[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Relato de cenas da vida real:

Sábado à noite estou na casa do meu cunhado socializando e tomando umas e outras, ele tem Virtua 120/10 com um modem Arris 1692A (16 canais de Down/4 de Up) e um Cisco EA4500 como AP. Levo um tablet para aproveitar o tempo para testar outra distro Android nele.

Na hora de baixar o GApps o download não passava de 500~700k/s e levaria um tempão para baixar um arquivo com pouco menos de 800mb mas tudo bem. Só que o download simplesmente parava ou dava erro no meio do caminho, começo de novo, nada... foram 4 tentativas.

Pego o tablet, vou até a frente da minha casa (uns 30mts de distância, moramos no mesmo condomínio), conecto na minha rede WiFi (VIVO Fibra 100/50) e baixo o mesmo arquivo do mesmo site à 3~4MB/s e no tempo de fumar um cigarro o download é concluído.

Em sites de medição a conexão dele sempre atinge a velocidade contratada, não tive saco de pegar um notebook e/ou aplicativo no cel para avaliar rotas e nem nada pois não estava com paciência e meio bebinho :D

Mas é como eu sempre digo: O melhor teste sempre é o da vida real.

[]´s
 
recebi resposta do FALE CONOSCO indeferindo o pedido de saída do CGNAT.

anexei o protocolo de primeira instância e abri outro na OUVIDORIA. Se na segunda instância indeferir novamente, vou pra Anatel. Além disso estão assumindo descaradamente o bloqueio de portas e se não me engano isso é ilegal com base na lei do marco civil da internet.

De um ponto de vista técnico, o CGNAT não é ilegal, mas o código de defesa do consumidor certamente não dá respaldo pra venderem o acesso à internet sem avisar o cliente que será com CGNAT. Mesmo com sansão da Anatel, dá pra categorizar como produto/serviço com vício oculto. Cadê os advogados aqui do forum pra montarem um processo em conjunto com alcance nacional? Já montaram?

ss069-20180514-092307.jpg
Tu mencionou algo de porta bloqueada ou por que tu queria desligar cgnat? isso ai parece resposta como se tua mensagem tivesse contido isso.
Essas portas antigamente em contrato eram bloqueadas sim, nao sei como ta nos contratos agora.

A melhor forma de sair do CGNAT é usar a mensagem padrão que tem no topico do cgnat
 
Relato de cenas da vida real:

Sábado à noite estou na casa do meu cunhado socializando e tomando umas e outras, ele tem Virtua 120/10 com um modem Arris 1692A (16 canais de Down/4 de Up) e um Cisco EA4500 como AP. Levo um tablet para aproveitar o tempo para testar outra distro Android nele.

Na hora de baixar o GApps o download não passava de 500~700k/s e levaria um tempão para baixar um arquivo com pouco menos de 800mb mas tudo bem. Só que o download simplesmente parava ou dava erro no meio do caminho, começo de novo, nada... foram 4 tentativas.

Pego o tablet, vou até a frente da minha casa (uns 30mts de distância, moramos no mesmo condomínio), conecto na minha rede WiFi (VIVO Fibra 100/50) e baixo o mesmo arquivo do mesmo site à 3~4MB/s e no tempo de fumar um cigarro o download é concluído.

Em sites de medição a conexão dele sempre atinge a velocidade contratada, não tive saco de pegar um notebook e/ou aplicativo no cel para avaliar rotas e nem nada pois não estava com paciência e meio bebinho :D

Mas é como eu sempre digo: O melhor teste sempre é o da vida real.

[]´s
Eu fico impressionado que tu conseguiu mais de 2mbps no opengapps, eu não consigo mais de 1-2mbps(seja vivo,claro 4g,net ou link proprio da puc).
Em compensação só tive problema com download na NET se usando androidfilehost algumas vezes (apesar que nao testo faz meses, pode ter algo agora)
Alias isso sempre me bugou, pois se eu usava a 4G da claro(teoricamente mesmo backbone) não tinha problemas, um dia quero meter um modem bom no lugar pra ver se não é isso(mas vou esperar para trazer na proxima viagem, os vendedores do ML tao vendendo modem de 150USD por 2mil reais, que roubo)
 
Última edição:
Tu mencionou algo de porta bloqueada ou por que tu queria desligar cgnat? isso ai parece resposta como se tua mensagem tivesse contido isso.
Essas portas antigamente em contrato eram bloqueadas sim, nao sei como ta nos contratos agora.

A melhor forma de sair do CGNAT é usar a mensagem padrão que tem no topico do cgnat
 

Eu fico impressionado que tu conseguiu mais de 2mbps no opengapps, eu não consigo mais de 1-2mbps(seja vivo,claro 4g,net ou link proprio da puc).
Em compensação só tive problema com download na NET se usando androidfilehost algumas vezes (apesar que nao testo faz meses, pode ter algo agora)
Alias isso sempre me bugou, pois se eu usava a 4G da claro(teoricamente mesmo backbone) não tinha problemas, um dia quero meter um modem bom no lugar pra ver se não é isso(mas vou esperar para trazer na proxima viagem, os vendedores do ML tao vendendo modem de 150USD por 2mil reais, que roubo)
Cara, eu também me espantei com a diferença entre uma rede e outra e fiquei curioso pra testar melhor durante a semana.

Acabei de fazer um teste aqui no trampo (Algar):
Sem_t_tulo.png


Olhando a origem do CDN (AWS/Akamai) só consigo imaginar em algum gargalo na comunicação com a rede da NET ou algo semelhante.

De toda forma eu não descarto a hipótese de ser algo regional, recentemente ele pediu upgrade para 240/20 e até agora não rolou, só conseguiu a troca do modem (saiu do c6500 para 1692A).

[]´s.
 
O melhor teste sempre é o da vida real.[]´s

sem dúvida. ou criptografar todo o tráfego com VPN. é paliativo pq continuará refém, desta vez, refém da banda do VPN. ano passado comprei um contrato de VPN vitalício com a empresa PureVPN, mas a banda máxima é de 10 mega de up e 10 de down. megabits.


Tu mencionou algo de porta bloqueada ou por que tu queria desligar cgnat? isso ai parece resposta como se tua mensagem tivesse contido isso.
Essas portas antigamente em contrato eram bloqueadas sim, nao sei como ta nos contratos agora.

eu fui bem específico e conciso no requerimento, contudo não mencionei portas. informei que o CGNAT está incapacitando o acesso remoto do sistema de monitoramento de imagens. essa resposta que me deram é daquelas automáticas que o atendente só cola e envia.

A melhor forma de sair do CGNAT é usar a mensagem padrão que tem no topico do cgnat
eu vi o tópico antes de reclamar na Net, mas não li ele inteiro, não encontrei essa mensagem padrão. vou procurar novamente, valeu.
 
Cara, eu também me espantei com a diferença entre uma rede e outra e fiquei curioso pra testar melhor durante a semana.

Acabei de fazer um teste aqui no trampo (Algar):
Sem_t_tulo.png


Olhando a origem do CDN (AWS/Akamai) só consigo imaginar em algum gargalo na comunicação com a rede da NET ou algo semelhante.

De toda forma eu não descarto a hipótese de ser algo regional, recentemente ele pediu upgrade para 240/20 e até agora não rolou, só conseguiu a troca do modem (saiu do c6500 para 1692A).

[]´s.
Estou assistindo aula utilizando meu usario da vpn da época que eu trabalhava na puc (sem QOS com todos sites liberados)
E mesmo assim só consigo isso:

Eu só consegui maior do que isso com download manager (adm no android, idm no pc)
Essa tua velocidade sem download manager seria um sonho pra mim (rom do meu nexus 5 de brincar : 250mb, gapps stock: 1.2gb)
5c50955a-0851-45b7-abf9-789c0b4f5392
 
eu fui bem específico e conciso no requerimento, contudo não mencionei portas. informei que o CGNAT está incapacitando o acesso remoto do sistema de monitoramento de imagens. essa resposta que me deram é daquelas automáticas que o atendente só cola e envia.


eu vi o tópico antes de reclamar na Net, mas não li ele inteiro, não encontrei essa mensagem padrão. vou procurar novamente, valeu.
Talvez isso te ajude:
https://adrenaline.uol.com.br/forum...ao-para-o-ipv6.607376/page-10#post-1073311168

Inclusive ontem houve mais um feedback positivo sobre o tema e com outra alterativa via fone (link).
 
Estou assistindo aula utilizando meu usario da vpn da época que eu trabalhava na puc (sem QOS com todos sites liberados)
E mesmo assim só consigo isso:

Eu só consegui maior do que isso com download manager (adm no android, idm no pc)
Essa tua velocidade sem download manager seria um sonho pra mim (rom do meu nexus 5 de brincar : 250mb, gapps stock: 1.2gb)
5c50955a-0851-45b7-abf9-789c0b4f5392


Estranho. Testei aqui no Virtua 60Mb e ficou na média de 5,3MB/s (sem gerenciador)
 
Eu geralmente recomendo isso, mas considerando-se o ridículo estado do equipamento que entregaram, e que muitas vezes o atendimento de forma deliberada finge não entender os problemas, as vezes é necessário apelar para medidas mais extremas.

Alguém pode alegar que isso é apenas um caso de mera incompetência, mas eu vou fazer um adendo importante aqui: excesso de incompetência também é uma forma de agir de má fé.

Concordo contigo.
Sou cliente novo e pelo menos merecia um equipamento atualizado! Nem digo novo, mas pelo menos um mais rápido!
Mas não! Instalaram aqui um decoder de TV antigo que para ligar é mais de 70 segundos. Usar net now é teste de paciência, muito lento. Além de todo arranhado e sujo. Controle parece que vivia na boca de um dog. :doge:
O modem na hora da instalação vi que parecia pouco usado (não era novo mas não tinha muitas marcas de uso) e fiquei feliz, mas quando fui ligar a TV, Box android e meu pc do quarto via cabo percebi que só 1 lan funcionava :fuu:

Pedi a troca, inclusive com reclamação na anatel para outros problemas além desse, mas se me ligarem e começar com papo de cobrar para efetuar a troca vou ser obrigado a usar o microondas :dog:
 
Bugmarino, Instalaram ha uma semana o mesmo modem la em casa. nao vi problemas com ele nao. assinei 70Mb esta passando 74/7,4 nao vi problemas de velocidade steam e origin baixando a 9.4MB/s torrent tb. Desativei a Wireless dele e uso me tplink como AP. no wifi passa 60Mb. nao teno o que reclamar do modem por enquanto nao. sai do Vivo 25Mb
 
Bugmarino, Instalaram ha uma semana o mesmo modem la em casa. nao vi problemas com ele nao. assinei 70Mb esta passando 74/7,4 nao vi problemas de velocidade steam e origin baixando a 9.4MB/s torrent tb. Desativei a Wireless dele e uso me tplink como AP. no wifi passa 60Mb. nao teno o que reclamar do modem por enquanto nao. sai do Vivo 25Mb
não tenho o que reclamar também não do modem. mas o que instalaram lá em casa só 1 porta de rede funciona. Preciso de 3 funcionando. É um defeito no meu modem, não é o modelo dele... sim um defeito. Entendeu?
 
É pelo modem parece estar tudo correto (eu esperava que algum canal estivesse down).
Porem ele esta usando os primeiros 16 canais do node (aba DCID), que teoricamente é melhor deixar para equipamentos que nao tenham load balancing de canais (Como decoders, modems mais simples ou legacy 2.0/1.1, etc).
Aqui no meu node, quando tinha um fast3184 em 35mb ele pegava os canais da range 567-600mhz, por mais que era 8x2 ele nao passava de 40mbps downstream(aqui ta cheio de cliente antigo, logo cheio de modem e decoder antigo que so sincroniza nesses canais)
Quando fiz up pra 120 (E dps 240) trocaram por um arris, na primeira sincronia (quando a luz DS e US estao piscando) ele ainda locka o canal de 567mhz mas depois troca pra canais superiores:
poM9ZeSqRmqEztz6Qqc2TA.png

Muito provavelmente o node nao tem esses canais extras ativados(ou nem suporta, o que seria saturacao mesmo) ou nao envia essa informacao ao cmts (por mais que seja algo do node, quem faz esse load balancing é o cmts, ja que node nao tem camada de processamento),
Isso explica o por que da visita tecnica ter sido cancelada(mas nao tira o fato de ser chato e errado nao terem dado explicacao)

Obrigado pelo relato. Se havia esse problema de sincronização relacionado com canais e eles supostamente corrigiram remotamente, tudo bem. Mas o problema relatado para eles não foi corrigido. Morando em Florianópolis não passo de 170-180mb no velocimetro "Net Florianópolis" no horário de pico, enquanto de madrugada chega a 200-210. Eles querem empurrar com a barriga e fazer corpo mole, fazendo de tudo para que eu aceite do jeito que está.

Interessante você falar sobre ele estar usando os primeiros 16 canais de node, em vez de um range superior de canais. Será que isso pode ser responsável por não atingir 240mb?



Eu se fosse tu ligaria na ouvidoria, la vai direto pra uma area competente que vai resolver o problema (ou dar alguma solucao), ja que ele passa por um processo separado (onde ate o tecnico de campo sabe que veio da ouvidoria - ou seja - vai fazer seu trabalho)
Pode complementar com anatel e consumidor(pois tu consegue anexar as provas), mas eu faria como complemento e nao como unica fonte

PS: Por que falo tudo isso? eu sofri com saturacao de node no up pra 240, mas dei sorte que o tecnico do site decidiu me ligar antes de ir na minha casa.No fim meu node so tinha 1 canal de up ativado, dai a equipe de rua ativou os outros 3.
Antes:
AXw0OHeWShqBM6ZmnSAUZQ.png
Depois:
017mIYIhTe6Da7xQ-PpSTg.png
[/QUOTE]

Vou partir para Ouvidoria então. Muito obrigado pelo relato.
 
Passa link pra eu ver aqui.
https://opengapps.org/
 
bom, essa do download na amazon, uma imagem vale por mais de 1000 palavras:
ogOp8RV.png


e a rota pra esse servidor:

tracert github-production-release-asset-2e65be.s3.amazonaws.com

Rastreando a rota para s3-1-w.amazonaws.com [52.216.98.43]
com no máximo 30 saltos:

1 3 ms 2 ms 3 ms 192.168.1.1
2 64 ms 24 ms 15 ms 10.23.0.1
3 12 ms 13 ms 13 ms c91180fe.virtua.com.br [201.17.128.254]
4 13 ms 13 ms 14 ms c91180fc.virtua.com.br [201.17.128.252]
5 15 ms 14 ms 14 ms embratel-T0-4-1-0-uacc02.bhe.embratel.net.br [201.39.21.1]
6 20 ms 14 ms 15 ms ebt-H0-12-0-0-tcore01.bhe.embratel.net.br [200.244.213.205]
7 129 ms 126 ms 128 ms ebt-B13131-intl03.mianap.embratel.net.br [200.230.220.78]
8 119 ms 119 ms 119 ms 72.21.221.208
9 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
10 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
11 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
12 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
13 160 ms 165 ms 164 ms 54.239.109.96
14 148 ms 174 ms 148 ms 54.239.111.67
15 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
16 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
17 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
18 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
19 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
20 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
21 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
22 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
23 150 ms 148 ms 151 ms 52.216.98.43

Rastreamento concluído.
 
Última edição:
Olha o que eu descobri em Niteroi-RJ em plena Praia de Icaraí? Parecem ser os únicos da cidade.Tem outro um pouco mais a frente. O FTTH parece estar tomando forma e pode ficar agressiva a medida que a Vivo comece a incomodar!

9hLfFgT.jpg


uo25g92.jpg
 
Última edição:
Olha o que eu descobri em Niteroi-RJ em plena Praia de Icaraí? Parecem ser os únicos da cidade.Tem outro um pouco mais a frente. O FTTH parece estar tomando forma e pode ficar agressiva a medida que a Vivo comece a incomodar!

9hLfFgT.jpg


uo25g92.jpg

Creio e tenho quase certeza que não é da NET sim e TIM LIVE , que está chegando em Niterói e São Gonçalo. Vai por mim. Aqui em São Gonçalo já tem vendedores fazendo pré venda até.
 
A ligação parece ser o mais simples.Acredito que a magica ocorra no roteamento da fibra,pois estando na rede é mais fácil!
 
Creio e tenho quase certeza que não é da NET sim e TIM LIVE , que está chegando em Niterói e São Gonçalo. Vai por mim
Daniel está ao lado do Node / Caixa transformadora ! Essa caixa preta é exatamente igual a encontrada em Serra Negra!
 
Última edição:
A ligação parece ser o mais simples.Acredito que a magica ocora no roteamento da fibra,pois estando na rede é mais fácil!
 

Daniel está ao lado do Node / Caixa transformadora ! Essa caixa preta é exatamente igual a encontrada em Serra Negra!

Aposto quanto vc quiser que é TIM LIVE
 
A ligação parece ser o mais simples.Acredito que a magica ocora no roteamento da fibra,pois estando na rede é mais fácil!
 

Daniel está ao lado do Node / Caixa transformadora ! Essa caixa preta é exatamente igual a encontrada em Serra Negra!

essa mesma caixa tb é usada pela OI, vivo e uma operadora regional aqui em BH, sem identificação pode ser de qual quer operador.

não da pra afirmar que é da net, só pelo fato de estar no msm poste que um injetor de energia DC da net tb esta instalado.
 
Espero que a expansão seja mais rápido que a morta kkkkkkkkkk

esquece, a net leva o dobro de tempo do que a vivo pra atualizar tecnologia utilizada. vide docsis 2.0 para 3.0, levou míseros 8 anos de lançamento do 3.0 pra ela atualizar a rede.
 
Sim é fabricada pela Furukawa voce tem razão! Nao quero floodar o tópico,apenas mostrar o que poderia ser uma novidade!
 
Última edição:
Talvez isso te ajude:
https://adrenaline.uol.com.br/forum...ao-para-o-ipv6.607376/page-10#post-1073311168

Inclusive ontem houve mais um feedback positivo sobre o tema e com outra alterativa via fone (link).

semana retrasada veio um técnico aqui pra fazer a instalação do contrato. ele deixou o contato dele para qualquer adversidade. como o "fale conosco" se mostrou incapaz de solucionar, mandei mensagem pro técnico explicando. ele se simpatizou com minha causa e dispôs a me ajudar pois não tinha obrigação nenhuma de fazê-lo pois sua ordem de serviço já estava finalizada. Ele falou com seu supervisor o qual executou o procedimento padrão de requerer ao datacenter a remoção do CGNAT no meu contrato. No mesmo dia ele retornou contato informando que o procedimento foi executado com sucesso. Após 4 reboots físicos, tô com ipv4 e ipv6 públicos direto sem passar pelo CGNAT. Agora vou fechar a reclamação na ouvidoria antes q eles inventem de mexer e acabem bagunçando o que já foi consertado. Por enquanto, problema resolvido. Grato pela atenção de todos aqui do fórum. Foi de grande valia.
 
Olá,

Estou com 240 mega em um HGB10R-02. Conexão funciona 100%, estável.

Problema: sempre que usam o Netflix numa Apple TV de 3ª geração via wifi, a conexão cai pra 15 Mbits (SEMPRE 15). E fica 15 via cabo e qualquer dispositivo via wifi. Pode desligar a Apple TV, deixar mais de 24h sem usar que a conexão vai continuar 15, só volta desligando o modem e religando. Alguém tem ideia se algo pode ser feito?

Pra resolver isso coloquei o modem em bridge e meu antigo TP-Link (Archer C9) no lugar, mas são 2 equipamentos consumindo energia, ocupando espaço e tudo mais, com o TP-Link, chegam os 240 não importando o uso...
 
Olá,

Estou com 240 mega em um HGB10R-02. Conexão funciona 100%, estável.

Problema: sempre que usam o Netflix numa Apple TV de 3ª geração via wifi, a conexão cai pra 15 Mbits (SEMPRE 15). E fica 15 via cabo e qualquer dispositivo via wifi. Pode desligar a Apple TV, deixar mais de 24h sem usar que a conexão vai continuar 15, só volta desligando o modem e religando. Alguém tem ideia se algo pode ser feito?

Pra resolver isso coloquei o modem em bridge e meu antigo TP-Link (Archer C9) no lugar, mas são 2 equipamentos consumindo energia, ocupando espaço e tudo mais, com o TP-Link, chegam os 240 não importando o uso...

O tplink C9 é dedicado com dual core para fazer roteamento! Nao acontece o mesmo com o Humax!
 
Olá,

Estou com 240 mega em um HGB10R-02. Conexão funciona 100%, estável.

Problema: sempre que usam o Netflix numa Apple TV de 3ª geração via wifi, a conexão cai pra 15 Mbits (SEMPRE 15). E fica 15 via cabo e qualquer dispositivo via wifi. Pode desligar a Apple TV, deixar mais de 24h sem usar que a conexão vai continuar 15, só volta desligando o modem e religando. Alguém tem ideia se algo pode ser feito?

Pra resolver isso coloquei o modem em bridge e meu antigo TP-Link (Archer C9) no lugar, mas são 2 equipamentos consumindo energia, ocupando espaço e tudo mais, com o TP-Link, chegam os 240 não importando o uso...
Eu tenho esse problema, só que é independente de usar netflix ou não, quando eu tinha os 2 wi-fi's ligados no humax, a cada 3/4 dias a velocidade caia caia caia e só voltava ao normal reiniciando, queria testar colocando o archer c9 pra "fazer o trabalho pesado", é fácil fazer isso? É só por o humax em bridge e ligar o cabo lá que o c9 faz todo o trabalho? se puder me dar uma luz, agradeço
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo