões múltiplas do speedtest.

Até onde eu seu a CLI usa apenas um servidor, enquanto o browser pode usar servidores múltiplos (ver "Santos ~ 50 mi & 3 others" no teu teste do Chrome), e isso pode impactar os resultados. Não sei dizer se a app do Windows suporta ou não conexões múltiplas do speedtest.
O speedtest via linha de comando conecta apenas a um servidor como você disse, porém ele faz várias conexões simultaneamente.

O speedtest via linha de comando conecta apenas a um servidor como você disse, porém ele faz várias conexões simultaneamente.
Acabei de usar o CLI e me surpreendi :shrug:
Estou usando o LOAD BALANCE da TP-Link (ER605) que não é dos melhores.
Juntando 2 links, Claro Fibra 500/250 e Predialnet CAT6e 500/500.

Speedtest by Ookla

Server: Claro Net Vírtua - Rio de Janeiro (id: 14612)
ISP: Claro NET

9a08a954-7539-454e-86df-146f9618f12e.png

Acabei de usar o CLI e me surpreendi :shrug:
Estou usando o LOAD BALANCE da TP-Link (ER605) que não é dos melhores.
Juntando 2 links, Claro Fibra 500/250 e Predialnet CAT6e 500/500.

Speedtest by Ookla

Server: Claro Net Vírtua - Rio de Janeiro (id: 14612)
ISP: Claro NET

9a08a954-7539-454e-86df-146f9618f12e.png
é isso ai aqui também chega essa velocidade em download e 680 de upload. Somando vivo 600/300 e claro 500/250 ( claro chega 730/350)

Alguém saberia me informar se a Claro tem um headend centralizado (não sei bem se é o termo correto) de distribuição de sinais de TV para toda a cidade de São Paulo?

Notei que no prédio deles situado na Rua Humberto I, 941, Vila Mariana, tem muitos satélites no topo...

Obrigado.

Alguém saberia me informar se a Claro tem um headend centralizado (não sei bem se é o termo correto) de distribuição de sinais de TV para toda a cidade de São Paulo?

Notei que no prédio deles situado na Rua Humberto I, 941, Vila Mariana, tem muitos satélites no topo...

Obrigado.
A cidade de São Paulo tem 2 headends usados para o serviço de TV (chamados de sub-headends).
Acho que você quis dizer antenas, pois os satélites estão a 36000 Km de altitude e no espaço.

A cidade de São Paulo tem 2 headends usados para o serviço de TV (chamados de sub-headends).
Acho que você quis dizer antenas, pois os satélites estão a 36000 Km de altitude e no espaço.
Tem um prédio grande da Claro aqui na Penha, na Amador Bueno da Veiga, 922 que eu achei que fosse um HE, mas pelo que vi é um prédio "herdado" da Embratel e tem até uma placa informando que ali é "área de segurança Embratel" de acordo com a resolução 27 da SSP/SP de 16/05/1980, creio que algum tratamento especial do tempo da Embratel estatal. Até 2017 só havia o logo da Embratel na fachada, e em 2018 ganhou a companhia do logo da NET e da Claro.

Tem um prédio grande da Claro aqui na Penha, na Amador Bueno da Veiga, 922 que eu achei que fosse um HE, mas pelo que vi é um prédio "herdado" da Embratel e tem até uma placa informando que ali é "área de segurança Embratel" de acordo com a resolução 27 da SSP/SP de 16/05/1980, creio que algum tratamento especial do tempo da Embratel estatal. Até 2017 só havia o logo da Embratel na fachada, e em 2018 ganhou a companhia do logo da NET e da Claro.
cara, era uma bagunça o controle do grupo embratel/net/claro.

a america movil sempre foi dona da marca Claro, ela criaram a empresa aqui em banania em 2003.

tenha em mente que a embratel depois do primeiro comprador sempre foi controlada pela telmex/america movil, coisa la de ~2004.

a net, la pelos anos ~2005, foi feita jogada de ações entre a embratel e a globo, e a embratel ficou com o controle da empresa net.
já nessa era, as empresas """""independestes"""""(e coloca aspas, pq já tinha dedo no controle delas pelo grupo telmex/america movil) já vendiam produtos juntas.

la pra 2010 que começaram a unificar as empresas, resultado final: mataram o nome NET, tentaram matar o nome Embratel mas por ser extremamente forte no mundo Corp sobreviveu(só o nome), e converteram todas as marcas para grupo B2C e produtos menores B2B para Claro.

a unificação terminou em 2019.

e nesse bolo, ainda compraram a nextel brasil, "mataram" a empresa(basicamente só pegaram cartela de cliente e outorgas), e utilizam o cnpj dela ate hj aonde jogaram toda a base de antigos clientes fixos B2C e B2B menores pra ela(só ver a fatura da antiga net, vem la claro nxt sa na ração social e o cnpj antigo da nextel).

esses prédios da embratel, a maioria deles são pontos do backbone nacional, e vários deles tem múltiplas funções.
esse prédio ae, no mínimo tem conexão com backbone nacional e interligação com outras empresas, se tu ver tem alguns postes com uma pagada de fibra descendo pro subterrâneo nessa região, e as antenas re radio licenciadas na torre(as menores deve ser para conectar com clientes/erbs da claro, a grandona é 100% certeza link do backbone nacional[um bk ou rota de baixa latência pra cliente vip $$$]).

pra ser headend de tv, tem que ter antenas de satelete, tipo esse aqui de
Araraquara https://www.google.com/maps/@-21.79...=EgoyMDI1MDMwNC4wIKXMDSoJLDEwMjExNDU1SAFQAw==
ou o daqui de BH https://www.google.com/maps/@-19.88...=EgoyMDI1MDMwNC4wIKXMDSoJLDEwMjExNDU1SAFQAw==

a questão de ter que ter antena de satelete, é pq maioria dos canais fechados ainda só distribuem o sinal deles para as operadoras de tv utilizando satelete por questões relacionadas a custo de transmissão.

cara, era uma bagunça o controle do grupo embratel/net/claro.

a america movil sempre foi dona da marca Claro, ela criaram a empresa aqui em banania em 2003.

tenha em mente que a embratel depois do primeiro comprador sempre foi controlada pela telmex/america movil, coisa la de ~2004.

a net, la pelos anos ~2005, foi feita jogada de ações entre a embratel e a globo, e a embratel ficou com o controle da empresa net.
já nessa era, as empresas """""independestes"""""(e coloca aspas, pq já tinha dedo no controle delas pelo grupo telmex/america movil) já vendiam produtos juntas.

la pra 2010 que começaram a unificar as empresas, resultado final: mataram o nome NET, tentaram matar o nome Embratel mas por ser extremamente forte no mundo Corp sobreviveu(só o nome), e converteram todas as marcas para grupo B2C e produtos menores B2B para Claro.

a unificação terminou em 2019.

e nesse bolo, ainda compraram a nextel brasil, "mataram" a empresa(basicamente só pegaram cartela de cliente e outorgas), e utilizam o cnpj dela ate hj aonde jogaram toda a base de antigos clientes fixos B2C e B2B menores pra ela(só ver a fatura da antiga net, vem la claro nxt sa na ração social e o cnpj antigo da nextel).

esses prédios da embratel, a maioria deles são pontos do backbone nacional, e vários deles tem múltiplas funções.
esse prédio ae, no mínimo tem conexão com backbone nacional e interligação com outras empresas, se tu ver tem alguns postes com uma pagada de fibra descendo pro subterrâneo nessa região, e as antenas re radio licenciadas na torre(as menores deve ser para conectar com clientes/erbs da claro, a grandona é 100% certeza link do backbone nacional[um bk ou rota de baixa latência pra cliente vip $$$]).

pra ser headend de tv, tem que ter antenas de satelete, tipo esse aqui de
Araraquara https://www.google.com/maps/@-21.7915268,-48.2025798,3a,75y,91.01h,93.98t/data=!3m7!1e1!3m5!1sFffzS8RO2AfSBfkwUuQYqQ!2e0!6shttps://streetviewpixels-pa.googleapis.com/v1/thumbnail?cb_client=maps_sv.tactile&w=900&h=600&pitch=-3.981446551765771&panoid=FffzS8RO2AfSBfkwUuQYqQ&yaw=91.01456523622494!7i16384!8i8192?entry=ttu&g_ep=EgoyMDI1MDMwNC4wIKXMDSoJLDEwMjExNDU1SAFQAw==
ou o daqui de BH https://www.google.com/maps/@-19.8839665,-43.9374377,3a,75y,281.24h,109.34t/data=!3m7!1e1!3m5!1s_MTywk1hI9Zyk39PCi35NQ!2e0!6shttps://streetviewpixels-pa.googleapis.com/v1/thumbnail?cb_client=maps_sv.tactile&w=900&h=600&pitch=-19.342881040529306&panoid=_MTywk1hI9Zyk39PCi35NQ&yaw=281.2422229199646!7i16384!8i8192?entry=ttu&g_ep=EgoyMDI1MDMwNC4wIKXMDSoJLDEwMjExNDU1SAFQAw==

a questão de ter que ter antena de satelete, é pq maioria dos canais fechados ainda só distribuem o sinal deles para as operadoras de tv utilizando satelete por questões relacionadas a custo de transmissão.
Tem um prédio antigo da embratel que tem essas antenas de satélite no caminho do meu trabalho, e uma caralhada de fibra otica chegando no poste.

Users who are viewing this thread

Voltar