[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

fiz a migração de plano (...) passando de 60 Mbps para 120Mbps.
Desde que migrei para 60 Mbps, meu modem é um CISCO DPC3925, têm rodado de forma estável e sem problemas (...)
Enfim, operando já no protocolo DOCSIS 3.0 aceitou tranquilamente os 120 Mbps, minha dúvida é : há um agendamento técnico para avaliação da necessidade de troca desse modem e gostaria saber se vale à pena substituí-lo, caso a NET queira, estou por fora dos modelos atuais que ela têm fornecido, poderiam me indicar quais modelos são mais estáveis e melhores...


Tenho o mesmo modem Cisco DPC3925 desde que a NET lancou os 30 Mbps (com Docsis 3.0), nem lembro quantos anos tem isso. Depois migrei para 60 Mbps e, finalmente, 120 Mbps, sempre usando o mesmo modem. Nunca vi necessidade de mudar, pois sempre usei roteadores Linksys em casa (no momento uso um antigo WRC1900ACS). A unica deficiencia que eu vejo no Cisco DPC3925 (lembrando: funcionando em bridge, apenas como modem) é que ele so trabalha com 8 canais de download, enquanto a NET ja oferece modelos compativeis com 16 canais. Mas aqui, com o node que me atende, 8 canais funcionam muito bem, eu baixo conteudo da Usenet sempre no "talo" com total estabilidade na conexao.

O modem é otimo, para o uso que eu faço do Virtua. Porem, se voce pretende usa-lo tambem como roteador, aí ele está ultrapassado, nem 5 GHz tem.

.
 
Eles vao na tua casa pra ver o que precisa, aqui mostrei meu servidor de jogo e ele mandou um email, algumas horas depois estava fora.
Só é cobrado se tu nao conseguir mostrar o motivo de querer sair do cgnat(visita improdutiva).Alias se te deram a opção de abrir as portas é por que então tu está em CGNAT64(são diferentes, CGNAT64 é "inteligente"), tu podia ter pedido uma range de portas e ficado por assim mesmo
Abri nova solicitação. Está impossível usar DISCORD pois o ping fica muito alto (250ms para mais).
Quando eu tinha vivo 10MB não chegava a 100ms. Agora com NET 70MB tá muito ruim, fica cortando a voz a todo momento, sem contar com o ping no jogo que tá impossível. Tudo indica que é culpa deste maldito CGNAT. Como eu já fiz várias solicitações resolvei mandar mais uma no fale conosco e vou aguardar a resposta padrão de que não podem fazer nada ou que vão cobrar visita. Daí pego o número de protocolo e vou fazer reclamação no consumidor.gov.br. Não preciso inventar problemas com cameras ou algo do tipo pois estou com problemas reais devido ao CGNAT e mesmo assim a NET se recusa a resolver meu problema. O que posso fazer? Sinto que estou esgotando as opções!

Bom, no meu caso foi bem simples... abri uma reclamação na Anatel solicitando a retirada do CGNAT pois estava prejudicado alguns serviços que eu utilizo... Dois dias liga uma pessoa da NET agendando uma visita técnica... Uns 15 minutos depois liga uma outra pessoa do data center da NET informando que visita técnica não era necessário e que a retirada do CGNAT poderia ser feito por ali mesmo... A pessoa do data center solicitou o serviço (citei o PLEX), o número da porta (citei uma do próprio PLEX) e um número de série de algum equipamento (citei de um roteador Dlink).... Feito isso ele pediu pra esperar 24 horas que estaria tudo resolvido... Em 30 minutos eu já estava fora do CGNAT... No meu caso foi um processo bem rápido.

Qual foi a forma que você abriu a reclamação na Anatel?

Galera abri a reclamação no Chat e no consumidor o técnico nem chegou a vir aqui, em pouco tempo estava fora do CGNAT.

Poderia informar mais ou menos como você reclamou?


Está sendo cansativo sair do CGNAT. Vou tentar reclamação no site consumidor.gov.br e se não resolver tento Anatel. Até agora já tentei ligar no 10621 e eles estão entendendo que quero IP Fixo e nunca dá em nada, mesmo explicando tudo detalhadamente. O fale conosco também não está resolvendo nada, parece que estou recebendo respostas automáticas.
 
Última edição:
Qual foi a forma que você abriu a reclamação na Anatel?

Pelo site... Fiz um texto bem simples e direto pedindo para ser retirado do CGNAT... Informei apenas que por conta do CGNAT estava tendo problemas em alguns serviços que uso... Na prática eu não estava tendo problemas com nada (talvez o PLEX)... Feito a reclamação alguns dias depois liga uma pessoa da NET já sabendo exatamente sobre o que era o assunto... Eu te aconselharia a ir para Anatel numa tentativa para resolver essa tua pendenga.
 
Será que foi resolvido mesmo? Recebi isso via email agora:

Recebemos o seu e-mail através do Fale Conosco,conforme solicitado o IPV4 foi desativado na data de hoje 22/05/2018.

siga o passo a passo:

(1) Desligue o modem da energia elétrica;

(2)Aguarde aproximadamente 30 segundos;

(3)Ligue o modem na energia elétrica;

(4) Teste a conexão. Caso preferir poderá realizar o teste nos sites informados abaixo e garantir assim, a correta identificação de um eventual problema, faça a medição da velocidade utilizando um dos medidores recomendados abaixo:

- http://velocimetro.virtua.com.br
- http://www.brasilbandalarga.com.br/bbl/speedtest
- https://simet.nic.bR
(5)Verificar se os cabos atrás do modem estão bem conectados.

Ressaltamos que quando reiniciado o modem gerará automaticamente um novo ip.

Agradecemos o contato,

Atenciosamente;

Testarei assim que chegar em casa! Torcendo aqui!
 
Como saber se estou no CGNAT ou não? Fiz a troca para 35Mb e estou utilizando o HUMAX HGB10R-02.

Não acompanho ultimamente quase nada sobre tecnologia/rede e internet, o que seria o tal CGNAT?

Att,
 
Como saber se estou no CGNAT ou não? Fiz a troca para 35Mb e estou utilizando o HUMAX HGB10R-02.

Não acompanho ultimamente quase nada sobre tecnologia/rede e internet, o que seria o tal CGNAT?

Att,

Também tenho esse modem e não consigo ver se estou em CGNAT. Até cheguei a perguntar aqui, mas fiquei sem resposta. No tópico sobre CGNAT até aparece uma imagem ilustrativa, mas no modem mesmo não vi tal opção.
 
Também tenho esse modem e não consigo ver se estou em CGNAT. Até cheguei a perguntar aqui, mas fiquei sem resposta. No tópico sobre CGNAT até aparece uma imagem ilustrativa, mas no modem mesmo não vi tal opção.

No modem ou no roteador vc tem que procurar pela linha "WAN IP", se teu IP começar com 100.X.X é CGNAT, se não, não é.
Simples assim.

Detalhe é que é mais dificil identificar no modem, alguns não tem esta opção visível, mas qualquer roteador tem. Na pior das hipoteses, se não achar no modem da net, coloque o modem em bridge, plugue o roteador e verifique no roteador o IP que a WAN recebeu.
 
No modem ou no roteador vc tem que procurar pela linha "WAN IP", se teu IP começar com 100.X.X é CGNAT, se não, não é.
Simples assim.

Detalhe é que é mais dificil identificar no modem, alguns não tem esta opção visível, mas qualquer roteador tem.


Mas o aparelho da NET é um roteador... Um modem-roteador-switch (e ainda oferece sinal WiFi).


Na pior das hipoteses, se não achar no modem da net, coloque o modem em bridge, plugue o roteador e verifique no roteador o IP que a WAN recebeu.


Ficou um pouco confuso... O problema de algumas pessoas nao estarem conseguindo encontrar essa informacao do WAN IP no aparelho da NET, nao seria exatamente porque o aparelho da NET deles está configurado em "bridge" (isto é, configurado para funcionar apenas como modem)?

Ou existem aparelhos da NET que, mesmo quando colocados em modo router (isto é, configurados para funcionar como modem-roteador), nao apresentam a informacao do IP WAN?

.
 
Aeeeeee! fora do CGNAT finalmente!
 
Chegou a reparar se houve alguma melhora nos serviços que estavam te incomodando?
Ontem joguei bastante PUBG e usei o discord, sem problema nenhum e o ping ficou em 30ms, antes era 180~250ms... para conversar antes tava foda pois cortava muito quando o pessoal falava e quando eu falava para eles também ficava ruim.
Antes no PUBG as vezes tinha um LAG em algumas partidas, nada muito gritante mas tinha... não percebi mais, por enquanto. Skype também não estava legal, chamada com vídeo... agora tá normal. Vou aguardar mais uns dias para ver se foi só ontem ou se realmente melhorou...

Outra coisa que percebi que antes nos testes do speed test o ping era algo em torno dos 20ms agora tá em 6ms.
Não sei se isso muda algo na prática, mas no geral estou achando que os sites estão abrindo mais rapidamente.
 
Vários sites não estão abrindo hoje.

edit

Esquece, era problema no cabo mas com um bug que nunca tinha visto na vida.

No modem tem dois computadores conectados por cabo, um desses cabos estava com problema.

A situação foi super estranha porque alguns sites abriam nesse computador com cabo ruim e outros não.

Já no computador com cabo bom a mesma coisa, no Wifi também... eu não resetei o modem, só descontei o cabo ruim e tudo voltou a navegar perfeitamente.

modem tg1692.
 
Última edição:
Amigos, estou com um problema aqui. Não sei se tem a ver com a CGNAT que vocês estavam falando em postagens anteriores.

Minha NET Virtua é de 60mb e eu utilizo para jogar online. Sempre achei meu ping alto para a velocidade da internet, mas sempre foi jogável, ficando entre 35 e 50ms. Nos últimos dias, quando tento conectar em alguns jogos, como por exemplo Rainbow Six, acabo caindo em servidores estrangeiros. Por esta razão, meu ping fica em 300~320ms, o que, sabemos, torna o jogo impraticável.

Mesmo quando eu altero manualmente o servidor para servidor brasileiro, o ping fica alto. Neste caso, fica mais alto ainda.

Ouvi falar que o problema seria de 'rota'. Liguei para o suporte da NET e não consegui explicar o problema. Eles verificaram minha conexão e disseram que não tinha nada de errado.

Vocês podem me ajudar sobre como relatar o problema para o suporte técnico? Alguém que já teve problema parecido conseguiu resolver?

(Assino NET Combo e moro no centro de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Fiz teste no SpeedTest e minha velocidade de download ta em 65mb, de upload 6mb, e ping em 20ms)
 
Amigos, estou com um problema aqui. Não sei se tem a ver com a CGNAT que vocês estavam falando em postagens anteriores.

Minha NET Virtua é de 60mb e eu utilizo para jogar online. Sempre achei meu ping alto para a velocidade da internet, mas sempre foi jogável, ficando entre 35 e 50ms. Nos últimos dias, quando tento conectar em alguns jogos, como por exemplo Rainbow Six, acabo caindo em servidores estrangeiros. Por esta razão, meu ping fica em 300~320ms, o que, sabemos, torna o jogo impraticável.

Mesmo quando eu altero manualmente o servidor para servidor brasileiro, o ping fica alto. Neste caso, fica mais alto ainda.

Ouvi falar que o problema seria de 'rota'. Liguei para o suporte da NET e não consegui explicar o problema. Eles verificaram minha conexão e disseram que não tinha nada de errado.

Vocês podem me ajudar sobre como relatar o problema para o suporte técnico? Alguém que já teve problema parecido conseguiu resolver?

(Assino NET Combo e moro no centro de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Fiz teste no SpeedTest e minha velocidade de download ta em 65mb, de upload 6mb, e ping em 20ms)

Aqui o ping no Rainbow Six Siege fica em torno de 20 a 28ms. Isso no xbox one com conexão cabeada.

Minha conexão não tem cgnat, uso ipv6 e o modem da net fica em bridge com roteador próprio. A velocidade é de 60mb também.
 
Boa noite, possuo um plano da NET de 60MB e tenho o modem Arris TG862. A internet funciona perfeitamente no meu PC e no PS4 (ambos estao ligados via cabo) porem no iPad, notebooks e iPhones aqui de casa a velocidade fica muito abaixo do plano. No quarto onde esta o modem chega no máximo a 30MB, e em quartos diferentes fica em no máximo 20MB. Alguem saberia me ajudar?
 
Amigos, estou com um problema aqui. Não sei se tem a ver com a CGNAT que vocês estavam falando em postagens anteriores.

Minha NET Virtua é de 60mb e eu utilizo para jogar online. Sempre achei meu ping alto para a velocidade da internet, mas sempre foi jogável, ficando entre 35 e 50ms. Nos últimos dias, quando tento conectar em alguns jogos, como por exemplo Rainbow Six, acabo caindo em servidores estrangeiros. Por esta razão, meu ping fica em 300~320ms, o que, sabemos, torna o jogo impraticável.

Mesmo quando eu altero manualmente o servidor para servidor brasileiro, o ping fica alto. Neste caso, fica mais alto ainda.

Ouvi falar que o problema seria de 'rota'. Liguei para o suporte da NET e não consegui explicar o problema. Eles verificaram minha conexão e disseram que não tinha nada de errado.

Vocês podem me ajudar sobre como relatar o problema para o suporte técnico? Alguém que já teve problema parecido conseguiu resolver?

(Assino NET Combo e moro no centro de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Fiz teste no SpeedTest e minha velocidade de download ta em 65mb, de upload 6mb, e ping em 20ms)
Eu e meus 4 amigos que também utilizam NET vírtua e não estamos em CGNAT estamos com problema de latência no Rainbow Six, e somente no R6. Utilizando WTFast pra alterar a rota via servidor WTFast o ping caiu pra 33, que era o normal. Sem o programa o ping está em 400... Tem que aguardar até a NET resolver isso. O máximo que dá pra fazer é ligar e reclamar. Esse problema começou ontem
 
Boa noite, possuo um plano da NET de 60MB e tenho o modem Arris TG862. A internet funciona perfeitamente no meu PC e no PS4 (ambos estao ligados via cabo) porem no iPad, notebooks e iPhones aqui de casa a velocidade fica muito abaixo do plano. No quarto onde esta o modem chega no máximo a 30MB, e em quartos diferentes fica em no máximo 20MB. Alguem saberia me ajudar?
Também estou com a mesma situação em um modem Humax de 16 frequências de down. Possuo plano de 70 mb e no wifi de 2.4ghz atinge no máximo 38 mb de download, estando no mesmo cômodo do modem. Ao me afastar pros quartos, esse índice cai pra 25 a 30 mb de down. Parece ser baixa qualidade do modem.
 
Boa noite, possuo um plano da NET de 60MB e tenho o modem Arris TG862. A internet funciona perfeitamente no meu PC e no PS4 (ambos estao ligados via cabo) porem no iPad, notebooks e iPhones aqui de casa a velocidade fica muito abaixo do plano. No quarto onde esta o modem chega no máximo a 30MB, e em quartos diferentes fica em no máximo 20MB. Alguem saberia me ajudar?

Também estou com a mesma situação em um modem Humax de 16 frequências de down. Possuo plano de 70 mb e no wifi de 2.4ghz atinge no máximo 38 mb de download, estando no mesmo cômodo do modem. Ao me afastar pros quartos, esse índice cai pra 25 a 30 mb de down. Parece ser baixa qualidade do modem.

na rede 2.4ghz é aceitavel essa velocidade... o maximo real seria em torno de 40mbps ... 1 antena 70mbps porem tem perda... apenas em DUAL BAND daria 100mbps ou mais ... em 2.4ghz apenas se vc usar um roteador com 2 ou mais antenas e um cliente tambem com varias antenas ( adaptador wifi por ex.)
 
Amigos, estou com um problema aqui. Não sei se tem a ver com a CGNAT que vocês estavam falando em postagens anteriores.

Minha NET Virtua é de 60mb e eu utilizo para jogar online. Sempre achei meu ping alto para a velocidade da internet, mas sempre foi jogável, ficando entre 35 e 50ms. Nos últimos dias, quando tento conectar em alguns jogos, como por exemplo Rainbow Six, acabo caindo em servidores estrangeiros. Por esta razão, meu ping fica em 300~320ms, o que, sabemos, torna o jogo impraticável.

Mesmo quando eu altero manualmente o servidor para servidor brasileiro, o ping fica alto. Neste caso, fica mais alto ainda.

Ouvi falar que o problema seria de 'rota'. Liguei para o suporte da NET e não consegui explicar o problema. Eles verificaram minha conexão e disseram que não tinha nada de errado.

Vocês podem me ajudar sobre como relatar o problema para o suporte técnico? Alguém que já teve problema parecido conseguiu resolver?

(Assino NET Combo e moro no centro de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Fiz teste no SpeedTest e minha velocidade de download ta em 65mb, de upload 6mb, e ping em 20ms)
Aqui eu estou com o mesmo problema no R6, desde segunda feira. Net120Mb. já liguei lá mas é difícil explicar
 
Boa noite, possuo um plano da NET de 60MB e tenho o modem Arris TG862. A internet funciona perfeitamente no meu PC e no PS4 (ambos estao ligados via cabo) porem no iPad, notebooks e iPhones aqui de casa a velocidade fica muito abaixo do plano. No quarto onde esta o modem chega no máximo a 30MB, e em quartos diferentes fica em no máximo 20MB. Alguem saberia me ajudar?

Wifi do modem ruim.
 
Alguém sabe dizer se o modem Humax HGB10R-02 da NET tem suporte a MiMo?
SU-MIMO como grande parte dos roteadores existentes no mercado, salvo engano esse Humax não é nem padrão 802.11ac, somente n.

MU-MIMO apenas nos roteadores topo de linha, nenhum entregue por operadoras ainda.
 
Boa noite, possuo um plano da NET de 60MB e tenho o modem Arris TG862. A internet funciona perfeitamente no meu PC e no PS4 (ambos estao ligados via cabo) porem no iPad, notebooks e iPhones aqui de casa a velocidade fica muito abaixo do plano. No quarto onde esta o modem chega no máximo a 30MB, e em quartos diferentes fica em no máximo 20MB. Alguem saberia me ajudar?
Também estou com a mesma situação em um modem Humax de 16 frequências de down. Possuo plano de 70 mb e no wifi de 2.4ghz atinge no máximo 38 mb de download, estando no mesmo cômodo do modem. Ao me afastar pros quartos, esse índice cai pra 25 a 30 mb de down. Parece ser baixa qualidade do modem.
Recomendo um teste desativando o WMM APSD nas configurações do WiFi, geralmente vem ativado por padrão nos roteadores, pode dar uma agilizada na velocidade do WiFi.

[]'s
 
Última edição:
Amigos, estou com um problema aqui. Não sei se tem a ver com a CGNAT que vocês estavam falando em postagens anteriores.

Minha NET Virtua é de 60mb e eu utilizo para jogar online. Sempre achei meu ping alto para a velocidade da internet, mas sempre foi jogável, ficando entre 35 e 50ms. Nos últimos dias, quando tento conectar em alguns jogos, como por exemplo Rainbow Six, acabo caindo em servidores estrangeiros. Por esta razão, meu ping fica em 300~320ms, o que, sabemos, torna o jogo impraticável.

Mesmo quando eu altero manualmente o servidor para servidor brasileiro, o ping fica alto. Neste caso, fica mais alto ainda.

Ouvi falar que o problema seria de 'rota'. Liguei para o suporte da NET e não consegui explicar o problema. Eles verificaram minha conexão e disseram que não tinha nada de errado.

Vocês podem me ajudar sobre como relatar o problema para o suporte técnico? Alguém que já teve problema parecido conseguiu resolver?

(Assino NET Combo e moro no centro de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Fiz teste no SpeedTest e minha velocidade de download ta em 65mb, de upload 6mb, e ping em 20ms)
Eu e meus 4 amigos que também utilizam NET vírtua e não estamos em CGNAT estamos com problema de latência no Rainbow Six, e somente no R6. Utilizando WTFast pra alterar a rota via servidor WTFast o ping caiu pra 33, que era o normal. Sem o programa o ping está em 400... Tem que aguardar até a NET resolver isso. O máximo que dá pra fazer é ligar e reclamar. Esse problema começou ontem

Estou tendo o mesmo problema jogando Fortnite. Começou a um pouco mais de 1 semana, sempre joguei com 30-50ms e agora alguns servidores ficam com 180ms. Eu moro em Caxias do Sul, RS, e tenho 120 Mb da NET Virtua. Acabei de ver que meu IP não é CGNAT. Acho que é problema de rota com servidores. To na mesma situação de vocês... em outro jogo.
 
Ontem eu fiz um teste na Steam e consegui bater velocidades de donwload de 5,4MBs. Porém em outro momento ficava abaixou de 2,0MBs, no mesmo cômodo do modem. Acho que o problema é no aparelho mesmo
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo