[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Preciso de ajuda. Moro em Florianópolis e há 3 semanas instalaram 240mb aqui. Prédio recém construído, instalações novas, foi tudo muito fácil. Todos os parâmetros de linha ótimos. Porém atingia no máximo 180mb no velocimetro.virtua.com.br "NET Florianópolis". O técnico saiu daqui dizendo que deveria cravar em 240mb, afinal o servidor "NET Florianópolis" está dentro da rede deles, pingando 7-14ms. Ele falou para eu monitorar e aguardar para ver se não era alguma instabilidade pontual. Liguei reclamando, agendaram visita técnica para essa semana. Um técnico me ligou, pediu para fazer uns testes aleatórios porque supostamente detectaram um problema. E simplesmente desmarcou a visita técnica. De madrugada, no mesmo velocimetro, não passa de 200-210. No horário de pico, não passa de 140-170. Parece um problema clássico de saturação de node. Acho um absurdo contratar 240mb e não conseguir atingir essa velocidade em nenhuma hipótese ou cenário, nem mesmo num servidor local, dentro da própria rede, dentro do próprio município, nem mesmo de madrugada. Tenho logs no pingplotter e logs que criei de inúmeros teste de velocidade em diferentes horários e me parece algum problema de saturação. Devo recorrer a Ouvidoria, consumidor.gov.br, Anatel, etc? Estou no meu direito? Será que vale a pena insistir?
Qual o modelo do teu modem?, seria muito bem dificil o node estar saturado 100% do tempo, muito provavelmente tem canais defeituosos ou simplesmente desligados(por isso o tecnico desmarcou a visita, se detectou isso no node não precisam ir na tua casa - so precisam da equipe externa fazer as alteracoes).
Consegue postar um print da pagina dos status dos teus canais aqui?

 
Quero ver qual a tratativa que vão dar com esse chamado na anatel. O modem mesmo usado tá em boas condições. Se não fosse o problema das portas LAN eu ficaria sem problemas... agora o decoder tá uma merda, todo sujo, arranhado, controle nojento, adesivos amarelados e com um cheiro estranho que tá na sala toda :rip:
Vou pedir este decoder com a função PIP, achei massa :mr:



Já tive VIVO e realmente eram novos. Mas solicitei a troca e quero ver qual será a desculpa :bwahaha:
Tudo que nao seja pelo site ou 10621 cai na ouvidoria (Dica pro futuro), alem de que todo mundo no processo sabe que tua reclamacao veio da anatel (ate o tecnico de campo, sai na OS) entao devem resolver facilmente
 
Tudo que nao seja pelo site ou 10621 cai na ouvidoria (Dica pro futuro), alem de que todo mundo no processo sabe que tua reclamacao veio da anatel (ate o tecnico de campo, sai na OS) entao devem resolver facilmente
Tomara que resolva mesmo. Acabei de sair da VIVO e mesmo com só metade da internet aqui já estou achando bem melhor mesmo com CGNAT ativo... que aliás pedir para desativarem também por causa da minha câmera.

Depois conto aqui o que deu. valeu
 
Qual o modelo do teu modem?, seria muito bem dificil o node estar saturado 100% do tempo, muito provavelmente tem canais defeituosos ou simplesmente desligados(por isso o tecnico desmarcou a visita, se detectou isso no node não precisam ir na tua casa - so precisam da equipe externa fazer as alteracoes).
Consegue postar um print da pagina dos status dos teus canais aqui?

Faz sentido, é bem difícil o node estar saturado 100% do tempo. Mas algo possivelmente análogo com saturação está acontecendo. Pega no máximo ~170mb em horário de pico e de madrugada ~210mb (no "NET Floripa", 7-15ms de ping). Só pra ressaltar, nunca chegou perto de 230-240mb, nem mesmo de madrugada ou num burst de velocidade quando inicia a mensuração do velocimetro. Enfim, estou no meu direito de ir correr atrás disso? Consumidor.gov.br, Ouvidoria, Anatel?

Modem: Arris 1692A

gn3AhdB.png
[/QUOTE]
 
Faz sentido, é bem difícil o node estar saturado 100% do tempo. Mas algo possivelmente análogo com saturação está acontecendo. Pega no máximo ~170mb em horário de pico e de madrugada ~210mb (no "NET Floripa", 7-15ms de ping). Só pra ressaltar, nunca chegou perto de 230-240mb, nem mesmo de madrugada ou num burst de velocidade quando inicia a mensuração do velocimetro. Enfim, estou no meu direito de ir correr atrás disso? Consumidor.gov.br, Ouvidoria, Anatel?

Modem: Arris 1692A

gn3AhdB.png
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É pelo modem parece estar tudo correto (eu esperava que algum canal estivesse down).
Porem ele esta usando os primeiros 16 canais do node (aba DCID), que teoricamente é melhor deixar para equipamentos que nao tenham load balancing de canais (Como decoders, modems mais simples ou legacy 2.0/1.1, etc).
Aqui no meu node, quando tinha um fast3184 em 35mb ele pegava os canais da range 567-600mhz, por mais que era 8x2 ele nao passava de 40mbps downstream(aqui ta cheio de cliente antigo, logo cheio de modem e decoder antigo que so sincroniza nesses canais)
Quando fiz up pra 120 (E dps 240) trocaram por um arris, na primeira sincronia (quando a luz DS e US estao piscando) ele ainda locka o canal de 567mhz mas depois troca pra canais superiores:
poM9ZeSqRmqEztz6Qqc2TA.png

Muito provavelmente o node nao tem esses canais extras ativados(ou nem suporta, o que seria saturacao mesmo) ou nao envia essa informacao ao cmts (por mais que seja algo do node, quem faz esse load balancing é o cmts, ja que node nao tem camada de processamento),
Isso explica o por que da visita tecnica ter sido cancelada(mas nao tira o fato de ser chato e errado nao terem dado explicacao)


Eu se fosse tu ligaria na ouvidoria, la vai direto pra uma area competente que vai resolver o problema (ou dar alguma solucao), ja que ele passa por um processo separado (onde ate o tecnico de campo sabe que veio da ouvidoria - ou seja - vai fazer seu trabalho)
Pode complementar com anatel e consumidor(pois tu consegue anexar as provas), mas eu faria como complemento e nao como unica fonte

PS: Por que falo tudo isso? eu sofri com saturacao de node no up pra 240, mas dei sorte que o tecnico do site decidiu me ligar antes de ir na minha casa.No fim meu node so tinha 1 canal de up ativado, dai a equipe de rua ativou os outros 3.
Antes:
AXw0OHeWShqBM6ZmnSAUZQ.png
Depois:
017mIYIhTe6Da7xQ-PpSTg.png
 
Última edição:
como faço pra trocar o IP? meu modem está em modo bridge e não tô conseguindo acessar ele nem direta nem remotamente.
 
Quero ver qual a tratativa que vão dar com esse chamado na anatel. O modem mesmo usado tá em boas condições. Se não fosse o problema das portas LAN eu ficaria sem problemas... agora o decoder tá uma merda, todo sujo, arranhado, controle nojento, adesivos amarelados e com um cheiro estranho que tá na sala toda :rip:
Vou pedir este decoder com a função PIP, achei massa :mr:

Qualquer coisa o micro-ondas é seu amigo. Enfia tudo dentro dele por 2 segundos e depois é só dizer que os equipamentos deram algum problema e queimaram... :vish:
 
Qualquer coisa o micro-ondas é seu amigo. Enfia tudo dentro dele por 2 segundos e depois é só dizer que os equipamentos deram algum problema e queimaram... :vish:
Hehe
Tá ruim mas tá funcionando meia boca kkkk
Vou esperar para ver se essa semana vai ter novidade, se não tiver vou partir pra isso
 
Troca o MAC Address do roteador. Basta um número ou letra.

depois de trocar o MAC é necessário reiniciar o modem? tô rodando OpenWRT 15.05.1 num roteador TPLINK WDR4300, encontrei esse plugin pra trocar o MAC = https://github.com/janost/openwrt-wan-mac

acabei descobrindo que tô dentro do cacete da rede CGNAT e por isso não tô conseguindo acessar o modem diretamente, e por isso tô tendo erro de firewall no torrent. Que saco isso. Acabei de mandar um email pro FALE CONOSCO pedindo pra removerem do CGNAT.
 
bugmarino disse:
Pessoal, instalaram net aqui hoje e colocaram o modem TC7337NET para 70MB. Este modem é bom?



entao eu me ferrei por que tenho um modem desse que trocaram recentmente fazendo o famoso microondas rsrs. vou fazer denovo ate vir um modem melhor.
2 segundos é suficiente mesmo para queimar? problema é ficar sem internet até o tecnico aparecer rsrs
 
2 segundos é suficiente mesmo para queimar? problema é ficar sem internet até o tecnico aparecer rsrs

Desliga e desconecta o modem pela manhã, liga no 10621 e diz que o modem não funciona mais. Vão fazer aqueles testes bestas de pedir para ligar de novo na tomada e claro: ~finge que vc fez~.
Depois de agendado o técnico - veja se consegue para o mesmo dia - aí vc decide que horas vai colocar no microondas, para não ficar o dia todo sem internet.

Depende, geralmente uns 5s já dá algum estouro (algum capacitor estoura) e é o suficiente :coolface:
 
BR sendo BR... se querem um roteador bom comprem por conta própria.

Eu geralmente recomendo isso, mas considerando-se o ridículo estado do equipamento que entregaram, e que muitas vezes o atendimento de forma deliberada finge não entender os problemas, as vezes é necessário apelar para medidas mais extremas.

Alguém pode alegar que isso é apenas um caso de mera incompetência, mas eu vou fazer um adendo importante aqui: excesso de incompetência também é uma forma de agir de má fé.
 
Estou na faixa 177.235, desde agosto.

Vish! Eu estava nessa faixa 177. desde que tinha comprado um roteador próprio e colocado o modem deles em modo bridge.


É que tu é um leão do bem, nao tem por que se esconder das pessoas :p
O meu trocou umas 3 vezes esse mes ja, mas foi sempre em manutencao da net

Haha.
Mas eu achei estranho mesmo, por isso postei aqui. Pensei que nunca iria trocar o IP sem ter que deixar tudo desligado por horas-e-horas.
 
Tenho 120mb da NET. Nao tenho problema com download, com jogo, ou outra coisa que n me vem em mente agora.

Porem pra ver video o negocio demora pra carregar, tipo no youtube, a barrinha vermelha para de carregar e o video fica pausado la esperando carregar pra continuar, se eu abri video em algum site da globo por exemplo, ocorre a mesma coisa, se abrir video porno eh a mesma coisa... sempre ocorre isso com video, alguem sabe o que pode ser? Meu pc eh conectado via cabo que sai direto do modem da net.

alguem?
 
Gente isso é serra negra(e futuramente outras cidades do circuito), já foi discutido aqui bastante.
 
recebi resposta do FALE CONOSCO indeferindo o pedido de saída do CGNAT.

anexei o protocolo de primeira instância e abri outro na OUVIDORIA. Se na segunda instância indeferir novamente, vou pra Anatel. Além disso estão assumindo descaradamente o bloqueio de portas e se não me engano isso é ilegal com base na lei do marco civil da internet.

De um ponto de vista técnico, o CGNAT não é ilegal, mas o código de defesa do consumidor certamente não dá respaldo pra venderem o acesso à internet sem avisar o cliente que será com CGNAT. Mesmo com sansão da Anatel, dá pra categorizar como produto/serviço com vício oculto. Cadê os advogados aqui do forum pra montarem um processo em conjunto com alcance nacional? Já montaram?

ss069-20180514-092307.jpg
 

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