[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Mano eu sempre usei meu roteador próprio que é um TP-Link EX 511 com wi-fi 6 pra distribuir meu wi-fi mas acabei de testar usar o da Claro e eu configurei pra tirar aquela rede unificada que eu detesto e dá vários bugs e liguei meu computador nele via wi-fi e fiquei pasmo, ele entrega mais no wi-fi do que no cabo no plano de 750 mega!!!!!!! Via cabo eu recebo no máximo 940 mega.
A placa de rede do computador precisa ser 2.5Gbps para passar de 1Gbps no cabo. Pelo Wi-fi se o dispositivo tiver um processador bom e uma placa wireless boa pega toda velocidade.

Solicita visita técnica e quando o tecnico chegar vc explica pra ele o que acontece e manda ele medir os sinais, na mesma hora ele vai ver que tá fora do padrão e vai arrumar o problema pra vc sem que você tenha que pagar algo a mais, aqui em casa tive um problema parecido, os níveis de sinais tavam muito alto TX 57 e o RX 5.6 ele simplesmente trocou os divisores por novos e voltou a funcionar normal e não me cobrou nada. Eu solicitei a visita por aplicativo porque já estava cansado de ligar e os atendentes fazerem essas "magicas" que vão funcionar em 12 ou mais horas.

É, eu acabei fazendo isso ontem. Mas só tem horário para amanha.
Há umas três horas, enquanto escrevia essa resposta, me ligaram da Claro e me pediram para fazer um reset de 90 segundos, depois de um bom tempo e pedirem para eu testar, testei a velocidade, o sinal e continuava tudo da mesma forma. E então, a atendente começa a me dizer que download é uma coisa, e que upload é outra, e que não há como garantir blá blá blá.
Falei algumas verdades sobre pagar mais por menos, a questão de não oferecerem fibra enquanto os outros oferecem e terminei dizendo que se a própria ferramenta oferecida pela Claro para monitorar possíveis problemas com a conexão (o site niveis.virtua.com.br) não é válido, então este deve ser encerrado.

A bastarda acabou dizendo que então é só aguardar o técnico e verificar algum possível problema no modem blá blá blá e falei que era o óbvio desde o agendamento da visita.

34 minutos da minha vida perdidos.

A placa de rede do computador precisa ser 2.5Gbps para passar de 1Gbps no cabo. Pelo Wi-fi se o dispositivo tiver um processador bom e uma placa wireless boa pega toda velocidade.

O meu notebook é esse HP Omen 16 modelo 7N9X4UA#ABA descrito na assinatura. Acabei de verificar aqui e via cabo a placa dele é realmente até 1GBPS e via wi-fi a placa é tecnologia Wi-fi 6E. Só não encontrei informações de até quanto essa placa wi-fi pode atingir. Agora estou me perguntando para quem assina o plano de 1 giga quanto deve receber!

Eu acho curioso a forma que a Claro tá fazendo sobreposição por aqui: botou uma caixa Fibra na frente de um posto de gasolina abandonado cheio de mato. Tem lugares que as caixas estão instaladas porém vázias e sem a etiquetagem, já vi até uma pendurada apenas uma trava já ficando preta. Tantos lugares precisando e eles colocando no meio do nada.

Tem ruas com os Taps lotados e nada de passarem fibra. Só estão passando em ruas com muitos condomínios ou ruas de alto padrão

Bom, melhor eles instalando do que não instalando kkk
ate falei com @KILLME , Aqui tem ctos da ESCURO com 1 usuário em ruas aleatórias desde 2020.... ultima vez fui dar olhada as ctos é assim a cada 3 postes.... voce me pergunta todas as ruas?
resposta : nao, fizeram uma corrupçao aqui deixando so 2 etiquetas amarelas dizendo : CTO da Claro

mermaoooo ja perguntei vários técnicos eles falam pelo carro mesmo: nao precisamos cto aqui, mas foi colocado na sumula instalada uhsahuasuhsauhasusah olha o papo

pra te deixar mais triste, tem CTO vazias e taps hfc lotado suhauhsauhasuhasuhasuhasasuhasuhsuah

ate falei com @KILLME , Aqui tem ctos da ESCURO com 1 usuário em ruas aleatórias desde 2020.... ultima vez fui dar olhada as ctos é assim a cada 3 postes.... voce me pergunta todas as ruas?
resposta : nao, fizeram uma corrupçao aqui deixando so 2 etiquetas amarelas dizendo : CTO da Claro

mermaoooo ja perguntei vários técnicos eles falam pelo carro mesmo: nao precisamos cto aqui, mas foi colocado na sumula instalada uhsahuasuhsauhasusah olha o papo

pra te deixar mais triste, tem CTO vazias e taps hfc lotado suhauhsauhasuhasuhasuhasasuhasuhsuah
Aquelas ruas que você precisa pegar várias voltas pra chegar vão demorar bastante. Eles só passam pela parte de fora dos conjuntos e nas entradas em pouquísimas ruas. O que tiver mais pra dentro não chegam nem perto.

É, eu acabei fazendo isso ontem. Mas só tem horário para amanha.
Há umas três horas, enquanto escrevia essa resposta, me ligaram da Claro e me pediram para fazer um reset de 90 segundos, depois de um bom tempo e pedirem para eu testar, testei a velocidade, o sinal e continuava tudo da mesma forma. E então, a atendente começa a me dizer que download é uma coisa, e que upload é outra, e que não há como garantir blá blá blá.
Falei algumas verdades sobre pagar mais por menos, a questão de não oferecerem fibra enquanto os outros oferecem e terminei dizendo que se a própria ferramenta oferecida pela Claro para monitorar possíveis problemas com a conexão (o site niveis.virtua.com.br) não é válido, então este deve ser encerrado.

A bastarda acabou dizendo que então é só aguardar o técnico e verificar algum possível problema no modem blá blá blá e falei que era o óbvio desde o agendamento da visita.

34 minutos da minha vida perdidos.
Visita técnica só no app mesmo, 10621 é uma piada.

Últimas vezes que tentei pelo app acaba que alguém da Claro me liga poucas horas depois e faz de tudo pra desmarcar a visita técnica.

No fim você precisa falar com alguém.
Olha, eu tive que abrir uma visita técnica esses dias pois o TC3106 foi com Deus em um desses temporais violentos aqui em SP, eu abri pelo app e pronto, o técnico veio, trocou o modem (colocou de novo o Fast 3896 - fabricação 01/25) e pronto.

Nunca recebi uma ligação sequer em relação a visita aberta pelo app.

Olha, eu tive que abrir uma visita técnica esses dias pois o TC3106 foi com Deus em um desses temporais violentos aqui em SP, eu abri pelo app e pronto, o técnico veio, trocou o modem (colocou de novo o Fast 3896 - fabricação 01/25) e pronto.

Exatamente a mesma situação que eu passei aqui, deu um raio forte e uma queda de luz e o meu TC3106 ficou meu zuado.

Também trocaram por um Fast 3896 fabricado em 01/2025.

Talvez me ligaram pois o meu ainda tava pegando níveis.

Últimas vezes que tentei pelo app acaba que alguém da Claro me liga poucas horas depois e faz de tudo pra desmarcar a visita técnica.

No fim você precisa falar com alguém.
Essa criatura teve sorte.

Não atendo nenhuma ligação que não esteja na minha lista de contatos, a não ser que seja número internacional.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É exatamente esse que tenho aqui.

Bons tempos de Nokia, Ericsson, Siemens, Motorola, Alcatel...

Hoje é só lixo chinês. Com tecnologia roubada, literalmente.

Essa criatura teve sorte.

Não atendo nenhuma ligação que não esteja na minha lista de contatos, a não ser que seja número internacional.

Hoje é só lixo chinês. Com tecnologia roubada, literalmente.
É um pouco forte falar que é lixo chinês, Technicolor e Sagemcom são franceses, por exemplo. No portfólio de produtos da Claro, além deles tem CBN, Hitron e Sercomm que são de Taiwan, a Kaon que é da Coreia do Sul, e apenas a SMDC (a qual o último modem homologado a pedido da Claro veio dela), é chinesa.
Em geral os produtos, são de boa qualidade, em específico os mais atuais, já da geração do DOCSIS 3.1 e nos equipamentos de streaming.

Infelizmente, este problema em relação ao equipamento queimar se trata de um problema de construção das plantas da Claro, as quais ou não possuem aterramento ou se possuem, não é bem feito.

Inclusive narrei um caso tempos atrás aqui, em que devido a um raio cair no poste, levou o modem da Claro e meu mini PC appliance - e nesse caso, se não fosse o isolador da entrada, certamente o surto teria passado para o switch, para o dvr, para os APs, para o desktop... Felizmente, a atenuação do surto fez com que "apenas" o meu mini PC fosse de tabela.
A Claro após vistoria técnica (a qual tentaram fazer de tudo para colocar a culpa na parte elétrica - e quebraram a cara pois a infra elétrica aqui em casa é basicamente perfeita) aprovou o reembolso do mini PC.

Hoje é só lixo chinês. Com tecnologia roubada,
ONT Nokia não é essa maravilha toda não...

E questao de chinês, todos os produtos têm algum componente chinês... mesmo que seja produzido em outro país...

Agora, sobre a China, eles produzem produtos de todas as qualidades... O que acho errado é esse preconceito bobo com produto chinês...

É um pouco forte falar que é lixo chinês, Technicolor e Sagemcom são franceses, por exemplo. No portfólio de produtos da Claro, além deles tem CBN, Hitron e Sercomm que são de Taiwan, a Kaon que é da Coreia do Sul, e apenas a SMDC (a qual o último modem homologado a pedido da Claro veio dela), é chinesa.
Em geral os produtos, são de boa qualidade, em específico os mais atuais, já da geração do DOCSIS 3.1 e nos equipamentos de streaming.

Infelizmente, este problema em relação ao equipamento queimar se trata de um problema de construção das plantas da Claro, as quais ou não possuem aterramento ou se possuem, não é bem feito.

Inclusive narrei um caso tempos atrás aqui, em que devido a um raio cair no poste, levou o modem da Claro e meu mini PC appliance - e nesse caso, se não fosse o isolador da entrada, certamente o surto teria passado para o switch, para o dvr, para os APs, para o desktop... Felizmente, a atenuação do surto fez com que "apenas" o meu mini PC fosse de tabela.
A Claro após vistoria técnica (a qual tentaram fazer de tudo para colocar a culpa na parte elétrica - e quebraram a cara pois a infra elétrica aqui em casa é basicamente perfeita) aprovou o reembolso do mini PC.

Não falei pelo fato de ter queimado, mas sim pela quantidade de pessoas que não gostam desse modem. Eu nem sequer sabia que modem eu usava até esse fim de semana, pra pegar o MAC address e entrar no site dos níveis.

Agora, me choca saber que são marcas francesas, por um lado, mas por outro imagino que as operadoras, a maioria, vejam somente a questão de custo e não custo x qualidade.

E questao de chinês, todos os produtos têm algum componente chinês... mesmo que seja produzido em outro país...

Agora, sobre a China, eles produzem produtos de todas as qualidades... O que acho errado é esse preconceito bobo com produto chinês...

Questão de custo benefício, imagino, de novo.
Se pedissem aparelhos com especificações melhores, seguramente teriam o melhor.
O mesmo para Ericsson.

Produtos fabricados na China, COM tecnologia APENAS do Ocidente, é normal. Utilizam da mão-de-obra mais barata, como já sabemos. Apesar de que foi exatamente esse o processo que fez e faz com que as empresas ocidentais sejam obrigadas a transferir tecnologia para a China, ou melhor, para o governo chinês.

V. acredita que a Huawei, que veio do nada, de um povo que só sabia ler "the little red book", comer terra e escorpiões, desenvolveu tecnologia igual a dos Estados Unidos e especialmente Europa (Ericsson e Nokia), e mais, em menos tempo?!
E mais, conseguem vender os "mesmos" equipamentos por 30, 40% menos?!

São mágicos, não consigo imaginar outra forma.

Se V. entender o mínimo de história, desenvolvimento, capitalismo, "comunismo", entenderia porquê um relógio feito na Suiça custa centenas de vezes mais do que uma cópia chinesa.

Última edição:
Não falei pelo fato de ter queimado, mas sim pela quantidade de pessoas que não gostam desse modem. Eu nem sequer sabia que modem eu usava até esse fim de semana, pra pegar o MAC address e entrar no site dos níveis.

Agora, me choca saber que são marcas francesas, por um lado, mas por outro imagino que as operadoras, a maioria, vejam somente a questão de custo e não custo x qualidade.
Então, nesse caso, tem qualidade sim. Marcas como Sagemcom, por exemplo, são referências no setor. Inclusive este Fast 3896 é usado globalmente. Pode ser questionada a questão da nacionalização - a montagem é realizada no Polo Industrial de Manaus - mas o projeto é usado globalmente.

Marcas como Technicolor e Hitron são largamente utilizadas pelas operadoras a cabo nos EUA, inclusive com variantes dos modelos daqui, sendo utilizados por Cox e Spectrum.

Kaon, por exemplo, é bastante utilizado por operadoras a cabo na Europa.

Querendo ou não, são equipamentos que possuem boa qualidade, a Claro ao menos nos equipamentos DOCSIS 3.1 mais recentes, além dos equipamentos de streaming (Sagemcom e Kaon), não tem incorporado lixo ao seu catálogo de equipamentos - muito pelo contrário, são produtos de qualidade.

Visita técnica só no app mesmo, 10621 é uma piada.
Hm... quando o meu modem CBN (acho que era esse, não estou lembrada agora) deu problema ano passado por queda de energia, liguei pro 10621 e com a descrição do problema encaminharam direto pro setor certo.

Levaram uns 25 dias para virem e trocarem o modem pro atual TC3106, mas não teve tentativa de "conserto" remoto por parte do SAC.

Então, nesse caso, tem qualidade sim. Marcas como Sagemcom, por exemplo, são referências no setor. Inclusive este Fast 3896 é usado globalmente. Pode ser questionada a questão da nacionalização - a montagem é realizada no Polo Industrial de Manaus - mas o projeto é usado globalmente.

Marcas como Technicolor e Hitron são largamente utilizadas pelas operadoras a cabo nos EUA, inclusive com variantes dos modelos daqui, sendo utilizados por Cox e Spectrum.

Kaon, por exemplo, é bastante utilizado por operadoras a cabo na Europa.

Querendo ou não, são equipamentos que possuem boa qualidade, a Claro ao menos nos equipamentos DOCSIS 3.1 mais recentes, além dos equipamentos de streaming (Sagemcom e Kaon), não tem incorporado lixo ao seu catálogo de equipamentos - muito pelo contrário, são produtos de qualidade.

O Kaon é outra marca que vejo o pessoal destilar seus venenos rs,

Tirando o problema de sincronização que é incerto quando vai acontecer e se vai (com a Tim Fibra), foi o único aparelho que me surpreendeu com a qualidade e força do sinal do wi-fi 6. Apesar de eu utilizar meu próprio roteador e usar wi-fi 7 há algum tempo.

Rapaz, se a gente for deixar de comprar algo só porque é feito na China, então ninguém vai comprar mais nada na vida.
Hoje praticamente tudo é montado lá ou tem componentes fabricados lá.
As principais fábricas da Apple são todas na China, por exemplo.

Boa tarde pessoal ,alguém sabe me informar se a Claro oferece telefone fixo juntamente com a internet fibra... Esses valores que tem no site deles já são com o fixo ou vc paga a parte ?

O Kaon é outra marca que vejo o pessoal destilar seus venenos rs,

Tirando o problema de sincronização que é incerto quando vai acontecer e se vai (com a Tim Fibra), foi o único aparelho que me surpreendeu com a qualidade e força do sinal do wi-fi 6. Apesar de eu utilizar meu próprio roteador e usar wi-fi 7 há algum tempo.
O problema que vejo nos equipamentos atuais das operadoras nem é o hardware - estão bem servidos com configurações interessantes - mas sim, o software.

A Claro mesmo estraga seus modems com um firmware podre, aí não tem equipamento bom que ajude... No início do DOCSIS 3.1 eu tive um Fast 3890, o qual a Claro não colocou a mão, pegaram o projeto standard e apenas homologaram. Firmware original do fabricante é outro nível.

Ou seja, como ela já traz bons equipamentos, ao menos deveria deixar o firmware padrão (já que não possuem capacidade de programar algo decente).

E sobre o Kaon e o pessoal destilar veneno, é aquilo, tá pra aparecer algum produto que o pessoal não reclame hehe eu tive um Kaon, o CG3000, na época que eu testava todos os modems que tinham na época, e na minha opinião, era o mais estável de todos os 3.1 da época.

Rapaz, se a gente for deixar de comprar algo só porque é feito na China, então ninguém vai comprar mais nada na vida.
Hoje praticamente tudo é montado lá ou tem componentes fabricados lá.
As principais fábricas da Apple são todas na China, por exemplo.
Eu só tenho certo preconceito com software chinês (só alguns de procedência mais duvidosa, mas tem muita coisa boa). Mais pela eventual espionagem e tratamento de meus dados na China que não esteja previsto no termo de adesão ou alguma censura do regime deles.

Ora, sou brasileira, não preciso do governo chinês determinando o que posso pesquisar ou fazer (me refiro a tal IA chinesa que saiu recentemente).

Boa tarde pessoal ,alguém sabe me informar se a Claro oferece telefone fixo juntamente com a internet fibra... Esses valores que tem no site deles já são com o fixo ou vc paga a parte ?
Veja na parte de combos no site da Claro. Eles especificam o quê está incluso no plano. Se não tiver o que procura, pode montar o seu combo e ver a disponibilidade.

Pessoal,

Vou mudar de apartamento e pretendia continuar com a Vivo Fibra, mas no prédio que vou as portas estão lotadas e sei que o processo de aumento de portas é lento e nem sempre acontece.

Lá no prédio tem a infra de fibra da Claro faz pelo menos uns 4 meses, mas até hoje não liberaram pra assinar... todas as portas estão vazias.

Alguém conhece algum contato aqui na Claro que possa me ajudar a agilizar a liberação da Fibra? lógico que pelos atendimentos tradicionais os atendentes nem vão entender o meu pedido.

Talvez algum representante comercial tenha o caminho pra isso...

Estou no Rio de Janeiro, bairro de Copacabana.

Pessoal,

Vou mudar de apartamento e pretendia continuar com a Vivo Fibra, mas no prédio que vou as portas estão lotadas e sei que o processo de aumento de portas é lento e nem sempre acontece.

Lá no prédio tem a infra de fibra da Claro faz pelo menos uns 4 meses, mas até hoje não liberaram pra assinar... todas as portas estão vazias.

Alguém conhece algum contato aqui na Claro que possa me ajudar a agilizar a liberação da Fibra? lógico que pelos atendimentos tradicionais os atendentes nem vão entender o meu pedido.

Você poderia tentar pelo atendimento WhatsApp entrando pelo link na pagina de atendimento, se não funcionar poderia tentar pela ouvidoria. Ou aguardar os vendedores levarem os folhetos dos planos.

Acredito que eles só liberam quando terminam o trabalho de implementação de uma zona nova completa/bairro.

Alguém que curte testes, poderia realizar alguns testes(em periodos diferentes), nesse site; "https://speed.cloudflare.com/" e verificar se em algum momento a parte de Packet Loss apresenta perdas.

Minha conexão é sempre boa, mas fiquei incomodado que as vezes quando testo nesse site apresenta perda de pacotes.
Só por curiosidade mesmo.

Última edição:
Pessoal,

Ainda tem uma porta na caixa da Vivo kk

O difícil na verdade é a banda larga no endereço ser FTTH, rsrsrs. A regra comercial de convivência dos produtos banda larga fixa e telefonia fixa da claro é que a telefonia fixa cabeada é prestada na mesma tecnologia da banda larga do endereço. Quanto aos preços, depende de em qual parte do site você está vendo, na página da loja online em planos.claro.com.br, a oferta do fixo veiculada na minha cidade é preço de prateleira a parte para o fixo na combinação apenas com a internet.
Já vi alguns relatos de clientes da base falando que conseguiriam ofertas no valor do fixo, por exemplo: R$10/mês, nos canais de retenção. Enfim, tem que ver o que a claro tá oferecendo na sua cidade e a depender do canal de atendimento as ofertas podem ser diferentes também.

Boa noite. Vi que você é do Recife. Fiz uma simulação em uma rua aleatória do bairro Casa Amarela e apareceu disponível além da internet fibra (500 mega por 119 reais) o telefone fixo ilimitado Brasi Total por 35 reais. Neste plano o telefone é realmente ilimitado para qualquer ligação no Brasil, fixo ou celular, usando o 21. Inclusive as ligações recebidas a cobrar não são cobradas.

Users who are viewing this thread

Voltar